A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Stanleyasr 03/02/2022

O início perfeito para a jornada mais épica da fantasia
Tolkien é simplesmente GENIAL (e ainda incomparável) em sua construção de universo fantástico.
Tudo é tão bem pensado, tão bem construído e planejado.
Existe um passado absolutamente bem definido e interessantíssimo, um presente extremamente empolgante, cheio de horror, aventura, humor e emoção e existe um futuro incerto e cheio de desespero, restando apenas "a esperança dos tolos".
A ambientação e a apresentação dos personagens foi feita. Também tivemos perdas, tristezas, descanso e, por fim, um final angustiante. O começo perfeito da maior saga de fantasia de todos os tempos.
Roberto 03/02/2022minha estante
Anima agora pra ler o resto da trilogia?

Stanleyasr 04/02/2022minha estante
Oooooh, se tô! achei o gancho final bom demaaais!!! A pessoa q termina esse livro sem querer ir correndo pro segundo ver oq rolou com a sociedade é pq não tem coração kkkkkk
Isso considerando que pessoa que não gostou já tinha desistido em Tom Bombadil ou no Conselho de Elrond

rafaelfae 25/01/2010

Bom, muita gente acha Tolkien muito detalhista, eu, particularmente, pago um pau pro cara. Ele criou um mundo, todos os habitantes, as línguas faladas por eles, a história de cada povo, juntou tudo e escreveu essa série única. Quem assistiu os filmes e gostou, se resolver ler a série vai entrar em êxtase. Cada detalhe, cada diálogo, cada batalha, foram minuciosamente escritos. Não existem eventos deixados em aberto, tudo o que ele começa contar na saga ele vai até o fim, levando os personagens a encontros e desencontros perfeitos, em meio a batalhas e eventos únicos impressionantes. Já li essa série toda umas quatro vezes, e cada vez que leio encontro mais detalhes que não havia notado nas outras leituras. Recomendadíssimo, o cara é foda!
Bruno Pereira 28/06/2012minha estante
Bem, estou quase no final do 1 livro do Senhor dos anéis e não achei esse exagero de descrições como dizem. Na verdade, as descrições que Tolkien faz do ambiente em volta dos personagens dá uma realidade incrível a história. Se posso dizer, é possível imaginar o vento frio, ou o sol quente entre as árvores. Ao contrário de outros escritores, Tolkien faz descrições necessárias e não enche linguiça divagando em fatos isolados da história como muitos outros bons autores. Entretanto, em alguns trechos o filme saiu bem melhor do que a história o que é uma verdadeira surpresa, por eu estar acostumado com o contrário.

Doufe 17/07/2016minha estante
Concordo com o Bruno, acho as descrições do Tolkien objetivas e dinâmicas. Em geral o personagem está interagindo com os detalhes do mundo, ao invés de simplesmente descrever por descrever.

A Ciência precisa estudar essas pessoas que acham o Tolkien detalhista demais, e o Martin, não.

Sophia Sophia ;) 08/08/2022

Atividade física por osmose
Me senti cansada só de ler. Gosto da ideia de sair por aí, caçando aventuras, mas também não sei se aguentaria passar tanto tempo sem tomar banho
Louise.Rosado 08/08/2022minha estante
?????

Damarys6 12/08/2022minha estante
Kkkkkkkkkkk amei

Renan.Menchik 12/12/2021

O SUBLIME DA FANTASIA!
Escrito pelo gênio J.R.R Tolkien, Senhor dos Anéis é considerado por muitos um dos maiores universos de fantasia já criados, sendo estupidamente profundo, denso e arrebatador.

Tolkien apresenta uma trama altamente instigante, conhecemos Frodo e seu amigo Sam, os quais terão seu futuro entrelaçado com o destino de toda Terra-Média, sendo Frodo levado a partir do seu lar rumo as mais eletrizantes aventuras.

Sem dúvida estou resenhando o maior livro de fantasia que já li, sem exagero, Senhor dos Anéis é muito mais que uma boa estória, estamos falando de um mundo completo, construído ricamente e, neste cenário insondáveis, os personagens de fato vivem, ali se desenvolvem e são poderosamente convincentes.

