O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Ever 28/08/2021

Mais que recomendado
Leitura imprescindível.

Embora escrito há alguns anos, a leitura ainda é muito atual. Por incrível que pareça, com a tecnologia e ciência cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, muitas ainda preferem acreditar em misticismo e afins. Ignorando fatos e dados, grande parcela da população em geral prefere crer em achismos e crenças de origens duvidosas à dar ouvidos para a ciência. Fé cega explorada por charlatães, em busca unicamente de dinheito e poder, pessoas que apenas querem ter no que acreditar e buscam explicações confortáveis.
Carl Sagan já se preocupava naquela época com o que ele chamava de vírus do analfabetismo científico, que pode levar a sociedade a sua ruína, vejamos os dias atuais como exemplo. Preocupante.

Leitura muito boa de um dos maiores divulgadores científicos de todos os tempos.

Deghety 26/08/2021

"Demônios"
É impressionante como, por muitas vezes, tiramos conclusões precipitadas de pessoas com base no que ouvimos e lemos por meio de terceiros.
Eu tinha uma visão completamente errada de Carl Sagan devido ao seu "fã clube".
Sagan se mostra, ao contrário do que eu pensava, muito humilde e tolerante à respeito das crenças e superstições alheias, obviamente desde que tais coisas não interfiram no progresso social e científico da humanidade. Em contraponto, seu fã clube pensa que ganha algumas dezenas de QI só por se declararem céticos.
Em O Mundo Assombrado pelos Demônios, Sagan defende o pensamento crítico e cético, mas reconhece a falibilidade da ciência.
Suas maiores críticas são aos métodos educacionais, pseudocientistas e dogmáticos.
Em relação à educação, a metodologia que ele sugere me pareceu extraordinária e me admira nunca ter sido implantada em qualquer nação que seja.
Quanto à religião, Sagan deu mais ênfase no período das caça às bruxas, relatando quase que minuciosamente o horror a qual as mulheres foram submetidas e sobretudo de como até mesmo as instituições jurídicas e o cidadão comum agarrou a essa causa desumana, que possuía mais um ideal político e oportunista do que a crença em bruxaria.
Outro tema bastante debatido é a democracia e o perigo que uma nação com o pensamento crítico subdesenvolvido corre nas mãos de líderes populares e bem treinados para manipulá-la.

"...censurar o conhecimento, dizer às pessoas o que elas devem pensar, é uma porta aberta ao policiamento das ideias, a tomadas de decisões tolas e incompetentes e à decadência a longo prazo. "

"A liberdade de pensamento é a única garantia contra a infecção dos povos pelos mitos de massa, que, nas mãos de hipócritas e demagogos traiçoeiros, pode se transformar em ditaduras sangrentas"
                                             Sakharov .

O Brasil atual é um exemplo sobre como um povo pode ser alienado. No momento se destacam duas frentes, mas são inúmeras as  variantes de fanatismo político e ideológico. Tente encontrar as semelhanças no cenário atual nos trechos à seguir:

Sobre a liberdade de expressão Sagan diz:
"A maioria de nós é a favor da liberdade de expressão quando há o perigo de nossas opiniões serem reprimidas. Mas não ficamos assim tão contrariados quando opiniões que desprezamos enfrentam um pouco de censura aqui e ali. "

Thomas Jefferson
"Uma sociedade que negocia um pouco de liberdade por um pouco de ordem vai perder ambas, e não merece nenhuma das duas".

Sagan:
"Manipulados por políticos inteligentes, *(nem precisa ser tão inteligente, basta popularidade) podemos chegar até o mais alto grau de irracionalidade. Dêem-nos o tipo certo de líder e, [...] faremos alegremente tudo o que ele quiser - mesmo coisas que sabemos estarem erradas.

Esse simples resumo e resenha que fiz é extremamente reduzido qualitativa e quantitativamente frente a magnitude do livro

Karol 22/08/2021

Fantástico.
Triste mesmo é ver que Carl Sagan alertava, na década de 90, para as consequências que vivenciamos hoje da falta de estudo e da ausência de valorização das ciências. Leitura obrigatória para professores, cientistas, divulgadores científicos e entusiastas da ciência e da educação de qualidade.

Aline 22/08/2021

Surpreendente!
Confesso que tive certa resistência de ler um livro de um cientista de tamanho calibre. Afinal, o mundo científico (física, química, astronomomia... é um mundo que não compreendo bem). Por outro lado, entendo a necessidade de - mesmo nas ciências sociais - haver experimentos, amostras, análises. De fato, nas ciências sociais os artigos científico não têm tanta influência como nas áreas biológicas. Entretanto, a existência dos primeiros ainda são de suma importância.

