A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Marconi.Nascimento 05/12/2021

Tinha muito receio de ler algo do Tolkien e achar entediante, pois já tinha ouvido de outras pessoas que ele era excessivamente detalhista, porém li O Hobbit gostei muito e decidir ir em frente, assim comecei a ler A sociedade do anel li em uma semana, era difícil para de ler é simplesmente fantástico.
:)) 05/12/2021minha estante
nossa depois q vi oq vc falou vou continuar o livro, eu tinha abandonado com medo de não gostar mas até q também tava gostando

Letícia 02/11/2021

Razoável
Eu nunca vi os filmes de Senhor dos Anéis. Porém, comecei minha leitura com Hobbit e posso afirmar que foi um dos melhores livros que já li em minha vida. Mas ler senhor dos anéis foi um pouco decepcionante, tanto que faltam 50 páginas pra eu terminar mas optei por finalizar a leitura. Eu amei o começo da história, mas a narrativa se declina muito e se torna complicada, não prende a atenção do leitor. Não sei se o li em um mal momento, ou criei expectativas demais, mas vale a experiência, ainda continuo admirando muito o Tolkien e em um futuro próximo irei assistir todos os filmes! ?????????
Letícia 02/11/2021minha estante
observação: os pontos de interrogação no final são emojis kkkkkkkkkkkkkkk

SauloBtista 22/01/2022

O mundo é o melhor personagem
Foi minha primeira leitura do ano e posso dizer com todas as palavras que n poderia começar com uma leitura melhor.
Embora densa e as vezes lenta a história consegue se manter através da construção de munda fantástica do Tolkien, destacando para a forma como ele da vida a todos os aspectos do universo, aonde desde montanhas a árvores possuem vida e vontade.
Amo como Tolkien trabalha a magia e os poderes do livro sempre conectado com as emoções, poderes positivos trazem paz, alegria enquanto os malignos trazem desespero e desesperança.
Todos os personagens são fantásticos e únicos e trazem/agregam ao grupo principal com sua própria bagagem, visões e personalidades.
Nada parece solto nesse livro, todos os detalhes tem sua importância, se não para o foco da história, mas para o universo em si, dando a sensação de um mundo realmente vivo e natural.
deboraspontes 22/01/2022minha estante
????

Rafaela-Americo 15/01/2022

Uma Jornada épica na Terra-média
Você deve ser mais um (a) sofrido (a) leitor (a) de fantasia, assim como eu, que tem muito receio de ler O Senhor dos Anéis.

Sempre tem uma meia dúzia de pessoas que falam "ain Tolkien é muito descritivo" "É um livro difícil de ler". Depois de tantos anos morrendo de medo de ler esse livro resolvi enfrentar o medo e ler essa obra e estou completamente APAIXONADA por tudo, pelo mundo, pelos personagens e pela escrita do Tolkien.

Esqueçam todas essas frases prontas que falam sobre esse livro e só se permitam embarcar nessa jornada épica. Garanto que não irão se arrepender.
pabblo 17/01/2022minha estante
você leu o Hobbit antes?

Karencriss 07/06/2021

Quando comecei a ler Hobbit e quis ler O Senhor dos Aneis eu pensei "como eu não li isso antes??". Mas finalizando esse livro eu sei que uma versão minha mais nova não ia dar conta de ler tudo kk
A narrativa é um pouco lenta, mas nada tirou a vontade de descobrir o que ia acontecer no final. Eu amo os personagens, o desenvolvimento deles durante a viagem e a lealdade que vão criando com o passar do tempo.
A escrita descritiva não me incomoda, pelo contrário, enriquece muito a leitura.
Apenas sinto falta de mais personagens femininas importantes na história.
No fim, amei. Favoritado e ansiosa pelo próximo
Giu 07/06/2021minha estante
Também senti falta de personagens femininas ou de maior relevância das que aparecem. Tipo a Arwen, que no filme é mais trabalhada.

MirelaFontanelli 04/05/2021

A Sociedade do Anel
Se trata de uma releitura, na verdade, mas não deixou de ser especial. Tolkien sabe criar um universo como ninguém. Confesso que as vzs acho um pouco de exagero a quantodade de descrições mas entendo que é necessário para criar a ambientação.

Amei quando li a primeira vez, sigo amando.
@solracdantas 17/05/2021minha estante
Tolkien é sempre Tolkien, não tem como não amar, independente da quantidade de vezes que lemos. :)

A.M. 21/09/2021

A Sociedade do Anel
Desde que me entendo por gente e conheço O Senhor dos Anéis, não teve uma pessoa que leu e os livros e não tentou me desencorajar a ler. Mesma justificativa de sempre: descrições enormes, lentas e exageradas. E sinceramente? É justamente isso que dá vida ao livro. Pelo menos pra mim.

