Meditações - Marco Aurélio

Meditações - Marco Aurélio Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Leandro de Lima 22/12/2022

Conteúdo fascinante e de fácil leitura (para um clássico de quase dois milênios)
Esse é um livro absurdamente fascinante. É uma coletânea de pensamentos anotados por um dos homens mais poderosos de seu tempo, com uma honestidade ímpar que só é possível tendo em vista que nada foi escrito com a intenção de ser publicado.
Trata-se de uma espécie de quimera entre um diário, um tratado filosófico e uma coleção de mantras repetidos por Marco para si mesmo. Creio que não haja outra obra como essa. Recomendadíssimo para aqueles minimamente interessados em refletir sobre a natureza da existência e buscar ser alguém de bem.

A única ressalva que faço se deve a natureza do livro, que é estruturado como uma série de anotações, com cada parágrafo contendo um pensamento independente do próximo apesar de temas se repetirem em livros e parágrafos diferentes. Portanto, é necessário ter em mente que muitas coisas se repetem continuamente ao longo dos parágrafos, ainda de que maneira não sequencial. Marco Aurélio não cansou de refletir sobre sua mortalidade, sobre a natureza, sobre seu voto de ser benevolente o tempo todo, sobre a necessidade de vigiar seus pensamentos e suprimir seus instintos, de buscar ser sempre racional. Estes e mais alguns outros temas se repetem exaustivamente, como verdadeiros mantras.

Quanto ao conteúdo em si, trata-se de uma mina de ouro. Cheio de princípios verdadeiramente nobres e nada triviais, ainda que soem utópicos vez ou outra. Li este livro fazendo anotações e parando para refletir à cada parágrafo. É um livro para ser apreciado e absorvido lentamente, não por ser difícil, mas por simplesmente merecer. Meditei sobre cada um desses pensamentos junto com Marco e creio ter valido a pena cada segundo. Por vezes, me vi tendo uma aula com um ótimo filósofo (e não apenas um político). Por vezes, me senti como se tivesse lendo uma espécie de roteiro da série Cosmos escrito à quase dois mil anos, poético e profundo. Por vezes me vi numa espécie de terapia ou numa conversa com um amigo cheio de epifanias.

Dos clássicos que li, o mais singular.

Déa 20/12/2022

Diário filosófico do Imperador Marco Aurélio, em que escrevia para sua própria reflexão e aperfeiçoamento.
Ensinamentos estoicos de grande utilidade.

Andrezinho 16/12/2022

Estoicismo Romano
O livro é um diário que Marco Aurélio escreveu, ou seja, não é uma história romântica de fácil leitura. Devido a isso indico uma leitura lenta a fim de aproveitar 100% do seu conteúdo. Ótimo livro, mas não recomendaria como introdução ao estoicismo, se é iniciante vá de Sêneca.

Capitu 13/12/2022

Um dos livros que mais me surpreendeu e mais me ensinou sobre valores, sobre como lidar com o mundo e as pessoas. Sinto me extremamente agradecida a Marco Aurelio por ter me ensinado o valor e o peso das virtudes cardiais: Sabedoria, Temperança, Justiça e Coragem. Esse tempo que passamos juntos aprendi e sempre será um lembrete em minha mente um dos seus maiores ensinamentos para mim: Ser sempre a mesma pessoa virtuosa, mesmo quando acontecem coisas ruins, independente do mal que as pessoas lhe fizerem, sempre ter sempre o mesmo coração bom, pois não está no poder do outro me obrigar a ser como ele é. Além de me ensinar a compreender, a lidar melhor com a diferença das pessoas, a não guardar rancor, a sempre aprender o que as pessoas tem de melhor em si mesmas, a nutrir as virtudes, a não fazer coisas que vão resultar em uma bela ressaca moral, pensar melhor, ser uma pessoa prudente, meditar sobre questões importantes antes de tomar qualquer decisão. Sou eternamente grata a este homem maravilhoso.

Pedro.SArio 11/12/2022

Um excelente livro, que nos faz ponderar sobre vários aspectos da vida, porém não estava no momento de lê-lo, pretendo reler muito em breve.

Ramon 10/12/2022

...
"Não há nada mais miserável do que uma alma que, em um tipo de circuito, perpassa todas as coisas, perscrutando (por assim dizer) até mesmo as profundezas da terra; e, por todos os sinais e conjecturas, fica bisbilhotando os pensamentos das almas de outras pessoas"

Trindade 08/12/2022

Um pouco sobre a expectativa
"Com efeito, o presente é tudo de que se pode ser privado: afinal, tudo o que se tem é o presente, e a perda daquilo que não se possui não é possível" pg 30

Essa frase é perfeita para pessoas ansiosas. A preocupação com aquilo que pode acontecer não passa de um exercício fútil e desgastante. Aquilo que não é, por mais que possa vir a ser, tem tanta possibilidade de acontecer como qualquer outra coisa e, portanto, não pode ter o efeito de roubar nosso presente

Allan116 07/12/2022

Excelente
Um elixir para o alargamento da sabedoria humana e progresso na trajetória de sei próprio crescimento; um antidoto ao materialismo e as frivolidades clínicas que caracterizam nossas vidas hoje. Não há uma palavra que tenha utilidade ou parágrafo que não tenha aproveitamento na grande marcha do seu aperfeiçoamento. É um livro curto, porém denso. Não pela sua linguagem, mas pela grandeza do escopo de seu pragmatismo positivo e educacional.