Começamos pelos PONTOS FORTES:

AMBIENTAÇÃO

Senhoras e senhores, se tem algo que este livro não peca é em ambientação! Estamos falando de uma construção de um mundo inteiro, repleto de lendas, estórias e lugares incríveis.
É difícil resenhar sobre este tópico, pois quando falo que Senhor dos Anéis ultrapassou todos os precedentes, não estou brincando, veja, Tolkien criou uma língua artificial para que fosse falada pelo povo dos Elfos, essa língua se chama Quenya. Só que ele também criou outras línguas faladas em outros períodos da história da famosa "Terra-Média", como por exemplo a Sindarin, porém você encontra outras quatro ou cinco línguas com alfabeto próprio e tudo mais.
Os mapas são fabulosos, é fácil se perder imaginando a estória de cada lugar ali indicado e, acredite, cada lugar tem suas estórias, mitologias e acontecimentos.
Tolkien faz um trabalho brilhante ao descrever o mundo que criou, não passa nada batido, tudo é muito bem detalhado, um deleite para quem gosta dos pequenos detalhes.
Há um oceano interminável para falar sobre ambientação deste livro, o que posso dizer é: se você quiser, pode passar anos estudando o mundo criado pelo Autor, é algo colossal!

PERSONAGENS PODEROSOS

O cenário (ambientação) é algo estupendo, mas não é só isso, os personagens são extremamente cativantes, Tolkien faz um trabalho impecável em apresentá-los para o leitor.
Frodo e Cia, os Hobbits em geral são muito peculiares, tem seus hábitos e facilmente você se identifica com eles e entende o estilo de vida que eles adoraram, a partir daí tudo é um grande deleite, pois você passa a entender o poder dos acontecimentos na vida destes personagens.
Ao longo da jornada Tolkien vai acrecentando personagens igualmente carismáticos, com um pano de fundo riquíssimo, todos eles tem suas motivações extremamente bem construídas, seus medos, seus sonhos, suas estórias, todos os eventos que tornaram aqueles personagens quem eles são está ali para você entender, bem como, caso queira, pode buscar neste universo composto por inúmeros livros a estória que moldou e influênciou seus personagens preferidos, seja as guerras passadas ou aventuras mencionada aqui que lá estará detalhada para você.

NARRATIVA PODEROSA

Nos primeiros capítulos já é possível ser arrebatado pela narrativa e não conseguirá mais se desprender, pois Tolkien é muito eficaz na maneira com que vai desenrolando a estória, é impressionante como ele consegue amadurecer a narrativa a medida que as coisas vão pegando um tom mais sério.
A jornada começa em um tom de narrativa de uma estória de criança e lá pelo seu final a coisa está macabra, são poucos escritores que tem esse poder de brincar com o tom da narrativa e Tolkien faz isso como se fosse fácil.
Preparesse para uma jornada que começa lindamente no belo Condado, porém não espere a mesma narrativa para quando estiver as portas das terras de Mordor !

A ESTÓRIA CONTADA

Com tudo que já citei acima, é possível deduzir que a estória contada pelo autor é impecável, UAU, toda a função do UM ANEL, o próprio Gollum que foi consumido por possuir o anel, como este anel vai parar nas mãos de Frodo, Gandalf, o Cinzento e sua poderosa participação para o start da aventura de Frodo, tal qual foi com seu tio Bilbo Bolseiro!
Me nego a fazer um resuminho da estória para convencer que vale a pena a jornada, pois Senhor dos Anéis está acima disso, acredite!

