Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Karynne.Santana 21/03/2024

"As pessoas nos ensinam, quer por suas virtudes, quer pela ausência delas"
Um livro extraordinário, com bastantes aprendizados para quem está disposto a aprender. Adorei e levarei os ensinamentos dele para a vida, trouxe-me muitas reflexões importantes.

guzin999 20/03/2024

ESTOICISMO por Zenão de Cítio
Ao longos dos 12 livros, Marco Aurelio tocou bastante nessa tecla de aceitar a brevidade da vida e viver um dia como se fosse uma vida inteira.
?Memento mori?. Não podemos dar tanto valor àquelas coisas que nos entristecem. Afinal, não sabemos quando será o nosso último suspiro.

Tenha gratidão pela vida que você possui, todo santo dia.
Não se dedique aos afazeres inúteis.
Só se satisfazer com o estudo cuidadoso e absolutamente detalhado.
A não ser impaciente ao dar explicações.
Não se deixar levar por impulsos passageiros.
Manter-se bem disposto nas dificuldades e nas doenças.
Gentileza. Coragem. Verdade. Lealdade. Simplicidade.

?Recorda que meramente vives o presente, que é um momento brevíssimo. Todo o resto é passado ou incerto. Pouco é o que cada um vive.?

paulovf 20/03/2024

Estoicismo - a arte de viver consigo mesmo
O livro aborda filosofia de uma forma abrangente, principalmente sobre estoicismo, a arte de viver a vida de forma inabalável. sabendo que você não tem controle do mundo afora, apenas do próprio 'eu', que te cerca através da alma. Tudo está predestinado/programado a acontecer pela natureza universal das coisas, AMOR FATI: amor pelo destino, o que quer que aconteça, esteja pronto para lidar com as situações, e além de todas isso, lembre-se da morte, ela é a única certeza que temos como seres aqui nessa terra, a vida é passageira.
peedroferreiraa_ 23/03/2024minha estante
Nossa q escritor

Wemerson25 20/03/2024

Super valorizado
Penso que o livro traz alguns conceitos interessantes e aplicáveis, porém não espere muito pois o mesmo tem uma linguagem um pouco descolada da atual, como já é de se esperar.
O livro é um pouco denso em certas parte e bem simples em outras.
Os rodapés ajudam um pouco para quem não é habituado aquele período da história.
Esse definitivamente não é um livro que lerei novamente nos próximos anos.

Gleidson37 20/03/2024

Um manual para enfrentar os desafios da mente
A filosofia estoica de Marco Aurélio nós faz querer viver de uma forma a construir um caráter e espírito forte

Vini 02/03/2024

Um manuscrito que virou quase uma auto-ajuda
?O que nasceu da terra à terra retorna; o que germinou de uma semente etérea volta novamente à abóboda celeste?.

Enquanto eu lia o livro, meu avô faleceu. Eu não imaginava mas ler essas concepções da vida eu me senti melhor sobre e me ajudou na aceitação da perda como algo natural e necessário pro segmento da vida.

totyy 01/03/2024

Meditações
Com certeza uma leitura obrigatória! É interessante como Marco Aurelio dialoga com sigo mesmo por meio destas anotações, muitas vezes parece que ele esta falando diretamente a nossa sociedade atual. Nos vemos tão ansiosos com o mundo que estamos inseridos hoje, uma obra atemporal e só consigo pensar no quão sortudos somos por ter acesso a essas anotações.

Averson.Siilva 29/02/2024

Impactante
Somos privilegiados por termos a oportunidade de ler escritos de um imperador romano que viveu tanto tempo atrás, um verdadeiro bálsamo de conhecimento, sensibilidade, controle emocional e virtudes. De fato, Marco Aurélio é a síntese do que é o Estoicismo na prática, um estoico aplicador do conhecimento filosófico no cotidiano, foi um grande homem, pode-se aprender muito com as suas colocações, observações e ações, foi um homem que meditou diariamente na morte, mas tinha consciência que precisava também agir.

Bruno 27/02/2024

Medite e aja
O brilhante do raciocínio de Marco Aurélio é a sua sagacidade em observar com nitidez a natureza humana.

