Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Tarot Dealer 28/02/2024

A premissa é ótima, mas o desenvolvimento e o final deixam a desejar. Muito.
Quando li "Fahrenheit 451", do autor estadunidense Ray Bradbury, eu imaginei que fosse um livro que iria gostar tanto quanto "1984" ou "Admirável Mundo Novo". Ledo engano. Terminei a leitura e somado ao sentimento de amargo há um prólogo com uma curta entrevista com o autor em que ele afirma que escreveu a obra preocupado com as minorias cerceando os direitos da maioria. Explicado. A equação esteve o tempo todo posta com os sinais invertidos. Para o autor o problema é que o movimento do "politicamente correto" acabaria com a "liberdade de expressão". Essa premissa é uma falácia lógica, pois são justamente as maiorias, o poder instituído, que historicamente perseguiu as minorias e queimou os livros que as defendiam (metaforicamente e de fato). É justamente essa liberdade irrestrita que gera movimentos totalitários que queimam os livros.

alexsandernsantos 27/02/2024

A ELIMINAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO
"Reduza os livros às cinzas e, depois, queime as cinzas. Este é o nosso slogan oficial."

Em um futuro distópico, a sociedade é governada por um regime totalitário que proíbe a leitura e a posse de livros. As televisões instaladas nas paredes são consideradas da família e os bombeiros são treinados para incinerar toda a literatura já escrita. O título do livro refere-se à temperatura em que o papel entra em combustão espontânea: 451°F (Fahrenheit), equivalente a 233°C (Celsius). O protagonista, Guy Montag, é um bombeiro que começa a questionar sua função após um encontro com Clarisse, uma jovem que o faz refletir sobre a vida e a importância da literatura. Montag começa a ter atitudes consideradas criminosas, o que o coloca em conflito com seus colegas e com a lei.

Escrito na década de 1950, o autor "previu" as tentativas de reescrita da história e manipulação do pensamento por governos com vieses totalitários e pela mídia alinhada a eles, seja por vontade própria ou por ameaça governamental. Na obra, os próprios bombeiros não conheciam a designação original de sua profissão. Para eles, queimar livros sempre foi a sua função. A cultura de massa e a alienação são presentes na estória. A esposa de Montag tinha um fascínio em ter uma quarta tela de televisão instalada na parede de casa, para assistir personagens que ela considerava serem sua "família". Assim, Mildred não tinha tempo para exercer pensamento crítico. Nos dias atuais não é muito diferente, com a política do pão e circo que faz a sociedade esquecer dos seus problemas com diversão e as propagandas persuasivas que induzem as pessoas a consumirem produtos e programas de forma desenfreada. Por outro lado, o pensamento crítico é cada vez mais banalizado. As redes sociais produziram "especialistas" em todos os tipos de temas, que expõem suas opiniões acima dos fatos. Os algoritmos das redes sociais prendem os usuários à tela por horas a fio. Governos manipulam a história antiga e recente, criam "fatos alternativos" e perpetuam-se no poder inventando mentiras para a sociedade. São tempos difíceis para pensadores críticos que ameaçam a hegemonia do sistema.

Fahrenheit 451 é uma crítica à censura, à alienação e à falta de pensamento crítico. Através da jornada de Montag, Bradbury nos alerta sobre os perigos de uma sociedade que suprime o conhecimento e a liberdade de expressão. Ao lado de Admirável mundo novo (Huxley), 1984 (Orwell) e Nós (Zamiátin), esse livro deve ser lido ao menos uma vez, para que possamos comparar a ficção com a realidade e perceber que o cerceamento das liberdades individuais não é algo extinto no mundo. Esses livros são uma amostra grátis do que já existe em regimes totalitários e em países ditos "livres". A leitura não foi prazerosa, mas valeu a pena conhecer esse livro, que é tão mencionado quando se trata de distopias.

Daniele522 26/02/2024

Esperava mais
Optei por ler este livro com base em recomendações de sites literários, mas devo confessar que não me cativou muito. O tema é intrigante e capturou minha atenção desde o início, no entanto, talvez devido à tradução, a escrita se mostrou excessivamente descritiva. Não é tanto o conteúdo das descrições que é o problema, mas sim o fato de perceber que muitas delas não são essenciais para a trama.

Bruna.Barreto 26/02/2024

Fahrenheit 451
O livro começa a falar sobre Guy Montag, um bombeiro que queima livros em um mundo distópico. O livro é incrível e gostei muito de acompanhar a evolução de Montag! Além disso, propõe reflexões ótimas.
Super recomendo ??

Emellen 26/02/2024

Acho que fui com mais expectativa do que deveria pra ler esse ?
a história me prendeu mas não curti muito a forma que foi escrita.

