Diário de Uma Paixão

Diário de Uma Paixão Nicholas Sparks

Resenhas - Diário de Uma Paixão

Kah Venceslau 29/06/2011

Amo...
Tem como ler essa obra maravilhosa e não chorar? nem uma vez? Não... nao tem como, historia maravilhosa, que nos faz ver o quanto um amor verdadeiro pode ser lindo, alem de paciente, e o fato de o verdadeiro amor durar a vida toda, sem nunca se cansar... livro maravilhoso, nicholas sparks sempre consegue surpreender e fazer com que fiquemos pensando em duas historias por muito tempo..

HARRY BOSCH 22/08/2011

Sensivel....
Para quem não sabe o livro Diário De Uma Paixão é baseado na história dos pais da esposa de Nicholas. a história é sobre um amor entre dois jovens Allie e Noah de classes sociais diferentes, que se apaixonam em 1932 na Carolina do Norte, na cidade de Nova Berna, o romance entre eles fica sério, até que os pais de Allie descobrem o romance da filha com um rapaz pobre da cidade e resolvem ir embora para por fim no romance, pois não aprovam Noah por ser de classe social inferior a de Allie.
O Livro apresenta uma leitura leve,sensivel e poetica,coisa rara hoje em dia.
Gostei muito e recomendo.

Heitor 28/08/2011

Intimidade
Este, com certeza, é o livro mais intimista de Nicholas Sparks. Incrivelmente bem escrito, uma vez que trabalha magicamente com o tempo. O tempo do livro (os fatos que ocorrem no "presente") são relativamente poucos, mas as lembranças do passado e referências ao futuro fazem desse diário uma verdadeira viagem no tempo, na inesquecível história desse casal. Curto e de leitura gostosa, que vale muito à pena, Diário de uma Paixão ainda tem o peso de ser baseado em uma história real. Os incontáveis elogios feitos à obra, com certeza, são merecidos.

Layany.Braga 21/03/2012

Encantador!
O livro conta a historia de amor entre Allie e Noah que passam o verão todo juntos e acabam se apaixonando,mas o destino como é cruel separa os dois por longos 14 anos.
Quando ela retorna a cidade ela vive momentos lindos e apaixonantes ao lado de Noah e mais uma vez se apaixonam.
O livro é lindo e emocionante perdi as contas de quantas vezes tive que parar de ler para não cair no choro e ainda assim o nó na garganta era inevitável.
Indico a todos

Carol Vasques 31/07/2011

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou."
Verão de 1932, logo após a formatura do ensino médio, na noite de abertura do Festival do Rio Neuse, inicia-se a incrível e emocionante história de amor entre Noah Calhoun e Allie Nelson. A cidade inteira tinha saído às ruas para a diversão, e a procura de seus amigos, Noah encontra Fin e Sarah (conhecidos desde a infância) conversando com uma garota que nunca havia visto antes. Ele se aproximou, e com um aperto de mãos, Noah, um rapaz simples, nascido e criado no campo, percebera que estava diante da mulher de sua vida: Allie, uma moça de família rica e filha de um casal que tinha como desejo a realização de um bom casamento para ela.
Apesar das diferenças e circunstâncias, Noah e Allie vivem um jovem, intenso, forte e lindo romance que dura apenas um verão, quando Allie vai embora junto com seus pais, que não aprovam o romance, e Noah sofre a ausência e a perda de Allie.

"Um começo comum, algo que teria sido esquecido se fosse qualquer outra pessoa que não ela. Mas quando Noah apertou aquela mão e encarou de perto aqueles extraordinários olhos de esmeralda, ele soube, antes de conseguir respirar de novo, que ela era a mulher que ele poderia passar o resto da vida procurando e nunca mais encontraria. A impressão que ele teve, enquanto uma brisa de verão soprava em meio às árvores, foi a de que ela era absolutamente boa e perfeita."