DA MINHA CRÍTICA PESSOAL

Faço a ressalva que minha crítica é fruto de impressão pessoal, não atingindo em nada o mérito desta obra que é colossalmente maior que este leitor que vos escreve.
Tive dificuldades em alguns momentos com o grau de detalhes de determinados ambientes, pois tenho uma preferência clara como leitor pelo desenrolar mais objetivo de novos fatos que façam os personagens andarem na estória(não sou tão apegado a descrições do cenário em volta), porém Tolkien trabalha um pouco mais lento esse desenrolar, porém nada que afete a grandiosidade da obra.
Também sofri em alguns capítulos que foram demasiadamente longos, cito, por exemplo, o capítulo do "Conselho", nossa, foram duas horas e meia em um único capitulo, tenho preferência por capítulos mais enxutos.
Todas essas pontuações críticas estão restritas a minha preferência pessoal, não havendo qualquer elemento que possa desabonar a obra.

CONCLUSÃO

O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel é a primeiro parte desta épica jornada apresentada por JRR Tolkien, sendo brilhante e magnífico, uma obra prima da fantasia, indispensável para qualquer leitor que goste de uma boa estória!
NOTA MÁXIMA com louvor !
Brujo 12/12/2021minha estante
Belíssima resenha, parabéns !!! Essa obra de fato é magnífica. A trilogia toda é, na verdade.

Renan.Menchik 12/12/2021minha estante
Muito obrigado meu amigo! A obra é colossal, estou ansioso para concluir a trilogia !

Larissa 06/06/2021

Uma looonga introdução
Sempre tive vontade de conhecer o universo de Tolkien, então li primeiro O Hobbit e gostei bastante! Resolvi então me aventurar em Senhor dos Anéis, mas essa primeira parte da história ainda não conseguiu me conquistar.
Demorei muuuito para ler o livro e em muitos momentos senti como se nada de fato desenrolasse, como se fossem 400 páginas de introdução e só no final a história pegasse fôlego.
No final comecei a me interessar mais, então darei mais uma chance à história e vou ler o segundo livro.
Espero que melhore!
Matheus758 06/06/2021minha estante
Pior que ler tolkien é um exercício de paciência,amo senhor dos anéis mas é uma leitura bem densa mesmo

Ross.Lopes 06/06/2021minha estante
Senti o mesmo quando li, pq achei o hobbit super dinâmico e fluido então fui esperando o mesmo sobre a sociedade do anel, que foi um pequeno soco no estômago

Rúbia Barcellos 06/08/2010

A Sociedade do Anel.. Que livro! No inicio o desenrolar da historia começa um pouco lento, mas logo após a fuga do Condado a historia se torna envolvente e mágica! É difícil descrever a escrita de Tolkien, ele tem, digamos, um "poder" que consegue deixar a sua escrita fácil ou difícil, sem perder seu estilo.
Rico em detalhes o livro nos deixa imersos na Terra Média, como se nós estivéssemos lá junto com a comitiva do anel, vivendo cada aventura, cada perigo, temendo os Nasgûl e outras coisas e se alegrando junto a todos eles!

Me encantei com algumas terras, como Valfenda, ainda mais com Lothlorien, com as estátuas dos antepassados de Aragorn próximos ao Rauros, e outros lugares mais. Me apaixonei pelos personagens especialmente pela Senhora Galadriel e toda a comitiva.

Me apaixonei pelo livro "A Sociedade do Anel", pelos livros antes da trilogia, e ainda mais.. pelo singular autor!

Livro total recomendado! Entrou para os meus TOP's!

PS: Já estou super envolvida na historia do livro "As Duas Torres" ;)
Demetrio Alexan 06/08/2010minha estante
Querida amiga Rúbia. Meus parabéns pela sua resenha. Você conseguiu sintetizar em poucas palavras, toda a emoção que o livro transmite.Bjus!

Vanessa 18/08/2010minha estante
Nossa concordo totalmente com você!
Adoro encontrar pessoas tão apaixonadas quanto eu pela obra de Tolkien.

