A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Rafa569 16/03/2023

Literalmente um RPG
Esse livro é incrível!! Cara como eu me apaixonei ainda mais nesse universo, a única coisa que me segura de continuar lendo toda a trilogia e engatar em livros como o Silmarillion é que eu fiquei quase 2 meses pra ler um livro hahahahah

Mas brincadeiras a parte, a história é envolvente, empolgante e, tirando a primeira parte inteira que é bem demorada e mais ou menos parada, tudo é simplesmente maravilhoso. Eu já achei que ia amar justamente pelo meu fascínio por RPG, mas cara, Senhor dos Anéis me fez não apenas amar mas REALMENTE querer viver nessas aventuras.

Eu nem sei o que falar mais q não seja isso, ler esse livro é uma experiência maravilhosa e mal tô esperando minhas férias pra ler Duas Torres
Deysiane 16/03/2023minha estante
Tbm gosto desse livro e de RPGs :3

Rafa569 16/03/2023minha estante
Já ouviu falar de Tormenta?? Tem um livro maravilhosoo q se chama Deusa do Labirinto
Super recomendo

Deysiane 16/03/2023minha estante
Conhecia não, vou procurar. Obrigada ?

Lais Macambira 17/03/2023minha estante
Terminei hje parece que aconteceu mil coisas kkk ameii

Rafa569 17/03/2023minha estante
Famosa leitura que a gente passa td juntinho dos personagens, até a jornada pq jesus amado parecia q não ia acabar nunca hahahaha

bernardobdasilva 01/03/2023

É legal, mas não supriu minhas expectativas
Eu acho o filme muito bom, e sempre esperei muito do livro, infelizmente achei a escrita do Tolkien extremamente massante, excesso de detalhes que enrriquecem muito a história, mas ao mesmo trmpo deixa o livro chato, confesso que pulei algumas parte, vou ler os outros pq gosto mais, mas eu sempre achei que o livro era muito bom, acho legal e amo essa história, mas fiquei um pouco decepcionado.
Camila Stéphani 01/03/2023minha estante
Aconteceu comigo, principalmente na parte do Tom Bombadil. O que me ajudou bastante foi ler com som do ambiente. Tem um canal no youtube que simula os sons de cada ambiente da Terra Média, recomendo

Ricardo369 01/03/2023minha estante
Eu li As Duas Torres ha muitos anos atras, realmente Tolkien carrega a mão nos detalhes mesmo. Tem que estar na vibe.

bernardobdasilva 01/03/2023minha estante
meudeuss, qual o nome desse canal???

Ambient Worlds

Camila Stéphani 01/03/2023minha estante
Fez diferença pra mim, principalmente na cena de Moria

Luciana 17/01/2023

É sempre uma imenso prazer voltar à Terra Média
A primeira vez que eu tive contato com o Tolkien foi na época da escola e isso já faz muito tempo kkkk. Mas desde então, nunca consegui deixar de admirar o incrível universo que ele criou para O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Realmente não é uma leitura fácil, O Senhor dos Anéis não é o tipo de livro que você devora em uma única sentada, mas acho uma leitura extremamente gratificante pelo incrível universo criado e seus personagens, por toda a sua contribuição para o gênero da fantasia e por sempre deixar o meu coração quentinho.

Essa foi a quarta vez que li A Sociedade do Anel e acho que quanto mais leio, melhor a história se torna aos meus olhos e mais apaixonada pela obra eu fico ?
bia.6 17/01/2023minha estante
nossa eu to na minha primeira leitura de senhor dos anéis e eu sinto que eu só vou conseguir absorver tudo que ele colocou ali com releituras hahahaha a única coisa que tinha lido do tolkien antes foi o hobbit e a linguagem é muito diferente

Luciana 17/01/2023minha estante
@domingues numa primeira leitura é muito difícil mesmo, absorver tudo, principalmente se não tiver lido o silmarilion kkkkkkk

bia.6 17/01/2023minha estante
é então, eu senti muito isso por não ter lido o silmarillion pq tem muitas partes que fala da história antiga

