A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Paulo 24/02/2022

Livro Fantástico
?O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel?, é uma história que se passa na Terra Média criada por J.R.R. Tolkien, e conta a aventura do Hobbit Frodo e companhia após Gandalf lhe atribuir uma importante missão depois de uma visita ao Condado. A premissa é bem parecida com o seu antecessor (O Hobbit), mas diferente desse, Tolkien abrange o universo da Terra Média de uma forma muito detalhada, seja nas descrições de um lugar com arquiteturas e regiões específicas; de um povo, com suas culturas e costumes; de um objeto, detalhando as características de armas, acessórios mágicos e vestimentas; ou dos próprios personagens, tendo cada um os seus ideais, histórias e segredos.

Muitas pessoas reclamam deste livro pelo fato dele ser muito descritivo, mas em minha opinião esse é o diferencial dele. Seu nível de detalhamento fez com que um universo inteiro fosse criado em minha imaginação, e várias vezes me peguei olhando os mapas que contém no livro para auxiliar o leitor, e assim fui seguindo passo a passo o caminho que Frodo e a Sociedade foram percorrendo, desde o Condado até onde ele parou no fim deste volume.

Este livro é só o início da trilogia, e acho que o final dele foi bem aberto para que seja complementado pelos volumes seguintes. Para mim, esta foi uma experiência única até o momento e acredito que todo fã de fantasia deveria pelo menos dar a oportunidade de ler este livro fantástico.

?Três Anéis para os élficos sob o céu,

Sete para os Anãos em recinto rochoso,

Nove para os Homens, que a morte escolheu,

Um para o Senhor Sombrio no espaldar tenebroso na Terra de Mordor aonde Sombra desceu.

Um Anel que a todos rege, Um Anel para achá-los,

Um Anel que a todos traz, para na escuridão atá-los,

Na Terra de Mordor aonde a Sombra desceu.?
Paula Gonçalves 24/02/2022minha estante
Que resenha incrível, perdi até o medo de ler o livro ??????????

Paulo 24/02/2022minha estante
?????

Edu 12/04/2017

Difícil falar.
Mas uma coisa que li em algum lugar e é a mais pura verdade, eh que o mundo pode ser dividido entre os que leram O Hobbit e o Senhor dos Anéis e os que não leram. Depois de ler você vai pra um lugar de onde não quer mais sair. Tão grandioso quanto o mais alto prédio é tão vasto quanto a mais volumosa enciclopédia. Ter Tolkien é uma experiência enriquecedora e apesar de ser um desafio é muito recompensante. Um Senhor livro para o Senhor dos Anéis.
Retorno esse ano ainda a Terra Média pra ler as Duas Torres. Até lá meu coração aguarda.
Yana Sofia 10/05/2017minha estante
Opaaaa eu já queria ler esse livro, com o que você disse estou querendo ler ainda mais agora!

Edu 10/05/2017minha estante
Vale muuuuuito a pena. Altos livro!

Gigihfernandes 26/08/2022

Ansiosa pela sequência
Quando eu tinha 14 anos, tentei ler esse livro, porém achei cansativo na época e acabei abandonando a leitura. Esse ano eu encontrei esse livro perdido na minha prateleira e resolvi dar outra chance para ele. Com Certeza uma das melhoras escolhas que eu já fiz.
Eu amei cada segundo, até os capítulos mais longos conseguiram me prender. Me apeguei com praticamente todos os personagens, e já escolhi os meus favoritos (Sam e Legolas).
Estou ansiosa para ler a sequência.
Geovana 27/08/2022minha estante
Acho que abandonei esse livro umas três vezes até conseguir permanecer firme na leitura. Depois que passa o Conselho de Elrond (capítulo que parece infinito), a história vai ficando cada vez melhor. A Terra Média e seus habitantes são incríveis ??

Gigihfernandes 27/08/2022minha estante
Ainda bem que a gente deu outra chance para o livro

Larissa 06/06/2021

Uma looonga introdução
Sempre tive vontade de conhecer o universo de Tolkien, então li primeiro O Hobbit e gostei bastante! Resolvi então me aventurar em Senhor dos Anéis, mas essa primeira parte da história ainda não conseguiu me conquistar.
Demorei muuuito para ler o livro e em muitos momentos senti como se nada de fato desenrolasse, como se fossem 400 páginas de introdução e só no final a história pegasse fôlego.
No final comecei a me interessar mais, então darei mais uma chance à história e vou ler o segundo livro.
Espero que melhore!
Matheus758 06/06/2021minha estante
Pior que ler tolkien é um exercício de paciência,amo senhor dos anéis mas é uma leitura bem densa mesmo