Rusbis 12/01/2011

O que dizer sobre o livro?
Simplesmente fantástico. "O Senhor dos Anéis" é um dos melhores livros que já li. O mundo criado por Tolkien é vasto, palpável, inteligente, curioso e único. Os persongens são muito bem desenvolvidos. Os costumes e culturas das várias raças apresentadas nesta história são muito bem mostradas e exploradas. Por exemplo, é muito interessante e até mesmo engraçado a visão de um "hobbit de respeito" no Condado. Ele deve ser quieto, nunca passar do Água (uma espécie de fronteira entre o Condado e resto do mundo) e se manter sempre ocupado com os afazeres de sua casa, ter boa comida e várias refeições. Do contrário, ele fica mal visto na comunidade, sendo considerado "aventureiro demais" para os padrões calmos dos hobbits. É hilário.
Ou então, em outra visão de cultura, temos os elfos, que são vistos como um povo misterioso, mas, alegre, que sempre estão a cantar, recitar poemas e poesias e viverem exclusos no "mundo deles". A maioria não se dirige a outras raças, a menos que tenham concedido respeito à raça em questão (como Bilbo conseguiu o respeito dos elfos para os hobbits no livro anterior à essa trilogia, "O Hobbit"). Isso é muito interessante.
Tolkien fez A OBRA de fantasia definitiva.

Quais os destaques do livro?
Com certeza o maior destaque de toda a obra é complexidade dela. Não que ela seja dificil de se ler (e nem fácil), mas, ela tão complexa que pode ser comparada ao nosso mundo em questão de variedade de raças, culturas, lugares, seres, fatos históricos e tudo o que um mundo real tem direito. Para vocês terem uma idéia de quão complexa é a obra de "O Senhor dos Anéis", a história desta trilogia se inicia no fim da Terceira Era. Antes houve duas outras eras, com seus fatos histórias importantes permeando-a e mudando o mundo ao redor. Por exemplo, na Segunda Era (que não é contada neste livro) Sauron ainda tinha um corpo físico e era o "bola da vez". Mandava e desmanvada em tudo. Era soberano e imperou em meio ao caos. E isso foi a milhares de anos antes desta história. A Primeira Era é mais antiga ainda e nela os humanos nem existiam ainda e Sauron era um mero aprendiz do primeiro Senhor do Escuro, um ser demoniaco, um deus caído, que espalhava o caos pela Terra-Média. Viram como tudo é complexo. E estes fatos são apenas citados nesta trilogia, mas, sem eles nada disso estaria acontecendo. É como uma aula de história.

Quais os pontos negativos do livro?
Os unicos pontos negativos vão para a narrativa às vezes arrastada e extremamente detalhista de Tolkien. E olha que eu adoro livros detalhistas e "devagares". Mas, o autor, por vezes se prendia a descrever paisagens que não tinham tanta importancia para o momento em questão e acabava perdendo seu foco quanto à situação que estava se passando, nos fazendo esquecer onde estava o personagem daquela cena e o que ele pretendia. Isso acontece muitas vezes no segundo livro da trilogia, "As Duas Torres", mas, no terceiro volume, Tolkien meio que não encontra tempo para adentrar em suas cansativas descrições de paisagens, já que "O Retorno do Rei" é um livro cheio de ação, aventura, batalhas e situações angustiantes (muuuuuito angustiantes).
Outro ponto negativo na obra é a falta da "força feminina" pela história. As únicas mulheres que aparecem pela história são colocadas como medrosas, frageis e sensiveis, mesmo com seus objetivos fortes e traçados. Aparecem brevemente e logo são deixadas para segundo plano ou nem voltam a aparecer mais. Isso foi muito chato, pois, muitas personagens poderiam ter sido mais desenvolvidas.

Concluindo:
Ler "O Senhor dos Anéis" foi uma das melhores coisas que já fiz na vida. Um livro fantástico do início ao fim que me agraciou com momentos de aventura, amizade, companherismo, tensão, orgulho. Me fez ficar com raiva de alguns personagens, adorar outros, torcer por outros e ficar curioso quanto à várias situações. Tenho certeza de que nunca mais esquecerei os vários momentos e situações que passei ao acompanhar Frodo e Sam rumo à destruição do Um Anel!
Gabi Pescarolo 15/02/2011minha estante
Cara, sua resenha está perfeita, sabe.
Tolkien tem uma imaginação tão grande que tenho minhas sérias dúvidas se ele não misturava real com fantástico na própria vida de vez em quando. Concordo com você quando diz que a presença feminina faltou, mas gostei de quando Éowyn matou o Senhor dos Espectros do Anel, apesar de não gostar muito dela.
Obrigada por essa resenha iluminadora!

