O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Paulo Ricardo 29/07/2021

Quais demônios te assombram?
Quais demônios te assombram? Carl Sagan pode te ajudar a exorcizar alguns deles. Neste ótimo livro, Sagan vai nos mostrar quem são os "demônios" do mundo e nos ajudar a nos protegermos deles. A leitura não é sempre fácil, mas vale muito a pena!

Alan 26/07/2021

Muito informativo e revelador
Um livro que certamente abre os olhos dos ignorantes sobre os perigos da pseudociência e as consequências dela para o mundo de hoje, as pessoas não entendem o perigo que é submeter a ciência à pessoas leigas sobre o assunto, ela é fundamental à sobrevivência de todos nós e precisa de inovações a todo momento.

O livro também desmistifica incontáveis histórias falsas de imagens de rostos na lua e em marte, alienígenas na área 51, abduções, terapias de cura que usam termos científicos erroneamente e outras irresponsabilidades feitas com o nome da ciência.

Ideal para quem quer se manter informado no século XXI (escrito no século XX, porém todos os argumentos usados se mantém extremamente relevantes)
Rosana 26/07/2021minha estante
Vlw pela dica

Rennanzinho 25/07/2021

Clássico da divulgação de Ciência
Carl Sagan é, sem dúvida, referência na divulgação científica. Nesse livro, explora as mais diversas facetas do desenvolvimento científico e nos previne daquilo que se vende como Ciência, mas não o é. Faz um relato apaixonado sobre Ciência e nos estimula a entender e confiar melhor nessa grande área do pensamento humano. Sagan traz uma linguagem simples, diversos exemplos e se consagra como dialogador do público leigo. Diferencia o que é matéria de crenças e vieses cognitivos daquilo que é metodológico e científico e mostra como o charlatanismo, o negacionismo e a desonestidade intelectual podem ser perigosos e danosos para a sociedade. O ceticismo como ferramenta e a divulgação científica como meio de informação e educação em Ciência. Uma reflexão muito atual e ainda mais necessária.

Miller 18/07/2021

Maravilhado
Eu sinto que vou levar para toda a vida os ensinamentos desse livro, certamente também irão me instruir profissionalmente. Carl nos conta a importância do ceticismo para analisarmos uma situação ou ideia prudentemente, e dá exemplos de quando não tivemos tal cuidado. Vemos discussões sobre o investimento na ciência e o desprezo às vezes dado à ela. É incrível que que ele tenha conseguido prever tão antecipadamente o que acontece HOJE, não apenas a pseudociência na sua forma mais escancarada para se obter lucro, mas também o negacionismo em si.

"Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre. Podemos escapar ilesos por algum tempo, porém mais cedo ou mais tarde essa mistura inflamável de ignorância e poder vai explodir na nossa cara."

nath191 15/07/2021

Eu desisti de fazer resenhas
Esse livro é muito bom, muito bom, mas eu não sei escrever nada decente sobre minhas leituras. Mas eu juro que ele é perfeito.
MariannyNeris 16/07/2021minha estante
Eu: muito bom o livro
Pessoa: ele fala sobre oq?
Eu: ...

nath191 16/07/2021minha estante
AKAKKAKAKAKAKKSKWKWKSKSKKSKSKSKS

O livro é bom, cofia

Ely 13/07/2021

Adorei
A preguiça esta grande, mas vou escrever mesmo assim um pouquinho.
Carl sagan além de expressar as suas opiniões, ele trás evidências. E mostra como isso é útil ao invés de termos impressões precipitadas.

Felipe Lapa 09/07/2021

O mundo assombrado pelos demônios
Simplesmente sensacional, uma leitura obrigatória! Fiquei muito contente em não ter desanimado com os livros do Carl Sagan quando fiquei meio decepcionado com Cosmos, já que foi o primeiro livro do autor que eu li e descobri que ele não era muito para mim.

O livro O mundo assombrado pelos demônios vai trazer diversas reflexões sobre a nossa realidade que precisa do aperfeiçoamento do pensamento científico. Nos capítulos é falado de épocas antigas, quando situações monstruosas aconteciam com as pessoas (principalmente com as mulheres), de como o pensamento cético nos ajuda em diversas situações do nosso dia a dia (o capítulo 12 apresenta vários tipos de falácias, o que eu achei bem interessante) e como é o processo do método científico.

Uma leitura cheia de conhecimento. Recomendo muito!

