O Homem de São Petersburgo

O Homem de São Petersburgo Ken Follett...

Resenhas - O Homem de São Petersburgo

Alemão 20/07/2022

O homem de são Petersburgo
Ken Follett, escreveu mais um excelente livro!! Leitura muito agradável, uma ótima história, envolvendo espionagem!! Personagens muito fortes proporcionando um enredo que retém o leitor!! Super indico!!

Ed.Costa 16/09/2023

Muito bom!
Entre os livros de Ken Follett, ?O Homem de São Petersburgo? se destaca por abordar de forma menos profunda o contexto histórico.

A narrativa concentra-se principalmente no intrigante triângulo amoroso formado pelo Conde Stephen Walden, sua esposa Lydia e Feliks Kschessinsky, um russo com um passado enigmático.

A trama se desenrola nos turbulentos anos que precederam a Primeira Guerra Mundial, explorando temas como espionagem, política e intrigas.

Lydia e Feliks tiveram um romance na juventude, apesar das disparidades sociais entre eles. Quando o pai de Lydia descobre o relacionamento, ela é forçada a se casar com Walden, com a promessa de salvar Feliks da prisão.

Dezenove anos depois, seus destinos se cruzam novamente. Feliks é encarregado de uma missão na Inglaterra: assassinar o Príncipe Aleks Orlov para desencadear a revolução russa e evitar um conflito entre a Rússia e a Inglaterra.

A ameaça de guerra é habilmente utilizada para criar suspense ao longo da trama.

Orlov, que age como um emissário do governo russo, é sobrinho de Lydia. Ao tentar assassinar Orlov, Feliks reconhece Lydia, agora Condessa de Walden, como seu amor de juventude.

No meio das tramas políticas, tentativas de assassinato e conspirações, Feliks e Charlotte, filha de Lydia, se aproximam. Isso desencadeia uma série de eventos surpreendentes, revelando antigos segredos e proporcionando reviravoltas emocionantes.

?O Homem de São Petersburgo? é uma leitura que vale a pena para quem aprecia uma trama repleta de mistério e intriga, com uma ambientação histórica envolvente.

Erilane.Rocha 14/09/2021

Amei
Vou colocá-lo na minha lista de favoritos, agora mesmo. O livro me prendeu desde a primeira frase. E eu achei tudo muito interessante. Toda trama, paixão, a história, tudo.

As histórias dos personagens são muito bem construídas e eu me identifiquei com todos eles, até mesmo com o "vilão", Aleks. Gostei e torci por todos eles.

Já quero ler outros livros do autor. Ansiosa pra ler 'O buraco da agulha' pois já ouvi falar que é melhor ainda.

Pra mim, não tem como dar menos de 5 estrelas.

Abner Henry 09/09/2020

Nunca tinha lido nada do autor, e com certeza lerei mais! Um livro muito bem escrito, com narrativa envolvente. Recomendo!

Livros de Cabeceiras 02/09/2020

Ano de 1914: a Alemanha se prepara para a guerra, os países aliados da Europa também começam a construir suas defesas contra a possível guerra.
Nesse cenário, o Príncipe Aleksei Orlov é enviado a Inglaterra em segredo para negociar com Winston Churchill uma aliança com a Rússia através de Stephen Walden, que é casado com a prima de Orlov, Lydia.
No entanto, o anarquista Feliks Kschessinsky, está disposto a tudo para impedir que seu país envie milhares de jovens para uma guerra que eles nem mesmo entendem. Para isso ele está disposto a se infiltrar na Inglaterra e matar Orlov.
Meu primeiro livro que li de Ken Follet, foi uma leitura rápida e fluida, quando dei por mim, já estava na metade do livro, parecia que tudo estava acontecendo rápido demais, mas era eu que estava lendo muito rápido porque não queria parar e queria saber o que iria acontecer em seguida.

