O Homem de São Petersburgo

O Homem de São Petersburgo Ken Follett...

Resenhas - O Homem de São Petersburgo

LeandroCastro88 13/04/2021

Não é meu estilo
Antes de decidir ler, vi muitos elogios na Amazon. Mas infelizmente, aconteceu o que eu previa. Não é meu estilo de livro. Ouvi em áudio livro. Essas tramas novelescas não me chamam muito a atenção. A história é bem montada, mas não é o MEU estilo.

Bruno.Santos 26/07/2021

Ken Follet é f*da na ambientação
Ótimo livro, mas sincera o Buraco da Agulha é melhor que esse, mas essa ambientação na belle époque é sensacional, acho que o plano de fundo é mais superior que a história.

O livro é bom, mas o final meio que revolta demais, talvez porque sentido "pitadas de ódio" pelos personagens principais. O interessante é que os comunistas raramente são citados aqui.

Ana 12/08/2021

Bem bom!
O livro é bem gostoso de ler, a leitura é fácil, flui bem. Apesar de ter como pano de fundo a primeira guerra mundial, o contexto histórico é apresentado de uma maneira simples, sem muitos detalhes. Essa simplicidade também aparece na parte de ficção do livro e aí torna a história um pouco inverossímil pois eventos complexos da vida dos personagens são tratados de forma muito simplista, segredos revelados e encarados de uma maneira tão banal que fica difícil de ver veracidade na trama. Além disso, o mote da parte de ficção é um grande clichê do qual desconfiamos desde a primeira menção. Apesar disso, é uma boa diversão!

Fabricio.SantAna 22/09/2021

Achei incrível a história. Ainda não conhecia Ken Follett e curti muito esse livro. Ele consegue fazer você entender o lado de cada um dos personagens e as suas motivações.

Mari Schilling 31/12/2023

Emoção do início ao fim!
Falar o quê sobre mais uma obra de Ken Follett?
Aqui o leitor encontra um pouco de tudo: romance, aventura, trapaças, conspirações, reviravoltas, um conjunto que te prende do início ao fim.
Não seria diferente com O homem de São Petersburgo.
Nessa história, acompanhamos uma trama política e social que se passa na iminência da primeira guerra mundial. Com muitas negociações entre britânicos e russos, já visando alianças de guerra, mas que não contavam com um plano secreto de um anarquista russo.
Por fim, toda a trama histórica é lindamente costurada às histórias pessoais de cada um dos personagens em um final de tirar o fôlego.
Um thriller mais que recomendado!

mila antares 18/03/2013

Leitura obrigatória.
Devorei o livro em dois dias. Adoro esse autor !!
Suspense do início ao fim. A espectativa em torno da história (quem ama história \o/), do cenário político e com o romance, é fascinante.
Quando acabei, fiquei com o coração muito angustiado. Quero a minha mãe.

Egídio Pizarro 10/09/2013

Um bom livro. Tem seus poréns: parece que Ken Follett carece de um estilo mais esmerado (os personagens pensam demais - "fulano pensou", "pensou beltrana") e em alguns momentos a história parece forçada demais.

Não é meu tipo de leitura, mas não posso negar que é uma história bastante empolgante. E que consegue se mostrar imprevisível mesmo quando nossas previsões mostram-se certas.

Hester1 17/05/2014

Foi difícil terminar de ler este livro. Embora seja muiiito bom, ele nao me empolgou. Pela parte histórica achei realmente bom. Como a nobreza, bastante hipócrita, ignorava a pobreza. Mas os personagens principalmente as duas mulheres, sao retratadas como duas ingênuas, e como entregam o peixe ao gato, embora tivessem rompantes de rebeldia e inteligência. Achei bastante simplório.

Fernanda 16/03/2015

Novelo de pontas interligadas
Publicado em 1982 pela Editora Record (no Brasil), O Homem de São Petersburgo, de Ken Follett retrata a Inglaterra do início do século XX e suas relações internacionais, especialmente com a Rússia, com que deve assinar um tratado de cooperação, para o caso da Alemanha (que está no auge do seu fortalecimento bélico e econômico) decida invadir a França – fato que contribuiu para o início da Primeira Guerra Mundial.