Mas é claro que uma linda história de amor não poderia terminar assim, não é mesmo? Ainda mais se tratando de Nicholas Sparks (que sabe como nos emocionar com lindos romances *o*)! E, em outubro de 1946, após 14 anos, Noah, agora com 31 anos de idade, retorna da Segunda Guerra Mundial e da varanda de sua casa, contempla o sol poente e a beleza das árvores da Carolina do Norte. Noah passara os últimos 11 meses restaurando a casa e revivendo fortes lembranças do seu único e verdadeiro amor: Allie, que agora estava comprometida com Lon Hammond, um advogado de sucesso e oito anos mais velho.
A história de amor vivida naquele verão de 1932, jamais fora esquecida por Noah e Allie. Ambos sentiam falta um do outro e imaginavam como estariam se tivessem vivido o amor verdadeiro.
Contudo, a partir de uma foto de Noah publicada em um jornal, Allie decide retornar à cidade em que conhecera e se apaixonara por Noah – Nova Berna. Não sabia o motivo que a levara até ali, e assim procurava o que dizer ao reencontrá-lo... até pegar o recorte de jornal, olhá-lo e dizer a si mesma: "É este aqui o motivo(...)É disto aqui que se trata."

"(...)ela se sentia culpada de estar ali, e sabia que o que devia fazer era enfiar suas coisas na mala e ir embora antes que mudasse de ideia. Ela já tinha feito isso uma vez, muito tempo atrás, e se partisse agora, tinha certeza de que nunca mais teria forças para voltar ali de novo(...)se desistisse agora ficaria para sempre pensando no que teria acontecido. E ela achava que não suportaria viver com isso."

E agora? Será que Allie realmente desistirá de reencontrar Noah?
E se ela for, o que acontecerá a partir do reencontro?
Uma coisa é certa: o destino havia os colocado frente a frente mais uma vez, só que agora como “Allison Nelson, 29 anos e noiva, uma pessoa da alta sociedade, à procura de respostas que ela precisava saber, e Noah Calhoun, o sonhador,31 anos, visitado pelo fantasma que acabara dominando a sua vida.”
Será que Allie e Noah ainda são os mesmos...? Aqueles que um dia, quando muito jovens, apaixonaram-se louca e intensamente?
Essas e outras perguntas, me fiz ao ler Diário de uma paixão e confesso que foi muito difícil segurar a minha curiosidade! haha :)
A história de amor de Noah e Allie é apenas o começo. Como a história se desenvolve e qual será o fim, são respostas que somente aqueles que lerem o livro, poderão saber! :P
Com um jeito diferente de iniciar a história (e preferi não descrevê-lo na resenha, pois acabaria soltando spoiler) e um fim realmente emocionante, Nicholas Sparks sabe como nos emocionar e nos envolver (eu chorei muito!).
A casa restaurada e o amor de Noah e Allie, mantém forte ligação com a maneira de Nicholas iniciar o livro, sendo peça-chave para o quebra-cabeça do tempo e espaço em que a história é narrada no livro (e eu não vou contar à vocês, é claro!).
Mas acredite, vale muito a pena deixar envolver-se por essa linda história de amor.
Se você, assim como eu, é romântica, ama uma história de amor e é fã do Nicholas Sparks, com certeza esse é um livro que não pode faltar em sua estante! E ao lê-lo, prepare-se para acompanhar a apaixonante história de um amor forte, verdadeiro e duradouro que resiste às circunstâncias e ao tempo.
Ah, e há também o filme baseado no livro. Mas confesso que prefiro o livro! A riqueza, a magia dos detalhes, das cenas... só podemos construir a parir da leitura dos livros (essa é minha opinião, é claro!).

Beijos bookaholics,
Ana Carolina.

Mariana Melo 02/04/2012

"Noah abraçou-a de novo, e sentiu os próprios olhos rasos d'água. Beijou os lábios e as maçãs do rosto dela, e depois passou delicadamente as pontas dos dedos nos lugares que tinha acabado de beijar.
- Eu Amo você, Allie."
Muita gente diria que Nicholas Sparks beira o clichê. Eu não chegaria a tanto - Marian keyes (Melancia) sim beira o clichê, e mesmo assim ela é sensacional. Então não tenhamos preconceitos com os clichês, por favor. Mas enfim, o caso de Nicholas é outro. Ele sabe te fazer suspirar como Khaled Hossein (O Caçador de Pipas) sabe te fazer sofrer. A sensação que eu tive durante a leitura era que ele sentou um dia e pensou "humm... o que será que faria uma mulher se derreter toda ao ler uma história?", e então ele fez uma lista e o resultado foi esse livro. Mas isso não me incomodou na história, muito pelo contrário.