Logo no primeiro capítulo já fiquei nostálgica pelo Bilbo, já que li O Hobbit pela primeira vez umas duas semanas atrás. Eu gostei muito dele em sua aventura, e fiquei feliz de vê-lo de novo, mesmo que durante a leitura eu tenha preferido ele mais jovem. Apesar de parecer aquele protagonista que ia amar odiar, eu só amei mesmo. Ele faz um monte de besteira no caminho (como o Frodo, em O Senhor dos Anéis), mas qual protagonista NÃO faz? Enfim.

Como eu nunca assisti os filmes (eu sempre dormia quando tentava kkk), não tinha noção do quão rica e incrível essa história era. E é, é claro. É inegável que Tolkien é um gênio, e um excelente escritor de fantasia. O que ele faz aqui? posso dizer com certeza que não vou mais dormir quando for assistir o filme, e sim prestar atenção em cada detalhezinho.

Fico muito feliz por finalmente ler essa obra fantástica, e recomendo a todas as pessoas que ainda querem dar uma chance pra esse universo. Logo leio As Duas Torres.

(Ps: preciso confessar que não quero ficar longe dessa história tão cedo.)
aninhaalz 21/09/2021minha estante
Esse livro é perfeito!!

Francielle 13/07/2021

Incrível, é um livro genial. A todos os fãs de fantasia é uma leitura obrigatória. Perfeito para fugirmos de nossa realidade embarcar em aventura com Hobbits, Elfos, anões, magos e homens pelo ermo da Terra Média.
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Caramujo 30/11/2021

Porque você está lendo as resenhas desse livro? Pode parando por aí mesmo e vai ler o livro ao invés da resenha. Melhor... Pega O Hobbit, a trilogia de O Senhor dos Anéis, Silmarillion e por aí vai... Vai ser feliz.
Michael 14/12/2021minha estante
??

Camila.Alves 02/01/2022

Muito bom, mas...
Eu adorei o livro, de verdade, afinal, estamos falando de um clássico da literatura, porém, não curti de como o ritmo do livro é bem devagar no começo. O livro é dividido em livros I e II. O livro I é muito lento, a ponto de você estar chegando na metade do livro e nada de tão importante ter acontecido. O ritmo só começa a melhorar a partir do livro II, e daí pra frente não tenho do que reclamar, o livro conta uma aventura e tanto, já estou ansiosa para ler a continuação em As Duas Torres!
Teorema Espectral 06/01/2022minha estante
O Livro 1 foi um delírio do Tolkien

Duda 30/09/2010

A verdade é que rodo mundo exagera quando fala de Senhor dos anéis. Admito que demorei para terminar de ler, mas não foi porque o livro era detalhista demais. E sim por causa do filme. Apesar de ser uma das melhores produções de livros para o cinema, o filme ainda estraga o livro. Eu fiquei muito tempo esperando que a história fosse igual a do filme, mas é lógico que não é. Há muito mais explicações. E sim, pode até ser verdade que as coisas demorem mais que o normal para acontecerem, e quando elas realmente acontecem, são rápidas demais. Apesar disso o livro tem uma excelente narrativa. Fiquei completamente fascinada pela Terra média.

Mas vou ser honesta, vou enrolar um pouco para ler As duas torres.
Viktorya Zalewski 01/10/2010minha estante
Concordo plenamente: o filme estraga o livro. Ainda bem que eu eu li antes de assistir a Sociedade do Anel! >_

Viktorya Zalewski 01/10/2010

Ótimo!
O livro é realmente maravilhoso, embora eu seja suspeita pra dizer isso: aventura e mundos fantásticos são meu tipo preferido de livro, e eu não havia visto ainda o primeiro filme. As imagens de cenários e personagens dependeram da minha imaginação, o que é um pouco difícil. Mas como sou muito viajada, dei conta do recado.

Achei tudo muito empolgante, há partes calmas e tranquilas, como há partes de tirar o fôlego. Gostei muito do começo, da festa de Bilbo, da viagem dos 4 hobbits a Valfenda, do Conselho, de Lórien, e do fim. A única parte que achei cansativa é depois do Conselho até a chegada em Moria. Aí começa a ficar interessante: o que acontece em Moria foi maravilhosamente fantástico.

As descrições são tão boas que eu juro sentir as mesmas coisas que os hobbits. Quando Gandalf está por perto, há sensação de segurança, e quando ele não está, tenho medo de que algo aconteça com os pequenos. "Me senti" completamente segura em Valfenda e em Lórien, com seus magníficos campos. Os cavalheiros negros são terríveis, e a parte que a espada é cravada em Frodo é muito bem descrita.

