Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Marcelo 19/10/2023

Provérbios do Estoicismos.
Livro super importante, com inúmeras reflexões. Sempre deve ser consultado, não é um livro pra ser lido no final de semana, ele é denso, de estudo. Indico demais a leitura, nela aprendemos ou refletimos sobre assuntos básicos do dia a dia, da vida, como devemos nos portar e sermos como pessoas. Muito bom!

Danilo435 18/10/2023

Nota 7
É bom para se ter e ler, mas não tem aquela explicação.

Fiquei no final curioso e com vontade de ler Frontão.

Rosa254 05/10/2023

Destaque para o tradutor Edson Bini
Livro técnico-expositivo da filosofia estoica.

Uma pessoa especial me emprestou, e por mais que eu tivesse algumas resistências em iniciar a leitura devido a forma como o estoicismo vêm sendo comentado nas mídias e nas redes, sendo adotada pela galera mais jovem, decidi ter contato mesmo assim. Finalizado, vejo que é um livro que exige participação de leitores que sejam aplicados em filosofia, pois o texto foi traduzido diretamente do grego e não possui exemplificações ou qualquer outra facilitação, deixando tudo sob a nossa responsabilidade rs.

A minha estratégia foi retirar do livro os preceitos que mais me tocaram a alma e anotar em um caderno, para que assim eu possa, igualmente, meditar novamente quando retornar às anotações. É uma edição bem crua. Recomendo.

Isabelle 04/10/2023

Se alguém olha a morte isoladamente, em si mesma, decompondo mediante a inteligência todas as partes que nela se mostram como fantasmas, vai concebê-la como sendo tão somente uma ação da natureza, uma ação da natureza que é pueril temer; e certamente ela não é apenas uma ação da natureza, mas ainda algo que promove o que é do interesse dela. Considera como e com que parte de si o ser humano toca a divindade e quando e como, sobretudo, essa parte do ser humano está disposta no divino.

Ludmila.FranAa 27/09/2023

"Acostuma-te a ouvir com atenção o que outra pessoa fala e, na medida do possível, procura ter acesso à alma daquele que fala."

"Apaga a imaginação. Imobiliza a movimentação dos cordões. Circunscreve-te ao tempo presente. Aprende a conhecer o que acontece a ti ou aos outros. Discerne e decompõe no que serve de fundamento às coisas o causal e o material. Pensa na hora derradeira. Que o erro cometido por alguém permaneça onde foi cometido."

"Ninguém se cansa de receber ajuda. Prestar ajuda é uma ação em consonância com a natureza. Assim, não te canses de prestar ajuda, pois receberás ajuda."

" Não pares de refletir em como tudo o que acontece agora aconteceu do mesmo modo no passado; reflete que assim acontecerá no futuro"

"Tua interpretação foi boa; na vida, entretanto, bastam três atos para o drama estar completo. Com efeito, aquele que determina o desfecho é o mesmo que há pouco foi a causa de tua composição e que agora é causa de tua dissolução. Não és responsável por nenhuma. Portanto, parte de boa vontade e sob ventos propícios; aquele que te mandou embora assim agiu de boa vontade."

Ryan216 27/09/2023

O imperador estóico
Desde que me interessei pelo mundo da filosofia, Marcus Aurelius sempre me chamou atenção, pensava comigo mesmo, como pode um imperador de Roma se quer cogitar em viver uma vida estóica, um homem que possui Fama, Dinheiro, Poder e tudo que desejar.

Então decidi ler suas meditações, e que pecado seria se como sua vontade este livro não fosse publicado... Uma filosofia de vida onde não se deve temer a morte, não se deve julgar ou reclamar de nada, pois tudo que acontece com o homem é de sua própria natureza, se algo aconteceu em sua vida, todos os seus atos desde seu nascimento o levaram para este caminho e este acontecimento, e se algum dia a morte chegar (e vai chegar) não se preocupe, pois a natureza que te trouxe é a mesma que te levará... O que pode fazer em relação a isso? Nada.

Viva uma vida que caso olhe para trás, não se arrependa, viva uma vida de acordo com sua natureza, e qual a natureza do homem? Viver uma vida com virtude e justiça.

"O que importa se ele é mais poderoso e robusto do que eu? Me importaria se dissessem que ele é mais justo e Gentil!" - Marcus Aurelius

Vivi Sousa 25/09/2023

Primeiro livro que leio sobre filosofia! Alguns assuntos são repetitivos, mas o conteúdo é muito bom e me fez refletir bastante.

