A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

@lendocomjulian 18/04/2022

Nem acredito que demorei tanto para ler (ouvir)
Primeiramente, meus parabéns a equipe do Canal da Fantasia (podcast) que sonorizaram o livro. A leitura desse livro fica muito mais dinamica, principalmente nas músicas, que a equipe cantou.

E a Sociedade do Anel me surpreendeu bastante. Toda hora fiquei comparando com o que tem no livro/filme é tem bastante mudança.

Gostei de como é retratado a luta do Frodo com o Anel, e como é a lealdade do Sam.

É um clássico da fantasia que deve ser lido, com toda certeza.

O universo do Tolkien é maravilhoso!
Ari Phanie 18/04/2022minha estante
Que massa, acho que audiobook é ainda melhor. Eu amo o Senhor dos Anéis, mas ele é denso horrores. Creio que ouvir seja mais dinâmico. Vou checar esse canal.

Sofia 22/03/2022

O mundo está deveras repleto de perigos e há nele muitos lugares escuros; mas ainda existe muita coisa que é bela, e, por muito que em todas terras o amor já esteja mesclado ao pesar, talvez ele se torne maior.
Comecei finalmente a trilogia do Senhor dos Anéis. Depois de me encantar com O Hobbit e todo aquele mundo mágico, estava ansiosa para poder saber mais sobre a Terra Média e as aventuras desse povo. Nesse primeiro livro, vamos conhecer novos lugares, novos personagens e novas histórias que vão nos levar em mais uma aventura em torno do Um Anel. Acho que essa história já é bem conhecida, então vou focar em contar como foi minha experiência.

Estou bem contente em conhecer finalmente esse clássico da fantasia. E realmente vale a pena cada minuto da leitura. Porém, como todo mundo já ouviu falar, não é uma leitura fácil.
E o que eu quero dizer com isso, não é que a linguagem é difícil, mas são muitos detalhes. São muitos personagens, que se conectam, e cada um com sua história, seu povo que também possuem um enredo. Acompanhar tudo isso de uma primeira vez torna a leitura muito mais devagar.

Na minha opinião, não é mais difícil que qualquer primeiro livro de fantasia. É preciso se ambientar e ai depois disso a leitura fluirá mais facilmente. Ansiosa para entender como será minha experiência com o segundo livro, mas farei uma pausa para ler uns livros curtos antes hahaha.
Procyon 22/03/2022minha estante
Dizem as boas línguas que o segundo é ainda melhor.

Maria14598 09/06/2022

Bem, todo mundo sabe sobre o que fala esse livro. É uma aventura épica de um grupo de heróis para derrotar o grande malvadão.
Então vou logo dizer a minha opinião... O início é um saco. Tipo... Terrivelmente chato. Nada acontece. Os primeiros 45% do livro foi um suplício terrível. Apesar dos poemas (gostei da maioria) era tudo muito sem graça, sem sal. Aí eles formaram a Sociedade... E bum. Ficou super mais legal de ler. É muuuuito divertido... Mas tem que superar o início terrível.
Monique 12/06/2022minha estante
Não vou superar "o malvadão" tão cedo ?, pq tô lendo um livro que lembra um pouco o Senhor dos Anéis (só assisti os filmes). O Olho do Mundo tem o tenebroso...

Eluiza 04/07/2022

O livro é fantástico! Não há palavras para descrever as obras de Tolkien. De início é cansativo devido a tantos detalhes, mas vai ficando cada vez mais fascinante e esses detalhes nos faz perceber como Tolkien é um gênio. Recomendo ver os filmes antes para que durante a leitura, as imagens e descrições dos lugares façam mais sentido e a experiência seja mais enriquecidora.
Dhelisson1 10/07/2022minha estante
Essa dica de assistir os filmes antes é muito boa, as vezes fico tentando imaginar como é o lugar descrito e fica muito cansativo, sinto que não tenho imaginação suficiente rsrs.

Stella.Arndt 03/07/2022

Livro maravilhoso, a criatividade do autor me deixa extremamente admirada.
É uma leitura uma pouco mais densa do que em "o hobbit", por isso acabei demorando bem mais para terminar, mas isso não tirou minha vontade de ler.
Recomendo demais ?
Bruna.Portoghese 03/07/2022minha estante
Preciso, já que não vi nem os filmes

