Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Ae_ndp 18/02/2024

Necessário para quem quer entender a conduta do Homem
O livro nos introduz aos mais profundos aprendizados de um homem que além de imperador romano, sobre tudo era humano. O que mais me chamou atenção no livro foi o inicio como ele valoriza coisas simples que hoje são tão banais, como sua base. Ele demonstra que os maiores aprendizados de sua vida foram demonstrados dntro de casa como o amor dado por sua mãe e a coragem ensinada pelo seu pai. Marco Aurélio mostra que em qualquer época independente da civlização o que sempre deve prevalecer é a ética e a moral.

Moonvi.s 16/02/2024

Chatooo, porém...
Certo, vamos lá.

Há alguns pontos que é preciso ser dito. Primeiramente, marco Aurélio foi o imperador romano de 161 até 180, que é ali o ano da sua morte. Então é preciso levar em conta que é a cabeça de um homem em 161. Em segundo, o livro se trata de um diário de meditações dele, é algo pessoal. Não tem como você concordar com tudo que é escrito, e tá tudo bem quanto a isso.

Dito isso, gostaria de dar minha humilde opinião: Que livro chato!
De verdade mesmo, que livro chato. A leitura é cansativa de mais, talvez por ser traduzido de forma crua do grego. Alguns pensamentos são repetivos, você tem a impressão que tá lendo a mesma coisa em várias páginas. Alguns pensamentos tem uma margem de interpretado muito grande, e faz com que o pensamento fique sem essência.

Apesar disso é bom lembrar que não é um livro ruim. É chato, mas ruim não. Consegui tirar alguns aprendizados e fazer anotações daqueles trechos que me tocaram mais sabe. Fico feliz da gente poder ter acesso a materiais desse tipo. (Mas poderiam dar uma atualizada, ou pelo menos escreverem uma versão onde a autor trás reflexões sobre o que estamos lendo, para que a leitura não fique exaustiva se lida a longo prazo. Não sei se já há essa versão, e se houver aceito indicações.

No fim, talvez ele seja aquele típico livro bom de se ter por perto para rever uma frase, ou até mesmo para ler entre outra leitura. Eu inventei de ler seguido mesmo e admito que chegou um momento que eu só queria que acabasse.

Condé 16/02/2024

Um imperador humilde
Os XII livros do imperador Marco Aurélio que conta causos de seus pensamentos de vida cotidianos e maneiras, em seu entender , de ser um melhor ser humano. O que chama a atenção é toda sua humildade registrada em suas memórias onde não se imagina como ser infalível visto sua posição de liderança. Leitura interessante.

Maiara.Reinert 08/02/2024

Intersecções com o cristianismo...
Óbvio que como cristã e católica, leio tudo sob essa ótica, filtrando sempre o que é convergente. Sempre fico admirada por homens que pareciam prever os ensinamentos de Jesus. Marco Aurélio foi um deles, ensinando os homens da sua época a confiar em Deus, aceitar o seu destino, a sua natureza, procurar a justiça e o bem comum sempre, etc. Enfim, é um bom livro. Alguns trechos são bem difíceis, um dia relerei.
Pipo 08/02/2024minha estante
Cuidado com estes, querida! Não podemos nos esquecer que Marco Aurélio foi um dos mais sanguinários perseguidores dos primeiros cristãos e da Igreja primitiva. São Justino, tido como primeiro filósofo da Igreja, sucumbiu sob as ordens deste imperador. Santa Patrícia foi outra.

Maiara.Reinert 08/02/2024minha estante
Sim. Pode deixar. Sempre leio tudo extraindo o que é conforme o cristianismo

Maiara.Reinert 08/02/2024minha estante
E é aquilo. Homens são homens, muitas vezes falhos em seu agir, dada sua natureza pecaminosa...

moneytr33s 06/02/2024

?não perca mais tempo discutindo sobre o que um bom homem deve ser. seja um.? - quem diria que um simples diário de anotações pessoais escrito um século depois de Cristo, no qual o autor sequer tinha intenção de publicá-lo, conseguiria ser um guia tão atual e importante para a filosofia estoica.

ao longo das anotações, Marco Aurélio reforça para si mesmo instruções sábias e questionamentos altamente inteligentes a respeito da física, lógica e ética. Marco Aurélio transcende sua própria era ao explorar questões éticas que ressoam além do tempo. Suas reflexões sobre virtude e autodisciplina oferecem uma bússola para a conduta humana, ilustrada quando ele pondera sobre a importância da equanimidade diante das adversidades. um exemplo notável é sua abordagem à paciência e aceitação, destacando como esses princípios permanecem relevantes na busca da sabedoria em meio aos desafios contemporâneos. essa atemporalidade solidifica "Meditações" como um guia perene para a reflexão filosófica.