O que de fato de incomodou foi a falta de um enredo forte. Assim, não foi um incomodo péssimo, foi bem de leve. A história é super delicinha, porém não acontece nenhum grande confronto, nenhuma grande reviravolta. O que rola é um conjunto de lembranças fofas de Noah, mas nada que te faça querer engolir o livro, embora a leitura seja bem rápida. Mas isso acontece principalmente porque o que ele te conta é tão leve e lindinho que você não se cansa - eu, pelo menos, não me cansei.

Com "Diário de uma Paixão" é possível refletir sobre amor verdadeiro e amar alguém para sempre, sobre fazer a vida valer a pena e importância de buscar a felicidade nas pequenas coisas, sobre a velhice e o fato de que um dia teremos que encarar a morte, etc. Além disso, ele será ainda mais doce para quem gosta de poesia já que Noah é um entusiasta sempre com uma citação "na ponta da língua".

Mas, no fim das contas o que faz o livro valer a pena mesmo é o romance, as coisas lindas que Noah fala, a sua capacidade de amar e se doar à Allie com todo o seu ser, com todas as suas forças. Claro que amar alguém é muito mais do que o Nicholas faz parecer. É um desafio muito maior, eu diria, porque ninguém é apaixonante o tempo todo - e, no fim, amar é isso. É querer estar com o outro mesmo com os seus defeitos, mas sempre consciente deles. Mas a ficção está aí pra isso mesmo, pra fazer a gente sonhar. E, na minha opinião, as horas boas de um relacionamento devem ter a intensidade afetiva que esse livro tem - o que, utopia ou não, faz dessa uma leitura deliciosa para aqueles que adoram sentir o coração batendo mais forte.

Tórtoro 07/07/2011

ROMEU E JULIETA NOS TEMPOS DE ALZHEIMER
“Sei o que é ser noite e dia — sempre juntos, para sempre separados”

Noah Calhoun

A melhor maneira de descrever o livro de Nicholas Sparks, é a de Mount Airy Gazette (Maryland) : “Vá correndo até a livraria ou biblioteca mais próxima e arranje um exemplar de Diário de uma Paixão...um livro para todas as pessoas que já amaram ou foram amadas, ou sonharam em amar loucamente, verdadeiramente, profundamente. Depois de terminar a leitura, até mesmo o leitor mais tarimbado vai se convencer de que o amor eterno existe”.
Logo após um capítulo com cisnes e tempestades — “Quando estava prendendo a canoa, Noah ergueu os olhos para Allie e perdeu o ar por um segundo. Ela estava de pé, olhando para ele, incrivelmente bonita e completamente à vontade debaixo da chuva. Estava esperando por ele, sem tentar fugir nem se abrigar do aguaceiro, e ele podia ver o contorno dos seios dela querendo rasgar o tecido do vestido colado ao corpo” — o leitor é levado a um inverno para dois — “E quando as lágrimas dela começaram a cair, a palavra ecoou outra vez : Alzheimer... É uma doença estéril, vazia e sem vida como um deserto. É um ladrão de corações, almas e lembranças. Enquanto ela chorava e soluçava no meu peito eu não sabia o que dizer, por isso apenas a abracei e embalei seu corpo para trás e para a frente”.
Essa mudança da realidade, sem o tempo suficiente para que nos acostumemos com ela, produz um impacto inesperado que leva às lágrimas qualquer um que, ao ler, deixa-se levar pelas emoções de uma história que começa no início de outubro de 1946 quando dois jovens, Noah Calhoun e Allison Nelson se conhecem e se apaixonam perdidamente. Tudo parece perfeito, quando a família de Allie a impede de continuar vê-lo devido à enorme diferença de classe social entre os jovens.
Passado alguns anos, eles se reencontram devido à reconstrução da antiga casa de Noah, publicada em um jornal, o que, por sinal, não passa de uma concretização da reconstrução que ocorrerá — dado à insistência de Noah em vencer o Alzheimer com amor — na casa de repouso, quando entre ambos, octogenários, no último capítulo, ocorre outro milagre, o maior de todos : “ não tenho como conter as lágrimas enquanto começamos a deslizar para o próprio céu. Pois, nesse momento, o mundo se enche de maravilha, ao sentir que os dedos dela procuram os botões da minha camisa e, lentamente, muito lentamente, começam a desabotoá-los, um a um”.
Como afirma Noah : “ Os românticos chamariam isto de uma história de amor, os cínicos diriam que é uma tragédia. Na minha cabeça é um pouquinho de ambas,e, no fim das contas , qualquer que seja a maneira como você escolha encarar este relato, nada altera o fato de que ele abrange uma grande parte da minha vida e do caminho que eu escolhi trilhar. Não tenho nenhuma queixa a fazer quanto ao meu percurso e aos lugares aonde ele me levou; talvez sobre outras coisas eu tenha reclamações, suficientes para encher uma tenda de circo, mas o caminho que escolhi tem sido sempre o certo, e eu tampouco gostaria que tivesse sido de outro jeito”.
Enfim, Diário de uma Paixão é uma história de amor, um Romeu e Julieta do século XX, com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que — nas páginas 173 a 180, me levou às lágrimas — emocionou as pessoas ao redor do mundo, e foi traduzido para mais de 20 línguas.

