Memória de Minhas Putas Tristes

Memória de Minhas Putas Tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Milton 07/09/2023

Uma releitura asquerosa de a bela adormecida
é isso, gabriel garcia marquez faz revolução em sua escrita. o cara fica afastado dos romances por anos e volta com um livro desse que destrói completamente o leitor. é uma história repulgnante de fato, um idoso que em seu aniversário de 90 anos, decide transar com a garota mais nova possível, e então, ele começa a delirar em uma menina de 14 anos que vive na miséria. nojento, não existe outra palavra para descrever. mas o gabo pega esse contexto para tratar de outros assuntos, como a demência, a solidão, o medo de amar, a exposição prematura à sexualidade, a morte, e claro, a vida! em sua escrita, ele desenvolve todos esses temas sem defender o seu protagonista, aqui, o escritor tem plena consciência de que se trata de um abusador. esse pra mim, é o maior de seus méritos.

Manoel.Ramalho 03/09/2023

Em um dia...
Leitura maravilhosa de um clássico latino-americano. O setor nos apresenta o ser-humano e nossos sentimentos com muita poesia e sutileza. Não consegui parar a leitura até a finalização da mesma.

Recomendo.

queziz 29/08/2023

Eu odeio os personagens masculinos do Gabo
Eu odeio os personagens masculinos do Gabo, esse não desceu de jeito nenhum kkkk
mas é claro que a escrita do autor é maravilhosa, ele sempre toca nessa temática que nos faz pensar sobre o tempo, de diversas formas, atravessando o passado, presente e futuro.
O que mais gosto nos livros do Gabo são essas descrições subjetivas que me fazem sentir o local, as dores dos personagens e o ambiente no geral.

Leandro.Margotti 20/08/2023

Retrato da velhice
Um retrato bem-humorado da velhice solitária. Gabriel com sua escrita mágica, da vida a um senhor solteirão que viveu a vida satisfazendo seus desejos e instintos com as profissionais mais antigas do mundo. Com um texto leve e divertido faz com que este sábio senhor encontre o amor, que não lhe fez falta a vida toda, aos 90 anos.

Naty 09/08/2023

Achei um livro bem meia boca. Apesar de ser curto, ele é chato, arrastado, sem grandes fatos interessantes. Poucos personagens e estes não me encantaram de modo algum. Além disso o livro tem uma problemática enorme que é um velho se 90 anos se relacionar com uma menina de 14.
Fora isso, é legal a forma poética que o livro é escrito, tem reflexões boas sobre a a vida, a velhice, a morte, etc.

Tamiris Fornazari 07/08/2023

A idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente.

É impossível não acabar sendo do jeito que os outros acreditam que você é.

É que estou ficando velho, disse a ela. Já ficamos, suspirou ela, Acontece que a gente não sente por dentro, mas de fora todo mundo vê.

GiovannaFlwabs 05/08/2023

Um livro que te tira totalmente da zona de conforto, te faz sentir ânsia, tira o melhor e o pior do ser humano, nos mostra como os dias são longos, mas os anos se passam cada vez mais rápido

Roberta 04/08/2023

Gabriel Garcia Marques
Gostei bastante de ler esse livro. A velhice sempre é uma fase que me desperta atenção.

Indico a leitura!

Debora411 04/08/2023

Memória de minhas putas tristes
Uma história de amor incomum que me causou bastante desconforto. Gabo é um autor genial, e apesar do desconforto te prende do início ao fim.

Maria 01/08/2023

Ainda não sei muito bem como comentar essa leitura? a escrita mostra que é do Gabo, mas???????????..

Naosabo 30/07/2023

Morte à oligarquia
É um tanto complicado comentar sobre esse livro. A linha entre uma abordagem que dá aval à romantização à pedofilia e uma abordagem poética é extremamente tênue, mas às vezes você se sente enojado ao ler.
Livros com pitadas de putaria sempre me desagradaram e "Memórias de Minhas Putas Tristes" é autoexplicativo já pelo seu título.
A parte interessante é a visão do velho broxa de 90 anos sobre a vida, lhe gera algumas boas reflexões.
No geral, meio paia. Esperava mais de Gabo.

Vi 25/07/2023

Memorias
Eu >acho< que não gostei tanto desse livro não, não consegui seguir a reflexão que tanto falam e foquei no fato dela ser apenas uma criança

Larissa.Soares 24/07/2023

Maravilhoso!
A escrita e a construção da história é genial. Um tema polêmico por se tratar de uma relação entre idoso e uma adolescente virgem. Em contrapartida, Gabo aborda a velhice solitária de um idoso que passa toda a sua vida rodeada de prostitutas e que pela primeira vez depois de 90 anos descobre o que é amar alguém.

Jéssica Libranumo 24/07/2023

Memória de minhas putas tristes é um romance nostálgico, cujo narrador, do qual não sabemos o nome, resolver dar-se de presente uma noite com uma virgem para comemorar seus 90 anos. Tudo que sabemos sobre ele é que trabalha para um jornal como crítico de música e que passou a vida em meio a prostitutas. Podemos dizer que é um homem culto e que nunca pensou em se casar. Ele inclusive abandonou a noiva no dia do casamento. Sabemos também que o apetite sexual desse nonagenário é impressionante e que ele faz sexo com frequência.

Para realizar o sonho sexual, o narrador recorre a uma velha conhecida, uma cafetina aposentada, que já havia intermediado negócios para ele (prostitutas), no passado, e pede a ela que organize esse encontro. As dificuldades de atender ao pedido ficam claras desde o início. Mas ele vai conseguir o que quer, não importa o quanto custe.

Essa senhora se vê então com uma difícil tarefa: como encontrar uma virgem? A cafetina então acha uma menina de 14 anos que trabalhava pregando botões e que cuidava dos irmãos mais novos. Ela estaria esperando o idoso num quartinho reservado para os clientes mais ilustres. O narrador coloca sua melhor roupa e vai até o bordel. Como a adolescente fica nervosa, a cafetina oferece a ela um chá com efeito calmante e a jovem adormece. A senhora então sugere ao narrador que realize seu sonho de tirar a virgindade da menina sem acordá-la, para protegê-la da dor da experiência. Ele se despe, mas fica com receio de tirar vantagem da menina. Então encontra uma solução: ele simplesmente dorme ao lado da menina, desfrutando da sensação de estar ao lado de uma mulher.

Só quando acorda ao lado da ainda pura ninfeta é que esse personagem vai ganhar a humanidade que lhe faltou enquanto fugia do amor.