A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Duane 23/02/2014

Leitura Realizada para o Desafio Literário Skoob =)

Há dois anos atrás tentei ler este livro e não consegui. Apesar de odiar abandonar livros, eu o abandonei.
Por um acaso achei "O hobbit" no colégio e o li, adorei.
Então, neste ano, decidi dar mais uma chance a essa maravilhosa história de J.R.R Tolkien.
Para ler o livro todo, tenha paciência. Tolkien dá todos os detalhes, desde a mais ínfima folha pairando ao vento até o que os membros da sociedade estão pensando. Ao mesmo tempo que isso é bom, pois estimula a imaginação, faz da leitura um exercício cansativo. Portanto, pra quem gosta de desafios indico que leia. Já pra quem está a fim de uma leitura mais rápida, deixe pra depois.
Classifico o livro como muito bom, pois a história é contagiante. Só perde um ponto pela "enrolação". Mas uma coisa lhes digo, no fim do livro, vale a pena. Você se sente completo. É maravilhoso. Leitura obrigatória ;)
Duane 23/02/2014minha estante
digitei errado x.x foi a pressa,

Anderson 23/03/2014minha estante
Mas, hein?! Tá certo, Duane. É coNtagiante msm...

Duane 27/03/2014minha estante
Sim, tá certo agora, pq eu editei, mas antes tava errado por causa da correria kkk

Gee 24/09/2021

Muito bom!
Senhor dos anéis foi um livro um pouco complicado de ler, é um livro bem arrastado mas meio que dá pra perceber isso já que eles ficam três livros pra destruir o Anel, demorei muito pra terminar mas não me arrependo de ter insistido já que cada vez que eu abria o livro era como se eu mesma estivesse na Terra Média acho que isso que torna a escrita do Tolkien tão única. Recomendo para uma pessoa que tem curiosidade no universo e paciência.
Matheus656 24/09/2021minha estante
Quero mt ler esse livro logo

Gee 24/09/2021minha estante
Eu demorei muitoo pra terminar kkkkkk mas vale a pena

Gee 24/09/2021minha estante
Ainda tenho os outros dois pra ler

Alinesmne 30/05/2022minha estante
Gandalf é mesmo o melhor personagem. Nos filmes ele não tem tanto carisma como nos livros que eu li até agora; nos livros ele é maravilhoso. E a primeira metade é mesmo bem enfadonha... Muita descrição

Marcos 30/05/2022minha estante
Eu assino em baixo Aline. A primeira metade tem descrição até demais kkkkkk e o Gandalf é simplesmente maravilhoso! Tanto que ele fez muita falta na primeira parta, não tanto no fim em razão de personagens como Aragorn e o Legolas.

Pam 08/06/2022minha estante
pode iniciar esse segundo volume sem medo pois é muito mais fácil de ler e as coisas vão finalmente acontecendo... não da vontade de largar o livro!!!

assibely 07/11/2021

??
A história em si é muito boa, no entanto, a tradução e escrita dessa edição é péssima. Primeiro que os diálogos são demonstrados por aspas. E algumas palavras são muito ruins.
Karol 07/11/2021minha estante
Quando eu iniciei a leitura dessa edição também não gostei das aspas, porém não é o único que é assim, vários outros livros e de edições diferentes do J. R. R Tolkien são assim. Creio ser, talvez a forma como ele expressava a história já que é em terceira pessoa!

ted_luar 21/11/2021minha estante
É que em livros as aspas são para histórias que aconteceram no passado e travessão é pro presente

assibely 22/11/2021minha estante
Interessante, não sabia disso ?

Estante.dabru 07/02/2022

A sociedade do anel!
Fiquei impressionada com tamanha criatividade do autor para criar um universo tão elaborado e tão rico em detalhes. Os locais são descritos tão bem que não é preciso muito esforço para visualiza-los e com os mapas fica muito mais prático entender e acompanhar a jornadas dos personagens.

