A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Gabriel 01/01/2023

Lento porém instigante
Se a sua experiência com o filme senhor dos anéis for o seu gás para ler o começo da história de frodo e companhia, sinto lhe dizer que voce pode se decepcionar um pouco. O ritmo lento, o começo com vários detalhes do condado, a demora para fortes aventuras me deixa um pouco cansado, porém quando comecei a olhar com olhos de curiosidade muita coisa mudou.

Como o universo é extenso e completo, conforme você se aprofunda na história e começa a ligar alguns pontos da história da terra média de Tolkien, o livro fica cheio de ?fan-services?, o que me deixou mais curioso com as história que passam de relance e me deu mais gás para seguir com a história nada instigante de frodo até chegar em valfenda, após isso o livro é mais fluido e fica mais gostoso de apreciar.
Carol.Proenca 01/01/2023minha estante
Excelente!

Deysiane 24/11/2022

?De um lado está a treva, e do outro apenas a esperança.?
Estou a caminho de Mordor pela segunda vez, mas felizmente (?) eu esqueci grande parte dessa estrada deveras tortuosa, então muitas das aventuras desse livro maravilhoso foram experimentadas como pela primeira vez.
Eu adoro demais os personagens; estava morrendo de saudades de Gimli e Legolas, amores da minha vida. Vou correr imediatamente para o próximo livro ver essa amizade linda se desenvolver mais e mais.
Se eu quiser colocar um defeito nesse livro, só posso falar das páginas inteiras sobre descrições de paisagens, que, para uma mente cansada, são de fato, enfadonhas.
Mas esse livro é perfeito, assim como tudo de Tolkien.
Robô Congelado 26/06/2023minha estante
Realmente é perfeito !!

isa 31/01/2023

Um Anel que a todos rege
De volta à Terra Média, começamos com uma narrativa mais leve e tranquila apenas relatando os acontecimentos corriqueiros e agradáveis do Condado, até que o Anel herdado por Frodo passa a se apresentar como a maior ameaça daquele tempo.

O início da jornada de Frodo é de certa forma similar à viagem de Bilbo, há muitos anos atrás, até mesmo em termos de tom da narrativa, mas conforme a história avança esse tom se transforma até transmitir as sensações de tensão causadas pelo ermo. Isso me fez perceber inclusive uma grande evolução na escrita ao longo da própria trama.

Os aliados de Frodo são, em maioria, todos muito cativantes e foi muito bom poder acompanhá-los. As descrições de cenários também são bem detalhadas gerando maior imersão na história.

Aqui, a Comitiva do Portador do Anel é encurralada e perseguida por diversos inimigos e perigos, fator que rende as mais diversas aventuras, que perpassam uma jornada sem fim até as terras de Mordor.
Isabella 31/01/2023minha estante
deu até vontade de ler, obg amor ?

Marie.Kerscher 25/01/2023

Não há livros perfeitos, mas...
? Resenha
Como encontrar palavras para resenhar esse livro algumas horas após terminá-lo? Ainda estou digerindo tudo o que li. Foram meses de enrolação para chegar nesse final ? e me arrependo de não ter me organizado melhor para ler essa história: ela é maravilhosa!
Talvez, para muitos, a leitura não seja fluída em nemhum momento, mas, tenho certeza, que é assim para todos no começo ? e assim foi comigo; e depois tudo começa a fluir em ~A Sociedade do Anel~ e as coisas se tornam cada vez mais interessante.
Gostando ou não de livros bem descritivos, quem ler essa história não poderá desmerecê-la só por não gostar disso... Seria um erro (ou talvez até um pecado) grave cometer isso. Não apenas a genialidade criativa para criar a Terra-Média e seu mundo deve ser prestigiada... Não: a criatividade com que Tolkien usava as palavras (ao todo a triologia tem 600 mil delas e isso é muito) também merece ser muito reconhecida.
Há algumas coisas na história que são bem previsíveis, mas o que realmente encanta é a riqueza de detalhes e a maestria com que o autor usava e abusava das palavras.
E um detalhe: no filme, eu adoro o Boromir. Agora, no livro... Não gosto muito dele.
Estou ansiosa para continuar essa triologia e conhecer cada vez mais do mundo criado pelo professor Tolkien.

?? Minha opinião/nota (de 0 a 5 ?)
Não há livros perfeitos, mas arrisco dizer (o que talvez seja um pouco duvidoso para alguns, já que ele é meu autor favorito) que esse chega muito perto disso. Tudo nele foi visivelmente bem pensado, calculado e maravilhosamente executado, nada menos que uma nota dessa para uma espetacular literatura: ?????.
Luigi Cristofari 25/01/2023minha estante
Marie fico muito feliz que teve a experiência de ler o primeiro livro do SDA para mim foi bem desafiador também! Engraçado isso do Boromir que você salientou que eu sou ao contrario, acredita? Acho o Boromir do livro mas duvidoso do que quer, e mostra a força de agir do anel. Tirando também referente a morte dele com o barco com as armas de todos orques que já matou! Realmente Tolkien é incrível (Exceto Bombadil hahaha!)! Parabéns pela leitura e que venha os duas torres :D!

