Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

?Fist? 03/01/2024

Mudou minha visão sobre algumas coisas, não é o tipo de livro que estou acostumado a ler mas com certeza eu gostei muito, me botou pra refletir como um indivíduo na sociedade, eu só não me acostumei mt com o tipo de leitura em base em citações mas tirando isso o livro é mt bom e marco era um homem a frente de seu tempo, com certeza o melhor imperador que Roma já teve e eternamente será lembrado dessa forma.

Danielli18 31/12/2023

Meditações
Maravilhoso. Na leitura, compartilhamos as meditações do estoico imperador romano, que são memoráveis para aplicação em nossa vida e trabalho.

dai bugatti 30/12/2023

Para degustar
Uma leitura que não deve ser feita em uma tacada só. Li o livro durante todo o ano de 2023, tentando absorver as palavras de Março Aurélio e refletir sobre suas palavras. Reflexões que atravessam os tempos e são de grande valia.

LuisIV 30/12/2023

Um livro para ser lido a conta-gotas
Isso é ruim? Jamais... Escrito há quase 1900 anos e tem muito a ensinar. Porque recomendo que leia de pouco em pouco? Acredito que assim seja mais prazeroso e você consiga absorver melhor as ideias e reflexões passadas.

Foi meu primeiro contato com o mundo dos estoicos e com certeza irei me aprofundar mais nele. Sem dúvidas é uma filosofia interessante e que tentarei por em prática muito dos ensinamentos transmitidos pelo Marco.

É claro... Tem coisas que você precisa filtrar e entender que não são pra você, que são impraticáveis ou só fora de época mesmo.

Enfim, recomendo! Compre, deixe em sua cabeceira e leia 2-3 páginas antes de dormir, tá ótimo.

Danielle530 29/12/2023

O livro é tão bom que atiçou minha curiosidade para estudar estoicismo. Acabei comprando 2 box's da Biblioteca estóica. Estou muito animada para ler todos.

Mickael 29/12/2023

Meditações
Li o meditações de Marco Aurélio ao mesmo tempo que o Confissões de Agostinho de Hipona. É interessante ver a diferença dos estilos. Em meditações dá pra ver que o imperador escreve para ele, sobre ele e como os estóicos pensavam. Sobre a Brevidade da Vida de Sêneca ainda é meu preferido, mas Meditações também é bom. Vale a pena

Maria 27/12/2023

Meditações
O livro é interessante, mas acredito que funcionaria melhor com uma leitura não contínua no meu caso, pois às vezes ficou cansativo, apesar do livro ser curto.
Existem muitas reflexões, algumas funcionaram para mim, outras não, o que acho ser o esperado, já que não precisamos concordar com todas as opiniões e ensinamentos de alguém.
Marquei bastante, acredito que voltarei nesse livro mais vezes na vida.

Tuiizinho 20/12/2023

Meditações
Marco Aurélio, um dos cinco bons imperadores de Roma, personifica o estoicismo e nos ensina sobre esta belíssima filosofia, que é muito antiga mas continua sendo muito atual.

Edu021 12/12/2023

Meditações
Me parece que o estoicismo seria muito útil no mundo de hoje. A filosofia, de modo geral, deveria ser uma disciplina mais valorizada, faria a maior diferença, no meu entendimento. Recomendo a leitura.

SimAo6 12/12/2023

Arte do bem viver
Marco Aurélio conhecido como guerreiro estoico tem como premissa estar realmente pronto, para quando a morte o encontrar.
Assim ele faz um caminho pessoal sobre o desenvolvimento humano, baseado em caráter forjado em guerras pessoais contra seus vícios e fortalecimento de suas virtudes.
Conhecido por seu exército como general mais honesto moveu legiões durante suas conquistas. Tinha como bandeira o respeito aos outros homens e a busca por entendimento.
Sabia que o mundo material era perecível e impermanente, o que importa é como se vive o hoje.
Não tinha dúvida sobre ao terminar o dia, ou seus dias sua consciência de que havia feito o melhor possível para se tornar um homem melhor.
Meditações simples que vale a pena ser revisitadas de vez em quando.

Sa 03/12/2023

São ensinamentos para a vida! Quanto mais leio sobre o estoicismo mais viro uma grande apreciadora dessa filosofia.

Elaine Messias 01/12/2023

Diário filosófico
Reflexões de Marco Aurelio, no século I depois de Cristo, sobre a vida e suas verdades. Sobre como viver melhor, relacionar-se melhor e avaliar as situações com mais racionalidade.

Keeh 21/11/2023

Avaliei, mas acho nada ver avaliar esse tipo de conteúdo. São notas pessoais do imperador Marco Aurélio, um cara super estoico. Escrita complexa mas tem muitos pensamentos dele que realmente nos colocam pra pensar bastante sobre a vida. Recomendo se você quiser ser mais "tô nem aí" pras coisas.

Nicole886 20/11/2023

Modéstia
O livro de meditações de Marco Aurélio é engrandecedor. Desejei o livro do imperador para praticar algumas ações no meu cotidiano, mas confesso que, de início, li com certo receio imaginando eu que o livro seria uma espécie de "coach" da antiguidade, impondo condutas perfeitas, racionais e equilibradas inimagináveis em um mundo tão caótico. Parte disso não deixa de ser verdade, mesmo assim, o livro me surpreendeu. As meditações estoicas são um show terapêutico, prezam por condutas de autoimagem, humildade, disciplina e virtude. Embora, Marco Aurélio pregue sobretudo o agir com racionalidade de forma resiliente e quase que inabalável, ele também fala que devemos responder a irritação com um olhar para si próprio e não para outro, para este resta a nossa benevolência, respeito e modéstia e, para mim, isso é muito sensível. Não à toa, em suas passagens , Aurélio revela que nosso guia interior deve agir conforme as leis da natureza, entendendo que não cabe a nós mudar o outro, apenas aperfeiçoar nós mesmos, nosso agir e pensar.
Na minha leitura, o imperador deixa explícito que a vida é efêmera, logo, é de muita mais valia para nós agir com determinada disciplina, resiliência, planejamento, modéstia e benevolência do que perder nosso tempo com julgamentos e lamentações que não farão de nós uma pessoa melhor.

Mauro 08/11/2023

Estoicismo na Prática
"Ao romper a aurora, quando despertar é para ti difícil, põe à tua disposição a ideia de que despertas para realizar a obra de um ser humano."
"Nenhuma natureza é inferior à arte, uma vez que as artes imitam as naturezas."
Dentro de meu propósito de ler mais livros de não ficção, acabo de completar a leitura da obra "Meditações", de Marco Aurélio.
O livro é uma espécie de bloco de notas do imperador romano, onde ele depositava máximas, pensamentos e notas mentais sobre a vida, o ser humano e o mundo em geral. Sempre sobre uma visão estoicista, ou seja, desprendido de emoções diante do fatalismo do viver humano.
É uma corrente filosófica que achei muito interessante, principalmente ao ser retratada aqui, nesta obra que é uma espécie de diário, mostrando a visão prática de alguém que vivia aquilo em que acreditava.
Nota: 10,0