Memória de Minhas Putas Tristes

Memória de Minhas Putas Tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

cammealves 31/01/2024

Ao mesmo tempo degradante e poético
Primeiro livro que leio de Gabriel García Márquez, e ainda não sei bem como explicar as sensações vividas pela leitura dessa obra.

Uma mistura de atitudes degradantes e nojentas, pela circunstância de um homem já nos seu 90 anos desejar uma adolescente, ainda nos seus 14, 15 anos.

Mas a obra é escrita com uma maestria poética tão fluída e tão leve, que é impossível não se encantar pela narrativa do autor. - importante, não é um encantamento pela história, mas pela narrativa.

É divertido acompanhar as dúvidas e imaginações negativas que a personagem principal cria, em desespero pelo sentimento do qual passou a vida inteira fugindo só para, ao completar 90, se perder completamente nele.

Ao mesmo tempo em que faz questionar sobre os papéis sociais impostos, e papéis que se esperam que sejam cumpridos. É um retrato da sociedade patriarcal e misógina até. Um retrato da cultura do falo, que, como bem aponta Maria Homem, é ?uma cultura patriarcal que é misógina e profundamente alienada de si mesma?.
JULIANA_PFRANCO 31/01/2024minha estante
Te indico: crônicas de uma morte anunciada! A sensação da leitura é incrível! Ainda mais sendo um fato real! Eu arrepiava toda vez que pensava nesse fato.

thsimoesz 26/01/2024

O amor e a (falta de) velhice
Que livro!! li ele inteiro em praticamente um dia, não consegui largar.
muitas vezes tive nojo extremo da história e um sério desconforto que talvez sejam a intenção do autor. O fato é que a história é interessante, mostra dois extremos a todo momento: uma jovem e um velho, uma virgem e um homem que já fez de tudo. Além disso, mostra o poder do amor e aborda temas pouco explorados como a velhice (com suas nuances e questões)

Gi Santos 21/01/2024

É uma narrativa que comprova que o desejo nunca envelhece. A história tem vários pontos altos, o desenrolar é fluido e poético, bem escrito, objetivo e interessante. É uma leitura que prende, encanta e levanta questionamentos acerca da vida, velhice, finitude, relações e solidão.

Paulo2175 15/01/2024

Um livro para reflexão sobre valores
Acredito que a intenção do autor não fora de causar asco, sentimento de desprezo pelo tema. O título do livro já choca, mas não devemos nunca julgar um livro pela capa ou título, é apenas um nome e a história, a trama toda está nas 127 páginas deste livro que tece a história de um senhor de 90 anos e quer ter seu último desejo realizado. Ter uma noite de amor, sem amor com uma jovem adolescente. A alcoviteira lhe arruma uma menina de 14 anos. Mas ao invés de fazer valer a sua vontade animalesca de possuir a garota, este se depara com muitas reflexões sobre a vida de um idoso, como se um filme lhe passasse pela cabeça e acredito que seja esta a parte que o autor quis nos mostrar e não somente o pecado em fazer sexo com uma adolescente. Apesar dos conflitos, da repugnância, do pecado. Livro é muito bem escrito

Ducy Lima 13/01/2024

"Memória de Minhas Putas Tristes" é uma obra do renomado autor colombiano Gabriel García Márquez. O romance gira em torno de um jornalista nonagenário que decide celebrar seu último aniversário com uma experiência única: passar uma noite com uma jovem virgem. No entanto, ao encontrá-la, ele descobre uma jornada surpreendente de autodescoberta e reflexão sobre o envelhecimento, solidão e a verdadeira essência do amor. Márquez tece uma narrativa sensual e reflexiva, explorando temas complexos com sua maestria característica.

Amal0 12/01/2024

Livro polêmico. O protagonista gera asco em grande parte do livro.

Mas a história é bem escrita, as reflexões são profundas.

Reg 07/01/2024

Olha, não tem muito o que escrever sobre essa obra e ao mesmo tempo, um milhão de palavras não são capazes de expressar o sentimento que tive ao ler esse livro. É inegável o quão maravilhosas são as obras do Gabo, e a gente não precisa concordar com a história para aprecia-la. Essa história é polêmica, é controversa é cheia de problemas. Não está nada bem em um homem de 90 anos se comportar de tal forma perante uma adolescente de 14 anos, isso não condiz com meus valores e nem com os valores de muita gente. Mas não seria outra pessoa se não Gabo que me fizesse ler e apreciar essa obra. Enfim, não me estenderei mais. Apenas leia e tire suas próprias conclusões.

Sha 06/01/2024

Boa escrita!
Apesar do ponto principal do enredo ser MUITO difícil de digerir, há boas considerações sobre a velhice e, principalmente, sobre a solidão que a velhice traz.

A história gira em torno de um idoso que desde jovem nunca quis se casar, sempre foi do tipo que buscou ter relações sexuais com diversas mulheres.
Ao completar 90 anos, para se presentear, ele decide que quer ter relações com uma virgem. Após buscar ajuda de uma cafetina pra realizar seu desejo, ele é apresentado a uma garota de 14 anos. ??

Ao chegar no bordel, o velho percebe que a menina está dormindo. A cafetina, então, diz que deu calmantes para a menina dormir, e que o idoso deveria realizar o ato, com ela adormecida, porém ele decide que não quer tirar vantagem dela.