Cintia295 21/11/2022

Depois de três tentativas consegui terminar esse livro, realmente quando tentei ler não era o momento, Tolkien é muito detalhista, diria até mesmo descritivo demais em algumas cenas, porém não deixa nada a desejar. Bem escrito, personagens incríveis, construção da história que ti deixa intrigado, curioso, procurando respostas.
Como gostei bastante desse volume já vou emendar a parte 2 kkkkk.
Pollyana 22/11/2022minha estante
Aeeeeeeee ?

Sarah.Santana 07/04/2023

Não é tão bom
A historia em si é boa, como um todo, mas o livro fica muito parado em alguns capitulos, achei que ficou muito tempo só arrastando a historia sem o acrescimo acontecimentos novos para mantê-la menos cansativa e mais interessante até o final. Prefiro O Hobbit kkkk
M@nuuuu;)) 11/04/2023minha estante
Continua a trilogia
É por que é bem chato no começo mesmo, depois fica incrível, é uma parte só de um livro muito maior, vai com calma

Gabriel Castro 04/06/2023

A Sociedade do Anel
Demorei muito para ler esse livro e tinha muita expectativa. Posso dizer que o livro é excelente e, para mim, a parte mais interessante é a passagem que traz Galadriel.
@livroseresenha 04/06/2023minha estante
Amo

daniela!! 04/04/2023

Obra prima
Eu não entendo como alguns podem saber da existência dessa maravilha e não sentem vontade ler!! É um ensinamento atrás do outro, um personagem INCRÍVEL atrás do outro, uma passagem emocionante atrás da outra... (e assim vai para sempre)
A construção do universo é muito boa, e os personagens são vibrantes! A sensação é de ser um hobbit explorando a Terra Média com medo e curiosidade ao mesmo tempo.
Apenas leiam. Sim, provavelmente vai levar alguns meses e vai dar um trabalhão. Mas vale a pena!!

PS: Se vc for ler, recomendo assistir o filme e ler O Hobbit antes, sério ajuda muuuuuito a entender algumas partes!! ;)
Sebs 29/06/2023minha estante
É verdade, acreditem nela, é incrível, não percam tempo e leiam ??

Eduarda Passoni 15/07/2023

Inexplicável
Faltam palavras para descrever todas as sensações que essa trilogia me traz.

Confesso que me impressiona todas as vezes que paro e penso que esse universo possui um mapa (grande, por sinal) para se guiar, onde tudo se encaixa. Me deixa em êxtase pensar que existem linguagens criadas somente para que a Terra Média pudesse existir. O Senhor dos Anéis era predestinado a ser magnífico antes mesmo de sua conclusão.

A leitura não é fácil e às vezes até mesmo concluir um capítulo é cansativo. O Tolkien descreve tudo com tantos detalhes que você é capaz de imaginar - e por ser um universo de fantasia, muitas vezes você precisa até parar e racionar como seria.

Eu comecei A Sociedade do Anel ciente de que seria um livro introdutório, que as coisas para o Frodo e seus companheiros só mudariam realmente a partir do segundo livro. Foi realmente isso. Acho A Sociedade do Anel um conforto, como andar pela Terra Média o suficiente para ver não só as coisas ruins mas as coisas boas também.
A experiência toda é mágica, o livro é diferente de tudo que eu já havia lido e com certeza superou todas as minhas altíssimas expectativas.

Um dos favoritos da minha vida inteira!
Uma experiência que eu sei que não vou repetir novamente.
Marquinhos28 07/08/2023minha estante
Quando no futuro voltar a ler, tenha certeza que será uma experiência encantadora e talvez até mais mágica ainda

Stephanys27 22/06/2023

Fiz a leitura acompanhada do audiobook e me senti dentro da história com todos os personagens, infelizmente duas coisas me incomodaram muito nesse livro (e no Hobbit) esse livro demora muito pra acontecer alguma coisa, eles andam, andam, andam e quando acontece alguma coisa eu já perdi o foco. Outra coisa que me incomodou pra caramba foi as músicas, em todo capítulo alguém começa a cantar, parece filme da Disney.
Vou ler os outros por pura curiosidade e pq eu amo os filmes.
João Burti 22/06/2023minha estante
O ritmo de As Duas Torres e O Retorno do Rei é bem melhor. Também senti os mesmos problemas que você na Sociedade do Anel

Peggyl 08/09/2023

Complexo
O livro é muito bom, nem tem oque comentar né, um clássico. Mas sei lá, acho q sou meio burra pra ler ele, bem complicadinho, exigiu muito do meu cérebro.
Thiago 08/09/2023minha estante
É um livro maravilhoso, mas tem que ter paciência, pois é um livro detalhista d+. Não é questão de ser burro, é uma linguagem antiga, toda hora um termo incomum

Ezra 17/06/2023

Não me encanta mais
Acho as contribuições do Tolkien para a literatura de gênero fantástico muito prejudicias, não auxiliaram em nada na evolução artística desse segmento, pelo contrário, só tornou ela insulada dentro de um setor de leitores e autores "nerds" e de "cultura pop". No século XX tiveram de criar prêmios isolados como o Hugo para contemplar esse tipo de literatura, pois notadamente ela não poderia competir num Man Booker ou National Book Award, junto dos autores "literários" e "sérios".

