Maligna (Wicked)

Maligna (Wicked) Gregory Maguire

Resenhas - Maligna

1 | 2 | 3 | 4

Jussara 30/03/2024

É bem diferente do que eu estava esperando.
É uma história divertida, mas também é triste, é o crescimento de uma adolescente cheia de opiniões a uma jovem rebelde e por fim uma mulher amargurada.

Felipe Berlofa 02/11/2023

Oz que não parece muito Oz, mas que tem muito a nós ensinar
"- O Leão quer coragem, o Homem de Lata quer um coração e o Espantalho um cérebro. Dorothy quer ir para casa. O que você quer ?
- Um pouco de paz e silêncio.
-Não, de verdade.
[...] a Bruxa parou e, no fim, o que saiu de sua boca surpreende os dois.
- Uma alma..."

Nota: ⭐⭐⭐⭐❤️
Editora: Leya

Qual é a origem da maldade? Como uma questão universal para nós seres humanos, entender a raiz do que torna uma pessoa má é discutida a séculos. Mas se o mal, certas vezes, for apenas uma questão de narrativa?

"Wicked: A História Não Contada das Bruxas de Oz", de Gregory Maguire, é uma obra literária que mergulha profundamente no mundo mágico e familiar de Oz, mas com reviravoltas surpreendentes e ousadas. Publicado em 1995, o livro se tornou um fenômeno cultural e inspirou o famoso musical da Broadway de mesmo nome.

Em síntese, Maguire reimagina a clássica história de "O Mágico de Oz", de L. Frank Baum, de uma maneira única, contando a história sob a perspectiva das bruxas do Oeste e do Sul, Elphaba e Glinda. Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, é retratada como uma personagem complexa e extremamente interessante. Sendo praticamente a personagem principal da trama, o autor explora sua jornada desde a infância até sua ascensão como uma figura temida em Oz, revelando as motivações por trás de suas ações narradas como más. Enquanto isso, Glinda, a Bruxa Boa do Sul, é pintada como uma personagem coadjuvante mais superficial no início, mas à medida que a narrativa avança, sua complexidade se desdobra, mostrando as camadas emocionais por trás de sua fachada de superficialidade.

O que mais me surpreendeu em Wicked é justamente o mundo de Oz. Maguire dá vida a esse universo com uma riqueza de detalhes, criando uma história envolvente e rica em camadas. Seus personagens introduzem uma sociedade diversa e cheia de intrigas políticas e religiosas, onde bruxas, humanos e animais falantes, e outros seres desempenham papéis cruciais no desenvolvimento desse ecossistema. Maguire desafia os leitores a considerar as questões de preconceito, discriminação e desigualdade social de uma maneira que ressoa com o mundo real, tornando a leitura não apenas envolvente, mas também profundamente reflexiva.

E sem dúvida, a questão central da trama é a discussão sobre o que é a maldade. Ao nos colocar na visão da antagonista da história original de Oz, vamos nos questionando ao longo da obra sobre qual é a natureza da maldade, e vemos que as coisas podem ser muito mais cinzentas do que apenas a dicotomia bem-mal. E essa discussão, principalmente na segunda metade do livro, é levada com maestria pelas personagens complexas e dinâmicas.

No entanto, "Wicked" não é uma leitura leve e exige uma mente aberta para apreciar sua complexidade e profundidade. É uma exploração de temas sombrios, como o preconceito, a opressão e a natureza da maldade. Maguire desafia os estereótipos tradicionais dos contos de fadas e nos faz repensar nossas próprias suposições sobre personagens icônicos.

Assim, apesar de sentir ao longo da trama que aquele mundo ao mesmo tempo não era Oz, por conta de toda a minha infância crescendo com a obra original, ter essa quebra de expectativa carregada pelas personagens e tramas políticas me aproximou muito da história. Recomendo a todos que querem conhecer mais sobre o musical e ter uma visão diferente de Oz.

Latravss 10/10/2023

O outro lado das bruxas de OZ
A estória em geral é bastante interessante e mostra outra versão da estória original. O enredo gira entorno de Elfaba, a bruxa mar do oeste, então as histórias dos demais personagens não são aprofundadas.

