Memória de Minhas Putas Tristes

Memória de Minhas Putas Tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Luiza.Sena 28/03/2024minha estante
Tanto não a amava, que a preferia dormindo. Amo o Gabo escrevendo, mas esse livro também me incomodou bastante.

Natali Pacheco 18/03/2024

Estranho, ao mesmo tempo que gostei do livro e li super rápido não gostei muito de vários pontos tratados?
Achei interessante a história com o protagonismo de um idoso (não é tão comum), pois me intriga como as pessoas enxergam a vida ao passar dos anos e quanto mais perto estão da morte. Durante a leitura refleti muito sobre isso.

Nuno Mazer 07/03/2024

Bom mas faltou algo
É uma história simples fácil mas falta algo, é interessante diferente, o personagem se vê de maneira diferente que os demais, mas sem tanta importância para criar impacto na trama. Gabriel não aprofundou não deixou tão Fantástico quantos os suas outras estórias, faltando alguns elementos de surpresa.

Cla Motta 04/03/2024

As putas não me deram tempo para casar
Mas uma o conquistou, com o coração a salvo, e condenado a morrer de bom amor na agonia feliz de qualquer dia depois dos meus cem anos…

Bruna 03/03/2024

Indigesto mas ao mesmo tempo bonito
Sei lá, me deu uma agonia ler essa história de um velho decadente querendo uma adolescente virgem de presente? mas, em compensação, é uma história sobre a vida, seus amores e o que fazemos de nossos anos, contada em palavras tão fluidas e poéticas, que acaba se tornando algo bonito de ler.

?Os sintomas do amanhecer tinham sido perfeitos para não ser feliz.?

Amanda3913 27/02/2024

Então né?
Uma narrativa fluida, bom entendimento. Uma história que em alguns momentos me deixava confusa e até desconfortável.
Boas reflexões sobre o passar do tempo e o envelhecimento. Me fez refletir. O ponto central da narrativa de início me deu um assombro, mas no final eu estava torcendo pelo amor?? Não sei. É estranho.

Hellen 26/02/2024

Não entendi o que foi isso.
"No ano de meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco
com uma adolescente virgem."

Sinceramente? Eu odiei ler esse livro.
Seja qual mensagem ele quis passar, não entendi, não gostei.

Só consigo enxergar um velho asqueroso usando a idade para justificar os crimes dele.

Desconfortável.
Esperava algum plot, alguma coisa, mas é só ele "apaixonado" por uma criança mesmo.

Coitada da criança e do gato.

Elouizez 24/02/2024

Tendo Gabriel Garcia Márquez como um dos meus escritores favoritos, penso em muitas coisas que envolvem esse livro; Primeiramente, porque apesar de ter uma escrita bem fácil de entender, o enredo do livro junto com o personagem principal chega a ser delirante, muitas vezes nem dando do que pensar, mas acredito que seja por representar o puro ápice de contradição da vida que esse personagem leva, aliás, ele é um velho de 90 anos, então é de maneira compreensível ser um personagem tão lúdico em algumas partes da narrativa. Não digo pelo fato de ele querer se deitar com uma menina virgem de 14/15 anos, acho que seja um contexto imaginário para a dádiva da velhice, para a dádiva da juventude, do tempo e das contradições da vida, onde se encontra um velho puteir0 melancólico buscando de forma súbita sua pureza, sua juventude como uma válvula de escape para as dores da velhice.
Contudo, pensei na menina como uma metáfora, pois senti como se ela fosse apenas um personagem meio superficial, sem muitas falas citada, pontos de vistas vindo dela, ações vinda (já que ela só dormia) apenas disso, senti sim, muito desconforto em algumas partes, mas também nem chega a apresentar cenas muito fortes, pelo o contrário, pois apesar da menina só ser apresentada pelo ponto de vista do protagonista ela nem acaba sendo o foque principal dele, como por exemplo é em "lolita". Então penso que "memórias de minhas putas tristes" é só um livro meio incompreensível para muitos a partir de diferentes interpretações.
Mesmo tendo gostado do livro, não chega a ser um dos melhores livros que eu já li, e mesmo respeitando a genialidade citada desse livro, acho que foi uns do que eu menos gostei do gabo, talvez pelo fato de ser tratada da velhice e eu ser uma pessoa muito jovem para saber sobre ela.

Thais 18/02/2024

Tenebroso
Que história tenebrosa. É até fácil de ler, mas é tanto delírio desse velho asqueroso que não consegui focar em mais nada.
Nossa sério como publicaram isso, pode até não haver o ato em si mas ele abusa dela de tantas formas, rouba sua infância, ela sempre dormindo pra aturar esse velho.
Se não fosse ele seria outro homem, e outro homem que não iria se importar se ela é criança.
Tem até umas reflexões legais sobre a velhice só que não consigo desvincular da história, terminei o livro com muito nojo.

Estrangeiro 15/02/2024

"No ano dos meus noventa anos quis ne dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem."
Começa assim essa obra de Gabriel García Márquez. Onde no decorrer do livro ele recorda sua vida de libertino, mas que a idade chegou e ele se ver sozinho e tem esse desejo meio fora do padrão.

Indico esse livro que um dos grandes clássico da literatura latino-americana.

Diogo494 13/02/2024

Clássico
Em tempos modernos e de julgamentos rasos e rápidos, é preciso se abstrair do mote central do livro. Não há tara, não há abuso no que se relata. Um senhor e uma jovem adolescente nada mais são do que uma figura de linguagem, uma importante avaliação de que somos todos finitos. A conclusão simples e rápida da leitura seria a de que nunca se é tarde para amar. Mas Gabo vai muito além. Nos mostra o envelhecimento sob uma ótica tão íntima e tão ignorada ao mesmo tempo. Não importa a ?casca?, internamente seremos sempre crianças amedrontadas em busca de algo maior? sorte daqueles que encontram!

Fernanda 11/02/2024

Pelo Amor de Deus Jorge Matheus
O que foi isso, irmãos? Ninguém sabe. Se o intuito era deixar o leitor com nojo, então funcionou bem. Porém até agora busco um sentido maior para a publicação desse livro. Sério? Um velho, com os dois pés e os dois braços amarrados na cova, querendo ser o primeiro de uma garotinha? Fora como o livro termina com a ilusão de que a garota quer se casar e passar o tempo que ele ainda tem junto dele, o que não é muito, mas qualquer tempo perto desse velho já é demais. Nojento demais. Ruim demais. Nem a moça que lavava as roupas se safou. O que alguém poderia querer com esse cidadão? Terminei a leitura com mais dúvidas do que tinha quando li a sinopse da capa. Só queria saber o motivo, circunstância ou razão pra tamanha bomba publicada.

Isabella1916 06/02/2024

Incômodo
A história é muito incômoda, eu li incomodada do início ao fim.

A escrita do livro é tão fluida que a leitura não é a arrastada, mas vencer a parte central de toda essa história é uma merda.

Pauliana.galdino 01/02/2024

Sou uma fã de Gabo, nesta obra minha classificação ficou razoável para a história, porém não deixar a desejar na narrativa, é um livro rápido envolvente e por diversos momentos poético, Gabo sempre entrega bem esses adjetivos em suas obras .

No mais não gostei da história em si ,obviamente essa é uma opinião muito particular a respeito, sendo assim indico a leitura para quem curte o gênero. Gabo nao decepciona !