A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Gabi 28/12/2020

Senhor dos aneis
Ta, primeiro que é senhor dos aneis então ja é bom, segunda coisa primeira coisa, agora tenho que ler o Hobbit.

Luis.Gengibre 31/01/2021

Hobbits e seus caminhos inesperados
Acho quase impossível dizer algo novo sobre esse livro tão referenciado em diversas mídias que consumo sem dó. Tolkien realmente é um mestre em construção de mundos, com narrativa única que hoje pode parecer ultrapassada e massante, mas mesmo assim epicamente encantadora. Demorarei um tanto para voltar a continuação dessa história por não estar acostumado a livros grandes, mas sei que mesmo se não puder terminá-la essa primeira parte vai me acompanhar para sempre.

Rusbis 12/01/2011

O que dizer sobre o livro?
Simplesmente fantástico. "O Senhor dos Anéis" é um dos melhores livros que já li. O mundo criado por Tolkien é vasto, palpável, inteligente, curioso e único. Os persongens são muito bem desenvolvidos. Os costumes e culturas das várias raças apresentadas nesta história são muito bem mostradas e exploradas. Por exemplo, é muito interessante e até mesmo engraçado a visão de um "hobbit de respeito" no Condado. Ele deve ser quieto, nunca passar do Água (uma espécie de fronteira entre o Condado e resto do mundo) e se manter sempre ocupado com os afazeres de sua casa, ter boa comida e várias refeições. Do contrário, ele fica mal visto na comunidade, sendo considerado "aventureiro demais" para os padrões calmos dos hobbits. É hilário.
Ou então, em outra visão de cultura, temos os elfos, que são vistos como um povo misterioso, mas, alegre, que sempre estão a cantar, recitar poemas e poesias e viverem exclusos no "mundo deles". A maioria não se dirige a outras raças, a menos que tenham concedido respeito à raça em questão (como Bilbo conseguiu o respeito dos elfos para os hobbits no livro anterior à essa trilogia, "O Hobbit"). Isso é muito interessante.
Tolkien fez A OBRA de fantasia definitiva.

Quais os destaques do livro?
Com certeza o maior destaque de toda a obra é complexidade dela. Não que ela seja dificil de se ler (e nem fácil), mas, ela tão complexa que pode ser comparada ao nosso mundo em questão de variedade de raças, culturas, lugares, seres, fatos históricos e tudo o que um mundo real tem direito. Para vocês terem uma idéia de quão complexa é a obra de "O Senhor dos Anéis", a história desta trilogia se inicia no fim da Terceira Era. Antes houve duas outras eras, com seus fatos histórias importantes permeando-a e mudando o mundo ao redor. Por exemplo, na Segunda Era (que não é contada neste livro) Sauron ainda tinha um corpo físico e era o "bola da vez". Mandava e desmanvada em tudo. Era soberano e imperou em meio ao caos. E isso foi a milhares de anos antes desta história. A Primeira Era é mais antiga ainda e nela os humanos nem existiam ainda e Sauron era um mero aprendiz do primeiro Senhor do Escuro, um ser demoniaco, um deus caído, que espalhava o caos pela Terra-Média. Viram como tudo é complexo. E estes fatos são apenas citados nesta trilogia, mas, sem eles nada disso estaria acontecendo. É como uma aula de história.

Quais os pontos negativos do livro?
Os unicos pontos negativos vão para a narrativa às vezes arrastada e extremamente detalhista de Tolkien. E olha que eu adoro livros detalhistas e "devagares". Mas, o autor, por vezes se prendia a descrever paisagens que não tinham tanta importancia para o momento em questão e acabava perdendo seu foco quanto à situação que estava se passando, nos fazendo esquecer onde estava o personagem daquela cena e o que ele pretendia. Isso acontece muitas vezes no segundo livro da trilogia, "As Duas Torres", mas, no terceiro volume, Tolkien meio que não encontra tempo para adentrar em suas cansativas descrições de paisagens, já que "O Retorno do Rei" é um livro cheio de ação, aventura, batalhas e situações angustiantes (muuuuuito angustiantes).
Outro ponto negativo na obra é a falta da "força feminina" pela história. As únicas mulheres que aparecem pela história são colocadas como medrosas, frageis e sensiveis, mesmo com seus objetivos fortes e traçados. Aparecem brevemente e logo são deixadas para segundo plano ou nem voltam a aparecer mais. Isso foi muito chato, pois, muitas personagens poderiam ter sido mais desenvolvidas.

