O Homem de São Petersburgo

O Homem de São Petersburgo Ken Follett...

Resenhas - O Homem de São Petersburgo

Leticia.Zloccowick 19/09/2018

Bonzinho ...
A história é boa e Ken Follet consegue prender o interesse como sempre. Porém em alguns momentos me senti lendo um roteiro de telenovela: o vilão sempre se sai bem mesmo nas situações mais impossíveis.. O final não chegou a ser surpreendente ..

Debs 02/11/2018

Um romance histórico!
Sempre fui apaixonada por romance e pela História contemporânea.
"O Homem de São Petersburgo" mescla as duas coisas, sem fazer confusões dos assuntos políticos e românticos.

Sobre a parte histórico-política: Todo o contexto histórico pré 1ª Guerra é muito bem trabalhado, com toda a veracidade possível (claro, adaptando alguns pontos para encaixar o livro), mas nada que prejudique o entendimento do livro. O aprofundamento do assunto é bem explicado, tanto para quem entende ou não de política externa.

Sobre a parte do romance: o enfoque do livro é a parte política, porém o romance não fica para trás. O autor o adicionou de forma suave, sem forçar um romance e mostrou que alguns acontecimentos são porque ambos se afetaram anteriormente.

Trama bem construída, pois o autor colocou o romance e a política separadas em várias partes, mas fazendo com que o leitor não as veja de formas isoladas, conseguindo assim uma fluidez impressionante da história. O final é bem construído (apesar de eu ter ficado bem decepcionada, porque não esperava aquele final), e o epílogo dá um ponto final perfeito à historia.
RECOMENDO AOS APAIXONADOS POR ROMANCE, HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA E POLÍTICA HAHA

Marcio.Caldas 09/01/2019

Excelente
Não conhecia este autor e li esta obra com o intuito de conhecê-lo e o resultado foi ótimo. Uma trama simples se transforma numa aventura cheia de detalhes históricos. O autor traça um painel sobre o período histórico do início do século XX tanto na geopolítica mundial, quanto na sociedade inglesa da época, passando pelos movimentos sociais que ocorreram. Muito Bom. Recomendo!!

Laryssa Rosendo 13/01/2019

O livro conta a história de um acordo a ser desenhado por debaixo dos panos entre a Rússia e a Inglaterra, antes de iniciar a 1°guerra mundial, cujo objetivo principal é dividir a Alemanha em duas frentes, enfraquecendo-a a ponto de perder a guerra.
Paralelamente, há conflitos, paixões mal resolvidas, bem como se visualiza-se as práticas cotidianas que se ditavam a sociedade a época. Gostei bastante do desenvolvimento, e da complexidade dos personagens.
No entanto, do meio pro final achei que fica uma coisa meio óbvia, onde o vilão consegue resolver tudo facilmente, caindo, um pouco no lugar comum.
Final pouco surpreendente. Mas, não desmerece a leitura. Vale a pena a titulo de diversão.

Frankcimarks 15/02/2019

De algum modo Lydia não me convenceu
Romance histórico que se passa em 1914. Tem como protagonista um anarquista russo que tentará matar um príncipe de seu povo, enviado a Inglaterra para negociações decisivas, para evitar que seu país entre na guerra, salvando assim milhares de camponeses.
Ken Follett sabe interligar as personagens, costurando passado e presente, tornando a trama coesa e objetiva. Desenvolve a história de modo visual, como sempre, dando a sensação de que estamos assistindo a um filme.
Charlotte foi minha personagem favorita. De ingênua e boba, torna-se uma mulher forte e cheia de convicções. Simboliza a luta das mulheres por seus direitos na política e na sociedade. O feminismo e a luta de classes são mais uma vez abordados pelo autor. O que mais gosto em Ken Follett é exatamente como ele se coloca ao lado dessas classes desfavorecidas, como ele apresenta as mudanças sociais e como consegue ser relevante, usando clichês narrativos, inclusive.
Dei três estrelas para este livro no skoob, não porque ele não seja tão bom como outros que já li, mas porque uma personagem em específico me incomodou um pouco, Lydia. De algum modo Lydia não me convenceu. Representa muito bem seu lugar na elite inglesa, contudo, certos aspectos dela me pareceram forçados demais, como sua antiga paixão.

