Diário de Uma Paixão

Diário de Uma Paixão Nicholas Sparks

Resenhas - Diário de Uma Paixão

thaina202 18/07/2023

Meu romance preferido da vida
Não só é meu livro de romance preferido, como é o meu filme de romance preferido da vida inteirinha.

perfeito e dispensa qualquer apresentação.

(noah, eu te amo pra sempre cara... vc é foda)
Jéssi Lima 19/07/2023minha estante
???? graças a Deus tive a oportunidade de ler antes de assistir ao filme, e simplesmente esse livro é TUDO E MAIS UM POUCO ????

gzyxoxo 26/11/2022minha estante
É bom??

Le-h 01/01/2023

Li esse livro a uns 10 anos atrás e vi o filme, amo os dois, toda vez que lembro dessa história me emociono.
Não leio nada desse autor a anos, mas os livros antigos dele eu sei que são bons
Dhaiane.Spadone 01/01/2023minha estante
Estou na mesma situação que você. Eu amo esse livro, o filme ??

mariaeduardavieira 04/02/2022minha estante
Qual a classificação indicativa? Por favor.

Luna 19/02/2022

Não vou negar, esse livro me deixou mais desesperada que emocionada. Uma leve ansiedade por perceber como a velhice nos atinge.
Rutinha 17/04/2022minha estante
Duas kkk

Joyce 22/09/2022

Um livro que aquece seu coração!
Diário de uma paixão conta a história de um casal jovem que se apaixona durante o verão; que apesar de suas classes sociais serem distintas, nutrem um amor incondicional e avassalador que aquece o coração do leitor. Quando li esse livro me apaixonei pela primeira página, o amor deles é realmente jovial, com a capacidade de fazer você querer ter um amor leve e puro como dos dois.
Ainda assim, depois de alguns anos, quando eles já estão com suas vidas formadas, suas bagagens e problemas de uma vida adulta, conseguem reacender aquele amor jovem e sem quaisquer peso de uma preocupação adulta. Um livro encantador, que me fez chorar a cada página e me arrepiar a cada declaração de amor. E claro, com um plot excepcional para fechar com chave de CHORO! HAHAHA.
Mayara 22/09/2022minha estante
Leia ?O Casamento? é tipo uma continuação desse?. P mim um dos melhores livros do Nicholas ??

Bianca .S 10/01/2011

quero
Quero muito ler, mas tenho dúvida se vai ser realmente bom...
Vanessa 17/07/2012minha estante
Se você se agrada com romance dramático e meloso, vá em frente.

fernandaugusta 01/10/2022

Diário de uma paixão - @sabe.aquele.livro
Allie e Noah se conheceram e se apaixonaram em um verão em New Bern. Ela com 15 anos, ele com 17, tiveram uma conexão de alma instantânea e viveram uma paixão inesquecível. Mas os dois eram de classes sociais diferentes, e além disso, Allie teve que ir embora quando o trabalho de seu pai na cidade terminou.

Eles nunca esqueceram um do outro, mas não conseguiram ficar juntos. Noah mandou cartas para Allie, nunca respondidas, mudou-se, trabalhou e foi para a Guerra na Europa. A voltar, comprou uma casa e a restaurou perfeitamente, virando notícia na região. Então em 1946, 14 anos depois, Allie leu esta notícia e finalmente encontrou Noah. O problema é que ela estava noiva. Em um impulso, decide ir atrás dele. Teria este amor sobrevivido ao tempo e as mudanças em suas vidas?

Nicholas Sparks nos traz a história deste casal através dos olhos de Noah em três tempos: jovem, ao conhecer Allie, 14 anos depois ao reencontrá-la em 1946, e idoso, muito tempo depois, vivendo em uma casa de repouso. Em um timing perfeito vai revelando as escolhas de cada um, encontros e desencontros e o grande momento de Allie: entregar-se ao amor de Noah ou ao noivo, Lon.

Além disso, a personalidade poética de Noah e suas cartas para Allie ao longo dos anos vão sendo mostradas, e sabemos que ele construiu um diário de memórias apaixonado, para celebrar e recordar cada momento de seu imenso amor por Allie. Diário este que tem na finalidade da lembrança sua necessidade mais pungente no fim da vida de ambos (não posso falar mais por conta de spoilers).

