Meditações - Marco Aurélio

Meditações - Marco Aurélio Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Clara 16/01/2023

A cada início de ano tenho o costume de reler meditações e continuamente me suepreendo com um aprendizado novo. Considero a obra essencial para qualquer um interessado no estoicicmo, visto que conta com pensamentos (meditações) atemporais, as quais servem de ferramenta para uma vida mais consciente. Definitivamente um favorito.

Tiago 13/01/2023

Atual
Marco Aurélio, o sábio, escreveu para si frases e pequenos parágrafos de sabedoria prática. Por um capricho do tempo temos a oportunidade de verificar que muito dos seus escritos nos são úteis ainda hoje, dois milênios depois. Talvez os dilemas humanos ainda sejam os mesmo, nós ainda somos os mesmos. Assim, Marco Aurélio permanece vivo e atual.

blackymoon 11/01/2023

"Não se trata mais, em absoluto, da discussão em torno do que deve ser o homem bom, mas sim de ser o homem bom."

primeira leitura de 2023 não só foi muito inspiradora, mas uma boa porta de entrada para a filosofia estoica, muita coisa podemos aplicar no nosso dia-a-dia,.
pode se dizer que é um livro de autoajuda antes mesmo de existir autoajuda rs'
em alguns momentos a leitura foi um pouco difícil pois eu não estava lendo como um diário, de alguém escrevendo para si mesmo e tb a tradução não tem uma linguagem tão simples, então tb me foi desafiador, mas foi o livro que mais fiz marcações.
releituras futuras serão obrigatórias.

Samira 07/01/2023

O imperador
Meditações compõe as obras necessárias para entender sobre estoicismo . Marco Aurélio ao escrever não planejou publica-la, mas seus escritos acabaram chegando até nós...e ufa ainda bem. Muito interessante saber como a preocupação de alguém tão poderoso convergia ao sentido básico da Política, que é bem comum. E além disso ainda dar ideias de como viver bem...muito bom

Anaana13 07/01/2023

Segundo o próprio Jaime Bruna, que além de ter realizado essa tradução também faz uma pequena introdução para essa edição da Cultrix, a obra recebe muitos títulos, "mas nenhum que satisfaça plenamente", eu acho que podia ser também Memento Mori, porque olha...

Bem, bem, no decorrer do livro algumas vezes me veio à cabeça O príncipe de Maquiavel, que é como se fosse a antítese de Meditações, e ao mesmo tempo me perguntava se isso era bom ou mau, o que de fato eram o bem e o mal, e para alguém com um espírito um tanto idealista (para minha infelicidade ;/), como também não acabar um tanto cínica olhando para o lado de fora.

Esse paralelo constante entre as palavras do Marco Aurélio e as de Maquiavel lutando dentro da minha cabeça me fazia perguntar "quem está mais de acordo com o mundo real?" e acabava colocando em xeque algumas coisas que estava lendo, embora desejasse que assim pudessem ser.
O problema em ler filosofia é que sempre acabo com mais perguntas do que respostas. É incrível também como um "livro" relativamente curto pode levar mais tempo para se ler do que se tivesse pego um calhamaço e me obrigar a voltar daqui a um mês, um ano ou anos, várias vezes, não sei, para tentar me entender melhor com ele -- com mais bagagem, quem sabe, algumas inquietações vão embora (ou outras nasçam :D).

Deixando minha experiência pessoal de lado com a parte da filosofia e lembrando que, antes de qualquer coisa, estava lendo as notas pessoais de alguém, uma espécie de diário, sem muita intenção proselitista então, observar os pensamentos de Marco Aurélio foi curioso, enriquecedor. Ele podia, enquanto imperador, ter se tornado mais um tirano, mas aí está o exemplo real de uma mente e coração de um Nobre (com N maiúsculo).

"Cumpre ser direito; não desentortado."

sam 06/01/2023

é um bom livro, traz muitos ensinamentos e da pra ter uma boa ideia sobre o pensamento estoico, tive bastante dificuldade na leitura devido a linguagem

Alguém 30/12/2022

Você aprende a vida olhando as pequenas coisas.
Esse grande obra de Marco Aurélio não é um livro com história convencional, mas sim um diário que contém todos os pensamentos e aprendizados que esse grande homem obteve quando vivo.
Ler "Meditações" é essencial para um aperfeiçoamento como pessoa, pois traz verdades sobre a natureza e o universo.
É simplesmente uma aula de amar as pequenas coisas, pois é de nascer do sol que se nasce a vida. É da nossa respiração que é possível admirar as estrelas.
Você vai se apaixonar pelo pensamento do estoicismo!

Beto 29/12/2022

Que leitura surpreendente. Não imaginava que fosse gostar tanto.