Mikalo 05/04/2023

Maravilhoso
Eu gostei muito de como o Ken escreve contando a história. Dessa vez me esbarrei esse livro e o devorei apenas 2 dias. Muito legal a história, guerra, paixão, segredos, honor e lutar. É o segundo livro que leio de Ken Follet e estou começando a amar mesmo. Recomendo sim. Para quem ama a história e thriller.

Carlinha 03/04/2023

Bonzinho
Esperava mais desse romance histórico, até pelo que ouvi do autor embora essa tenha sido minha primeira vez com ele.
Achei um pouco arrastado, senti falta da ação e suspense que me foram prometidos. O final é bem previsível e corrido.
De certa forma é um bom livro.
Tem drama, suspense, aventura. Dá pra se divertir bastante.

Gabi 16/03/2017

Diferente de tudo o que eu já li do Follett
Olá, meu povo querido e amado!

Tudo bem com vocês?

Hoje eu quero falar sobre o livro que acabei de ler, e ainda estou bem pensativa com o enredo e o final. Como vocês sabem, eu sou super fã do Sr. Follett, sobretudo porque ele consegue nos ensinar História de uma maneira única, mantendo também a beleza da ficção. Mas nesse livro ele saiu um pouco do estilo dele. O Follett adora colocar um casal de mocinhos revolucionários, mas dessa vez foi bem diferente. A trama não se dá em volta de um casal (ao menos não inicialmente), mas de um anarquista russo no início do século XX, pré Primeira Guerra Mundial, e de uma família aristocrata inglesa.

Feliks, o anarquista, é um homem frio e calculista, devido às mazelas de sua trajetória, mas completamente apaixonado pela ideia de revolução, e extremamente preocupado com a miséria na Rússia. É muito inteligente e articula bem as palavras, tornando-se um excelente orador, que sai por aí pregando o anarquismo por onde for. Ele vai a Londres na tentativa de impedir que o príncipe russo, Aleks Orlov, assine um acordo de aliança com a Inglaterra contra a Alemanha, a qual já se articulava para dar início à guerra e garantir a hegemonia europeia.

Já a família Walden, chefiada pelo Conde Stephen Walden, é típica da aristocracia inglesa naquela época: passa o dia inteiro fazendo vários nadas, trocando de roupa toda hora e indo a eventos sociais inúteis. Lady Lydia Walden é uma mulher russa, que se casou com o Conde Walden por mero arranjo entre suas famílias (como era comum) e leva uma vida de bela, recatada e do lar. E Lady Charlotte, a filha do casal, é uma menina de 18 anos que acabara de debutar e, até então, tinha sido tratada como criança: não sabia nada sobre história, geografia, política, e muuuuuuito menos sobre sexo. Então, ao conversar com sua prima Belinda, ela começa a saber um pouco sobre a vida real e fica curiosa - e furiosa. Ela acha absurdo seus pais terem-na criado sob uma redoma de vidro, não contando a ela sobre tantas coisas importantes. E assim, passa a buscar informações sozinha.

Não, Charlotte não se envolve com Feliks num romance. É algo muito melhor que isso.

Bom, conforme o enredo vai se desenrolando, podemos ver as negociações entre Rússia e Inglaterra, mas também há um grande enfoque na causa feminista. As sufragistas, como eram chamadas, reivindicavam o direito de voto para as mulheres, como maneira de representação feminina, ponto de partida para as mudanças desejadas na sociedade. O que eu acho incrível e maravilhoso é que o Follett sempre coloca a causa feminista em seus livros, e sempre enfatizando o protagonismo feminino na luta. Não, ele não é do tipo "macho que quer biscoito por respeitar as mulheres". Ele realmente enfatiza a necessidade de os homens reconhecerem os direitos das mulheres e a igualdade de gênero.

