A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Alessandro 28/10/2022

O início do maior épico que você lerá
O que falar mais sobre o Legendário de Tolkien?
Com certeza o leitor estará diante da obra que moldou todas as obras de fantasia nos últimos quase 100 anos. Não só livros, como filmes, jogos, etc.
O leitor deve saber que está diante de uma leitura clássica e mais rebuscada. Mas se se permitir ir junto com Frodo, Gandalf e companhia na demanda do Anel, será recompensado com um mundo extraordinário e muito mais amplo e rico que pode imaginar.
Permita-se conhecer a Terra Média do professor Tolkien. ?
PS: lembro que a obra de introdução é "O Hobbit".
Abraço a todos.
JuniorQuitta 28/10/2022minha estante
Estou nessa jornada

maria.pic 16/10/2021

Resenha de a sociedade do anel
Sério tudo nesse livro pra mim é maravilhoso, a ficção e as referências ao cristianismo só que o Frodo me incomoda em alguns momentos, ele age de maneira meia mimada, mas de resto o livro é pft
LAY 18/10/2021minha estante
Nossa sim??? Eu fiquei a ponto de cometer um crime de ódio quando eu li certas partes do livro em que Frodo aparece, juro. Não consigo gostar dele -_-

GoomesH 29/06/2020

O Início da Jornada Épica!
Leitura extremamente prazerosa e cativante. Tolkien se mostra absurdamente detalhista e genial com a construção dos personagens, afinal, ter Sam como amigo é algo invejável, não?!
Ao decorrer do enredo, senti cada perda, cada conquista e cada emoção dos personagens maravilhados ao conhecer lugares novos e, me fiz parte desse mundo.

Muitos podem achar o meio do livro massante, mas quem é fascinado por fantasia vai se deliciar com tanta riqueza em um universo vivo e estonteante!
Ah! E que final sedutor! Que venham As Duas Torres!
Jorge 29/06/2020minha estante
Vou ler em breve essa belezinha.

de Paula 17/09/2020

E não é que o Tolkien me conquistou?
Confesso que sou uma leitora que foge de fantasia. Sempre gostei de livros mais realísticos, tanto que meu gênero favorito é ficção histórica, por isso li depois de adulta Harry Potter e agora, aos 24, estou lendo e assistindo os filmes de O Senhor dos Anéis pela primeira vez.

Não é o meu primeiro contato com o autor, li este ano também O Hobbit. Confesso que meu primeiro contato foi um pouco complexo, porque estava fazendo um experimento literário na época, então acabei me estendendo por muito tempo na leitura e não fiquei fã de cara. Porém, decidi dar uma chance a sua grande obra prima, quando me dei o box de presente.

Toda a minha TBR foi ignorada e segui meu coração, correndo para ler os livros dessa saga épica. A primeira coisa que queria deixar clara no meu relato é que a melhor escolha que eu poderia ter feito foi ler primeiro O Hobbit, para depois iniciar A Sociedade do Anel. Isso tudo porque a descoberta do anel por Bilbo já elucida uma aventura próxima no livro supracitado, além de já entender como a escrita do autor é descritiva, cheia de uma cultura e um mundo próprio, sem falar nas línguas inventadas e na filosofia desse gênio chamado Tolkien. Por isso, se você está vindo ler para saber por onde começar, essa é a minha dica, seguido da indicação da leitura de O Silmarillion na sequência de O Senhor dos Anéis. Não indico a leitura antecipada, pois há spoiler de toda saga nesta última história escrita pelo autor.

Se você veio ler essa resenha para saber se é melhor que o filme, afirmo que com toda a certeza é! A obra cinematográfica é boa, porém o livro é extraordinário. Como sempre acontece, algumas partes se perderam na execução do filme. Personagens especiais não são sequer citados e as divisões das informações estão paralelas a Terra-Média do livro. Acho que o filme é um ótimo complemento, porque às vezes nos perdemos nas descrições e dimensões de toda guerra do Anel, além de trazer a vida grandes personagens, como os Hobbits: Bilbo, Frodo, Sam, Pipin e Merry, os Homens: Boromir e Aragorn (filho de Arathorn), o Mago Gandalf (desculpe o comentário desnecessário, mas na minha opinião, muitíssimo melhor do que Dumbledore... Rsrs), os Elfos: Legolas, Elrond, Galadriel, os Anãos: Gloín e Gimli, entre outros personagens magníficos e incríveis, assim como os próprios vilões. Uma dica para assistir ao primeiro filme é ler A Sociedade do Anel e o primeiro capítulo de As Duas Torres. Consumir as duas obras é o indicado.