Concluindo:
Ler "O Senhor dos Anéis" foi uma das melhores coisas que já fiz na vida. Um livro fantástico do início ao fim que me agraciou com momentos de aventura, amizade, companherismo, tensão, orgulho. Me fez ficar com raiva de alguns personagens, adorar outros, torcer por outros e ficar curioso quanto à várias situações. Tenho certeza de que nunca mais esquecerei os vários momentos e situações que passei ao acompanhar Frodo e Sam rumo à destruição do Um Anel!
Gabi Pescarolo 15/02/2011minha estante
Cara, sua resenha está perfeita, sabe.
Tolkien tem uma imaginação tão grande que tenho minhas sérias dúvidas se ele não misturava real com fantástico na própria vida de vez em quando. Concordo com você quando diz que a presença feminina faltou, mas gostei de quando Éowyn matou o Senhor dos Espectros do Anel, apesar de não gostar muito dela.
Obrigada por essa resenha iluminadora!

Cácio 05/12/2016minha estante
Obrigado pelo spoiler, Gabi

Rabello 08/11/2020

Maravilhoso
Essa é uma releitura desse clássico da literatura. Sou fã do autor desde minha primeira leitura do livro e claro, desde quando assisti os filmes.
Quero dizer q essa edição ficou linda e a tradução e revisão ficaram ótimas, na minha opinião a leitura ficou mais leve e o autor foi honrado.
No mais recomendo a leitura pra quem é um leitor apaixonado pelos livros e por uma história épica, envolvente e poética ao mesmo tempo. Tolkien estava em outro nível e ainda está.

A vida pelas páginas 14/08/2020

Clássico das fantasias!
Para mais resenhas siga @avidapelaspaginas no instagram!

O Senhor dos Anéis é um clássico inestimável da fantasia, escrito pelo autor britânico J. R. R. Tolkien no século XX. Tão famosos quanto os livros estão às adaptações cinematográficas, sendo o primeiro filme lançado em 2001 e premiado com mais de um Oscar.
Tolkien tem uma escrita única, extremamente descritiva, de forma que ao ler A Sociedade do Anel me encontrei completamente envolvida em todo o cenário da Terra Média. As longas e infindáveis descrições podem sim tornar a leitura um pouco cansativa, entretanto ao nos acostumarmos com a escrita do autor logo embarcamos em suas fantasias e a leitura passa a fluir muito bem.
Eu particularmente não recomento a leitura do Senhor dos Anéis para um primeiro contato com o gênero fantasia, acho que os livros tendem a agradar muito mais as pessoas já completamente apaixonadas pelo gênero como eu!
O primeiro livro da trilogia, A sociedade do Anel é dividido em duas partes chamadas de Livro I e Livro II, a primeira parte é principalmente uma grande contextualização sobre os personagens e o cenário, apesar de ser bem menos dinâmica que a segunda parte, ainda sim é imprescindível a construção da estória. Nela acompanharemos toda a jornada de Frodo desde sua saída do Condado até sua chegada em Valfenda, e essa parte é muito mais extensa e contem muito mais detalhes do que mostrado no filme.
Já na segunda parte, Livro II, conhecemos os outros personagens que constituirão a comitiva da sociedade do anel e logo embarcamos com eles em suas jornadas para manter o anel longe das mãos de Sauron. Diverti-me bastante na segunda parte do livro e fiquei surpresa que os inúmeros spoilers que já havia recebido sobre a estória não tornaram minha experiência de leitura nem um pouco menos empolgante.
Ao final do primeiro livro, estava completamente apegada tanto a narrativa quanto aos personagens, e mal posso esperar pelo mês que vem onde começaremos a leitura de As Duas Torres na LC.
Comparando o filme a adaptação cinematográfica, a meu ver os diretores e roteiristas fizeram um trabalho incrível! Claro que nem todos os elementos são iguais, mas eles se mantiveram fiéis em todas as cenas importantes e cuidaram de detalhes que servem exclusivamente para agradar as pessoas que já conhecem a obra literária.

Peggyl 08/09/2023

Complexo
O livro é muito bom, nem tem oque comentar né, um clássico. Mas sei lá, acho q sou meio burra pra ler ele, bem complicadinho, exigiu muito do meu cérebro.
Thiago 08/09/2023minha estante
É um livro maravilhoso, mas tem que ter paciência, pois é um livro detalhista d+. Não é questão de ser burro, é uma linguagem antiga, toda hora um termo incomum

joaoggur 02/02/2021

Uma ótima introdução e história
O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel é uma ótima continuação para o livro O HOBBIT.

Com personagem carismáticos e com uma história ligeiramente misteriosa, cria um nova trama com alguns personagens e elementos do livro o Hobbit.

Gostei muito da história; é mais uma introdução ao que será apresentado nos outros dois livros.

Vale a pena conferir: história direta e interessante. É necessário ler O Hobbit antes.