Milena Policarpo 06/07/2021

O livro foi na direção oposta das expectativas que eu tinha sobre do que ele se tratava, mas mesmo assim foi uma experiência bem interessante. O autor fala bastante sobre a importância de desenvolver o ceticismo como postura diante da vida como uma forma de combater as pseudo-ciências, as pseudo-religiões, o negacionismo e as várias formas de charlatanismo que a gente tem por aí. Em suma, tão atual como se tivesse sido escrito no Brasil em 2021 e não para o contexto norte-americano da década de 1990. O autor passeia sobre os mais variados assuntos e as mais variadas áreas do conhecimento e por isso, apesar de ter vários capítulos com os quais eu não me conectei, outros foram muitíssimo interessantes e li com bastante prazer. Por exemplo, me conectei pouco com os capítulos que ele debate sobre a questão do imaginário em torno dos alienígenas, os relatos de raptos por extraterrestres e o sensacionalismo em torno de muitas das "evidências" de que a terra foi visitada por esses seres, mas por outro lado, gostei muito de quando ele trata de outras questões mais históricas, como a questão da caça às bruxas e o assassinato e tortura em massa de mulheres pela Inquisição. É uma parte particularmente enojadora de se ler, mas muito interessante. Enfim, um livro que continua sendo muito necessário e a escrita de Sagan é muito envolvente, típica de alguém que é apaixonado pelo que faz e quer tornar isso acessível ao maior número de pessoas possível. Como ele bem coloca na epígrafe, acredito que ele se tornou uma das luzes a dissipar as trevas de nosso mundo assombrado por demônios.

Alex Barbosa 06/07/2021

Leitura necessária!
Sagan apresenta como as fragilidades na educação e o não desenvolvimento do senso crítico podem levar a sociedade à tomada de atitudes equivocadas, colocando o seu próprio futuro em risco. Com uma escrita cativante e abordando assuntos extremamente atuais, o livro abarca aspectos da realidade norte americana da década de 90, mas, sem muito esforço, podemos traçar paralelos com o Brasil atualmente. A necessidade de se questionar o status quo e as atitudes de governantes, aliada a busca da melhoria contínua, uma das primícias do conhecimento científico, é nos apresentado como um caminho possível para a melhoria da nossa sociedade. Um livro extremamente necessário e relevante para pautarmos a nossa atuação como cidadãos e valorizarmos a ciência e seus aspectos basais que podem ser aplicados em diversos contextos, principalmente no político e na busca por um mundo mais justo.

Dori.JR 06/07/2021

Espetacular, como todos os livros de Sagan.
Esse é, definitivamente, um livro de uma pessoa apaixonada pela ciência e por seus métodos de descoberta. A forma que Sagan fala da ciência, do ceticismo, e nos capítulos finais, da democracia e direitos é fascinante. Ele fala de assuntos polêmicos e faz criticas a certas pessoas e ideias sem ofender ou diminuir( algo inexistente hoje em dia). Existe também uma crítica muito forte a pseudociência e o chamado "analfabetismo científico". Sagan tinha o dom de ensinar. Tratava de assuntos complexos com facilidade e maestria na explicação, não deixando o leitor entediado. É, sem dúvida, uma das maiores obras de divulgação da ciência. Perdendo somente para sua obra prima, cosmos.

Gabe 30/06/2021

Necessário
Queria poder bater um papo com Sagan hahaha.
Que livro incrível! Com debates preciosos, citações e referências enriquecedoras, e, por incrível que pareça, trata sobre ciência com linguagem acessível e muito bem humorada (várias vezes me peguei sorrindo e até mesmo rindo alto).
Foi meu primeiro contato com o autor e me deixou sedenta por mais!

Mateus 29/06/2021

O único caminho é a educação
Livro perfeito e necessário. Carl Sagan explica muito bem a importância do método científico, do ceticismo, do alto investimento em pesquisas de base e aborda um grande problema da sociedade: as pessoas são crédulas demais, permitindo que seres desprezíveis se aproveitem disso e assumam posições de poder (como aconteceu aqui no Brasil em 2018).
Brenda Roberta 29/06/2021minha estante
exatamente!!! Este livro é um acúmulo de reflexões sobre o que tendemos a achar que está correto a partir das nossas perspectivas individuais.

Fernanda3335 24/06/2021

Leitura importante, principalmente nos dias de hoje. Traz relatos importantes da nossa história e demonstra como a educação é o caminho para um futuro melhor.