Sobre a experiência de leitura da Sociedade do Anel foi surpreendente e nostálgica. Todos os reencontros proporcionados com os personagens do O Hobbit, aos locais e lembranças do outro livro dão a sensação de lá e de volta outra vez. Mas, o livro cabe muito bem em si, trazendo aventura, reflexões importantes, além de mensagens que tocam no coração de todo leitor. Meus capítulos favoritos são A Sombra dos Passado e O Conselho de Elrond.

Acho que a escrita do autor cresce e amadurece na saga, o que torna a experiência de O Hobbit ser repensada. Uma coisa que eu gosto muito é que tudo está interligado, mas cada capítulo possui sua própria aventura, quase como pequenos livros dentro de uma história gigante. Estou super animada para as próximas leituras de O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

Eu gosto da edição e da tradução. Não sou especialista na obra do autor, mas acho que é bem condizente com o que fãs e estudiosos relatam sobre a estrutura textual e a forma da escrita do Tolkien. Os apêndices e extras são fascinantes e melhoram a leitura.
Ju 18/09/2020minha estante
Eu sou uma verdadeira fã de fantasias (é meu gênero favorito) e, apesar de gostar muito dos filmes, ainda não li nenhum dos livros de Tolkien. É uma meta de vida literária e em algum momento vai acontecer, mas por enquanto fico feliz que você tenha apreciado essa leitura fora da sua zona de conforto!

lightweaver 15/09/2020minha estante
Adorei essa resenha.

Erika 13/07/2020

A Sociedade do Anel
"Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado."

Essa frase está tatuada no meu braço e é dita no capítulo chave da história toda, por um dos personagens mais espetaculosos que já conheci. Tenho um carinho gigante por essa história, não somente por O Senhor dos Anéis, mas por todo o legendário de Tolkien. A cada releitura sempre descubro algo novo e o amor que sinto pela Terra Média só aumenta.

A história é conhecida por todos, então nesse post vou focar nas minhas impressões sobre a edição e tradução novas.

Edição: exclusividade da Nerdstore em parceria com a Harper Collins, com miolo idêntico à edição de capa preta. Somente a capa é o diferencial, feita em tecido com reprodução dos desenhos originais feitos por Tolkien. É lindo, mas dá um medo danado de molhar, sujar, estragar. É uma edição para colecionador, para deixar exposto e se orgulhar de a possuir. Minha decepção foi com as páginas muito finas. Penso que uma edição desse porte merecia mais cuidado em relação a isso.

Tradução: houve muita treta em relação a algumas mudanças realizadas pela equipe de tradução, e eu achava uma grande bobagem, pois a mudança de alguns termos não iriam afetar a essência da história. Mas me causou estranheza sim, sou dessas véias chatas que nunca vai conseguir falar "Pônei Empinado". O Pônei Saltitante está gravado com tinta permanente na minha alma, assim como o poema do Anel, que demorei anos para decorar. Porém entendo que tudo foi feito por estudiosos de Tolkien para se tornar o mais próximo possível da linguagem que o professor utilizava.

Apesar de ficar felizona com essa retomada nas publicações dos livros de Tolkien e de todo o meu respeito pelo tradutor-mestre-tolkienista-mor Ronald Kyrmse, ainda prefiro a minha edição velhinha da Martins Fontes, traduzida pela Lenita Esteves.
Torby Frosty 13/07/2020minha estante
Q ediçao incrivel ?

C.F. 31/12/2020

Revisitei anos depois a trilogia do Senhor dos Anéis e foi uma grata surpresa ver que meu encantamento com este universo criado por Tolkien só cresceu.
Há quem reclame do excesso de detalhismo do autor, da vagarosidade com que as coisas acontecem... mas o ritmo lento é um preço pequeno a se pagar para imergir em tão incrível universo.
Aninha ð» 31/12/2020minha estante
É tão gostoso revisitar livros!