Sim kkkkkk

Luciana 17/01/2023minha estante
O conselho do Elrond ajuda um pouco , a pelo menos entender toda a tour com o anel

Isadora243 30/12/2023

Uma longa jornada
Esta foi uma leitura interessante do ponto de vista gráfico, linguístico e geográfico. É impressionante e absurdo o nível, a riqueza de detalhes da imaginação de Tolkien. O homem tinha todo mundo fantástico na cabeça, que ele inventou do nada, é um feito realmente incrível e o tanto que lê devotou a exteriorizar este mundo... honra por demais o título épico que recebeu. No entanto, não foi uma leitura tão relaxante quanto eu esperava, a leitura se mostrou divertida mas bastante densa.
Senti falta de involvido emocional dos personagens para com os acontecimentos da trama e de desenvolvimento nas relações entre eles. Além disso, as descrições gráficas foram exploradas a ponto de se tornarem maçantes, de modo que muito do livro se passa sem que nada relevante concorra na trama, enriquecendo a leitura mas tornando-a dolorosamente lenta.
Outro ponto foi que os personagens no geral não eram muito complexos, ou completamente bons ou completamente maus, salvo raras exceções. Mas não vi isso como negativo por me parecer parte da assinatura literária de Tolkien escrever dessa maneira e o contexto histórico do livro era também bastante polarizado.
Este é um livro para se ler com calma, com olhos para o épico e o fantástico e o coração aberto para o universo inteiro novo.
Luiz Filipe Serafim 31/12/2023minha estante
Boromir claramente era uma pessoa boa, de bom coração, mas ele agiu perversamente quando cedeu ao Anel. Oque você quer dizer com ?não complexos??

Isadora243 31/12/2023minha estante
Eu só achei os personagens muito 50/50 salvo rara excessões como o Boromir e o Golum.

Thay262 01/01/2024minha estante
Luiz, oque e outras pessoas falam sobre "não complexos" é que existe autor que fica parágrafos, as vezes páginas, dentro da mente dos personagens, mostrando pensamento, sentimentos e etc, e isso dá profundidade para o leitor entender oque se passa com os personagens. Tolkien não é esse tipo de escritor "focado do interior e turbulências internas" dos personagens, ele fica mais tempo descrevendo a jornada, a paisagem e o mundo, que dentro da mente de alguém. Isso não é uma crítica não, cada autor tem um estilo, mas tem leitores que GOSTAM dessa imersão na mente de alguém, daí sente falta disso na obra de Tolkien, e surge como se fosse uma crítica. Os personagens do Tolkien acaba dando a sensação de 'não tão complexos' (mas eles são sim, só que o Tolkien é mais "sutil" mostrando como os personagens mudam e se sentem ao longo da jornada), mas não dá pra comparar isso com autores "focados do interior dos personagens" (que fazem agente sentir oque os personagens sentem, como se estivéssemos na mente deles).

Isadora243 01/01/2024minha estante
Obrigadaa Thayyy!!!! Essa (por falta de palavras melhores) elaboração de pensamentos ficou perfeitaaaa!!!!! ????

Thay262 01/01/2024minha estante
De nada Isadora. Eu amei Tolkien, minha fantasia favorita. Mas eu senti a msm coisa que vc, e também fiz essa crítica na minha resenha. Só porque amo não significa que temos que ficar 100% satisfeita e não ter críticas pessoais. Eu AMO autores que "entram na mente dos personagens", dai senti falta disso no Tolkien.

Diego Lima 09/01/2022

Após anos dos acontecimentos narrados no livro do Hobbit, os moradores do Condado novamente precisarão aventurar-se em uma jornada pela Terra Média, e, pelo pouco o qual conhecemos desses seres de estatura pequena, se soubessem onde estariam se envolvendo não teria aceitado.

