Memória de Minhas Putas Tristes

Memória de Minhas Putas Tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Julia 08/12/2023

Comecei o livro com um pé atrás porque era leitura obrigatória da faculdade, mas me surpreendi muito! Achei a narrativa bem interessante e o autor tem uma habilidade muito boa em mexer com sentimentos e sensações, seja de maneira positiva ou perturbadora. Em vários momentos me peguei um pouco enojada por conta da diferença de idade, mas acredito que vale muito a leitura!

Marcello.Buzon 28/11/2023

Ainda há tempo?
Estou com sentimentos contraditórios. Um de que esperava algo completamente diferente e ao mesmo tempo o da surpresa.
Com um protagonista de valores duvidosos, vamos seguindo uma reviravolta em sua vida aos noventa anos.
É revoltante, é intrigante, é surreal e é também, no fim das contas, satisfatório.

Renata 18/11/2023

Não sei dizer com certeza o que acho ainda, acho que preciso parar para refletir um pouco! No geral eu gostei, mas não amei! Imaginava algo diferente! Não acho que o livro fale sobre o amor, mas sim sobre a velhice e a decadência! Ao mesmo tempo que o personagem principal incomoda e da um certo ranço na gente, você sente uma espécie de ?pena? ao ver que ele não construiu nada de real na vida! São muitas reflexões!

Flávio 31/10/2023

A velhice que embasbaca. Um amor que nos é terno e ao mesmo tempo asqueroso; o virar contraditório, transformar-se ao ponto de cantar e dançar essa transformação, sem notar que o tempo para tal acabou. Acabou?

e a moral? que moral? certezas, apesar de: uma hora acaba; nem sempre colhemos; nada espera nada; ciúme é vício e tortura; amor é Vida.

Jackson 31/10/2023

Memórias de um velho medíocre
Memórias póstumas de Brás Cubas, foi quase que a mesma pegada desse livro de Gabriel Garcia Marquez .
No dia do seu aniversário , um idoso de 90 anos resolve se dar de presente uma menina virgem; liga para uma cafetina velha conhecida dele que consegue uma menina de 14 anos. A cafetina dopa a menina para que ela fique mais tranquila e durma e orienta o velho a usá-la dormindo mesmo pra não criar tanto trauma por causa da sua pica de jumento.

Daí para frente é só pra trás... Uma pessoa horrível, que nunca teve mulher a não ser pagando, ele mesmo diz que foi uma pessoa ruim em tudo o que se propôs a fazer.
Não foi pra mim, penso em reler esse livro pra verificar se algo muda na minha concepção a cerca dessa obra.

O livro é muito bem escrito, a história que é revoltante e pior ainda, dizem que bibliográfica. É preciso muita cara de pau pra escrever tudo isso e achar que está tudo bem.

Nota dó

Sozzi 23/10/2023

Polêmico e tocante
Um livro sensível e triste. Eu gostei de ver a junção de coisas revoltantes dentro de um quadro de tristeza e solidão. Cada um que lide com o quê lhe tocar. Bingo para o autor!

joaoggur 20/10/2023

As put@s estão tristes; os velhos, melancólicos.
Creio que antes de lê-lo precisa saber que este fora o último livro de Gabriel Garcia Márquez; escrevera perto dos oitenta anos. O niilismo da velhice é encarnado no enigmático personagem principal. Não sabendo nem seu nome, e acho difícil qualquer leitor com ele se afeiçoar; em seu nonagenário, quisera uma jovem virgem para deleitar-se após um longo período de paralisação dos trabalhos libidinais. O pretexto, sem dúvida, é abominável; o leitor apenas se assusta quando, diante da mocinha, uma fugaz paixão crescera em seu coração, acovardando qualquer carnalidade perante aquele corpo.

A reflexão, creio eu, está no fato da universalidade do amor. Ou, talvez, na infinibilidade, se me permitem o neologismo. Há certa amargura no protagonista, uma amargura impossível de não ser sentida, - a idade torna a angústia inevitável. Porém, diante do amor, sua existência tornara-se muito mais leve, e suas preocupações e questões existenciais relacionadas a ideia da morte de extinguiram; bastou amar para tornar-se jovem de novo.

Creio que valha a leitura. Uma boa introdução ao autor.