Léo 16/02/2021

O Criador de Sonhos - Parte Um
2001 foi um ano inesquecível, sem dúvidas. E desde o ano anterior eu já possuía apenas uma resolução de ano novo. Estava certo de que zeraria a vida depois daquilo. Pois lá fui eu, extremamente ansioso pela chegada do Rock in Rio. Dia 19 de janeiro seria, em tese, o dia mais feliz da minha vida. Ver o Iron Maiden ao vivo era um sonho. Porém, algo me tirou dos eixos um pouco antes dessa data. Um belo dia passei na entrada do cinema e vi que estava em cartaz o filme "O Senhor dos Anéis". Imediatamente contei a um amigo que já havia lido os livros. Veja bem, em 2001 não havia facebook, ou whatsapp ou qualquer coisa do tipo. O acesso à informação era mais precário então, não sabia da estréia do filme. Liguei pra ele e disse que estava em cartaz e ele disse: "Cara... eu to indo praí agora. Precisamos ver esse filme". E foi uma das experiências mais emocionantes. Saí do cinema extasiado, sem palavras. Foi um banho de fantasia, um tapa na cara, uma explosão de sentimentos. Imediatamente procurei ler os livros, porém, naquela época, não dei muita bola. Não era um leitor ávido, não havia a fome de ler que possuo hoje. Então li os dois primeiros livros e abandonei a leitura. E hoje, 20 anos depois, retorno ao Senhor dos Anéis com outros olhos. Minha formação em letras me tornou uma pessoa mais crítica dentro da literatura e ter outros olhos nessa época da vida faz uma baita diferença. Não há muito o que dizer. Tolkien é um criador de sonhos, de fantasias. Tolkien imaginou cada centímetro de tudo que existe em Arda (O mundo de O Senhor dos Anéis). Tolkien te leva novamente a uma aventura mais densa que o Hobbit, mais profunda, mais violenta e demorada, e no entanto, a amizade ainda está lá. A partilha, o companheirismo, os personagens e seus desenvolvimentos, os simbolismos e a conexão com um mundo que me faz querer acreditar que existe. Se eu pudesse escolher um mundo de fantasia, inventado por qualquer escritor, seria este que Tolkien criou. A conexão com a natureza, o senso de justiça, os seres místicos e mágicos como elfos, anãos, águias gigantes etc. Ler O Senhor dos Anéis novamente é como ler pela primeira vez. Embora 20 anos tenham se passado, percebo quase tudo diferente. Fica aquele gostinho de querer mais e, graças aos Valar que ainda tem muito mais. Sobra agora aquela leve tristeza de não ter aproveitado tudo isso em 2001. Hoje são outros olhos, outra mente, outro leitor. E espero sempre poder retornar à essa magnifica comitiva do anel sempre que sentir vontade.
Carol 17/02/2021minha estante
Adoro a forma como você escreve as resenhas. Estou lendo A Sociedade do Anéis e ler resenhas apaixonadas assim me faz conseguir olhar esse mundo de outra forma. Parabéns e continue com essas resenhas incríveis. ?

Maju Deolindo 13/02/2021

Confesso que esperava mais porque amei o Hobbit mas o livro foi muito bom e já quero terminar a trilogia.
Daniel.Ribeiro 20/02/2021minha estante
Uma das melhores sagas.

Isa 25/12/2020

Sociedade do anel é um dos meus livros preferidos, apesar de ele ter uma escrita mais complicada de se ler o universo e os personagens compensam qualquer coisa. Estou quase terminando o terceiro livro e já posso dizer que é minha trilogia favorita
Isa ð 25/12/2020minha estante
É perfeito sim ?

Camy3 05/12/2021minha estante
????

Melimë 23/04/2021

One Ring to Rule them all
Então, amei. Não tenho como por em palavras o quanto que eu amei esse primeiro volume de O Senhor dos Anéis. Introdução perfeita, meu personagem favorito continua sendo o Aragorn ?? mas todos os outros ganharam um lugar mais especial do que já tinham no meu coração. O Gimli principalmente brilhou muito nesse livro, eu não esperava gostar tanto assim dele- porque nos filmes eu curtia ele, claro, mas esse livro tornou o Gimli um dos meus favoritos da Sociedade. Sam continua perfeito, e ainda mais fofo, Merru e Pippin mais maduros foi um pouco estranho mas eu curti muito. Legolas não fala muito, mas eu acho que isso é do personagem mesmo. Já o Boromir também teve um grande brilho nesse livro, eu consegui entender ele bem mais do que no filme. Pessoalmente curti muito os primeiros capítulos, que muita gente acha chato por conta de ser mais lento, por conta do Tom Bombadil, e tal, mas eu sinceramente curti muito essa vibe mais lentinha dos capítulos do Condado.