Gabi.Gusmao 19/06/2023

Uma leitura longa, porém instigante por toda riqueza de detalhes que Tolkien consegue trazer. Não consiga imaginar como pode existir um universo tão rico na cabeça dessa homem. Ansiosa para ler os próximos.

Silvio Roni 30/10/2020

De tirar o folêgo
Após ler o Hobbit, fiquei mais interessado ainda em ler a saga senhor dos anéis. E este não me decepcionou (embora o hobbit ainda seja meu favorito), como um bom começo de saga este primeiro livro nos apresenta frodo e seus companheiros pelo trajeto de uma longa de viagem.
Cheio de tramas e reviravoltas a cada página você fica mais curioso para saber o que vai acontecer. Por se tratar do primeiro livro eu acho que algumas vezes Tolkien acaba detalhando demais a estrada e isso acaba por cansar um pouco; mas nada que tire o brilho da obra.
Tj 30/10/2020minha estante
Como que ler os livros ?

Nanda Fernandes 01/11/2020minha estante
Tj, você fala sobre ler os livros no skoob? Aqui não tem como. O Skoob somente organiza as leituras, mas não há livros para comprar ou disponíveis para ler.

Tj 24/11/2020minha estante
Então como vcs falam que os livros são bons

Silvio Roni 24/11/2020minha estante
Vc lê primeiro e depois vc vem no Skoob e fala o que vc achou

Tj 04/12/2020minha estante
Ata

Tj 04/12/2020minha estante
Então pra mim nem serve

Luciana 17/01/2023

É sempre uma imenso prazer voltar à Terra Média
A primeira vez que eu tive contato com o Tolkien foi na época da escola e isso já faz muito tempo kkkk. Mas desde então, nunca consegui deixar de admirar o incrível universo que ele criou para O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Realmente não é uma leitura fácil, O Senhor dos Anéis não é o tipo de livro que você devora em uma única sentada, mas acho uma leitura extremamente gratificante pelo incrível universo criado e seus personagens, por toda a sua contribuição para o gênero da fantasia e por sempre deixar o meu coração quentinho.

Essa foi a quarta vez que li A Sociedade do Anel e acho que quanto mais leio, melhor a história se torna aos meus olhos e mais apaixonada pela obra eu fico ?
bia.6 17/01/2023minha estante
nossa eu to na minha primeira leitura de senhor dos anéis e eu sinto que eu só vou conseguir absorver tudo que ele colocou ali com releituras hahahaha a única coisa que tinha lido do tolkien antes foi o hobbit e a linguagem é muito diferente

Luciana 17/01/2023minha estante
@domingues numa primeira leitura é muito difícil mesmo, absorver tudo, principalmente se não tiver lido o silmarilion kkkkkkk

bia.6 17/01/2023minha estante
é então, eu senti muito isso por não ter lido o silmarillion pq tem muitas partes que fala da história antiga

Sim kkkkkk

Luciana 17/01/2023minha estante
O conselho do Elrond ajuda um pouco , a pelo menos entender toda a tour com o anel

beatriz 02/04/2021

sociedade do anel
Gosto muito de todo universo que o Tolkien criou mas essa leitura pra mim foi EXTREMAMENTE cansativa, nem acreditei quando cheguei no final. Acho que esperava um pouco mais de ação? Enfim, vamos o segundo livro.

Allan 31/01/2022

Que leitura deliciosa!
Primeira parte dessa jornada inacreditável finalizada! E olha, foi muito mais fácil do que achei que seria. Existe essa mística sobre Senhor dos Anéis dizendo que é um livro extremamente lento e descritivo,  não senti muito isso na verdade.

Pode ser que seja porque estou nesse projeto de somente um capítulo por dia. Mas tive uma experiência incrível com o livro! Sempre fui fã dos filmes e agora me inserir novamente nesse universo com muito mais detalhes é simplesmente um presente para mim. Vamos para o segundo agora!

EmanuellyP 15/10/2023

Quando termina dá saudade ...
Se você acha o filme lento, o livro é dez vezes mais ... Porém não falo isso como se fosse algo ruim, é só que realmente me surpreendi em como as coisas demoraram pra acontecer sabe. O filme dá a sensação que tudo acontece no mesmo período, já no livro se passam anos e mais anos entre os marcos da história, o que resultou em uns momentos que considerei prolixos. Fora isso, é incrível. Pensei que fosse demorar horrores e que nem ia gostar tanto assim, errei nas duas suposições. Feliz de ter tirado esse livro da lista de quero ler .. é uma baita experiência literária. Espero ler os próximos em breve.

Dario.Albuquerque 24/07/2023

Tudo de bom.
Gosto muito dos filmes de senhor dos anéis. Então pra mim foi um prazer enorme voltar a esse universo pelo livro. Livro muito gostoso de se ler.