O livro é dividido em várias parte, achei isso interessante pois polpa tempo para o autor, embora várias informações do livro ficaram desconexas e perdidas. Quando peguei o livro esperava algo mais infanto juvenil, então fiquei bastante surpresa já no prólogo, onde o espantalho fala: Ela é a amante de um homem casado. Tem algumas partes do livro que são desnecessárias, que só estão no livro para causar repulsa.

Tirando os tópicos citados acima, gostei bastante do livro, principalmente por ele ser bastante político e filosófico, falando de assuntos complexos, como, por exemplo, os sistemas que a sociedade vive e o que realmente é o mal. Nele vemos que a Wicked witch, não é realmente má, mas alguém perturbada por todas as desventuras que aconteceram em sua vida.

Estersinha 02/04/2023

Em busca de uma alma
Eu amei esse livro muito pela nostalgia. Desde pequena gostava da história do mágico de Oz e eu gostei muito de poder voltar a esse universo.
E além de voltar ao universo, voltar com a história real do clássico por outro ponto de vista e com o passado incorporado.
Com certeza daqui pra frente a visão que eu tenho da história vai mudar totalmente porque não tem como você não gostar da bruxa.
Eu gostei do final porque ter se mantido original mas eu também não gostei porque não sei se eu esperava outra coisa mas talvez sim?
Única critica técnica e que eu achei que o final não foi tãoo bem desenvolvido. Foi meio rápido a chegada da Doroty lá e tals, mas uma coisa muito boa.

totoabikair 02/01/2023

muito bom!!
gostei muito do livro, a história da elfaba e da g(a)linda me deixou apaixonado por elas.

o livro tem alguns problemas? acho que o maior é de justamente ele ser fantasia, eu não costumo ler muito fantasia e gostar, o livro é grande e passou por momentos de eu gostar muito e depois ache um capítulo inteiro entediante (os capítulos justamente que não falavam da evolução da história da elfaba ou da glinda)?

também queria que tivesse focado mais na história da glinda, que até um ponto do livro é bem contada e depois é basicamente esquecida.

tô ansioso pelas adaptações cinematográficas, e sou apaixonado pelo musical !! ???

Naaý 13/04/2022

E lá...
... a velha Bruxa má ficou por um bom tempo.

A dedução de comprar um livro pela capa foi atualizada!
Não me arrependo nenhum pouco de tê-lo comprado só porquê achei a capa bonita.

Oz é um mundo em que não me interessava, até conhecer Elphaba ?

Entender que ela não ficou verde de inveja fez toda a diferença. E claro, que consegui entender tudo que ela foi. Não consigo mais olhar para a personagem "Bruxa má do Oeste", porque de má só foi a vida que ela teve :(

Tudo contado no livro, fez sentido, e teve ligação.
Uma história que me pegou do começo ao fim e com um plot incrível, que nem passou pela minha cabeça.

Gostaria de ler muito mais sobre ela, e torci muito pra ela ter um final diferente, mesmo já "sabendo" do final.

Rah 28/06/2021

Um livro bom, mas não é Oz
Eu li esse livro em sequência as cinco principais histórias de Oz. Nesse sentido, não consigo interligar os dois mundo pelas grandes diferenças no estilo dos personagens, na formação e cultura do mundo.
Em Oz até os personagens ruins, são bobos em sua natureza. O mundo é gostoso de ler e a bondade e inocência sempre prevalecem. Até nos personagens que eram pra ser maldosos possuem em sua alma a inocência.
Em maligna, temos um mundo próximo ao nosso; onde existe preconceito, ditaduras. Ataques aqueles que são diferentes e minorias.
A Elphaba é fruto do meio, alguém tão carente, e que sofreu tantos preconceitos por sua cor, que eu não consigo ver a maldade. Na verdade, vejo uma mulher que aprendeu a ser sozinha, porque ninguém poderia ama-la, a lutar contra as injustiças que ela ver no mundo; Fabala luta por todos, mesmo por aqueles que nem acreditam nela. E acaba virando um alvo. Afinal, é fácil tornar alguém de que todos tem medo e preconceito, como alguém ruim.
É um bom livro, que aproxima de nossa realidade.
José Frota 22/02/2023minha estante
Verdade. Alguns dizem que não vão ver o mágico de Oz com os mesmos olhos. Porém já na introdução de wicked vemos a diferença quando Dorothy conversa com os amigos.