Cácio 05/12/2016minha estante
Obrigado pelo spoiler, Gabi

Luiza3302 10/07/2010

Decepção
Que Tolkien era um gênio, ninguém pode negar!
Não tem outro nome para uma pessoa capaz de criar várias línguas, falar mais de dez idiomas etc

Enfim...
Eu tinha tudo para gostar da "A Sociedade do Anel"...
Adoro ler fantasia!
Já tinha lido "O Hobbit" e ADORADO!
Eu estava esperando demais... a história não conseguiu me envolver... achei tudo muito cansativo.

Eu não via a hora de terminar, para poder começar a ler outro!
Confesso que só nao abandonei por causa da fama que a trilogia tem...
Acho que só podemos ter certeza se achamos o livro bom ou ruim... se lermos ele até o FIM!

Ainda não criei coragem de começar a ler o segundo livro da saga...
Espero que "As Duas Torres" seja melhor!
Rafael 29/08/2010minha estante
O livro é muitíssimo bem escrito. Tolkien foi um gênio no que se refere à escrita. Mas....... este livro é demasiadamente prolixo e cansativo para alguém que, por exemplo, nunca se aventurou a ler Pablo Neruda ou Machado de Assis. Não consegui terminar da primeira vez. Precisei investir numa segunda, anos depois.

Dan 03/11/2016minha estante
Já li de Cervantes a Virginia Woolf. E de fato acho O senhor dos anéis cansativo. Tolkien pecou em exagerar em descrições e não ter criado um bom ritmo narrativo. FATO. Mas a saga possui suas qualidades.

Joseanny 25/01/2021

Fantasia sensacional!
De início achei a história bem cansativa e lenta, porém bem agradável. Poucos personagens permanecem na história do livro anterior, o Hobbit. Não é um livro difícil de ler e com o decorrer da história a aventura vai ficando melhor. O final foi com gostinho de quero mais! Adorei ?
Carine 25/01/2021minha estante
Tô quase terminando também

Joseanny 25/01/2021minha estante
Uhuuuuuu ??

Bruno 03/01/2021

Eu vou ousar dizer que foi frustrante
Termino esse livro contrariado. Queria muito ter gostado, mas não foi uma boa experiência.
A descrição é realmente encantadora, o universo é realmente profundo, criativo, original e basilar pra muitas obras de aventura fantástica que vieram depois. Um ícone incomparável!
É isso tudo, mas é também enfadonho, cansativo e repetitivo.
Sinto que os primeiros 3/4 do livro se resumem a caminhadas por paisagens exuberantes, descanso e mais caminhadas. Não acontece muita coisa. Nesse período Tolkien trabalha as características de cada povo, claro, mas não deixa de ser cansativo.
Comecei a me envolver com o livro no quarto final, tarde demais pra tornar a leitura uma boa experiência.
Pretendo continuar a trilogia, mas sem pressa. Vou assistir ao filme, ler alguns outros livros e, quando aquela vontade chegar - se chegar - começo "As duas torres".
Recomendo a leitura apenas para leitores mais experientes, e que já estejam familiarizados com o universo. Está longe de ser a unanimidade que muita gente vende. É um clássico que influenciou todo um gênero literário, mas não espere uma leitura fluida ou divertida o tempo todo.
A tal descrição singular e profundidade de cada povo cobram seu preço.
Arthur 03/01/2021minha estante
Curti! poucos aqui tem coragem p/ avaliar uma obra clássica com medo do q vão achar.

luana 17/05/2021minha estante
Concordo plenamente!

Abby 18/09/2022

Simplesmente fantástico!
Eu já sabia que iria gostar desse livro, mas ainda assim não estava preparada para riqueza da narrativa, dos lugares, dos nomes, das descrições. Me senti imersa na leitura, praticamente uma participante da comitiva do anel!! Estou ansiosa para continuar a obra, tenho certeza que só melhora!!??
Matheus Oliveira 24/09/2022minha estante
Abby fico muito feliz que tenha gostado nesse nível! Esse é o efeito Tolkien de ser... ?????