Contudo, devido a essa riqueza de detalhes, achei os primeiros capítulos chatos e o desenrolar da história um pouco lento, porém entendo a necessidade de apresentar o condado e etc. Após algumas páginas (e muitoooos detalhes) aventura começa de fato tudo fica muito mais interessante e a história te prende até o fim.

Em resumo, a história é incrível e te faz querer saber mais e mais sobre esse universo tão extraordinário!
Elcimar.Matos 07/02/2022minha estante
to doido p ler a saga

Estante.dabru 07/02/2022minha estante
A história é incrível, não vai se arrepender

Miguel.Moreira 10/02/2022minha estante
O mais incrível é que podemos fazer varias analogias em paralelo, apesar de Tolkien detestar analogias, sua obra é repleta de referências históricas, filosóficas, culturais (nórdicos, escandinavos, anglo-saxão), fora as possíveis referências em relação ao catolicismo. É um livro que podemos ler para nos entreter, porém acima disso, é um livro para noz ensinar muitas coisas de forma nais descontraída (não que isso torne o livro mais fácil), de longe é o melhor conto de fadas que li na minha vida.

Isadora.Tassinari 20/08/2022

A sociedade do anel
Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até às Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.
Bruno 20/08/2022minha estante
Amo, amooo, amooo

Paloma.Nobre 20/08/2022minha estante
Qual a ordem de leitura? Tentei começar por esse mas achei confuso...

Bruno 20/08/2022minha estante
O Sillmarilion, o hobbit, o senhor dos aneis.

Thiago 27/07/2020

Os contos que sempre importam
A trilogia “O Senhor dos Anéis” está enraizada na minha vida há quase duas décadas. Foram os livros escritos por Tolkien que me serviram como amigos numa época em que eu desconhecia o sentido de amizade no colégio, além do apreço em escrever histórias, e foram os filmes realizados por Peter Jackson e sua talentosa equipe que me conduziram a seguir uma jornada de fazer Cinema.
Tendo em mãos a nova é ótima edição da Harper Collins, reler “A Sociedade do Anel” foi um reencontro muito estimado em que o olhar amadurecido me fez perceber detalhes preciosos da narrativa e o esmero de seu autor na concepção de seus personagens e universo devidamente repassados pela meticulosa tradução. De fato, não rebrilha tudo que é ouro.
Falando rapidamente sobre a "polêmica" tradução, é louvável o trabalho de Ronald Kyrmse em traduzir respeitosamente seguindo as direções do autor, ainda que a necessidade de modificar a grafia de alguns termos já estabelecidos por questões fonéticas não se aplica a todos os casos, considerando que alguns personagens continuam com sua forma original em inglês.

site: https://www.instagram.com/p/CDJ3bdoBanH/
Pavozzo 13/07/2023minha estante
Estão entre os meus favoritos! - Os livros e os filmes.

Infelizmente, não pude assistir a eles na época, por isso estou rezando para que reexibam "O Retorno do Rei" em razão dos 20 anos de lançamento... ?

Pavozzo 13/07/2023minha estante
E belo comentário ao livro, aliás.

Thiago 24/07/2023minha estante
Tomara que reexibam O Retorno do Rei mesmo ?

Rick 21/07/2020

Incrível
Já vou logo avisando que é muito bom e necessário você ter pelo menos lido O Hobbit pra ler Senhor dos Anéis.
A história é incrível e possui uma escrita muito descritiva e densa, mas tudo isso é para você entrar dentro da história, nessa quarentena fui para a Terra-média sem sair de casa. Esse livro é uma grande apresentação do universo e da aventura que vamos ter, há momentos angustiantes, momentos de aventura, e até mesmo um capítulo inteiro de conversas sobre esse universo. Não é uma leitura fácil, mas vale a pena.
Leah Barros 21/07/2020minha estante
Não consigo avançar em Hobbit ?