Ross.Lopes 06/06/2021minha estante
Senti o mesmo quando li, pq achei o hobbit super dinâmico e fluido então fui esperando o mesmo sobre a sociedade do anel, que foi um pequeno soco no estômago

bela 03/02/2021minha estante
mds eu to muito ansiosaa pra ler senhor dos anéis

alicemmansur 03/02/2021minha estante
leeee, é tudo pra mim

Natalie Lagedo 15/09/2016

Envolvente. Engraçado. Misterioso. Poderia utilizar vários outros adjetivos para este livro, mas é desnecessário. A sua grandeza já é reconhecida por muitos. Na primeira tentativa de leitura, há sete anos, eu não consegui acompanhar o ritmo de Tolkien e abandonei a história bem na metade. Hoje percebo que tomei essa atitude porque fiquei perdida em meio à canções e lendas das quais eu não tinha ouvido sequer falar e agora sinto-me extremamente feliz por ter tido a oportunidade de conhecer os Dias Antigos em O Silmarillion (que é meu preferido de todos) e ganhar a base para compreender as nuances do texto.

A Sociedade do Anel é formada por alguns representantes das variadas espécies que habitam a Terra Média e tem como objetivo ajudar Frodo, o atual Portador do Anel, a destruir o objeto tão cobiçado por Sauron e Saruman. Temas como companheirismo e força de caráter estão presentes durante todo o tempo, deixando, a meu ver, o personagem Sam numa posição de fofura total. Admito que sou sua fã.

Fiz uma leitura despretensiosa, como o próprio autor aconselha na introdução do livro. Tentei tomar esse conselho tão a sério que procurei não tornar científica uma obra de fantasia e não fazer analogias de cunho jurídico, teológico, filosófico ou seja lá o que for, já que o criador desse universo tão lindo nos fez esse pedido enquanto leitores e creiam, somente de penetrar em Arda pura e simplesmente, sem nenhuma tentativa de comparação é de um prazer enorme.
Emmerson 15/09/2016minha estante
Muito boa sua resenha :)
O Silmarillion também é o meu livro favorito dos que eu li do Tolkien. Estou com a trilogia O Senhor dos Aneis aqui em casa para ler assim que puder.

Natalie Lagedo 15/09/2016minha estante
Obrigada pelo elogio ;) quando ler não esqueça de comentar comigo o achou, adoro conversar sobre o livros que amo.

Rafael.Seifert 22/08/2020

Maravilhoso
O início como toda saga, é difícil de entender os personagens, os seus feitos, sua história, seu passado. Quando começa a entender o que está acontecendo o livro te leva para dentro e é sensacional! Alerto que os detalhes são muito maiores do que o filme, isso pode decepcionar um pouco, mas o filme auxilia na imaginação dos personagens!
Fabio.Filho 22/08/2020minha estante
Se gostou desses detalhes do universo de Tolken, dê uma chance ao Silmarillion: TUDO vai fazer sentido!

Rafael.Seifert 22/08/2020minha estante
Obrigado pela dica @fabio.filho vou ler a respeito!

Sophia Sophia ;) 08/08/2022

Atividade física por osmose
Me senti cansada só de ler. Gosto da ideia de sair por aí, caçando aventuras, mas também não sei se aguentaria passar tanto tempo sem tomar banho
Louise.Rosado 08/08/2022minha estante
?????

Damarys6 12/08/2022minha estante
Kkkkkkkkkkk amei

Julia.Gorgueira 24/05/2022

Nunca li nada igual, tudo nesses livros é de outro nível, recomendo todos lerem mesmo sendo uma historia longa, quando você acabar vai desejar que tivesse muito mais.
Lucas 24/05/2022minha estante
Uau... Fez meu dia mais Feliz ! ??

Lucas 24/05/2022minha estante
Agora bora ler, As Duas Torres

Joseanny 25/01/2021

Fantasia sensacional!
De início achei a história bem cansativa e lenta, porém bem agradável. Poucos personagens permanecem na história do livro anterior, o Hobbit. Não é um livro difícil de ler e com o decorrer da história a aventura vai ficando melhor. O final foi com gostinho de quero mais! Adorei ?
Carine 25/01/2021minha estante
Tô quase terminando também

Joseanny 25/01/2021minha estante
Uhuuuuuu ??

taehoodliday 10/06/2021

Por conta da minha experiência com O Hobbit eu decidi ler primeiro O Senhor dos Anéis em português. E foi a melhor decisão que eu tomei.
Tinha em mente que esse livro ia ser muito difícil, cansativo, que eu iria demorar muito tempo pra conseguir acabar... Foi tudo ao contrário.