Depois de episódios onde Bilbo Bolseiro passa toda sua herança (casa, fortuna, moveis e Um anel) para Frodo, o qual mesmo sendo seu parente distante, tinha despertado admiração e afeto do Bolseiro; Gandalf alerta Frodo de movimentações estranhas pelo mundo, as quais precisariam ser investigadas mais a fundo e da importância de Frodo Bolseiro e Um anel em um futuro próximo.

Alguns anos se passam e Gandalf retorna para o Condado a procura de Frodo e o informa de todas as descobertas e, como na história do Hobbit, coloca nosso jovem cidadão pequeno numa missão a qual poderá o levar a morte - sempre muito tranquilas as missões do bruxo. E a partir disso adentramos nessa primeira parte do Senhor dos anéis, onde homens, elfos, anões e hobbits vão formar um aliança visando salvar a Terra Média de um antigo perigo eminente.

Apesar de ouvir bastante sobre a exagerada escrita descritiva do Tolkien nesse primeiro livro do Senhor dos Anéis, foi um grande prazer voltar a Terra Média, e especialmente ao condado. Bateu um sentimento de nostalgia, a ponto de não ter sido cansativa a leitura. Por ser a parte introdutória teremos muitos diálogos, muitas informações sobre os fatos ocorridos no passado e presente, todavia, achei bem interessante tudo, não me deixando enfadado pela falta de ação. Resumindo: não senti os pontos negativos sempre citados sobre o livro a "Sociedade do Anel".
Sandro 09/01/2022minha estante
Quero ler este ano a trilogia.

mpettrus 09/01/2022minha estante
Que resenha perfeita!!! ???

iamdudis 11/01/2022minha estante
Meu fav é as duas torres ?

Diego Lima 15/01/2022minha estante
Valeu, galera. Próximo mês tou lendo as duas torres. Vamos ver se gosto também heh

Taamy 07/02/2022minha estante

Gaby Cardoso 30/07/2020

Épico
Não é a toa que Tolkien é conhecido como pai do gênero de fantasia, aqui ele criou um mundo singular, totalmente fascinante e cheio de aventuras e mistérios. Nesse primeiro livro da trilogia, acompanhamos Frodo e a Sociedade do Anel a caminho de Mordor afim de destruir o Um anel.
Rapha 30/07/2020minha estante
Ainda pretendo ler esse clássico

Bart 30/07/2020minha estante
Eu acho que O Senhor dos Anéis é a melhor aventura!! Não consigo enxergar outra que se iguale!!
?????

FláviaBartz 30/07/2020minha estante
Tu não achou mt descritivo? Tenho medo de ler por causa disso...

Rapha 31/07/2020minha estante
o começo é bem difícil, mas log se pega o jeito na leitura.

Lua Araújo 06/09/2017

O mundo de Tolkien
É maravilhoso poder ver o mundo de Tolkien na fascinante jornada de Frodo, e mais fantástico ainda é ver a relação e as referências com O Hobbit, que foi minha primeira leitura. A sociedade do Anel é tão rico em detalhes, é tão profundo, que você é transportado facilmente para aquelas terras. As descrições do elfos são fantásticas e me fazem admirá-los ainda mais.
Como alguém que já conhecia os filmes eu sabia que a leitura me faria amar ainda mais esse universo incomparável de Tolkien.
Tarcísio Jr. Florêncio 07/09/2017minha estante
Tô doido para retomar essa leitura :) , mas vou deixar para começar ano que vem. Parabéns!

Lua Araújo 10/09/2017minha estante
Leia sim, é maravilhoso!

Marcus.Vinicius 07/10/2017minha estante
Quando Lemos Tolkien, deixamos um pedacinho nosso na Terra média e levamos para sempre um pouco daquela magia em nossa alma.

Lua Araújo 10/10/2017minha estante
Sim Marcus!