A leitura destas reflexões que desenvolveu dos seus 40 anos até os 58 anos de idade é um manual que nos prepara para a vida, no intervalo que nos separa da morte. E tal lucidez julgo que permitirá um lugar adequado na outra missão.

Não é à toa que foi um bom imperador, pois antes dominou a si mesmo.

Carlos531 26/02/2024

Meditações, de Marco Aurélio
"Meditações" é uma obra atemporal feita em cima de anotações pessoais do Marco Aurélio.
Sendo uma obra semelhante a bíblia cristã(dividida em Livros e versículos) contendo 12 livros.
Gostei muito da obra, com certeza irei usar referências futuramente retiradas desse livro e grifei muitos ensinamentos e frases dele, mas há citações machistas de Marco Aurélio devido à época(161-180 d.C.)

Wiiavatar 24/02/2024

Essencial.
Trouxe uma mudança brutal e sem volta para minha vida, não um livro, mas uma verdadeira lição. Me fez enxergar minhas ações de uma maneira totalmente diferente, mais calma e precisa, recomendo para todo indivíduo que procura ver o mundo de uma forma menos ansiosa.

Roni13 22/02/2024

Recomendo a leitura
Ótimo livro. Capaz de prender o leitor do começou ao fim. De brinde, ainda é possível aprimorar o vocabulário

Cleiton.Saliz 21/02/2024

Avaliação final
Um bom livro, da pra ter uma noção sobre como pensava Marco Aurélio e o quão ele contribuiu para o estoicismo. Confesso que achei meio entediante nos capítulos finais, acredito que pela forma como o livro foi escrito.
No final, se você quer aprender mais sobre o estoicismo e até mesmo sobre esse grande imperador, vale demais a leitura.

Oséias 19/02/2024

Conversar com os antigos sem que eles falem com você...
Para um melhor aproveitamento do livro, precisei me ater a alguns pontos:

1° Não é originalmente um livro!
Não há uma estrutura didática que conduza o leitor a um objetivo, pois foram anotações diversas realizadas de forma particular pelo imperador em períodos e circunstâncias diversas, o que pode levar o leitor a considerar o conteúdo um pouco massivo, repetitivo (muitas vezes), confuso (algumas vezes) e sem uma linha crescente de raciocínio.

2° Não é um tratado sobre estoicismo!
As anotações de Marco Aurélio não tinham a intenção de destrinchar os conceitos desta corrente filosófica. Ele apenas era um estoico praticante e, com isso, é possível observar as bases do estoicismo nas suas reflexões.

3: Você não era o alvo do conteúdo!
Como já dito, o compilado das meditações era um diário pessoal do imperador, que tinha o hábito de transcrever as suas reflexões. Todo o diálogo se dá de forma pessoal e, portanto, não tinha como objetivo apresentar a algum leitor uma visão clara e objetiva sobre um assunto.

Dito isto...

Acho que todo ser humano deveria ter a curiosidade de acessar qualquer ferramenta que lhe proporcionasse adentrar a mente de grandes homens. Neste caso, estamos falando do homem mais importante de sua época, governante do maior império já visto. Esta obra nos proporcionou um vasto repertório de reflexões brotadas da análise de um homem bem provido de virtudes, mas também de enormes responsabilidades. Conceitos estoicos são identificados praticamente em todos os trechos, mas é importante salientar que não foi a filosofia que tornou Marco Aurélio grande, mas sim a história. Por isso, para além de uma ideologia, estão as posturas e atitudes registradas nas tábuas do tempo.

O esforço repetitivo do autor na defesa da ideia de que o ser humano, como parte do universo, nasce para a cooperação mútua, deixa claro um espírito preocupado em ser benevolente, caridoso, altruísta e paciente não pelo seu posto ou função, mas por ser parte de um todo que atribui a cada um a responsabilidade de contribuir para o correto funcionamento de tudo.

Com paciência, é possível refletir sobre diversas coisas durante a leitura. O conceito de "ser algo" em detrimento ao "saber algo" vai me perseguir para sempre. E ainda bem por isso!