10/10
Samuel Simões 24/04/2021minha estante
Eu amei esse livro. Terminei hoje. Todo mundo falando que era enrolado e descritivo demais.. eu sinceramente não achei tudo isso. Stephen king é muito mais. ( n estou falando mal pq é meu autor preferido) kkk mas é inegável que ele ganha de qualquer um em enrolação. E amei todos personagens mas o wue sempre rouba cena p mim é o Gandalf

Ingrid 01/06/2021

Resenha A Sociedade do Anel
Em O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien, temos o início da história de fantasia mais conhecida e importante até os tempos atuais. Contextualizando um pouco mais, o autor publicou primeiro O Hobbit, que foi um sucesso, e depois houve a publicação de O Senhor dos Anéis, que conta com 6 livros divididos em 3 volumes/partes.

A Sociedade do Anel começa com um prólogo, contando com um breve resumo de O Hobbit, de certa forma. Portanto, não é necessário que você leia O Hobbit antes, mas é interessante. Eu li primeiro, e é bom por ser uma leitura bem mais leve. E em A Sociedade do Anel temos a formação desse grupo de pessoas que irão ajudar Frodo Bolseiro a levar o anel do poder até Mordor, o único lugar onde ele poderia ser destruído.

Frodo Bolseiro é sobrinho de Bilbo, que era, até aquele momento, o portador do anel do poder. E com o aniversário de 101 anos de Bilbo, ele deixa o Condado, onde os hobbits vivem, e deixa tudo que é seu, inclusive o anel, para Frodo. Para quem assistiu só os filmes não deve ter essa percepção, mas desde o aniversário do Bilbo até o dia em que Frodo deixa o Condado, se passam muitos anos.

Gandalf, o cinzento, que é um mago amigo de Bilbo e Frodo, consegue ver que aquele anel não era apenas um anel comum, e percebe seu poder. O “Um Anel” foi um artefato forjado por Sauron, o Senhor Sombrio, e tinha sido perdido há muitos anos. Portanto, Gandalf ajuda Frodo a entender a origem do “Um Anel”, e o que teria que ser feito para destruí-lo.

A partir daí começa a jornada do protagonista, que sai do Condado e vai a procura de Gandalf para seguir viagem, na companhia de seus amigos hobbits, Sam, Merry e Pippin. Entretanto, muitas dificuldades aparecem. Eles não encontram o mago cinzento, e precisam seguir sozinhos. Felizmente encontram ajudas importantes no caminho, e conseguem chegar em Valfenda, onde é formada a Sociedade do Anel.

Enfim, mesmo sendo um livro arrastado, recomendo a todos os fãs de fantasia que leiam O Senhor dos Anéis. A história é fantástica.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/
Gabrielly807 01/06/2021minha estante
Eu tô empacada no livro O Silmarillion :( É muito interessante, porém extremamente descritivo. Acho que eu deveria ter começado por O Hobbit ?

Francielle 13/07/2021

Incrível, é um livro genial. A todos os fãs de fantasia é uma leitura obrigatória. Perfeito para fugirmos de nossa realidade embarcar em aventura com Hobbits, Elfos, anões, magos e homens pelo ermo da Terra Média.
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Karencriss 07/06/2021

Quando comecei a ler Hobbit e quis ler O Senhor dos Aneis eu pensei "como eu não li isso antes??". Mas finalizando esse livro eu sei que uma versão minha mais nova não ia dar conta de ler tudo kk
A narrativa é um pouco lenta, mas nada tirou a vontade de descobrir o que ia acontecer no final. Eu amo os personagens, o desenvolvimento deles durante a viagem e a lealdade que vão criando com o passar do tempo.
A escrita descritiva não me incomoda, pelo contrário, enriquece muito a leitura.
Apenas sinto falta de mais personagens femininas importantes na história.
No fim, amei. Favoritado e ansiosa pelo próximo
Giu 07/06/2021minha estante
Também senti falta de personagens femininas ou de maior relevância das que aparecem. Tipo a Arwen, que no filme é mais trabalhada.