Lyamel 03/02/2022

Relato
Primeiramente: como que é possível um mero mortal criar uma obra dessa?
Bom... "A sociedade do Anel" é um livro muito detalhado e complexo, seguidamente dessa edição que conseguiu tornar essa obra mais perfeita ainda. Cada detalhe é apaixonante (tanto sua história quanto sua edição), sem contar que essa tradução consegue passar uma real sensação de como é ler algo original do autor Tolkien.
Baseando-se em meu relato pessoal, julgo que é preciso mais de uma leitura completa para reter toda sua história, principalmente pra eu que não sou acostumada a ler. Contudo, valeu a pena todo o ~longo~ tempo que me tomou - mesmo, em alguns momentos, esquecendo de estante e estante o que acabei de ler, diga-se de passagem -.
Dito isto, tornou-se um grande desafio termina-ló. Mas, no geral, me senti pertencida nessa história e conseguir me imaginar, ao longo da obra, como um personagem que vivencia todas as aventuras, partilha dos mesmos sentimentos (felicidade, aflição, dor, medo... sobretudo o de vulnerabilidade) em determinados acontecimentos.

P.S.: as coisas de Tolkien são tão bem feitas que me sinto no dever de estudar, profundamente, esse livro e conseguir desvendar os ~prováveis~ inúmeros segredos e referências que nele tem.
Cauany3 04/02/2022minha estante
Que vontade de ler tambeem

André 10/09/2022

O maior épico da fantasia 1
Simplesmente perfeito!!! O maior épico de fantasia de todos os tempos! Na primeira parte a sociedade improvável se forma e parte rumo a uma aventura repleta de perigos com o objetivo de destruir o Um Anel na Montanha da Perdição.
Lendo pela terceira vez este épico, tive uma experiência incrível novamente. Sempre experimentando a emoção do relato cativante de Tolkien, relembrando a profundidade dos seus personagens, a emoção da jornada épica dos heróis, a magnética descrição das paisagens, a riqueza inigualável da Terra Média.
Como é bom ler Tolkien novamente!
E a aventura continua!!!
Roque 10/09/2022minha estante
Estou no meio do "as duas torres" e to amando, consegui achar melhor que o primeiro, em alguns aspectos, mas o primeiro de fato é mt épico.

LPR 17/11/2022

Tolkien em uma epifania para escrever uma história para entreter seus filhos em suas férias, escreveu uma história profunda em detalhes, com amizades, honra, força, esperança, aventura, ação, fauna, floresta, lendas, folclore, linguas, entregou para o publico uma obra prima que será eterna.

Com riquezas e profundezas de detalhes, fazendo o leitor se sentir dentro do livro, se sentir não como um observador, um participante. Com a uniao de diferentes pessoas de diferentes tribos e raças, quatro hobbits, um homem de Gondor, um homem forasteiro, Legolas, Gimli, e Gandalf, se tornando a Sociedade do Anel.

a leitura vale a pena, cada página virada, e ainda mais com a beleza dos desenhos desta edição da Harper Collins.
Kindle Girl 17/11/2022minha estante
Essa edição é impecável, realmente.

Mariana113 03/11/2022

Bom, mas nem tanto.
O livro é dividido em dois.
A primeira parte eu achei cansativa e densa, parecia que eu lia muito mas não saia do lugar.
A segunda parte é bem melhor, as coisas começam a andar, apesar que eu ainda achei um pouco cansativo.
O Tolkien escreve de um jeito que eu não estou acostumada talvez seja por isso que não gostei tanto.
Talvez daqui alguns anos eu releia esse livro e fale que é incrível e que é um dos melhores livros que eu já li, mas por enquanto, acho bom, mas nem tanto.
Evyla.Krystina 28/12/2022minha estante
Ganhei o primeiro livro, estou enrolando horrores para ler...

Gabriel 01/01/2023

Lento porém instigante
Se a sua experiência com o filme senhor dos anéis for o seu gás para ler o começo da história de frodo e companhia, sinto lhe dizer que voce pode se decepcionar um pouco. O ritmo lento, o começo com vários detalhes do condado, a demora para fortes aventuras me deixa um pouco cansado, porém quando comecei a olhar com olhos de curiosidade muita coisa mudou.

Como o universo é extenso e completo, conforme você se aprofunda na história e começa a ligar alguns pontos da história da terra média de Tolkien, o livro fica cheio de ?fan-services?, o que me deixou mais curioso com as história que passam de relance e me deu mais gás para seguir com a história nada instigante de frodo até chegar em valfenda, após isso o livro é mais fluido e fica mais gostoso de apreciar.
Carol.Proenca 01/01/2023minha estante
Excelente!