Rick 22/07/2020minha estante
Não é uma leitura tão fácil, O Hobbit é uma leitura meio repetitiva e cansativa, mas insiste que tudo vai valer a pena em senhor dos anéis

Leah Barros 09/08/2020minha estante
Vou tentar mais uma vez

juliafinamore 01/10/2020

mágico
é difícil pra mim escrever sobre uma obra de tamanha importância pro gênero de fantasia. tolkien não escreveu um livro, ele inventou um mundo. um mundo com história, cultura, línguas e mágica. ele não foi simplista a ponto de só contar uma história, ele realmente fez a história parecer real, mesmo que impossível de acontecer na realidade. depois de ler ?árvore e folha? eu fiquei a par de seus objetivos com as obras que escreveu, mas ler o começo de sua obra prima superou as minhas expectavas. um livro de 600 páginas que não pesam, não cansam. me senti lá dentro viajando com a comitiva do anel, superando cada obstáculo, aproveitando cada magia élfica e vivendo uma aventura única. além de toda qualidade técnica, os valores apresentados por j.r.r. tolkien são atemporais e precisam ser relembrados nos dias de hoje como, por exemplo,amizade, lealdade e fé. creio que esse grande escritor deixou um legado além do mundo fictício. estou muito empolgada para a continuação da jornada!
Joabe.Gileade 01/10/2020minha estante
Ele está na minha lista. Espero ansiosamente realizar essa leitura. Parabéns.

Torby Frosty 17/10/2020minha estante
Otima resenha ?

juliafinamore 18/10/2020minha estante
obrigada!!

JP_Felix 31/01/2022

Mellon
Um livro simplesmente magnífico, mas com a resalva de ser muito antigo e com uma linguagem bem destoante do que estamos acostumados hoje em dia. Não é uma história dinâmica, mas apenas por não tentar ser. Tolkien já disse inúmeras vezes que não utilizava de alegorias, portanto aqui há um exemplo puro e simples do bom uso do maniqueísmo, onde há o bem e o mal estabelecidos de maneira clara, mas ainda assim criando conceitos que compõe de maneira excelente a história.

É um livro lento e longo, difícil de se ler e talvez não seja qualquer um que consiga fazê-lo, mas é uma obra a ser apreciada. As passagens, os acontecimentos e os sentimentos aqui impressos são belíssimos. Enquanto a maioria das outras obras se preocupa em cativar o leitor com os acontecimentos, Tolkien apresenta uma narrativa contemplativa, bela e com sentimentos profundos.

A jornada, apesar de mil elementos fantasiosos, é realista em sua proposta, com vários desafios e dificuldades, com dias a fio de cansaço e esforço, e com personagens cativantes com os quais é possível simpatizar quase que imediatamente. A realidade em meio a fantasia faz tudo parecee vivo, e isso é o maior ponto forte, o leitor pode acreditar nos personagens e na história e imegir tão profundamente que capte todos os sentimentos que a obra passa.

A história em si é simples, a jornada dos heróis contra o mal, e há uma demora cansativa na introdução, bem como na descoberta do perigo, da partida e da jornada, e esta é apenas uma de três partes, mas o clima e o estilo de narrativo do autor faz vale a pena passar por tudo para que nos sintamos entre os personagens. Talvez este livro não sena para você e você não consiga gostar, mas dificilmente alguém irá chegar no final sem sentir que foi uma obra satisfatória.
JurúMontalvao 31/01/2022minha estante
Pretendo ler...um dia

JP_Felix 01/02/2022minha estante
Eu recomendo por áudio, pq é uma leitura bem difícil pros padrões de hj em dia. Tem o app Moon reader, q lê p vc,ou pode procurar algum audiobook

JurúMontalvao 01/02/2022minha estante
Vlw a dica??