Além disso, acho que o filme não chega aos pés do livro. Apesar de ver os filmes, só depois de ler o primeiro livro é que compreendi o grande poder do Um Anel e tudo que ele causa a uma pessoa, ou até mesmo uma comitiva.

Foi ótimo viajar pelos lugares do livro, seja no Pônei Saltitante, na Floresta Velha (com o velho salgueiro!), nos campos do Quarta Leste e nas lindas paisagens de Lórien. E conhecer diversas personagens, como o Tom Bombadil e sua esposa, o Velho Salgueiro, um balrog (!), Bill Samambaia, Carrapicho e Galadriel.

Se você já viu os filmes e está em dúvida se quer ler ou não a trilogia de Senhor dos Anéis, aí vai meu comentário: Só após ler os livros vai compreender e conhecer a imensidão de fatos e personagens que Tolkien imagina. Há muita, muita coisa por trás dos filmes.

(se eu errei algum nome, me desculpem xD)
Viktorya Zalewski 07/10/2010minha estante
Acho que o certo seria Lothórien em vez de Lórien, mas em fim..

Gabriel Meneses 13/11/2021

O que falar dessa primeira parte de Senhor dos Anéis?
Confesso que foi um livro que demorou para engatar, devido à complexidade da linguagem e do Universo Tolkien, com tantas criaturas. Mas aos poucos o livro te agarra e não te solta mais.
As descrições das paisagens são magistrais; o relato onisciente do comportamento dos personagens, dos medos e receios é impecável; a forma como as cenas de ação são colocadas impressionam.
Sinto que ainda preciso ler bem mais para entender plenamente tudo isso, mas já estou ansioso e iniciando imediatamente a continuação! Vamos com tudo!
Clara Elis 13/11/2021minha estante
ótima resenha

Lyamel 03/02/2022

Relato
Primeiramente: como que é possível um mero mortal criar uma obra dessa?
Bom... "A sociedade do Anel" é um livro muito detalhado e complexo, seguidamente dessa edição que conseguiu tornar essa obra mais perfeita ainda. Cada detalhe é apaixonante (tanto sua história quanto sua edição), sem contar que essa tradução consegue passar uma real sensação de como é ler algo original do autor Tolkien.
Baseando-se em meu relato pessoal, julgo que é preciso mais de uma leitura completa para reter toda sua história, principalmente pra eu que não sou acostumada a ler. Contudo, valeu a pena todo o ~longo~ tempo que me tomou - mesmo, em alguns momentos, esquecendo de estante e estante o que acabei de ler, diga-se de passagem -.
Dito isto, tornou-se um grande desafio termina-ló. Mas, no geral, me senti pertencida nessa história e conseguir me imaginar, ao longo da obra, como um personagem que vivencia todas as aventuras, partilha dos mesmos sentimentos (felicidade, aflição, dor, medo... sobretudo o de vulnerabilidade) em determinados acontecimentos.

P.S.: as coisas de Tolkien são tão bem feitas que me sinto no dever de estudar, profundamente, esse livro e conseguir desvendar os ~prováveis~ inúmeros segredos e referências que nele tem.
Cauany3 04/02/2022minha estante
Que vontade de ler tambeem

Sofia 22/03/2022

O mundo está deveras repleto de perigos e há nele muitos lugares escuros; mas ainda existe muita coisa que é bela, e, por muito que em todas terras o amor já esteja mesclado ao pesar, talvez ele se torne maior.
Comecei finalmente a trilogia do Senhor dos Anéis. Depois de me encantar com O Hobbit e todo aquele mundo mágico, estava ansiosa para poder saber mais sobre a Terra Média e as aventuras desse povo. Nesse primeiro livro, vamos conhecer novos lugares, novos personagens e novas histórias que vão nos levar em mais uma aventura em torno do Um Anel. Acho que essa história já é bem conhecida, então vou focar em contar como foi minha experiência.

Estou bem contente em conhecer finalmente esse clássico da fantasia. E realmente vale a pena cada minuto da leitura. Porém, como todo mundo já ouviu falar, não é uma leitura fácil.
E o que eu quero dizer com isso, não é que a linguagem é difícil, mas são muitos detalhes. São muitos personagens, que se conectam, e cada um com sua história, seu povo que também possuem um enredo. Acompanhar tudo isso de uma primeira vez torna a leitura muito mais devagar.

Na minha opinião, não é mais difícil que qualquer primeiro livro de fantasia. É preciso se ambientar e ai depois disso a leitura fluirá mais facilmente. Ansiosa para entender como será minha experiência com o segundo livro, mas farei uma pausa para ler uns livros curtos antes hahaha.
Procyon 22/03/2022minha estante
Dizem as boas línguas que o segundo é ainda melhor.