Deysiane 24/11/2022

?De um lado está a treva, e do outro apenas a esperança.?
Estou a caminho de Mordor pela segunda vez, mas felizmente (?) eu esqueci grande parte dessa estrada deveras tortuosa, então muitas das aventuras desse livro maravilhoso foram experimentadas como pela primeira vez.
Eu adoro demais os personagens; estava morrendo de saudades de Gimli e Legolas, amores da minha vida. Vou correr imediatamente para o próximo livro ver essa amizade linda se desenvolver mais e mais.
Se eu quiser colocar um defeito nesse livro, só posso falar das páginas inteiras sobre descrições de paisagens, que, para uma mente cansada, são de fato, enfadonhas.
Mas esse livro é perfeito, assim como tudo de Tolkien.
Robô Congelado 26/06/2023minha estante
Realmente é perfeito !!

isa 31/01/2023

Um Anel que a todos rege
De volta à Terra Média, começamos com uma narrativa mais leve e tranquila apenas relatando os acontecimentos corriqueiros e agradáveis do Condado, até que o Anel herdado por Frodo passa a se apresentar como a maior ameaça daquele tempo.

O início da jornada de Frodo é de certa forma similar à viagem de Bilbo, há muitos anos atrás, até mesmo em termos de tom da narrativa, mas conforme a história avança esse tom se transforma até transmitir as sensações de tensão causadas pelo ermo. Isso me fez perceber inclusive uma grande evolução na escrita ao longo da própria trama.

Os aliados de Frodo são, em maioria, todos muito cativantes e foi muito bom poder acompanhá-los. As descrições de cenários também são bem detalhadas gerando maior imersão na história.

Aqui, a Comitiva do Portador do Anel é encurralada e perseguida por diversos inimigos e perigos, fator que rende as mais diversas aventuras, que perpassam uma jornada sem fim até as terras de Mordor.
Isabella 31/01/2023minha estante
deu até vontade de ler, obg amor ?

Marie.Kerscher 25/01/2023

Não há livros perfeitos, mas...
? Resenha
Como encontrar palavras para resenhar esse livro algumas horas após terminá-lo? Ainda estou digerindo tudo o que li. Foram meses de enrolação para chegar nesse final ? e me arrependo de não ter me organizado melhor para ler essa história: ela é maravilhosa!
Talvez, para muitos, a leitura não seja fluída em nemhum momento, mas, tenho certeza, que é assim para todos no começo ? e assim foi comigo; e depois tudo começa a fluir em ~A Sociedade do Anel~ e as coisas se tornam cada vez mais interessante.
Gostando ou não de livros bem descritivos, quem ler essa história não poderá desmerecê-la só por não gostar disso... Seria um erro (ou talvez até um pecado) grave cometer isso. Não apenas a genialidade criativa para criar a Terra-Média e seu mundo deve ser prestigiada... Não: a criatividade com que Tolkien usava as palavras (ao todo a triologia tem 600 mil delas e isso é muito) também merece ser muito reconhecida.
Há algumas coisas na história que são bem previsíveis, mas o que realmente encanta é a riqueza de detalhes e a maestria com que o autor usava e abusava das palavras.
E um detalhe: no filme, eu adoro o Boromir. Agora, no livro... Não gosto muito dele.
Estou ansiosa para continuar essa triologia e conhecer cada vez mais do mundo criado pelo professor Tolkien.

?? Minha opinião/nota (de 0 a 5 ?)
Não há livros perfeitos, mas arrisco dizer (o que talvez seja um pouco duvidoso para alguns, já que ele é meu autor favorito) que esse chega muito perto disso. Tudo nele foi visivelmente bem pensado, calculado e maravilhosamente executado, nada menos que uma nota dessa para uma espetacular literatura: ?????.
Luigi Cristofari 25/01/2023minha estante
Marie fico muito feliz que teve a experiência de ler o primeiro livro do SDA para mim foi bem desafiador também! Engraçado isso do Boromir que você salientou que eu sou ao contrario, acredita? Acho o Boromir do livro mas duvidoso do que quer, e mostra a força de agir do anel. Tirando também referente a morte dele com o barco com as armas de todos orques que já matou! Realmente Tolkien é incrível (Exceto Bombadil hahaha!)! Parabéns pela leitura e que venha os duas torres :D!

Cintia295 21/11/2022

Depois de três tentativas consegui terminar esse livro, realmente quando tentei ler não era o momento, Tolkien é muito detalhista, diria até mesmo descritivo demais em algumas cenas, porém não deixa nada a desejar. Bem escrito, personagens incríveis, construção da história que ti deixa intrigado, curioso, procurando respostas.
Como gostei bastante desse volume já vou emendar a parte 2 kkkkk.
Pollyana 22/11/2022minha estante
Aeeeeeeee ?

Mari 24/02/2023minha estante
Acho que o final ser se deve ao fato de ser um volume único e a editora que separou em 3 livros, a ideia era ter a quebra, porém ter leitura continua