Matheus 09/06/2020

Embora seja de epoca, muitos conceitos são bastante atuais
Livro de epoca que se passa no ano de 1914 em Londres, onde as personagens há um conflito entre conservadorismo e revolução e as nuances entre certo e errado considerando o contexto historico

Leidiane58 24/01/2021

Primeiro livro que leio de Ken Follett e não me arrependi da escolha. Histórico, com uma pitada de suspense e romance. Mostra a luta das primeiras feministas na Inglaterra, a controvérsia das guerras e as diferenças das classes sociais de ângulos diversos.

Marina 07/09/2021

Leitura espetacular
"Na Sibéria, aprendera muito sobre a vida: roube ou passe fome, esconda-se ou seja espancado, lute ou morra. Lá, adquirira astúcia e brutalidade e passara a conhecer a suprema verdade sobre a opressão: que ela funciona quando se jogam as vítimas umas contra as outras em vez de jogá-las contra os opressores." (pág. 119)
Esta citação resume de certa forma o desenrolar da história e a personalidade do protagonista em sua busca.

Juliana 01/12/2021

Excelente!
Dos livros que li recentemente do Ken Follett, esse foi o que mais gostei! (Nada barra a trilogia O Século, é claro). A complexidade dos personagens foi tão bem explorada que fiquei em dúvida sobre o que eu queria que acontecesse. Não sabia pra quem torcer, apesar de saber o rumo histórico das coisas. Enfim, leitura super recomendada!

Marcelo.Castro 26/12/2021

Mais um interessante romance histórico
Depois de ler a grande trilogia "O Século" de Follett venho buscando seus romances históricos esparsos, que acabam por lançar um olhar mais detalhista em determinados episódios históricos. A escrita fluída, a boa trama e a mistura entre ficção e história nunca me decepcionam.

HENRIQUE CESAR 26/03/2022

Impressionante
Sendo um fã do autor e o livro confirmar a minha admiração. Ação, aventura, romance e história ambientada nas negociações que levariam os Russos a primeira guerra mundial. (Ficção)

Rayene4 27/04/2022

Muito bom <3
O enredo te prende do início ao fim e a história é muito bem contada. Há romance, traição, suspense, vingança e um toque de ação. DIVINO

Eli 14/07/2022

Bom.
Ken Follett é um dos meus autores favoritos. Depois de ter lido "Os Pilares da Terra", me apaixonei pela escrita do autor. Mas infelizmente não tive uma experiência tão boa com "O Homem de São Petersburgo."

O livro não é ruim. A ambientação é muito boa, às referências a figuras políticas e fatos históricos para mim, que amo história, são muito legais. Principalmente se você conhece o contexto histórico em que a narrativa é ambientada. Mas a trama foi meio sem graça, meio repetitiva.

Os personagens não são muito atrativos. Com exceção da Charlotte (que praticamente levou o livro nas costas), os demais personagens não me cativaram muito.
Mais uma vez ressaltando, o livro não é ruim. A trama, apesar de fraca, me deixou bem curioso pra saber aonde tudo aquilo ia dar. Mas eu esperava um pouco mais.

Marta 21/08/2022

O Homem de São Petersburgo
Livro sobre a pré guerra, conchavos, acordos. Envolve os anarquistas russos, as sufragistas, segredos do passado que voltam à tona. Enfim, um livro bom.

Acserafim 06/09/2022

Este romance de Ken Follet se passa na Inglaterra de 1914. Enquanto parte da sociedade se prepara para a temporada de bailes, outra parte enfrenta a luta sufragista e no meio de tudo isso, ambos os lados jogam xadrez sobre a aliança da Rússia com a Inglaterra na Primeira Guerra Mundial.