Enfim, este livro é muito emocionante, e Noah é aquele amor que toda pessoa deveria ter na vida. É uma devoção, um encantamento. O reencontro deles é lindo e triste demais. A espera de Noah por um milagre, dia após dia, após 49 anos no final é de quebrar o coração em caquinhos muito pequenininhos. Realmente, é um dos grandes acertos de NS, de seus livros talvez seja o mais conhecido e eu fiquei tocada mesmo com a leitura (tinha visto um pedaço do filme na Sessão da Tarde e chorado um monte!).

Amores inesquecíveis, reencontros maduros e sofrimento são o meu fraco dos clichês e aqui encontrei mais um favorito do autor. Recomendo a leitura e muitos lencinhos.
Naty Alves 01/10/2022minha estante
Meu favorito do Nicholas, nem li tantos livros dele assim, mas esse é maravilhoso kk Já li umas 4 vezes, o filme também, é muito lindo.. ?

Estante.dabru 26/03/2022

Diário de uma paixão
Que história linda, fiquei impressionada como a adaptação transformou o Noah em um cara amargo e ignorante, bem triste. Mas aqui, o Noah é um cara doce e gentil e super romântico. A forma como ele cuida da Allie é surreal ??
Wil 02/05/2023minha estante
Já vou adicionar a lista ??

lailaian 02/02/2022

achei esse livro incrível! estava com zero expectativas e me surpreendeu de forma totalmente positiva. espero encontrar outros livros que me prendam como esse prendeu
mariaeduardavieira 04/02/2022minha estante
Qual a classificação indicativa? Por favor.

Lissa - @leiturasdalissa 09/10/2012

Bonitinho, mas ordinário
Primeiro, o que mais me abismou em relação a essa obra foi a declaração do autor Nicholas Sparks ao pretensiosamente desejar que ela se tornasse um clássico da literatura americana - bitch, please. Aqui, não encontramos retrato nenhum de uma geração, muito menos qualquer representação do gênero. É um livro aguado e sem tempero, simplesmente.

A diagramação é horrorosa: margens enormes, fonte enorme, espaçamento enorme (pra disfarçar a falta de conteúdo do livro, imagino) - e uma quantidade de erros de digitação e de português enorme. Tudo isso já tira mais da metade do prazer de ler um livro. Mas vamos ao que interessa.

Quem diz que essa história não contém clichês precisa ler um número maior de livros com urgência. Aqui, isso é só o que vemos - um clichê atrás do outro: o verão perfeito dos adolescentes apaixonados, a separação quando ele chega ao fim, a mãe que esconde as cartas enviadas para atrapalhar o relacionamento por não achar que o cara é bom o suficiente para sua filha, cada um seguindo sua vida, o reencontro, o noivo traído, a mãe tentando consertar a falha que cometeu, a menina fazendo a escolha correta - óbvio -, o final feliz, o pós-final feliz e intencionalmente tocante. Assim podemos resumir com precisão o livro "Diário de Uma Paixão". Nada de absolutamente novo, tudo já lemos diversas vezes em algum outro lugar muito antes. Absolutamente previsível.

A narrativa de Nicholas Sparks não tem nada de interessante. É apenas um blá blá blá sem fim. Intercalam-se descrições e pseudo-filosofias para dar um açúcar à água excessiva do livro. E como é repetitivo! Allie e Noah, o casal protagonista, pensa exatamente a mesma coisa, no mesmo momento, e o autor tem a pachorra de escrever tudo duas vezes em parágrafos alternados. É muita falta de vergonha na cara.

Claro, não podemos tirar o mérito da obra de ser um romance que agrada a massa. É uma utopia para leitores sonhadores, que engolem qualquer coisa que seja delicada o suficiente para dar esperanças de encontrar um príncipe encantado ou uma princesa encantada. Porém, mesmo com esse intuito, não recomendo esse livro de maneira nenhuma. Há no mercado outros best-sellers que preenchem melhor essa vaga. "Água para Elefantes", que apresenta como diferencial o cenário de um circo, e "Um Dia", que possui personagens com certa densidade emocional, são exemplos bem melhores dessa utopia romântica tão procurada pelo público.