Hono 20/09/2023

Com que frequência você pensa no Império Romano?
Tá, vamos deixar o meme de lado um minuto.

O imperador Marco Aurélio talvez seja um dos maiores expoentes do pensamento estóico, em que a lógica e a harmonia com a natureza e o mundo deveriam ser os guias morais da humanidade.

Acredito que ele tenha maximizado diversas vertentes racionais do período num texto de compreensão tranquila - comparando outros livros de filosofia. Os pensamentos estóicos têm muito para contribuir para um mundo como o nosso, sendo disposto de uma filosofia lúcida que é capaz de ser aplicada ao nosso cotidiano.

Contudo, Marco Aurélio era um imperador. Como monarca duma dinastia, portanto, queria preservar o próprio regime. Então, quando lemos: "controle o mal em você e não o mal do mundo", temos aí diversas aberturas de interpretação.

Natural, como indivíduo material e solitário não podemos controlar se um país está em guerra, se uma inundação ou terremoto acontece nalgum lugar ou se um tirano toma decisões tirânicas. Porém, somos passivos às vontades divinas, como insinua Aurélio?

É preciso racionalizar o mundo, de fato. Mas ao racionalizar o mundo conseguimos perceber que criamos esse próprio mundo, sendo esse a consequência de escolhas individuais e coletivas. Elegemos os tiranos ou apoiamos sua ascensão; podemos cobrar os governos e órgãos para medidas de segurança contra enchentes ou estudos para minimizar os danos, entre outros.

Por fim, Marco Aurélio e o estoicismo são muito ótimos exemplares para ter na cabeceira, porém, como toda filosofia, é um texto incompleto que não pode ser levado a ferro e fogo.

(E sim, nos últimos meses pensei semanalmente, até diariamente, no Império Romano).

Paloma164 19/09/2023

Perfeito!!!!
Livro perfeito né, na verdade o Estoicismos é foda.
Livro sobre as reflexões de Marco Aurelio, contemplações, auto controle e racionalidade fodaaaa e o livro trás a linha da racionalidade, no que se sustenta, por que deve fazer, o que não fazer e por que, auto perguntas para estar em paz com você; além de disciplina, foco, constância e outros aspectos que tornou ele esse cara tão foda.
Terminei de ler e já vou reler ??

Anderson Rick 18/09/2023

Neste livro Marco Aurélio escreve reflexões para si mesmo inspiradas no estoicismo. O Imperador não era um filósofo da escola filosófica, mas sim um praticante. Como se pode perceber no conjunto das suas meditações, segundo ele o estoicismo era uma filosofia prática, assim Marco Aurélio forma um belo conjunto de reflexões sobre o comportamento e relacionamento com sigo mesmo e o próximo.

Filipe 12/09/2023

Estoicismo maçante
Meditações é um livro no qual apresenta as escrituras de Marco Aurélio, imperador romano por volta dos anos 150. É um livro estoico e que foge bastante pro lado da fé católica e grega. No decorrer do livro pode-se encontrar diversas falas semelhantes (o que torna a leitura chata), entendo que é um livro que tenha que ser lido pouco a pouco, mas continua chato mesmo assim.
Embora eu tenha sofrido bastante pra ler esse livro, algumas vezes ele me deixou refletindo, o que torna o livro bom até um certo ponto. Há dversas frases falando sobre natureza e o mal que te pegam desprevenido. Em geral, é um livro bom e ruim, chato e estoico. O livro deve ser lido juntamente com outros pra não ficar maçante (o que eu não fiz).

Luis Felipe S. Correa 07/09/2023

Ainda na espiral dos clássicos. Virou favorito
Chega a ser engraçado dizer, mas em nível pessoal, o livro de Marco Aurélio foi uma grande descoberta para mim. O fator cômico reside no fato de o livro ser muito antigo e eu não o ter lido por alguma resistência injustificada que pode ter derivado da minha falta de maturidade (não que hoje eu tenha maturidade em demasia, mas penso ser menos imaturo). Entretanto, eu costumo pensar que os livros certos são aqueles que aparecem nos momentos certos, e o livro de meditações do Imperador era o que eu precisava em um momento que eu considero muito importante e repleto de descobertas de nível pessoal. Pode-se dizer que o livro tem conteúdo para os próximos cinco anos de terapia. Fiz questão de comprar uma edição nova para guardar e reler e outra para presentear. Pílulas de sabedoria. Fiz uma leitura corrida, mas pretendo revisitar a obra e absorver as doses de forma mais calma. Sabedoria não tem a ver com a quantidade de conhecimento, ela demanda uma reflexão e apreciação honesta do seu conteúdo. É um livro para ser lido, relido, lido de uma vez, relido em doses, absorvido com calma e profunda reflexão. Um excelente livro.