A história está centrada no Conde inglês Stephen Walden, um aristocrata com ligações na corte que o tornam uma espécie de embaixador informal. Walden é casado com Lydia, uma russa tia do Príncipe Aleksey Andreyevich Orlof, almirante da Marinha Russa, parente do Czar. Walden e Orlof são os representantes da Inglaterra e da Rússia para negociarem e assinarem o acordo de cooperação.

Porém, anarquistas russos – em fase de conspiração para iniciarem a Revolução Russa – são contra o acordo, e Feliks Kschessinsky um revolucionário que havia passado quase 20 anos em fuga do exílio na Sibéria, toma para si a tarefa de assassinar Orlof e impedir que o acordo seja estabelecido.

A partir desse ponto o livro torna-se eletrizante, com diversas cenas de perseguições, tiros e corre-corre do tipo polícia e ladrão. Além disso, outro aspecto que faz com que a história pegue fogo é que com a chegada de Feliks à Londres, diversos aspectos do passado dos personagens vêm à tona, escancarando para o leitor uma intrincada teia de disputa, remorso, paixão e ódio.

Além de um excelente texto, fluído, rápido e inteligente, Ken Follett prende o leitor com lições sobre política externa, relações entre países e traz à luz questões pouco lembradas quando o assunto é a Primeira Guerra Mundial (ou qualquer outro conflito, em minha opinião), como por exemplo, que, em uma situação de guerra, o destino de milhares de pessoas está nas mãos (e na lábia) de duas, ou três pessoas. Recomendo!!!

site: https://shareforthefuture.wordpress.com/2015/03/04/resenha-o-homem-de-sao-petersburgo/

newton16 21/10/2015

Suspense, segredos e revelações
Trata-se de uma história que se passa às vésperas da 1ª Guerra Mundial, envolvendo um Conde sua mulher e filha, um estrangeiro russo e um príncipe russo - este último vindo a Inglaterra para assinar um tratado, com o fito de evitar a guerra que se aproximava. Muito suspense, segredos e revelações. Bom livro.

@biaentreleituras 17/02/2017

Alemanha e França estão em conflito e a guerra pode começar a qualquer momento, mas a Alemanha possui um enorme poder bélico e a Inglaterra, aliada da França, não poderá ficar de mãos atadas, deverá lutar também. Ambos os lados precisam do apoio da Rússia e a Inglaterra está disposta a assinar um acordo para conseguir que os russos se aliem.

Stephen Walden, um lorde conservador e estrategista, foi chamado para fazer as negociações e tudo acontece secretamente. Walden, não concorda com os liberais e estava se mantendo afastado da política, mas com a guerra iminente ele não tem outra alternativa a não ser convencer o príncipe russo a assinar o acordo.

"Se a Inglaterra e a França juntas não são capazes de derrotar a Alemanha, então precisamos ter outro aliado, um terceiro país do nosso lado: a Rússia. Se a Alemanha estiver dividida, lutando em duas frentes, poderemos vencer. É claro que o Exército russo é incompetente e corrupto, como tudo o mais naquele país, mas isso não tem importância, desde que desvie as atenções de uma parte do poderio alemão."

Feliks Kschessinsky, é um anarquista russo, que não tem medo de nada e é extremamente cauteloso. Seu objetivo atual é matar o príncipe russo e impedir que o acordo seja assinado, evitando que milhões de jovens russos sejam enviados ao campo de batalha. Para isso, Feliks estuda a rotina de seu alvo e verifica as melhores opções para matá-lo.

Quando percebe o momento perfeito para o seu ataque, ele põe em prática um plano bem elaborado e que imaginava ser infalível. No entanto, um elemento surpresa, que ressurge de seu passado, desvia a sua atenção... mas não o fará desistir de seu objetivo.

Enquanto Feliks busca novos meios para matar o príncipe russo, acompanhamos um outro lado da história e vemos Lydia (esposa de Walden) lutar com seus conflitos internos. Ela teve um passado vergonhoso e seus segredos mais obscuros colocariam toda a sua família em ruína. Lydia ainda vai precisar ter um pulso firme com a sua filha, Charlotte, uma jovem de dezoito anos que começou a se interessar por política.