Acaui 30/01/2021

Gostei bastante, só que o autor enrola muito.
Eu amei o livro, e um clássico da fantasia, mas o livro tem muitos detalhes desnecessários, e isso deixa o livro muito cansativo na hora de ler.
Mas falando sobre a história, eu recomendo, e super legal, você vai se emocionar bastante. E eu não sei o porque mas eu amei o Sam kkkkkkkkk, achei ele super fofo tentando proteger o Frodo.
Liny Arguilera 01/02/2021minha estante
É tipo o Hoobit?

Acaui 01/02/2021minha estante
Se passa depois de Hobbit

Liny Arguilera 01/02/2021minha estante
Legal, vou ler depois, interessante.

Myllene Felix 14/07/2021

Antes tarde do que nunca.
Não vou me estender, vou deixar pra resenhar melhor ao final do 3 livro.
Sinto que esse foi apenas um livro introdutório pra se adaptar ao universo, aos seres, a missão.
Queria poder dar a nota máxima, afinal esse é um grande precursor de um dos meus gêneros favoritos. Mas não vou enganar, o Tolkien não é impecável. Ele exagera na ambientação. Chega a cansar o leitor com detalhes totalmente irrelevantes na trama. Claro, tem gente que gosta muito de autor detalhista e prolixo, respeito esse gosto. Só não é o meu. Em muitos momentos eu queria entrar lá e falar "sintetiza!!!! Fala logooo". Tanto que eu até parei a leitura por meses, por preguiça da falta de objetividade na narrativa. Acredito sinceramente que os outros livros possam ser até mais dinamicos, apesar de eu não conhecer a historia (pasmem, nunca vi os filmes), dá pra perceber que em algum momento muito em breve as coisas vão se desenrolar.
Fora essa questão, a narrativa é espetacular! Gosto dos personagens, gosto da construção, gosto desse mistério do anel e não faço ideia pra onde isso chegará.
Obviamente vou continuar, mas só nas férias pra eu não perder meu ritmo de leitura com essa densidade tolkieniana.
Recomendo pra quem já é cascudo lendo, não é tão dificil quanto parece, só tem que ter paciência.
Luana 15/07/2021minha estante
pois veja agora kkkkk Estou revendo aos poucos la na hbo

Myllene Felix 15/07/2021minha estante
Vou ver, mas só quando terminar de ler.. Nao sei o quao fiel é em relaçao aos livros, tenho medo de tomar spoiler ?

Luana 15/07/2021minha estante
pode ser que vc tome, mas é um filmao, eu nao canso d rever

Zombief 26/05/2022

Excelente, todo mundo já sabe disso, mas [*****], esse Tom Bombardil é um saco, personagem puro filler, não sei como gostam dele. Vou reler alguma hora e espero mudar de opinião. Senti que ele deu uma arrastada legal no ritmo. Agora os outros livros foi que foi.

PS: Se você acha que o Frodo é frescurento, não podemos ser amigos.
gilberto 26/05/2022minha estante
Sofri tanto pra passar da parte do Tom que ainda não me recuperei pra continuar a ler

Zombief 27/05/2022minha estante
Força um pouco que vale a pena kkkk.

Bruno 30/05/2022minha estante
por isso q cortaram o tom do filme. A melhor parte do arco é a cena que o tom volta com os poneis e o velho parrudinho (adorei o nome do ponei)

Juh Lira 06/01/2013

A Sociedade do Anel: Expectativas Renovadas
Sem grandes expectativas eu iniciei a leitura de A Sociedade do Anel. Talvez eu tenha começado a ler as primeiras páginas do referido livro com o receio de me decepcionar como aconteceu com O Hobbit. Na época em que eu terminei de ler O Hobbit, era tal o meu sentimento de poderia ter sido melhor que eu me recusava permanentemente a não ler mais nada de J. R. R. Tolkien (e eu lembro de ter dito isso na resenha).