Itallo.InAcio 30/08/2023

Muito bom.
O livro *meditações de marco Aurélio*,é um livro que faz você refletir sobre a vida, de como você vive sua vida e como você de está contribuindo ao todo.
Esse livro vai lhe dar uma visão diferente do mundo em sua volta. E é só isso que eu irei falar sobre o livro, pois não saberei como explicar de forma que seja fácil o entendimento.
Eu recomendo lerem este livro

Bruna 23/08/2023

Leiam ESTA edição que vai ajudar no entendimento!
Algumas passagens são bem simples, objetivas e totalmente relacionáveis com nosso dia a dia ainda hoje, outras ele entra numa brisa espiral que me perdeu pelo caminho hahaha
Eu comecei lendo NESTA edição, tradução de Rafael Arrais, e tava achando tranquilíssimo de linguagem, super adaptada pro nosso linguajar atual…aí cometi o erro de comprar o livro físico, no box da Edipro, que com certeza consigo imaginar um erudito senhor carequinha, com cabelos brancos na lateral, que preza por manter a linguagem “à altura do trabalho”, e não de forma leviana como os jovens costumam falar hoje em dia, essa juventude… hahaha então só por isso já deu pra você notar que viemos pra um palavreado mais prolixo… isso me fez boiar mais vezes do que eu boiaria na edição virtual eu acho. Mas insisti nela porque ‘aaah, agora que comprei vou ler aqui sim’. Talvez um dia releia ele inteiro no virtual, talvez eu tenha uma impressão melhor.
Mas enfim, achei Marco Aurelio muito gente como a gente do CírculoEscola, aprendendo um dia de cada vez, sem surtar muito com passado nem com presente, buscando fazer o seu melhor, e como diz meu chefe, soltando uns ‘🤬 #$%!& ’ estoicos quando é necessário também. Muito bom.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/
Juliana.Rissardi 26/08/2023minha estante
Estoico demais para o ocidente. Mas certamente admiro o talento da disciplina que ele tem.

Sálvia 21/08/2023

Meditações [Marco Aurélio]
Quanto valor. Marco Aurélio foi um imenso imperador romano repleto de integridade filosófica estoica, e isso, o tornou um homem bom, nobre e virtuoso. Na leitura desse livro, você adquire uma sabedoria quanto a Natureza, o Ser, a Alma, o Bem e o Mal, além de sua expressão não ser tão complicada de compreender, mesmo assim, não deixa de ser muito profundo.

Cada livro trás uma valiosa visão quanto ao mundo, principalmente em comparação ao contemporâneo, que se encontra em extrema ansiedade por resultados, por benefícios próprios, e séculos antes, Marco Aurélio já descrevia sobre as demais castidades. Associando sempre a grandes pensadores, a sujeitos cuja fortuna era imensurável, que hoje se encontram na morte, assim como Marco Aurélio, e futuramente, como nós.

E isso, é o fim de todos. Na perseverança dessa Natureza, somos seres humanos repletos de razão, de poder decisivo em nossas próprias vidas, e muitas vezes, esquecemos isso, e deixamos de ser humanos para sermos títeres. Cada dia, é um dia oportuno de admirar o mundo, a natureza, a comunidade, que sem ela não somos nada. Vivemos para a comunidade, e a comunidade sobrevive por nós.

Temos espirito, e aos que acreditem na alma, não é diferente de acreditar num Deus, e assim, respeita-o, e respeitar a própria alma. Amar o homem, ouvir ele e ajuda-lo, pois só assim, ouvindo o próximo, ouvindo a si mesmo e buscando a verdade, é que podemos encontrar paz na vida e morte.
Sálvia 21/08/2023minha estante
Podia passar um tempão escrevendo sobre quão sábio cada mensagem trás, mas isso é primordial buscar, pois a busca já é o passo para a sabedoria.

Pirralho 21/08/2023minha estante
Algo que me impressiona sobre Marco Aurélio é que mesmo sendo o imperador de Roma e possuindo um imenso poder, não se corrompeu e não foi um tirano, ele se preocupava em ser um homem justo, buscando sabedoria e valores corretos para o bem de seu império. Um filósofo e imperador admirável.