Esse é um livro para ser lido exatamente da forma como seu título indica: como meditações. A sua primeira página e a sua última terão valor até o último dos seus dias. Essa é uma obra como raras foram produzidas pela humanidade, e para ser liga, estudada e refletida por toda uma vida.

O Antonino não foi um filósofo, e talvez exatamente por isso essa obra seja uma das mais importantes de toda história da própria filosofia, pois é um relato, um diário, um manual, feito não por um filósofo, mas por um discípulo da filosofia. E por isso é o atestado mais cabal e absoluto de que se pode viver uma vida virtuosa e sóbria, pautada em princípios benevolentes e sociais, sem que para isso tenhamos que ser mestres. Esse não é o testemunho do maestro, mas do esforço do aprendiz, do aluno, que fez de sua vontade de melhorar, a maior de todas as músicas. Esse é realmente para leitura diária.

julia 06/12/2022

gostei!
são reflexões muito interessantes que valem até o dia de hoje. pra mim existe, o fator de estar lendo um livro escrito há centenas de anos atrás, em um mundo completamente diferente do mundo de hoje. isso em si já vale como uma baita reflexão

Luis1967 06/12/2022

Essencial
Um livro essencial para quem quer compreender o Estoicismo.

As reflexões de Marco Aurélio trazem à tona dúvidas, questionamentos , críticas que temos em nós sem sabermos, muitas vezes, como lidar e elaborar respostas satisfatórias.

Não é uma leitura simples pois nos leva a confrontar nossas convicções. Por vezes foi necessário parar, reler, refletir para tentar compreender a linha de raciocínio do autor.

Uma obra atemporal, recomendo demais.

Henrique 23/11/2022

A melhor e mais complexa aula de Estoicismo, "exige" bagagem anterior no estoicismo
O livro é incrível, você entrará dentro da mente de um dos maiores estoicos que já existiu, e também, um dos únicos "filósofos" que assumiram o poder, como gostaria Platão, um imperador Romano nos ensinando sobre diversas causas comuns.
Porém, para mim, este livro não é indicado para começar a ler estoicismo, apesar de ser o mais conhecido, ele é bem complexo e exige que você tenha uma bagagem prévia no estoicismo, até porque o Marco Aurélio não escreve para nós, mas sim para ele mesmo.
Se eu fosse indicar alguém para começar a ler sobre estoicismo, diria para começar na seguinte ordem:

Manual de Epicteto
Sobre a Vida Feliz de Sêneca
Sobre a Brevidade da Vida de Sêneca

Se quiser ler algo mais contemporâneo, sugiro os livros do Ryan Holiday, que são ótimos e abordam muito o estoicismo.

E aí sim, você pode ler Meditações

Marcio 22/11/2022

Meditações
Muito além de conselhos, a leitura das Meditações de Marco Aurélio , ajudam a revisar e meditar acerca da própria vida. O autor escreveu seus pensamentos como um diário pessoal e revelam a busca honesta de um homem pelo entendimento do seu lugar no mundo e das outras pessoas. O que se destaca é que em determinados momentos, o próprio autor se admoesta por não ter conseguido colocar em prática suas próprias reflexões, o que demonstra o quão árduo é o processo de análise e crescimento pessoal. É o empreendimento de uma vida toda. "Foca sua atenção no que se apresenta diante de você neste momento, seja uma opinião, uma ação ou uma palavra. Assim se justifica o seu sofrimento: você prefere ser bom amanhã a sê-lo hoje."

Rafael.Nagao 21/11/2022

Um livro que merece ser apreciado
Esse livro traz pensamentos e ensinamentos estoicos do Marco Aurélio. Apesar de ter sido escrito a séculos atrás o livro consegue nos fazer refletir sobre questões que permeiam a vida de todos os seres humanos.
O livro não foi feito para ser devorado, mas sim apreciado no sentido de grifar os melhores textos e revisitá-los em outro momento da vida.

Icaro 11/11/2022

Nada demais
Livro de cabeceira da turma da Faria Lima. Não achei nada demais, vale pelo valor histórico, mas chego a duvidar se esse pessoal leu de fato o livro.