Bia 16/10/2023

Memória de minhas putas tristes
? (?) apenas ele e tão somente ele, o amor, nos faz humanos, como desde tempos imemoriais a arte vem tentando provar?
Levei mais tempo do que gostaria nesse livro. Ele é fluido e te envolve rapidinho. Não estava sequer lembrando dele, quando o encontrei debaixo da mesa de um café e decidi que iniciaria. Feito isso, passei a esperar muitas coisas. Fui atendida nas expectativas. Viva, Gabriel Garcia ??

Fernanda Coelho 14/10/2023

Esse foi o meu primeiro livro de Gabo, um clássico e virei fã! ?

com um tema bem polêmico, narra os dias de um homem que acaba de completar 90 anos. E como presente de aniversário, resolve encontrar uma prostitut@ virgem.
A situação passa a ficar incomoda quando quando se descobre que a menina tem 14 anos.
No meu ponto de vista, não há romantização da relação do velho com a menina, e sim o retrato melancólico da decadência humana e de alguém que nunca soube o que é amar.

Apesar de parecer polêmico Gabo conseguiu trazer reflexões profundas sobre o amor e a solidão.
Aline Casellato 15/10/2023minha estante
Amei sua resenha, já adicionei na lista de desejos

Fernanda Coelho 15/10/2023minha estante
Dica, comprei na shopee e paguei 6 reais por ele. Veio de um sebo, mas o livro está em perfeito estado.

@tatysturnick 15/10/2023minha estante
Por ser curtinho, lerei em breve. ???

Juliane.Motta 07/10/2023

Gabo fez seu nome muito antes do Nobel
Leitura deliciosa, viciante, fácil e muito profunda.
Em nossa atual conjuntura, não é adequado passar pano para nenhum tipo de abuso, sobretudo o sexual. E nesta obra, o protagonista, um homem que completa seus 90 anos, decide escrever sobre sua relação com prostitutas permeada por seu universo erudito da Arte e o despertar de um novo e único amor por uma virgem de 14 anos.
Tudo isso é muito complexo e me fez questionar a fundo o papel da literatura: seria o do politicamente correto? Seria escancarar o tema de uma forma brilhante?
Ainda não sei, mas com esse pano de fundo, Gabo consegue trazer reflexões bonitas sobre o amor, a indigência e solidão.

Mariana 01/10/2023

Não lembro quantos anos eu tinha quando li a primeira vez, sei que era bem novinha e larguei por um período pq é muito incômodo. senti o mesmo incômodo agora e até mais cheio de problematizações. gabo tem um poder de descrever homens derrotados e decadentes e entender isso é necessário pra continuar a leitura, pq de outro jeito seria impossível ler sobre desejos e práticas tão incorretas. o protagonista causa zero apego e muito menos essa ideia de amor no fim da vida

Sabrina Tamelini 23/09/2023

Como fã dos livros do Gabriel Garcia Marques, adorei esse livro. Livro curto e rápido de ler, mas não por isso, um livro sem reflexão

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

O Gabo é um dos meus autores favoritos. Então é difícil escrever uma resenha sem falar muito bem sobre a obra dele.
A escrita sempre muito simples. Detalhista. Cativante. Mas sempre cheio de vida. É uma história de amor e resiliência sobre amar.

Renata1004 15/09/2023

Sutil e belo
O primeiro livro que li de Gabriel Garcia, achei impecável a riqueza nos detalhes de sentimentos narrados. A história em si é de tema sensível por envolver uma paixão por uma adolescente, mas o principal é tratado de uma forma tão bela que é impossível não gostar.

?Acontece que a gente não sente por dentro, mas de fora todo mundo vê.?

Jessica 10/09/2023

Uma boa leitura.
Com esse título e com a sinopse do livro confesso que não era a leitura que estava ansiosa por fazer logo, mas acabei por dar uma chance...

Nunca li nada do Gabriel, mas sei que sua obra famosíssima é ?Cem anos de solidão? o que será lido o quanto antes.

Bom, a história em si não é, na minha visão, a das mais incríveis, lógico que ela fala sobre amor, solidão, sobre a velhice, a morte, sobre a urgência de se viver ou de possíveis arrependimentos por conta disso, ? mas tenho que dizer que achei a escrita realmente muito boa, há certa beleza na forma que ele escreve.