A saga do meu retorno a Terra-Média começou satisfatoriamente, digo isso com alegria no coração. A narração de Tolkien tem um grau de beleza e apego aos detalhes que pode cansar um leitor desavisado, mas ao mesmo tempo é belo de ser ler. O começo do livro, no entanto, é como se fosse uma prova de fogo e de resistência para o leitor, porque sim, é bem cansativa e parada a narração de Frodo e os outros hobbits deixando do Condado. De fato, a história só vai ganhar novidades com a aparição de outros personagens e a formação da Comitiva do Anel (ou Sociedade), com Legolas, Aragorn, Boromir, Gimli, Gandalf, além dos hobbits Frodo, Sam, Merry, Pippin. A partir desse ponto, é quase impossível largar o livro, mesmo com ainda o tom de monotonia em algumas passagens e diálogos – por deveras, alguns bem longos, sem mencionar as canções que povoam muito dos capítulos.

Algo que eu achei muito interessante foi a linguagem – tanto as runas quanto a língua dos elfos juntamente com os diversos povos e costumes diferentes da Terra-Média, que possui muita verossimilhança não havendo dúvidas ou “furos” no mundo criado por Tolkien. O final reserva uma reviravolta de toda a trama, deixando assim brechas para as continuações.

Digo que apesar das dificuldades em prosseguir com a leitura até o fim, o saldo foi positivo e agora sim eu me atrevo a ter expectativas para os próximos dois livros.

www.silentmyworld.blogspot.com
Drigo de Lisboa 08/01/2013minha estante
Concordo. O livro começa quase em ponto morto, anima na festa e na parte do Tom Bombadil. Mas só cria velocidade em Valfenda.
E pode ter certeza que quando começar "As Duas Torres" tu vai encontrar outro Tolkin, mais ágil e divertido, até porque a guerra já está em curso, mas as descrições continuam. É um ótimo livro.
Prepare-se para morrer de sede em "O Retorno do Rei". hahaha

até...

Juh Lira 01/02/2013minha estante
Haha, mal posso esperar para ler As Duas Torres, já estou com o livro em mãos :)

Obrigada pelo comentário.

Ayla Cedraz 10/02/2013minha estante
Enquanto lia ''A Sociedade do Anel'', também tive dificuldade de prosseguir em alguns pontos. Mas em outros, lia os capítulos num instante! Agora estou lendo ''As Duas Torres'' e vejo tudo com outros olhos!

Jenner Azevedo 09/01/2018

Sei que é uma obra importantíssima, mas me decepcionei
Respeito muito o mestre Tolkien e sua obra, mas me decepcionei um pouco com o livro... Os primeiros 48% do livro são muito entediantes, com descrições minuciosas de estradas, folhas, árvores, rios... É com tristeza que dou 3 estrelas em meio a dezenas de resenhas exaltando o livro. Como bom nerd gosto muito da saga do anel, mas sinceramente achei o filme melhor. A forma de escrita não me ganhou. Entendo que o livro começou a ser escrito antes de 1920, e que hoje o estilo é outro. Mas é difícil um livro na sua primeira metade inteira ser chato. É óbvio que tem passagens brilhantes, interessantes, engraçadas, emocionantes... Mas a maior parte é descrição de viagem... Estou triste em fazer essa avaliação de uma obra que é tão importante senão a mais importante influenciadora do gênero literário que mais gosto. Mas realmente prefiro a escrita de GRR Martim,Sapkoswki,Cornwell...
Jairo.Santos 19/05/2018minha estante
Conheci a obra através dos filmes e fiquei viciado. Costumava reler todo ano. Mas confesso que hoje em dia acho a leitura bem massante, principalmente o primeiro livro...

Edu 29/03/2019minha estante
Estou lendo agora e já estou na parte da reunião em Valfenda e a parte que mais odiei foi o capítulo de Tom Bombadil.

Jessé 26/07/2019minha estante
Mas Cornwell não escreve fantasia, e sim ficção histórica.