Tiago Henrique 19/02/2021

não é pra mim
Eu juro que tentei gostar dessa história pelo valor que ela tem para a fantasia moderna.
Mas não consigo. Tentei ver os filmes e não passei do primeiro, chego na parte dos elfos ou eu dormia ou desligava a TV. E adivinha? Na mesma parte do livro eu desisti. Não anda, as músicas que eles cantam são chatas, e é muita conversa para um livro de fantasia.
Amo Victor Hugo, Jane Austen então eu sei apreciar palavras e descrição de cenários. Mas para mim Tolkien falhou.
Não me empolgou com os personagens, parece tudo muito vazio e sem sentido.
" o final é bom!", honestamente não me importo. Queria que Sauron aparecesse só pra matar todo mundo ali para acabar logo.
Não foi falta de tentar, queria ter gostado .
Quando EU leio um livro de fantasia, quero poder sentir a magia, ver cenas de ação e emotivas.
Deixo aqui claro que entendo o valor do autor e sua obra, mas isso não foi o bastante para querer embarcar na sua viagem para Mordor.
Layla.Ribeiro 20/02/2021minha estante
Estou com a mesma sensação

Carol Poupette 21/02/2021minha estante
Comecei "o Hobbit" e estou gostando, pensando em quando terminar ele começar a sociedade do anel. Tu já leu ele? Acha que é na mesma pegada?

Tiago Henrique 23/02/2021minha estante
Carol, eu consegui terminar e gostar de 'O Hobbit'. Mas é outra pegada que a trilogia principal. É bem mais leve e divertido. Totalmente o contrário de 'O senhor dos anéis', a saga do Frodo é mais lenta e sim, cansativa.

Carol Poupette 23/02/2021minha estante
Entendi! :)
Obrigada !

Polyana 15/11/2020

Ah Tolkien...
Ler e reler O Senhor dos Aneis é ter a certeza de mergulhar em.uma narrativa que me transporta para outro mundo e toca meu coração. Todo mundo deveria ler essa obra várias vezes durante a vida, pois cada releitura remete adentrar no nosso íntimo e no caso dessa obra, de uma maneira mais que especial.
@fernandajfguimaraes 15/11/2020minha estante
É indicado pra crianças? Minha filha de 10 anos ganhou o livro "O Hobbit" e está lendo e gostando. Os demais são indicados pra essa idade?

Polyana 15/11/2020minha estante
São sim!! Ela vai adorar! Se ela já assistiu ao filme, melhor ainda :)

@fernandajfguimaraes 15/11/2020minha estante
Obrigada ?

Polyana 15/11/2020minha estante
Disponha :)

Thiago Silva 17/07/2020

É bom, mas não é tudo isso.
É um bom livro, o começo te prende e você fica interessado em descobrir mais sobre o mundo onde a história se passa e sobre o anel.
Porém, ao longo da história a narrativa vai ficando cansativa devido ao excesso de detalhes, o mundo criado por Tolkien é vasto e ele dá detalhes sobre ele que nunca vi igual em nenhum outro livro, isso é um grande mérito do autor, no entanto, isso torna o fluxo de leitura mais lento e enche o saco, já que vira uma enrolação.
Também acho a descrição de personagens horríveis tive que ficar pesquisando no google para saber como é a aparência de cada personagem já que eu particularmente não conseguia os imaginar muito bem.
O desenvolvimento dos personagens não achei grandes coisas.
E muitas vezes os diálogos também eram uma encheção de saco, palavras bonitas demais para momentos que não precisavam.
O livro é bom, mas não é tudo isso.
Mas muitos não estão prontos para essa conversa.

Nota: 3,5
gabrielrjf 31/07/2020minha estante
Li 28% e já to de saco cheio tb. Me diz que melhora, por favor?

Thiago Silva 31/07/2020minha estante
Sabe aquela figurinha do Faustão rindo mas por dentro tá desesperado então kkkkkkk
Eu li na base do ódio, eu comprei o box então vou ler tudo mas adotei uma maneira diferente pra ler, leio 10 páginas por dia enquanto leio outro livro mais legal.
Mas respondendo a sua pergunta.
Melhora naquelas né pq tem mais ação e tals, mas confesso que tinha oras que eu nem sabia direito o que tava lendo mas tacava o foda-se kkkkk.