Um livro bonitinho, mas ordinário. Infelizmente, essa leitura nada me acrescentou, a não ser 200 e poucas páginas a mais no meu paginômetro. "Diário de uma Paixão" é um livro para leitores sem ambição. Reprovado com louvor.
dirhil 07/11/2012minha estante
Resenha mais do que perfeita! Parabéns!

Bárbara 30/09/2011

Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks
Posso começar dizendo que eu esperava mais e não ver todo mundo me tacando pedras?
Não estou dizendo que não gostei do livro. A história é muito linda e muito tocante, sim, mas pelo fato de praticamente todas as blogueiras terem dito que choraram com o livro, eu esperava derramar um balde de lágrimas, mas o que aconteceu foi que eu passei o livro inteiro achando a história bonita e esperando o momento que eu ia sentir meu olho tremendo, tentando segurar as lágrimas. Mas não aconteceu nada disso!
Li que quem não chorasse com Diário de uma Paixão, com certeza tinha um coração de pedra, mas, gente, juro pra vocês, eu não tenho um coração duro, ok?

Enfim, a história, como eu já disse, é muito linda. Noah, já com seus 80 e poucos anos, começa narrando a história. Primeiro ele apenas descreve o lugar no qual se encontra, o que entendemos como um azilo, casa de repouso, hospital, ou seja lá como vocês chamem um lugar assim. Ele vai narrando o que faz, deixando claro que aquela atividade que está prestes a acontecer, tem acontecido durante muito tempo, repetidas vezes. Ele começa a ler seu diário para uma mulher. Começa a contar a sua história de vida para ela.
Pensei que essa narração aconteceria de maneira diferente de como aconteceu. O livro é narrado em terceira pessoa, e não em primeira. Nem mesmo a parte da história é narrada em primeira. Tanto que quando o Noah começa a contar a história, fiquei meio perdida, porque eu esperava ler trechos do diário, em itálico, como sempre costuma acontecer quando um diário é lido nos livros. Mas depois me acostumei e deixei me envolver.
Comentei com uma amiga que ao mesmo tempo que eu não estava gostando de algumas passagens, na qual o Nicholas usou muito a descrição (como quando o preparo do caranguejo é descrito), eu ficava curiosa para saber o que aconteceria mais pra frente. Por esse fato, não conseguia largar o livro.
O amor que Noah deixa claro sentir por Allie, do início ao fim do livro, assim como o amor que ela mostra sentir por ele, durante aquelas páginas que narram a história dos dois, é incrível. É lindo e muito verdadeiro, o que me encantou bastante porque eu tenho certeza que esse tipo de amor existe. É fácil, particularmente falando, eu olhar pro meu namorado e saber que o que eu sinto por ele e tão ou até mais, digo eu grande quanto o amor desses personagens.
Li no texto de orelha que o Nicholas se inspirou na história dos sogros, o que me deixou arrepiada ao saber que aquilo realmente aconteceu.
Costumo dizer que gostei muito amei A Última Música e que ainda procuro por um livro do Nicholas que vai substituí-lo, mas acho meio improvável. E penso que me emocionei mais com ele por causa do amor de pai e filha. Eu, como sou muito grudada em meu pai e como no momento em que li, estava passando por uma fase meio briguei com papai hoje, acabei me emocionando mais.
Sim, estou apaixonada, estou amando meu namorado, mas eu não estou sofrendo por amor, e acho que por esse motivo não chorei ao ler Diário de uma Paixão.
Mas a leitura é válida para todos. Crianças, adolescentes, adultos, idosos É um livro que realmente agrada a todos.
Flávia 21/07/2011minha estante
Bárbara, vc não tem um coração de pedra não. Eu tbm amei a história mas não derramei uma lágrima sequer.

Isa Sales 15/03/2021

Livro fofo e sucinto. Muito rápido, gostaria que tivéssemos conhecido mais do Noah e da Allie jovens, assim como é retratado no filme. Achei a conclusão lenta e triste.
Rafa.Meyer 16/03/2021minha estante
??

folkther 26/08/2021

lindo
O livro é muito lindo, a escrita do nicholas sparks é sempre muito poética.
Li o livro três vezes e nas três me prendi demais à história.
bella 26/08/2021minha estante
não li ainda, pretendo ler.

AIL 27/08/2012

Resenha no AIL
AIL 27/08/2012minha estante
Está dentre as resenhas mais lidas em nosso blog...