Renata 04/01/2012

Maravilhoso, envolvente, super hiper mega power bem escrito, apaixonante, delirante, aff, muitas coisas boas. incrivelmente romântico. eu que nem sou fã desse gênero fiquei louca pelo livro.
bom demais. bom demais!!!

Bru 01/07/2012

Diário de uma Paixão
Minha mãe vivia me falando de um tal filme chamado DIÁRIO DE UMA PAIXÃO. Dizia que era lindo e que eu iria adorar. Acabei vendo o filme e simplesmente enlouqueci. A história é magnífica. O amor de Noah e Allie é encantador. E quando descobri que o filme era baseado em um livro, tive que lê-lo.
Se não me engano, este foi o primeiro livro de Nicholas Sparks que eu li, e confesso que dessa união irá dar casamento, afinal não largarei as histórias dele jamais. Ele é um gênio. Sua forma de escrita é doce, suave e tranquila. Senti-me como se estivesse constantemente entre as nuvens mais sublimes de um céu resplandecentemente límpido.
A retratação do amor existente entre Noah e Allie foi indescritível. É um sentimento fácil, simples e sem dificuldades. Não há brigas entre os dois. Allie ama Noah e Noah ama Allie, isso é o que importa. Este fato é bem diferente do filme, já que nas telas do cinema vimos Allie e Noah demonstrarem o amor um pelo outro em meio a gritos e histeria. Já no livro não é assim.
A famosa cena do beijo na chuva que assistimos no filme não acontece no livro, o que me decepcionou um pouco. Esperava ver toda aquela paixão do filme sendo descrita nas linhas desse maravilhoso livro, porém a cena que li foi bem diferente, mesmo assim não deixou de me transmitir o amor dos dois e a vontade que tinham de estarem juntos.
Apesar de não ser um enredo surpreendente para mim, já que eu havia visto o filme e conhecido toda a história através dele, o livro me agradou muito. Nicholas fez com que nos apegássemos ao casal principal de tal forma que em certas ocasiões era como se estivéssemos junto a eles nas cenas. Foi como se eu conhecesse a casa que Noah reformou, já tivesse passeado pelo lago em que os dois navegaram, e tivesse vivido toda a minha vida na cidade em que moravam.
A história é super tranquila de ser lida, é suave e bela. E confesso que acabei apaixonando-me mais ainda por Noah. Ele é lindo, romântico e ama incondicionalmente Allie. O que ele fez por ela lembrou-me o que Henry fez por Lucy no filme COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ. Um livro maravilhoso para nos certificarmos de que amores eternos e verdadeiros existem.

Juu Ferreira 13/07/2011

DIÁRIO DE UM PAIXÃO
Ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei de paixão este livro; ele é espetacular. chorei bastante. adoro romance; pretendo ler o querido John, espero que não seja o mesmo tipo de história, pois, assim fica monótona a leitura.

Psychobooks 18/07/2011

Resenha Dupla
Classificado 4 estrelas - Mari
5 estrelas - Alba

Mari: Romance arrebatador, de encher os olhos d'água e capaz de emocionar pessoas de todas as idades. Não se deixe enganar pelo enredo aparentemente clichê, esse livro conta muito mais do que mais uma história de amor entre uma garota rica e um rapaz pobre.

Alba: Admiro demais a capacidade que o Nicholas Sparks tem de pegar uma ideia aparentemente banal, e transformar numa história tocante. Ele não se contenta em "contar" o enredo; todas as palavras trazem uma grande carga emotiva.