Maria.Paula 26/02/2024

Eu amei demais esse livro!
Queria ler ele há tem um tempão, mas não tinha coragem kk
Aí no desespero eu meio que me obriguei a ler e foi ótimo
Na verdade eu escutei ele porque eu precisava fazer isso mais rápido e consego ouvir enquanto trabalho, mas enfim
Toda leitura é válida

Ju 26/02/2024

Fahrenheit 451
Desde o ensino médio que ouço sobre esse livro mas nunca tive coragem de ler, testei ouvir o audiobook enquanto dirigia e foi muito bom

Giulia Trazzi 25/02/2024

Esperava mais
A premissa do livro é fenomenal, bombeiros que queimam livros ao invés de apagar incêndios. Porém não gostei da execução. A história não é envolvente, não é aquela narrativa que te deixa preso querendo saber o que vai acontecer, simplesmente não foi aquilo tudo para mim. Fora que faz uma crítica sem lugar a minorias, nada a ver com a narrativa do livro, achei um comentário bem deslocado. Enfim, um livro que prometia muito mas não entregou tudo isso. Porém entendo que vale a pena a leitura, por ser um ?clássico? e fazer parte das narrativas distópicas como 1984 e Admirável mundo novo.

Izzi 25/02/2024

Uma vez na vida
"Fahrenheit 451" continua relevante nos dias atuais, especialmente no que diz respeito às preocupações com a censura, a disseminação de informações superficiais e a atenção fragmentada. A obra de Ray Bradbury aborda a supressão da liberdade de expressão e a manipulação da informação, temas que ainda ressoam em nossa sociedade.

Raphaela.Bonaretti 25/02/2024

Assustadoramente real e atual
Eu amei esse livro!
Amei as reflexões que ele proporciona, amei o protagonista, amei o paralelo com a nossa sociedade de hoje. Amei a escrita, grifei quase o livro todo!
Queria ter visto mais da Clarisse, porque me encantei com ela.
Muitas pessoas falam que é raso, mas eu acho louvável tudo o que esse livro fez em tão poucas páginas. E acho que passou a mensagem que se comprometeu a passar.
Às vezes é bom ter histórias curtas e com mensagens poderosas. Nem tudo precisa ter 500 páginas para ser bom.
Gostei também do posfácio do autor e do seu tom de voz irreverente.
É absurdo como esse livro previu muito do que acontece nos nossos dias hoje! Sensacional!

Só não recomendo a leitura do prefácio antes do livro, porque tem vários spoilers!

Joana30 24/02/2024

Um livro importante de ser lido, que traz reflexões sobre a modernidade na qual vivemos, mesmo tendo sido escrito há 70 anos atrás!

Leandro423 24/02/2024

Contém possíveis spoliers
Bom livro, uma boa distopia que fala sobre uma humanidade que proibi o livros e tem como seus perseguidores, os bombeiros, que tem a função de queimá-los e levar preso seus donos leitores, enquanto o governo se utiliza-se da mídia televisiva para entreter a população 24 horas e uma maneira que mostre suas diretrizes.

Enquanto isso, temo o bombeiro Montag que começa a se questionar o por que dessa barbárie.

E um livro que nos faz pensar o quanto da ignorância humana.

ingrid.maroco 24/02/2024

Queria ter gostado mais :(
Esse livro, junto com Admirável Mundo Novo e 1984, formam a dita "tríade distópica". Comecei nas distopias com 1984, o que acabou elevando minhas expectativas pra caramba nos outros 2 livros, pq achei que poderiam ser no mesmo nível de excelência kkkkkkk. Confesso que me decepcionei um pouco e que queria muito ter gostado, mas não me conquistou. Achei a escrita chata e viajada. O desenvolvimento dos personagens e da história foi bem raso, e apesar de ser uma distopia (onde o final não é feliz), não gostei da conclusão do livro. A ideia da história em si é foda e foi o que me chamou pra ler, mas acho que poderia ter sido bem melhor executado.
Adrielly.Daiene 24/02/2024minha estante
Senti o mesmo quando li, demorei bastante para conseguir terminar por achar a escrita chata e muito demorada, tinha ficado animada com a ideia e achei que ia gostar mas a execução não foi o que esperava e acabei não gostando tanto

Daiane.Zanetti 23/02/2024

Recomendo
Este livro ao mesmo tempo em que é uma declaração de amor aos livros, á literatura, á informação transmitida pelas páginas, também é uma critica velada a ignorancia, a falta de informação transmitida a sociedade de forma geral. Segredos guardados, soberania, extremismos...
É uma leitura tão atual independente de qual ano você decida lê-lo. E deduzo que se reler esta obra em algum momento minha opnião possa ser tanto muito parecida e de mesma forma totalmente nova