Charlotte não aceita que tenha sido mantida na ignorância para acertos assuntos, acredita que seus pais mentiram para ela durante toda a sua vida e vai começar a descobrir as coisas por conta própria. Charlotte fica transtornada ao descobrir a realidade lamentável e dolorosa de muitas mulheres e passa se interessar cada vez mais pelas sufragistas, sendo a favor do voto feminino.

Leia mais no link> http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2017/02/resenha-o-homem-de-sao-petersburgo.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Marcola. 20/02/2017

Um intriga internacional envolvente, assim conheci Ken Follett
Há muito tempo conhecia a fama do autor Ken Follett, mas não sua escrita. Sempre ouvi falar muito bem dele e o fato de escrever histórias com história, os conhecidos romances históricos, fazia-me sempre ter vontade de entrar no seu mundo.

Por motivos que qualquer leitor conhece, alguns livros simplesmente são empurrados para o fim da nossa interminável lista... Com os dele foi assim. Graças ao blog Conchego das Letras esta procrastinação teve fim, conheci e adorei o mundo criado por Ken (já me sinto um amigo íntimo) e com certeza pretendo visitá-lo mais vezes.

“O Homem de São Petersburgo” tem uma trama muito bem amarrada, em uma Inglaterra pré 1ª Grande Guerra. Nesse ambiente um nobre inglês tem que arrumar um acordo com um príncipe russo para que a Rússia também entre na guerra e a poderosa Alemanha tenha que dividir suas forças lutando em dois frontes.
Contudo o livro não fala apenas de política e diplomacia. Temos ação, traição, romance, questionamentos importantes sobre os costumes da época, surpresas e, pasmem, um toque de erotismo. Tudo isso com cenas em Londres, São Petersburgo, Sibéria, Suíça; além de personagens muito bem construídos e que vão evoluindo com o avanço da trama.

Os rivais Stephen, o conde inglês que tenta o acordo, e Feliks, o anarquista petersburguês, que passará por cima de qualquer um para conseguir seu objetivo, matar o príncipe russo, são apaixonantes, ainda mais quando interagem com personagens reais como Rei Jorge V, Winston Churchill.

A trama é envolvente desde o início e me fez literalmente devorar (ou seria devorar literalmente?) a história. Porém do meio para frente ela se torna um pouco previsível e com um final relativamente clichê. Isto não contra indica a leitura que, além de divertida, traz uma imagem da Inglaterra e do mundo numa época tão conturbada.
Paulo 20/02/2017minha estante
Ler também do mesmo autor: Os piçares da terra. Alguns consideram o melhor trabalho de Ken Follett, eu li gostei demais.

Marcola. 21/02/2017minha estante
Já ouvi falar muito bem de "Os Pilares da Terra" e tenho vontade de ler, o problema é que ando controlando os calhamaços que leio por ano, então acho que esse vai ficar um pouco pra trás na fila.

Dayane 02/03/2017

Maravilhoso - O Homem de São Petersburgo
O que fala sobre este livro, comecei a ler e ao longo da história fui me apaixonando. Uma mistura de romance com história da Guerra que aconteceu na Europa. Isso nos mostra o qual difícil era as tomadas de decisões que poderiam mudar as vidas de uma nação. Literalmente estou apaixonado pelos livros do autor, a cada um que descubro, é mais uma história impressionante.

Silvio 09/03/2017

Ele mostra e faz uma crítica à luta de classes; anarquistas, comunistas/socialistas, capitalistas, mulheres, aristocracia e nobreza. É o poder do forte sobre o fraco, a busca e a manutenção do poder e riqueza a qualquer custo, ainda que da vida de milhares - e até milhões - de inocentes. Nenhuma preocupação e muito preconceito contra as classes menos favorecidas. Cinismo e hipocrisia comandam a classe nobre.
Ironiza a atitude dos nobres, que não se preocupam com os menos favorecidos e creem que eles deveriam se virar por conta própria.
Muito querem tomar as posses de outros simplesmente pelo poder em si mesmo, solicitam ajuda de quem não faz parte do conflito, mas em troca de uma boa recompensa - tomada de outros ainda - concordam.
Alguns pobres e fracos tentam lutar contra toda a tirania, mas pouco conseguem e com muito sacrifício.