Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Nico 10/02/2024

Tenebroso (mas não de um jeito bom).
Quando minha amiga sugeriu que lêssemos juntos esse livro, fiquei absurdamente empolgado.

Distopia? Proibido ler? Bombeiros que queimam livros? MEU TIPO DE COISA!

Contudo, o argumento do livro vende uma ideia muito melhor do que a história na prática. Cheguei a comentar com a minha amiga que achei o livro "desalmado", porque tudo me pareceu sem emoção, não prendia atenção, não aflorava expectativa do que nem de como os acontecimentos se dariam. É, no máximo, uma ideia muito boa com uma execução fraca.

O personagem principal não tem um traço de carisma sequer. A única personagem interessante na trama é descartada tão repentina e aleatoriamente que nem parece que é real.

Alguns plots interessantes ds história foram cem por cento descartados, como, por exemplo, uma suposta tentativa de suicídio e o fato de que alguns dos personagens tinham claros lapsos de memória. Cheguei a supor que isso tinha alguma relação com as pílulas "para dormir" que eles sempre tomavam. Esse foi o único momento que me gerou alguma espécie de empolgação, que se perdeu totalmente quando percebi que nenhuma dessas ideias voltaria a ser explorada.

O autor demora tempo demais descrevendo coisas de maneira muito poética -o que não é necessariamente ruim, sendo bem feito, o que não foi o caso, mas se retém no desenvolvimento dos acontecimentos importantes do enredo. Me pergunto, o que é mais importante, o aroma das árvores ou a construção da relação entre dois personagens que precisam confiar um no outro porque estão desobedecendo a lei?

Sem contar que essa descrição excessiva vai de encontro com a falta de vocabulário em algumas partes. O cara usa a palavra crepitação para descrever o bacon sendo frito, mas usa a palavra frigideira duas vezes na mesma frase. Inimigo dos pronomes como forma de coesão.

Minha sensação, em geral, é que o autor teva a ideia geral da história, sabia como queria que ela terminasse, mas não deu tanta importância ao resto do enredo, como se tivesse pressa para chegar onde queria.

A crítica que o livro aborda também foi muito prejudicada pela forma com que este é narrado. Honestamente? Achei uma crítica bem superficial e fraca, mas, para além disso, há momentos tão explícitos e repetitivos que se tornam massantes e você só pensa "tá, já entendi, as pessoas então vazias por dentro" enquanto em outros acontece o exato oposto e você se pergunta "por que isso aqui não foi melhor explorado?"

O pior, para mim, foi a leitura do profácio, no qual o autor fala sobre cenas que outras pessoas criaram e que ele gostou muito e ABSOLUTAMENTE TODAS AS CENAS QUE ELE DESCREVE no profácio são boas e deixariam o livro muito mais interessante.

Cansativo e frustrante.

Marcos 09/02/2024

Já estamos nesse ?futuro distópico?
Em muitos momentos da leitura me vi como a Mildred, e isso me preocupa. E vejo muitas muitas pessoas como Mildred também. E quanto a você, você também se sentiu como ela ao fim da leitura desse livro?

Henrique Vaz Martins 09/02/2024

Sem dúvida um dos maiores clássicos da literatura e com toda razão para ser!!! Um livro excelente, reflexivo e crítico que deixa nossa mente fazendo hora extra.

Karine 08/02/2024

Minha experiência
Que livro estupendo. Faz nós refletirmos que rumo estamos tomando, o conteúdo que nós consumimos, o modo artificial na qual vivemos. A realidade afora é muita das vezes ignorada pela elite (como citado no livro) e até por nós mesmos, pessoas periféricas! Nós que necessitamos mais do conhecimento, são os que mais se privam. Este livro só reforçou mais a minha teoria que eu não devo agir com a mesma futilidade que o mundo age. Por mais que eu tenha que sofrer com isso, como é o caso de Montag (que queria amar) e Mildred (não sabia o que era amar). Leia com atenção! Recomendo ler comparando com a realidade atual. As semelhanças irão trazer mais emoção!

Sara277 08/02/2024

Bom, mas esperava mais
Achei que seria melhor, mas não é ruim. diversos cenários são comparáveis aos dias de hoje, é muito interessante (e, muitas vezes, preocupante) ver isso. mas, ainda sim, achei que o livro seria mais interessante

Julia Cristina 08/02/2024

O livro possui uma crítica bem complexa acerca da nossa sociedade mesmo sendo publicado há 70 anos atrás. Me faz refletir a importância da leitura e das práticas de fuga do senso comum, no entanto, a escrita pode ser bem complexa e poética e difícil de entender de primeira.

Dadá 08/02/2024

É uma distopia, mas é tão possivel ( se é que ja não está acontecendo).

As conversas, os personagens são tão ricos de detalhes e tão reais...

É uma leitura rápida, mas bem questionadora e interessante.

CammisFiggueiredo 07/02/2024

Os livros servem para nos lembrar o quanto somos estúpidos
Como sempre, as distopias fazem com que a gente reflita se o que se passa ano livro (que foi escrito há muitos anos) não serviria pro atual momento em que estamos lendo.
Nesse mundo a função dos bombeiros foi distorcida, todas as casas são a prova de fogo e ninguém mais de lembra de como era antigamente, então a nova função dos bombeiros, ao invés de apagar incêndios, é tacar fogo em tudo, principalmente se for em algo que faça o ser humano sair da bolha de alienação (literalmente ) imposta pelo governo, o que na história é representada pelos livros.
Passar disso é spoiler. Recomendo a leitura ?

remustarzs 06/02/2024

Esperava mais!
Bom, esse livro de Guy eu lhes confesso que não me agradou muito e que algumas partes foram MUITO confusas para mim, especialmente o final do livro em si. Que para mim deixou de certa forma em aberto! Talvez se eu for ler novamente daqui uns anos eu entenda? É uma possibilidade!

Mas a leitura do livro é realmente bem fluida e você termina rapidinho o livro! Só acho que esperava um pouco mais da história de maneira geral.

isamoraex 05/02/2024

A atualidade da sociedade distópica que não aceita os livros me faz refletir sobre o hoje com toda as interações sociais sendo por meio digital e o grande mergulho das pessoas nesse estilo de vida, sem pausa, sem vontade de nadar até a margem.
Daria 5 estrelas mas acho que o autor não se aprofunda em muitos momentos, o que me deixa confusa em alguns momentos

Yasmin1609 05/02/2024

Gostei do livro, foi a minha primeira distopia. Senti que a personagem Clarisse poderia ter sido mais explorada.
Mesmo o livro sendo lançando originalmente em 1953, ele levanta questões relevantes para os dias de hoje. Imagina viver em uma sociedade proibida de ler livros? Que horror

Camila 04/02/2024

Fahrenheit 451 é um livro que além de te contar uma história, ele te coloca na imersão daquele universo. Regado por personagens carismáticos que te ganham, um livro com simbologias e mensagens geniais. Apesar de retratar um mundo distópico, muitas reflexões podem ser trazidas para o mundo atual. Você fica maravilhado com cada ponto, nuance e virada da história. Nao é dos melhores livros que já li mas recomendo muito, além de ser uma leitura fácil. Você ficará maravilhado com Guy Montag!!!