Que surpresa ao perceber que esse foi um dos livros mais imersivos que eu já li. Me encantei pelo universo, pelos personagens, pelo jeito como parece que tudo foi minusciosamente pensado.
Achei muito massa essa sensação que a história passa de sempre ter mais coisa que a gente não sabe, tanto do passado, quanto as possibilidades do futuro. Durante todo livro tive essa sensação de que estava lendo uma pequena parte de uma história muito maior.

Fiquei meio assim com a relação que o Aragorn tem com os elfos. Não sei se é a intenção do autor deixar subentendido, ou se é uma coisa que vai aparecer nos próximos livros, mas se não fosse por uma partezinha do filme que eu vi não iria saber que ele meio que tem um rolinho com uma mulher élfica.
Não sei se era pra mim saber isso agora também (kkk), mas se era, o livro não ajudou muito. E é só essa minha "ressalva".
Aiala.Pimentel 12/06/2021minha estante
O ritmo e linguagem do livro se assemelham aos do O Hobbit?

taehoodliday 12/06/2021minha estante
Eu achei o ritmo desse muito melhor, mais rapidinho. Mas acho a linguagem igual

Ester 18/08/2022

O livro terminou igual começou.
Chato.
Entendo que é um livro que mudou o mundo da fantasia e que trouxe uma perspectiva nova para os universos fictícios, mas que livrinho massante...
Não senti a emoção ou um pesar no coração quando havia um problema, os personagens não são desenvolvidos direito (não sei se é ignorância minha por estar acostumada com fantasias atuais ou é só esse livro que literalmente ignora qualquer construção de personagem), não tinha uma emoção e durante todo o livro eu não fiquei animada.
Tem uma ótima construção de mundo e os elfos são perfeitos, sou apaixonada nas cenas que descrevem os lugares "mágicos" e as personagens femininas extremamente idealizadas ??
Sinceramente só li ele rápido pra começar uma leitura nova logo ?
mirianbezz 18/08/2022minha estante
Guerreira e lenda ??