A escrita do Gabo é bem detalhada e simples, gosto muito da maneira como eu me sinto dentro da história, mesmo que ela me cause enjôo, que foi o caso dessa. ?

car1osfe1ipe 04/01/2024

Um livro que não permite pausas
Leitura que envolve, choca, mas também diverte. Para os mais puritanos que excluiriam a obra devido ao título, eu os convido a repensar. A obra é maravilhosa e não tem nada de "baixarias". Um livro para guardar em sua biblioteca e nunca mais se desfazer dele.

Clarispectiana 31/12/2023

Nem sei o que escrever sobre "Memória de minhas putas tristes". Mas a recomendação é que peguem para ler, Gabo é um ótimo contador de histórias. Você não precisa concordar com o narrador, mas garanto que vai gostar de escutar a história dele.
Livraço demais!!!

Ju Duarte 29/12/2023

Primeiro contato
Meu primeiro contato com Gabo. A escrita é fascinante. Mesmo você tendo asco da personagem principal, é difícil parar de ler. Uma história de vida triste, deprimente. Não sei o que pensar. Preciso ruminar mais um pouco.

Jose 27/12/2023

Esse daqui foi um dos livros que comprei na minha visita em vários sebos de Juiz de Fora (a viagem tem mais de um ano e eu nem li metade do que comprei). O último livro que escrevi propriamente sobre é dessa mesma viagem e do mesmo autor. “Crônica de uma morte anunciada” foi uma surpresa positiva, mas infelizmente o mesmo não aconteceu com este aqui.

“Memória de minhas putas tristes” é uma obra do colombiano Gabriel García Márquez, autor incrivelmente prolífero e mundialmente conhecido pela sua importância na literatura em língua espanhla. A tradução ficou por conta de Eric Nepomuceno. Gabriel conta a história de um velho cronista e crítico musical que, na noite de seu aniversário de 90 anos, decide se dar de presente uma noite de amor louco com uma jovem prostituta virgem. Ele liga para uma conhecida cafetina a fim de procurar por uma garota com essas características, e é este lance que desencadeia os acontecimentos da obra.

Sinto que apenas os poucos caracteres de um texto não consigam abarcar toda a complexidade dessa obra. Sim, como deixei a entender anteriormente, o livro não me pegou e não me foi muito agradável. Ele bebe da tradição de outras obras controversas que abordam a relação de um homem mais velho com uma jovem, como “Lolita” do Nabokov, mas não tem o mesmo trato e nem busca o mesmo objetivo crítico do russo.

A obra de Gabriel foca em pontos muito mais específicos, mas que deixam de lado a ilegalidade e imoralidade daquela relação. Alguns destes pontos são: há um suspense conforme a história se desenrola, se o protagonista e narrador irá realmente consumar o ato com a jovem Delgadina; a impotência (um tabu para o macho latino); o medo do amor (o protagonista diz nunca ter amado em seus 90 anos de vida, e a perspectiva desse fenômeno a tal ponto da existência o assusta) e o findar do viver.

O livro é muito bem escrito, isso é inegável, e pode ser discutido sobre horas. Mas, infelizmente, não fui agarrado dessa vez, e fiquei um pouco decepcionado com isso.

Tiago 22/12/2023

Uma reflexão sobre a velhice e a solidão
Um livro que tem um título e um primeiro parágrafo que podem causar má impressão e até afastar o leitor dada a "premissa" da história.

"No ano dos meus noventa anos quis oferecer a mim mesmo uma noite de amor louco com uma adolescente virgem."

Na verdade, este livro acaba sendo uma grande reflexão sobre a velhice e a solidão, contada por um narrador sem some, um escritor e jornalista veterano. Um homem que nunca amou de verdade um mulher como faz questão de ressaltar ainda nas primeiras páginas da história:

"Nunca fui para a cama com nenhuma mulher sem lhe pagar, e convenci as poucas que não eram da profissão pela razão ou pela força a que recebessem o dinheiro nem que fossa para deitar ao lixo."

Este homem, que até aos 50 anos contabilizava 514 mulheres e depois deixou e fazer qualquer registro, acaba por descobrir o que é o verdadeiro amor, platônico, é verdade, mas puro, a ponto do narrador concluir que

"O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança."

A história nos mostra também um pouco da realidade social de uma parte pobre da Colômbia, onde a entrega das filhas para a prostituição parece ser algo "comum e cultural". Quase um meio de sustento familiar. Esta fala da dona do bordel, Rosa Cabarcas, retrata isso:

"De qualquer maneira tenho outra em vista para ti um pouco mais velha, linda e também virgem. O pai quer trocá-la por uma casa mas pode-se discutir um desconto."

A minha nota para o livro seria 3,5 estrelas mas arredondo para baixo porque achei o final um pouco apressado. Este é um livro que claramente não podemos julgar pela capa (e pela primeira frase). Gabriel Garcia Marquez mostra mais uma vez o seu grande talento com as palavras na arte de contar histórias.

Isabella1264 22/12/2023

Tema difícil
Meu segundo livro do Gabo e adorei. Estava com um pé atrás por causa do tema, mas a obra trás reflexões importantes. Próximo vai ser Amor nos Tempos do Cólera.

Mari 12/12/2023

A escrita em si é boa e o livro flui bem, mas a história gera incomodo praticamente do início ao fim.