E eu tenho a perspectiva, com muito descontentamento, de que é porque ela se tornou um gênero pueril e sem ambição estética por conta das influências de gente da estirpe do Tolkien e C.S Lewis.

Deve existir uma centena de takes de senhor dos aneis por aí, um mais genérico que o outro. Todos emulando o espiríto romântico e o heroísmo das obras do Tolkien. Até J.K Rowling, que não trabalha nesse gênero de épico fantasioso, se utiliza da moralidade maniqueísta dos romances da terra média.

Como o Edmund Wilson em seu ensaio demolindo Senhor dos anéis expressou uma vez, é impressionante o quanto é pobre a prosa e a lírica do Tolkien(sim, porque, a rigor,ele se arriscava na poesia naquelas irritantes musiquinhas do Tom Bombadil).

Tolkien tinha uma imaginação muito vasta na edificação de um universo de fantasia de capa e espada que vivia e respirava, assim como na filologia, nas linguagens fictícias que ele construía com muita dedicação, porém era um escritor sem muitas virtudes de estilo.

A trilogia do Anel me suscita uma nostalgia boa, mas fui tentar reler anos atrás, e pude constatar o quanto o autor é limitado como prosador. Pesa muito a mão naquelas descrições afetadas do universo, e os personagens são uma grande bosta, nem dá pra saber quem é quem, todos falam exatamente da mesma forma.
Ele realmente deu uma infantilizada nesse gênero, injetou aquele moralismo cristão de bem x mal sem nenhuma sutileza, que até hoje perdura.

Esta obra tem mais impacto cultural do que méritos pra estar num cânone do ocidente, como o nerd chato quer insistir. Teve poucos defensores, o Auden foi um deles, mas nunca foi consenso.
E o legado do Tolkien foi este. Popularizou o gênero, foi um marco cultural, mas que nunca se sustentou dentro de um cânone. E ainda infantilizou uma tradição de narrativas de mito e fantasia há muito consolidada desde os
Thay262 06/07/2023minha estante
Confesso que, embora ame a obra por ter sido a primeira fantasia que me fisgou e fiquei apaixonada, algumas coisas que vc fala também tocam em mim e entendo-lhe, em partes. A questão de parecer ser famosa hoje apenas pelo impacto cultural no gênero, que faz os "nerds" intitularem a obra como um marco e "por isso deve ser lido". Bem como a questão de "bem vs mau" e pautas religiosas (que inflama o público conservador a "adotar" a obra como "do lado deles" num tom moralista), não acho os personagens completamente rasos, mas algumas motivações e situações que tangem o emocional e psicológico carecem de descrições (Afinal Tolkien tem preferência pela descrição de universo, que de personagens, parece). Apesar disso, Eu vejo méritos na obra sim, tem muita coisa que amo na obra de Tolkien e em criação de universo ele é inigualável, mas ao msm tempo me parece que muitos fãs se dizem "cadelinhas de Tolkien" e o enaltecem como "melhor autor" mais por conta do impacto cultural? Não que isso seja ruim, mas é estranho quando as pessoas só leram Tolkien desse gênero e ainda ficam tão inflamados pra enaltecer como "o melhor da literatura épica", porque antes de Tolkien a fantasia épica era diferente, mas não inferior a ele (como alguns fãs gostam de dizer).

Lucas.Jose 31/10/2023

Mágico
É incrível o que o Tolkien faz nesse livro. Eu cheguei até a ficar meio triste por ter acabado esse livro pq eu sabia que os próximos iriam ser tragédia atrás de tragédia. Mas enfim, o mundo fantástico que ele cria é genial e temos que agradecer pelo que ele fez com o gênero fantasia
Andre350 09/12/2023minha estante
É sobre isso!

Jefte.Arcanjo 25/10/2023

O ÉPICO
Após 13 anos, voltei a ler a Sociedade do Anel.
É o meu livro favorito da vida por diversos motivos: é aventuresco, fantasioso, imersivo e bem ambientado. Foi através desse livro e dos dois que se seguem, que comecei a entrar no universo fantástico da leitura.

Obrigado, Tolkien. ??
Michela Wakami 21/12/2023minha estante
Que maravilha!??????

Mari 24/02/2023minha estante
Acho que o final ser se deve ao fato de ser um volume único e a editora que separou em 3 livros, a ideia era ter a quebra, porém ter leitura continua