Abby 24/09/2022minha estante
Realmente, Tolkien sabe como cativar um leitor!! ?

Açúcar trevosa 19/01/2023

Soldier, Poet, King
Primeiro de tudo: não tenha medo de ler o livro se você quer. O Senhor dos Anéis é intimidador, já que todo mundo fala como a leitura é difícil mas pelo menos a minha experiência com o primeiro livro foi tranquila, você só tem que achar o seu ritmo com o livro e se conformar com o fato de que sim, você pode estar gostando de um livro e ainda demorar para terminar de lê-lo.

Segundo de tudo: o livro foi uma caixinha de surpresas, eu realmente me diverti e gostei dos personagens. Teve momentos realmente adoráveis, que mostrava um laço muito forte entre os personagens, sendo platônicos ou românticos (Sam e Frodo, estou olhando para vocês). Também da para perceber uma evolução na escrita de Tolkien do Hobbit para A Sociedade do Anel, porque enquanto O Hobbit é muito focado no plot A Sociedade do Anel se equilibra em estudo de personagem (o que eu realmente aprecio) e plot.

Enfim, tirando o leve racismo de Tolkien, o livro é ótimo.
Beca 03/02/2023minha estante
Onde o Tolkien é racista? Li e não percebi nada do tipo

Açúcar trevosa 04/02/2023minha estante
Nunca é de fato explícito na escrita dele mas você percebe na forma como ele escreve, o jeito que ele sempre usa as palavras "negro" e "escuro" em péssimos contextos, sempre associando elas a maldade. Exemplo: boa parte dos orcs são descritos com a pele negra (por que os vilões tem que ser negros, especificamente? Qual mensagem ele queria passar?) e assim, ele era um homem na década de 30, era bem provável que ele fosse racista

Gabriela_Sut 14/10/2022

Leitura recomendadíssima
Neste livro a gente acompanha o Frodo, um hobbit do Condado, que acabou tomando posse do Um Anel, que é a fonte de poder do Senhor do Escuro. E por conta disso, precisa fugir da perseguição do Inimigo e, ao mesmo tempo, dar um jeito de dar um fim neste anel. E para isso ele vai contar com a ajuda de vários outros personagens, alguns muito simpáticos, outros nem tanto.

Surpreendentemente, esse foi meu primeiro contato com a história do Senhor dos Anéis. Até hoje nunca nem tinha visto os filmes e sabia de pouca coisa, praticamente nada, sobre a história. O pouco que eu sabia vinha das minhas leituras prévias de O Silmarillion e O Hobbit.

Esse livro é um pouco lento no começo, principalmente em comparação com o Hobbit, que tinha sido uma das minhas últimas leituras e que em pouco menos de 300 páginas (minha edição) deu conta de contar diversas aventuras.
Mas passadas as primeiras 50 páginas a leitura começa a acelerar aos poucos.

Minha parte favorita deste livro com certeza foi O Conselho de Elrond, pois finalmente é nos dada várias informações que vínhamos nos perguntando até então. Além de ser-nos apresentados outros personagens que serão importantes para a narrativa dali em diante.
Pedro Spears 14/10/2022minha estante
Nossa eu amo!

Gabriela_Sut 14/10/2022minha estante
Sim, fiquei encantada com a história!

Rafael.Seifert 22/08/2020

Maravilhoso
O início como toda saga, é difícil de entender os personagens, os seus feitos, sua história, seu passado. Quando começa a entender o que está acontecendo o livro te leva para dentro e é sensacional! Alerto que os detalhes são muito maiores do que o filme, isso pode decepcionar um pouco, mas o filme auxilia na imaginação dos personagens!
Fabio.Filho 22/08/2020minha estante
Se gostou desses detalhes do universo de Tolken, dê uma chance ao Silmarillion: TUDO vai fazer sentido!

Rafael.Seifert 22/08/2020minha estante
Obrigado pela dica @fabio.filho vou ler a respeito!