Hiária 04/02/2024

Pausa para reflexões
Dos três livros e/ou autores de Biblioteca Estoica, este foi de longe o que mais pausei para reflexões interior.

Nestas meditações, Marco Aurélio descreve com clareza sobre a brevidade da vida, considero que com mais ênfase que Sêneca, e suas palavras são tão atuais como foram há dois mil anos.

Karen612 03/02/2024

"Censurarão a virtude proferindo palavras insultantes."
"Meditações" é um livro extraordinário escrito por Marco Aurélio, um dos líderes mais inteligentes e bem sucedidos de sua geração, que visa buscar a melhoria do indivíduo através de meditações cotidianas. Ao decorrer do livro nota-se como a sua sabedoria (Marco Aurélio) e os ideais estóicos são capazes de proporcionar muita paz e evolução espiritual, acrescentando a exploração da natureza humana que nos leva a aceitar o que acontecer como algo predestinado e a morte como a nossa certeza; mesmo quando a leitura se torna pausada e parece não fluir, ela flui e, na verdade, só está pausada porque por algumas vezes (maioria hahaha) exige maior atenção ao conteúdo.
Amigo leitor, convido-te a embarcar neste livro. É uma excelente leitura, com ótimos ensinamentos de como viver uma vida feliz seguindo os ideais estóicos que, para mim, deveriam ser inseridos mais vezes em nossas vidas.

(Eu estou ficando péssima em escrever resenhas, saudades do meu potencial...)

giozer 29/01/2024

Nada mudou em quase 2000 anos
Incrível como as aflições da vida e os problemas de convivência são os mesmos a tanto tempo, super atual as observações de Marco Aurélio tão aplicáveis a um imperador romano como para nos, pessoas comuns.

Solange.Pereira 28/01/2024

Um livro que apesar de ter séculos é possível aplica-las aos dias de hoje.

Pode destacar diversos partes pra poder continuar lendo em momentos necessários do cotidiano.

Tiago 27/01/2024

Muita Sabedoria
Não é uma escrita de fácil compreensão, exige muita atenção pra conseguir captar o raciocínio de Marco Aurélio. Mas o que se consegue absorver é de altíssima sabedoria. Pois Marco Aurélio traz grandes reflexões sobre a natureza humana, sobre o abandono de nossas tendências a fugir de nossas funções que nos foram destinadas, nos diferenciando dos animais que fazem o que tem que ser feito, não se perdendo em suas paixões. Mas não é dessa maneira robotizada que talvez possa parecer, ele fala realmente da dedicação ao bem e ao próximo, passando por cima de julgamentos sobre ao próximo. Ele também nos faz refletir sobre a brevidade da vida, sobre a morte. De estarmos preparados pra nosso destino. Essas meditações dele foram escritas a ele próprio, talvez numa forma de sempre voltar a ler as sabedorias, se lembrar pra não se iludir com as coisas corriqueiras do cotidiano. Marco Aurélio foi um grande sábio, viveu a filosofia estoica que por sinal é em aspectos parecido com o Cristianismo. Uma ótima leitura pra tirar muitas reflexões, talvez para alguns depois dessa leitura, vai olhar a vida de uma forma diferente. Mas madura com certeza.

Lanfredi 25/01/2024

Quase 5 meses pra ler e anos pra refletir a vivência deste cara

parabéns Marquinho ótima visão da vida queria morar no seu livro bjs

não entendo como foi parar nas mãos da cultura red pill mas sei que estão fazendo tudo completamente errado

Natalia846 10/01/2024

A arte de viver assemelha-se mais à luta que à dança no que se refere a estar firmemente disposto a fazer frente aos acidentes, inclusive imprevistos.

Dig 07/01/2024

Escrito como um diário pessoal, o imperador romano reflete sobre a ética, o autocontrole e a aceitação do destino. Suas reflexões proporcionam insights valiosos sobre a vida, o propósito e a busca da virtude. A linguagem simples, porém impactante, torna este livro uma fonte inspiradora de sabedoria filosófica, oferecendo orientações práticas para enfrentar os desafios da existência.

veiraque 04/01/2024

Livro de cabeceira
Demorei um pouquinho, mas como tô vindo de uma ressaca literária e acredito que esse livro seja de reflexões para ler ao acordar/dormir.

Gosto viés estóico que ele traz, apesar de ser da Rotina de um imperador, é fácil fazer conexões com o nosso cotidiano. Discordo de algumas coisas, só por isso não dei 5 estrelas. Mas grifei, muitos trechos. Gostei bastante desse livro.

Uma ótima leitura. Primeira de 2024!!