Héls 15/04/2021

Depois desse livro eu nunca me questionei tanto sobre a maldade, principalmente se ?as pessoas nascem ma?s, ou sera? que a maldade e? lanc?ada sobre elas??.
Wicked e? um livro que eu amo, queria poder guardar Elphie num portinho e protege?-la de toda maldade do mundo ?

Bianca.Fabiano 01/12/2020

Uma bruxa como tantas outras
Aquela que que foi negligenciada e que negligência, aquela que desde pequena não segue o que é esperado pelos outros, aquela que confronta as mentiras, mas é vista como quem merece desconfiança, aquela que luta por justiça e é transformada em bruxa.

sarah.bianchin. 18/11/2020

Li o livro por causa do musical...
...Mas perto do livro, o musical é uma fanfic! E digo isso sem nenhum pingo de sarcasmo ou deboche. Algumas referências do musical são claras no livro, outras requerem um pouco mais de imaginação, mas a verdade é que ambas as versões da história são mais do que aparentam. O que a princípio passa a impressão de ser ?apenas? uma lição sobre o preconceito, bem como as origens da famigerada Bruxa Má do Oeste, se desenvolve como uma narrativa complexa com ensinamentos sobre política, manipulação de povos e outros artifícios utilizados com mais frequência do que a gente imagina. Leitura interessante e necessária, embora muitas vezes se torne cansativa.

Kaah 23/08/2020

Esse livro aborda vários assuntos, tanto políticos, religiosos, sexual, entre muitos outros. Eu amei esse livro e leria de novo sem pensar duas vezes, a bruxa não é má como todos dizem e isso é abordado de uma forma fantástica.

Val Alves 26/07/2020

Uma fantasia para adultos
Maligna (Wicked) é o primeiro volume de uma quadrilogia que tem como personagem principal Elphaba: a Bruxa Má do Oeste de "O mágico de Oz".
Indiscutivelmente má no livro de Frank Baumn, aqui temos a exposição de uma personagem bem mais complexa, com uma história de vida sofrida, vítima de preconceito por causa de sua aparência e que nos faz questionar se ela é assim tão má. Ou pelo menos se esse histórico, de alguma forma, justifique sua hostilidade ao mundo amenizando assim sua má reputação.
Tal como um romance de formação (seria uma fantasia de formação?) , acompanhamos a trajetória de vida da personagem desde antes do nascimento. Já nos seus primeiros dias a situação já não se aponta favorável para ela que nasce com a pele verde e dentes afiados, razão pela qual é estigmatizada durante toda sua vida.
Na segunda parte do livro ela vai para uma escola de bruxas e também conhece o amor. O autor consegue entregar uma narração muito interessante do desenvolvimento da personalidade da Bruxa má do Oeste, como ela aperfeiçoa sua magia e aos poucos vai se tornando rancorosa e carrancuda. As outras bruxas ( leste, norte e sul) também aparecem em algumas cenas. Alguns pontos de discussão social atuais são abordados como: preconceito, racismo e desigualdade.
Me agrada bastante histórias que saibam ultrapassar a ideia comum de maniqueísmo em que o mau assim o é, a priori, como algo essencial e sem nenhuma camada.
Enfim, o livro não é para o público infantil, e sim para adultos que ainda gostam de fantasia e que amam O Mágico de Oz.

Suka 25/02/2020

Um pouco decepcionante, espera mais da historia da bruxa má do Oeste. Tudo bem q contou sua origem, desde nascimento mas achei longa e cansativa leitura, acho q mta coisa podia te sido encurtada.

1 | 2 | 3 | 4