Acho que a Sra. Follett (já me sinto íntima pra chamar de Barbara na verdade... Hahaha) deve estar muito orgulhosa.

site: https://bloggabrielacosta.wordpress.com/
Raul 16/02/2018minha estante
Faz tempo que li O Homem de São Petersburgo, e nem me lembro mais dos nomes das personagens! Mas é sem dúvida um dos meus livros preferidos de Ken Follett. Além do envolvente enrendo, cujo cenário se não me engano é a primeira guerra mundial, o lado romântico é espetacular. emocionante! As pessoas que gostam deste tema certamente vão se deliciar com o romance.

Pedro Octávio 31/12/2020

Trata-se de um romance dramático com algumas pegadas de suspense. Os polis não são intensos e surpreendentes mas é um livro leve e fluido.

Alexandre.Aranha 13/11/2021

Interessante
A escrita do Ken Follett é bem amarrada é isso te faz devorar o livro. A história é fascinante e quem gosta de enredos que contextualizam eventos reais com certeza vai gostar do livro. Recomendo.

Rafael 29/06/2020

Vale a pena para conhecer o escritor
O Homem de São Petersburgo é uma boa entrada para o entendimento da forma de escrita do autor, Ken Follet! Apesar de dizerem que não é das melhores obras do mesmo, conseguimos sentir com nitidez a maneira como ele leva o leitor em sua história, bem como utiliza da ambientação, compondo assim um bom romance em cenário histórico que é sua marca registrada! Recomendo o romance! Boa leitura à todos!

Seh 20/02/2023

Uma trama que envolve história, política e romance. Tudo na medida certa. O período é 1914 e o cenário é a provável invasão da França pela Alemanha, c a possibilidade da revolução russa ocorrer a qualquer momento. Dentro disso o drama de uma família diretamente ligada com a política.

clichesliterarios 20/01/2023

me decepcionou demais...
Infelizmente, esse foi um dos livros do Ken Follet que eu menos gostei.
Quando eu li a sinopse e vi que era sobre a Primeira Guerra Mundial já chamou minha atenção, porque eu já cansei um pouco de livros sobre a Segunda Guerra. E a história também me chamou muito a atenção. Mas o desenvolvimento de algumas personagens e o seguimento da história me decepcionou bastante.

Sobre as personagens, de início eu achei muito interessante a "teia" de relacionamentos entre elas: o ex-amante da mulher de um conde inglês quer assassinar o sobrinho do conde que pode evitar que a Rússia entre na guerra, isso além do que descobrimos ao longo do livro (sem spoilers, mas quem leu sabe rs). Mas depois, o jeito que o autor construiu a Ligia me incomodou demais. Ela poderia ser uma personagem muito complexa, e o autor reduziu demais ela a muitos estereótipos femininos, e isso me incomodou demais.

E sobre o desenvolvimento da história, do nada os personagens tinham uns "insigts" que não teriam normalmente, então isso eu achei bem forçado. E também eu achei o final do livro muito corrido e forçado também. Parece que apressaram o autor pra terminar e ele escreveu qualquer coisa só pra entregar o livro.

Enfim, fiquei chateada com esse livro porque eu tinha muitas expectativas mas ele não atendeu elas.

Natalia Moura 26/06/2021

Como distinguir ficção de história mundial?
Ken Follet para mim era mais um daqueles autores com 1.001 livros publicados, que todo mundo fala que é incrível, mas que eu pessoalmente nunca vi ninguém lendo e nem sabia do que se tratavam suas histórias hahaha
Lendo esse livro eu concluí que:
1. Follet mistura com maestria história e realidade. É difícil saber quais aspectos da sua narrativa são ficção e quais ocorreram de fato. Então só dava eu no Google a cada segundo para conferir os fatos históricos
2. As histórias dele caminham por todos os sub-gêneros: suspense, mistério, romance, ficção histórica, ....
3. O pano de fundo é a 1GM, que particularmente é um dos meus favoritos para livros
4. Os costumes da sociedade da época são muito bem expostos, e constroem aquela sensação de imersão na história. (Etiqueta, mudas de roupas para cada momento do dia, debute, jantares de 10 pratos, ....)
5. Aborda ainda temas como: sufragismo, movimentos anarquistas e liberalista.