É muito detalhismo exagerado e uns diálogos que eu tenho vontade de dar na cara dos personagens.
Vc tá indo rumo a morte Caraí e não pra um comício político pra falar tanta coisa bonita

gabrielrjf 01/08/2020minha estante
To meio assim tb kkk as vezes to lendo e to pegando só o grosso mesmo (e to foda-se)

Sorte minha que to lendo no Kindle kkkkkk

Thiago Silva 01/08/2020minha estante
Faz toda a diferença, no físico dá um sono desgraçado, já dormi muito enquanto lia

Mylenarg 08/03/2023

O único motivo por não ter dado 5 estrelas foi devido a leitura arrastada diversas vezes.. quem conhece a escrita do Tolkien sabe o quão ele é detalhista, não que isso seja um defeito.. mas acabou q ficou um livro muito comprido e sem tantos acontecimentos.. falando na escrita dele, foi esse o motivo q me fez querer ler a saga após finalizar O hobbit, estou encantada com a forma q ele consegue nos fazer entrar no mundo de sua fantasia com suas palavras, tinham cenas q por causa da escrita em si me causava uma satisfação mt gostosa!!

Enfim.. pra mim o único problema foi o fato de ser um livro muitoooooo arrastado!
Mylenarg 08/03/2023minha estante
Tinha **
E acabou q dei 5 estrelas sem querer kkkkk a nota eh 4,5

Tania 08/03/2023minha estante
Essa trilogia é fantástica.....esse também achei o mais arrastado, talvez por nos introduzir nesse mundo novo.....gostei de todos mas o meu queridinho com certeza é o retorno do rei.. .??

Mylenarg 08/03/2023minha estante
Realmente deve ser isso mesmo, Tânia.
Até porque tem pessoas que leem logo a trilogia antes de ler O hobbit, daí o autor deixa tudo explicado no primeiro pro leitor não perder nenhum detalhe.., como eu li O Hobbit ficou bem mais arrastado! Mas é sensacional mesmo, jaja vou ler o segundo!

Tania 09/03/2023minha estante
Eu não li o hobbit ainda mas está na minha infinita lista..li a trilogia do senhor dos anéis porque eu queria ler antes de estreiar o filme A sociedade do anel.. .???

Duane 23/02/2014

Leitura Realizada para o Desafio Literário Skoob =)

Há dois anos atrás tentei ler este livro e não consegui. Apesar de odiar abandonar livros, eu o abandonei.
Por um acaso achei "O hobbit" no colégio e o li, adorei.
Então, neste ano, decidi dar mais uma chance a essa maravilhosa história de J.R.R Tolkien.
Para ler o livro todo, tenha paciência. Tolkien dá todos os detalhes, desde a mais ínfima folha pairando ao vento até o que os membros da sociedade estão pensando. Ao mesmo tempo que isso é bom, pois estimula a imaginação, faz da leitura um exercício cansativo. Portanto, pra quem gosta de desafios indico que leia. Já pra quem está a fim de uma leitura mais rápida, deixe pra depois.
Classifico o livro como muito bom, pois a história é contagiante. Só perde um ponto pela "enrolação". Mas uma coisa lhes digo, no fim do livro, vale a pena. Você se sente completo. É maravilhoso. Leitura obrigatória ;)
Duane 23/02/2014minha estante
digitei errado x.x foi a pressa,

Anderson 23/03/2014minha estante
Mas, hein?! Tá certo, Duane. É coNtagiante msm...