Figura entre as minhas melhores leituras de 2022. Foi maravilhoso aprender sobre estoicismo, gastei milhares de post its, pretendo sempre revisita-lo, e espero internalizar seus ensinamentos. Recomendo!

Helio 29/12/2022

Meditações de Marco Aurélio
Interessante notar como, reflexões a respeito da vida, morte, relações sociais escritas há quase 2000 anos, mostram-se tão atuais. Como os mistérios e as dúvidas que fazem parte do nosso cotidiano, relacionadas a vida e a morte, bem como, a missão dada por Deus a cada um de nós, foram pautadas por Marco Aurélio, que apesar do poder que detinha, como imperador, demonstra em suas meditações, preocupações com o bem estar dos seus súditos. Bom livro para reflexão.

Leandro de Lima 22/12/2022

Conteúdo fascinante e de fácil leitura (para um clássico de quase dois milênios)
Esse é um livro absurdamente fascinante. É uma coletânea de pensamentos anotados por um dos homens mais poderosos de seu tempo, com uma honestidade ímpar que só é possível tendo em vista que nada foi escrito com a intenção de ser publicado.
Trata-se de uma espécie de quimera entre um diário, um tratado filosófico e uma coleção de mantras repetidos por Marco para si mesmo. Creio que não haja outra obra como essa. Recomendadíssimo para aqueles minimamente interessados em refletir sobre a natureza da existência e buscar ser alguém de bem.

A única ressalva que faço se deve a natureza do livro, que é estruturado como uma série de anotações, com cada parágrafo contendo um pensamento independente do próximo apesar de temas se repetirem em livros e parágrafos diferentes. Portanto, é necessário ter em mente que muitas coisas se repetem continuamente ao longo dos parágrafos, ainda de que maneira não sequencial. Marco Aurélio não cansou de refletir sobre sua mortalidade, sobre a natureza, sobre seu voto de ser benevolente o tempo todo, sobre a necessidade de vigiar seus pensamentos e suprimir seus instintos, de buscar ser sempre racional. Estes e mais alguns outros temas se repetem exaustivamente, como verdadeiros mantras.

Quanto ao conteúdo em si, trata-se de uma mina de ouro. Cheio de princípios verdadeiramente nobres e nada triviais, ainda que soem utópicos vez ou outra. Li este livro fazendo anotações e parando para refletir à cada parágrafo. É um livro para ser apreciado e absorvido lentamente, não por ser difícil, mas por simplesmente merecer. Meditei sobre cada um desses pensamentos junto com Marco e creio ter valido a pena cada segundo. Por vezes, me vi tendo uma aula com um ótimo filósofo (e não apenas um político). Por vezes, me senti como se tivesse lendo uma espécie de roteiro da série Cosmos escrito à quase dois mil anos, poético e profundo. Por vezes me vi numa espécie de terapia ou numa conversa com um amigo cheio de epifanias.

Dos clássicos que li, o mais singular.

Déa 20/12/2022

Diário filosófico do Imperador Marco Aurélio, em que escrevia para sua própria reflexão e aperfeiçoamento.
Ensinamentos estoicos de grande utilidade.

Andrezinho 16/12/2022

Estoicismo Romano
O livro é um diário que Marco Aurélio escreveu, ou seja, não é uma história romântica de fácil leitura. Devido a isso indico uma leitura lenta a fim de aproveitar 100% do seu conteúdo. Ótimo livro, mas não recomendaria como introdução ao estoicismo, se é iniciante vá de Sêneca.

Capitu 13/12/2022

Um dos livros que mais me surpreendeu e mais me ensinou sobre valores, sobre como lidar com o mundo e as pessoas. Sinto me extremamente agradecida a Marco Aurelio por ter me ensinado o valor e o peso das virtudes cardiais: Sabedoria, Temperança, Justiça e Coragem. Esse tempo que passamos juntos aprendi e sempre será um lembrete em minha mente um dos seus maiores ensinamentos para mim: Ser sempre a mesma pessoa virtuosa, mesmo quando acontecem coisas ruins, independente do mal que as pessoas lhe fizerem, sempre ter sempre o mesmo coração bom, pois não está no poder do outro me obrigar a ser como ele é. Além de me ensinar a compreender, a lidar melhor com a diferença das pessoas, a não guardar rancor, a sempre aprender o que as pessoas tem de melhor em si mesmas, a nutrir as virtudes, a não fazer coisas que vão resultar em uma bela ressaca moral, pensar melhor, ser uma pessoa prudente, meditar sobre questões importantes antes de tomar qualquer decisão. Sou eternamente grata a este homem maravilhoso.

Pedro.SArio 11/12/2022

Um excelente livro, que nos faz ponderar sobre vários aspectos da vida, porém não estava no momento de lê-lo, pretendo reler muito em breve.