mirianbezz 18/08/2022minha estante
Parabéns por ter terminado esse livro amgg

Lucas 18/04/2017

Soberbo, singelo e retumbante: O terço inicial do suprassumo da fantasia
Há pessoas que nascem com dons. Cantar, ensinar, ajudar... Mas o dom de escrever é talvez o mais importante, já que ele pode ecoar pela eternidade, sendo marcante para sempre. John Ronald Reuel Tolkien, o britânico que criou e emocionou o mundo com as histórias da sua Terra-Média é um sinônimo dessa característica inerente a indivíduos com uma capacidade única e especial.
O Senhor dos Anéis corresponde a um dos maiores artefatos literários produzidos pelo homem no século XX. Sua influência é enorme, seja na própria literatura ou entretenimento em geral. Os filmes da série Star Wars, as histórias de Harry Potter e As Crônicas de Gelo e Fogo são alguns "temas" que, comprovadamente, beberam de muitas coisas presentes na obra-prima de Tolkien. A construção de um mundo novo, complexo e ao mesmo tempo real, é o que une essas obras, permeadas pela fantasia e a luta do bem contra o mal (talvez com exceção dos livros de George Martin, mas isso é outra discussão). Assim como "The Godfather" é para o cinema, O Senhor dos Anéis é para a literatura: um marco, que redefine o escopo em que está inserido.
A saga não é uma trilogia, como os livros e consequentemente as adaptações cinematográficas sugerem. Tolkien concluiu toda a história no início da década de 50 (atravessou a Segunda Guerra Mundial e levou 12 anos para escrevê-la) e os seus editores sugeriram que o material fosse publicado em partes, já que o mundo ainda estava em fase inicial de recuperação no pós-Guerra. A princípio, o autor desprezou essa ideia, pois isso poderia acarretar em uma "forçação de barra" comercial que ele julgava desnecessária e porque poderia diminuir o alcance da história integral. Mesmo assim, a saga foi dividida em três partes e lançada entre 1954 e 1955. Esta preocupação em fornecer o texto completo de sua obra de uma vez só em detrimento de ganhos monetários é capaz de definir muito do caráter de Tolkien, uma das grandes figuras do seu tempo, não só na literatura.
Os leitores da época já haviam sido introduzidos ao mundo místico da Terra-Média com O Hobbit, lançado em 1937. Um dos propósitos da saga do Anel era o de ser um livro para os adultos que, quando crianças, haviam lido a história de Bilbo, Gandalf e os anões na retomada da Montanha Solitária. Assim, O Senhor dos Anéis é infinitamente mais complexo, descritivo e por vezes cansativo, já que os riscos e perigos relatados em O Hobbit são "brincadeira de criança" perto de tudo o que ocorre em suas páginas. A relação entre os dois é muito forte, mas não indispensável ao entendimento de um ou de outro. Mas diante do grau de complexidade e até mesmo em aspectos cronológicos de tudo o que é relatado nas obras, é fundamental que O Hobbit seja lido primeiro, pois isso fornece uma compreensão bastante clara dos acontecimentos d'O Senhor dos Anéis. Além disso, a história de Bilbo é curta e lúdica, não tomando muito tempo para ser "devorada".
A Sociedade do Anel, a primeira parte dessa "trilogia editorialmente forçada" começa cerca de 60 anos (o que não é grande coisa no mundo dos Hobbit's) após a partida de Bilbo Bolseiro para a Montanha Solitária. Como O Hobbit narra, Bilbo encontra nessa aventura um anel mágico, que o ajuda muitas vezes desde então. Ao retornar da viagem, ele se torna recluso e estranho, mas nutre um forte carinho por Frodo, seu parente e que se torna o protagonista de toda a saga do Anel. Ao fim dos dois primeiros capítulos (principalmente do segundo) d'A Sociedade do Anel, tudo é esmiuçado e o leitor já sabe o que aguarda os hobbit's, envolvendo-se a partir de então em uma jornada longa, dura e sombria. O livro começa com a mesma "pegada narrativa" juvenil do seu antecessor, mas aos poucos vai ganhando ares sombrios, dramáticos e até tristes em alguns momentos, sendo essa intensificação da narrativa um dos grandes destaques desta primeira obra da saga.
Gandalf, o amado mago, assume o mesmo papel importante que teve em O Hobbit: o de um líder, que guia, conduz e, acima de tudo, ensina. Apesar de seus frequentes sumiços (muitas vezes inesperados), ele toma para si certo protagonismo, pois sua calma, sabedoria e poder emocionam e cativam qualquer leitor. O velho "Mago Cinzento" é o maior coadjuvante da história da literatura moderna por aliar todas essas qualidades a um bom humor inconfundível, que aparece nos momentos certos e a um senso paternal, que surge nos momentos mais tensos. Outros personagens dividem com ele essa importância, especialmente Aragorn, filho de Arathorn (quem leu o lerá A Sociedade do Anel sempre irá mencionar a sua paternidade em locais apropriados), um homem sábio, forte e muito corajoso.
A complexidade da Terra-Média, com suas raças, lugares e até lendas, associada a uma descrição extremamente detalhista de Tolkien, fazem com que a leitura se torne cansativa em alguns momentos, especialmente aos não-fãs de fantasia ou que não estão habituados a tamanha minúcia. A descrição dos locais onde a história vai se desenrolando atinge até mesmo as rochas, as raízes das árvores, as folhas, as plantas, o solo... Tudo parece ter uma origem ou uma lenda, que por vezes é relatada em dezenas de canções e poemas, que permanecem com rimas e musicalidade mesmo em português (graças ao louvável trabalho dos tradutores Lenita M. Rímoli Esteves e Almiro Pisetta da editora Martins Fontes). Mas uma leitura cansativa não é enfadonha: a excessiva descrição faz com que, acima de tudo, o leitor tenha uma mínima noção do tamanho da criatividade e originalidade do autor, aumentando ainda mais o seu encanto.
Hobbit's, elfos, homens, anões, magos, orc's e troll's: tudo se mistura, mas nada se confunde. A habilidade de Tolkien é singular, é contemplativa, é única. Mesmo que não tenha sido concebido para isso, A Sociedade do Anel tem um desfecho marcante, que gera imensa expectativa para a parte seguinte, As Duas Torres. Afinal de contas, a missão proposta no início está longe de acabar e Tolkien ainda tem muito a surpreender e emocionar.
Peregrina 18/04/2017minha estante
Uau! Resenha muito elucidativa. Ainda quero comentar cada ponto dela com você. Excelente!

Lucas 19/04/2017minha estante
Enza, sempre amável. Anseio por isso, então, e fico agradecido. :)

Renata.Gothardo 30/03/2017

Demora pra engrenar mas vale a pena
Até os hobbits chegarem em Bri tanto a leitura quanto as aventuras que eles passaram eram monótonas e chatas. Quase desisti de ler o livro. Mas quando encontraram Passolargo tudo mudou. E isso me fez ler os outros livros. Valeu a pena passar por este monotonismo.
Prii 31/03/2017minha estante
Tenho a impressão de que o Tolkien colocou esse começo maçante e lento para sentirmos que os hobbits tinham demorado muito para deixar o Condado, como Gandalf diz depois.

Qlucas 23/09/2017minha estante
Exatamente a virada se dar quando eles conhecem Passalargo.