Duane 27/03/2014minha estante
Sim, tá certo agora, pq eu editei, mas antes tava errado por causa da correria kkk

lightweaver 21/10/2020

Há males que vem para o bem. (Volume Um)
J. R. R. Tolkien é, para muitos, um dos melhores autores que já caminharam por esta terra mas para mim, pessoalmente, ele é o pior de todos. Sou um grande fã do gênero de Fantasia e enquanto estava lendo essa trilogia tudo que eu conseguia sentir era que eu nunca mais teria coragem de ler outro livro de fantasia outra vez e apesar dessa trilogia ter todos os ingredientes que uma boa fantasia geralmente tem, o resultado final é simplesmente uma droga, um tédio colossal. Para ser justo, nem tudo foi tão negativo assim, o final desse primeiro livro foi bom. Personagens como Aragorn e Gandalf fizeram tudo valer a pena mas aquele Culto de Adoração ao Frodo foi uma droga. O pior de tudo foi a falta de aproveitamento. Falta de aproveitamento do Sauron. Falta de aproveitamento do UM ANEL. Mas, apesar dos pesares, eu só tenho agradecimentos ao Tolkien. Obrigado, J. R. R. Tolkien, sem os seus livros o mundo hoje poderia ter sido um lugar frio, úmido, sem felicidade alguma e muito gelado. Minha gratidão não pode nem ser mensurada.
thais.moore 21/10/2020minha estante
Gente eu amei esse volume rsrsrsr

Rafa 22/10/2020minha estante
Polêmico hahaha

Fox 25/10/2020minha estante
Caraca você realmente odiou LOR kkkkkk eu li o primeiro eai to de ressaca mas quero terminar a trilogia esse ano ainda

JP_Felix 27/10/2020minha estante
N vou te julgar ou criticar, mas acho q vc tá lendo com a mentalidade de q é uma fantasia mais padronizada da atualidade. O livro tem outra linguagem, e n é p todo mundo hj em dia. É tipo pegar a divina comédia e dizer q é um lixo só pq hj a gente n entende porcaria nenhuma dele.
Eu entendo vc achar chato e explorar pouco a parte prática além do conceitual e histórico, mas é meio forte dizer q é o pior autor. É só q é uma linguagem q n é p todo mundo

Patricia Peres 13/01/2009

Prefiro o filme!
Os fãs incondicionais deste livro que me perdoem, mas achei um saco! Não sei se foi porque assisti primeiro o filme, mas tudo que acontece em um dia no filme acontece em um ano no livro. Tudo é muito lento e detalhista, o que tornou a leitura demasiadamente cansativa. Não sei como consegui terminar de ler. Foi muita determinação!
fabianom 14/01/2009minha estante
Concordo, é um saco! Li o Silmarilions e a cada 5 páginas os personagens mudavam de nome...muito confuso.

paulocholla 15/01/2009minha estante
não sou especialista, mas parece que é o estilo do Tolkien mesmo! mas é verdade, no livro a dimensão do tempo é toootalmente diferente! =]

Luigi R. 15/04/2011minha estante
Mas isso é que faz a alma do livro, para você só seria convicente se fosse detalhista. Realmente, é um mundo diferente.

Vans 11/02/2012minha estante
Sinceramente também não sei como aguentei ler esse livro até o fim !
Depois de ler o primeiro desisti de ler os outros dois.

Hunter Dog 07/01/2009

O filme ficou muito bom mas o livro é um pouco cansativo, pra quem é fã, recomendadíssimo.
Gabby 07/01/2009minha estante
Concordo plenamente! Um dos poucos casos que os filmes ficaram melhor que a trilogia!

mah. 08/01/2009minha estante
concordo, e olha que faz tempo que eu comecei a ler mas não consegui terminar, o filme ficou ótimo, é claro que eles não se comparam aos livros nunca, mas eu achei cansativo também

Dessa 09/01/2009minha estante
Realmente o filme ficou ótimo, mas o livro é bom para quem é realmente fã e gosta de livros bastante descritivos! Sendo uma grande carasteristica de Tolkien descreve cada coisa em minimos detalhes não deixando muita abertura para o leitor "criar" alguma outra imagem! Mas é uma opção de leitura ótima! Eu, adoro *-*

ju_steffens 11/01/2009minha estante
Verdade. O livro tem muitos detalhes chatos de cenários e tal. Mas mesmo assim, um livro bom :)