Mari: No verão de 1946, Allie vai com sua família para a cidade de Nova Berna, Carolina do Norte. Filha de uma família muito tradicional e rica, ela acaba se apaixonando por Noah, um garoto com condições financeiras bastante limitadas. Não é nenhuma surpresa que os pais de Allie não apoiem o namoro dos dois, mas esse verão, ficou gravado para sempre no coração deles.

Alba: Aí está a mensagem clichê do livro que Nicholas soube contornar superbem!

Mari: Depois de todas as voltas que o mundo dá ao longo de 14 anos, Allie está noiva de Lon, um advogado muito respeitado e de família poderosa. Prestes a se casar, ela decide ir visitar Nova Berna, para ver Noah pela última vez.

Mari: Noah é um homem tranquilo, mesmo com o físico de um cara durão, ele gosta de coisas simples, como subir o rio no seu caiaque enquanto o dia amanhece, trabalhar na restauração da sua casa, sentar na varanda no final da tarde e apreciar a vista. Sempre soube o que queria e não mediu esforços para conquistar.

Leia Mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/04/sorteio-resenha-diario-de-uma-paixao.html

Mari 19/09/2011

Fraco
Esperava bem mais desse livro! Não recomendo pra quem já leu outros do Nicholas Sparks, pq ele segue um padrão em todos os romances e chega a ser cansativo.

naniedias 01/08/2011

Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks
Pode um amor de verão, vivido durante a adolescência, mudar a vida de alguém para sempre?
Noah tinha 17 anos e Allie apenas 15 quando se apaixonaram naquele verão. Viveram momentos intensos e uma paixão arrebatadora que iria mudá-los para sempre.
Apesar de toda a força do amor que sentiam um pelo outro, eles acabaram separados por muitos anos. Aos 29 anos, Allie está prestes a se casar com um promissor advogado, quando uma reportagem em um jornal chama a sua atenção. Uma casa está sendo reformada - e Noah é o responsável. Ela não consegue evitar e vai atrás dele - apenas para revê-lo uma última vez.
Será que a paixão de 14 anos atrás ainda existe? O que esse encontro irá fazer com a vida de Allie e Noah?

O que eu achei do livro:
Nicholas Sparks, o autor, já deixa o aviso logo na primeira página do livro:
"'Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.'
Assim tem início uma das mais comoventes e intensas histórias de amor que você lerá na vida..."
Na pequena "sinopse" que escrevi sobre o livro eu não contei um detalhe super importante - que o leitor percebe logo na primeira página, já que a história não é contada em terceira pessoa. Entretanto, eu não entrarei em detalhes e não vou contar o que deixei de dizer - quem ler irá descobrir. Mas é o detalhe que faz toda a diferença.
Acho que não há necessidade de dizer que você irá se emocionar ao ler esse livro - o nome Nicholas Sparks já carrega esse estigma. Um bom estigma. Com sua escrita simples, palavras cotidianas, situações normais, Nicholas Sparks consegue emocionar até o mais duro dos corações. E com Diário de uma Paixão não é diferente, você irá se emocionar.
Não vou negar que o livro é repleto de clichês - todos os livros que já li do autor são assim. Apesar de super emocionante, o livro não é surpreendente. Ainda assim, é maravilhoso! Afinal de contas, a vida não é recheada de clichês?! Acho que esse autor - hoje um dos meus preferidos (na verdade, empatado com alguns outros no segundo lugar) - consegue como quase ninguém mais colocar nas páginas de um livro uma história que todos nós gostaríamos não apenas que fosse real, mas que fosse a nossa história!
Prepare-se para se emocionar, para sonhar, para rir e para amar! Diário de uma Paixão promete tudo isso e muito mais!
Antes de terminar a resenha, eu preciso postar mais um trecho que me emocionou muito, mas esse trecho é spoiler, portanto não clique no botão se não tiver lido o livro ou se se importar em saber o que vai acontecer.
Além desse trecho, eu também aproveito para responder a umas questões que são propostas no final do livro. Tanto as perguntas, quanto as respostas, contém spoiler. Mais uma vez, fica o aviso: não clique no botão se não quiser spoiler. Caso contrário, siga em frente!

*** Como não é possível utilizar o botão de spoiler no skoob (a não ser que eu marque toda a minha resenha), essa parte foi removida. Para esse trecho da resenha, acesse o blog. ***

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com