Assim, qual não foi minha surpresa quando, nos primeiros capítulos do livro, o autor fala de extraterrestres - sim, ETs, OVNIs, raptos, reprodução... ?

Percebi logo que a linguagem do livro não seria aquela científica (que eu não entenderia nada). Pelo contrário  o livro foi escrito visando transmitir uma ideia. Assim, sua linguagem é tranquila, linear, sem rebuscadas expressões. Suas ideias não se limitam as áreas biológicas ou físicas (como eu havia pensado!), mas são relevantes também para a ciências humanas.

? É impossível sintetizar este livro... mas sua ideia central é o ceticismo. Que o ceticismo permeie cada atitude humana. Desde o incentivo aos nossos filhos para que sejam questionadores [...]

? "Há perguntas ingênuas, perguntas enfadonhas, perguntas mal formuladas, perguntas propostas depois de uma inadequada autocrítica.  Mas toda pergunta é um grito para compreender o mundo. Não existem perguntas imbecis." (Pag. 361)

[...] até questionamentos dirigidos aos nossos políticos e o que está em ação no momento:

? "Prometo questionar todas as afirmações de meus líderes." (Pag. 478)

Justamente por isto, para que questionamentos sejam permitidos e novas ideias surjam (boas ou ruins), a liberdade de expressão deve ser protegida a qualquer custo. Assim, o autor traz um capítulo para falar sobre Thomas Jefferson!

Enfim... é um livro (grandioso!) que me surpreendeu e merece - sem dúvida alguma - ser lido por qualquer pessoa, de qualquer área do conhecimento!

Carol (@carolebiomed) 22/08/2021

Muito mais que um livro sobre ciência
Com certeza se tornou uma das melhores leituras da vida, principalmente pelo fato de eu mesma estar em um contexto de pesquisadora dentro da minha graduação. Esse livro é essencial, não só para quem quer saber mais sobre ciência, mas para todas as pessoas.
Mesmo não sendo um livro tão recente assim, se encaixa perfeitamente nos tempos atuais. É interessante ver como cada época tem suas pseudociências... antigamente eram o OVNIs e astrologia (isso ainda permanece), mas adicionamos agora os movimentos antivacinas, a crença de que a Terra é plana, os coachs quanticos, a lei da atração, entre outras coisas bizarras.
Esse livro fala muito bem da importância do pensamento cético, do ser crítico que infelizmente está em falta. As pessoas se deixam levar por suas emoções, não são incentivadas a cultivarem opiniões próprias baseadas em evidências, isso é muito prejudicial para toda a sociedade e é isso que esse livro tem como alvo, mostrar os demônios que vagam por ai no mundo. A razão e o ceticismo são a luz, assim como a ciência.
Gostei muito desse livro e compartilho muito da visão do autor. Recomendaria para qualquer pessoa.

"Se não podemos pensar por nós mesmos, se não estamos dispostos a questionar a autoridade, somos apenas massa de manobra nas mãos daqueles que detêm o poder" - quote do livro.

Patricia Peres 18/08/2021

Bom livro, mas extremamente cansativo.
Livro que trata sobre a importante temática da ciência e do pensamento cético. Sem dúvida, o livro traz uma discussão relevante e muita informação interessante. Contudo, achei a forma de escrita um tanto prolixa/repetitiva e partes com um nível de detalhamento científico que tornou a leitura bastante cansativa. Tanto que levei dois meses para ler o livro?

Anderson 15/08/2021

O Mundo Assombrado pelos Demônios
Bom minha opinião sobre o livro , o livro pra mim esses tipos de livros sempre é um pouco dificil pois fala da opinião do autor sobre diversos assuntos, como ciências , religião , politica , cultura etc.
Meu primeiro livro do autor Carl Sagan, antes só o conhecia pela serie Cosmos , o autor critica muito a sociedade de sua época nos Estados Unidos , como nosso mundo as pessoas acreditam em cada bobagem, as pessoas no mundo todo não tem um pensamento ciêntifíco e sim religioso, místico , superticioso , falta investimento na educação, nas ciências , tornar a ciências de mais fácil acesso a população no mundo, e muitas críticas ao pensamento mágico .
A leitura pra mim foi muito truncada , tive que recorrer várias vezes ao dicionário para compreender o contexto, um livro um tanto cansativo pra mim.
Mas concordo com o autor , como é dificil divulgar a ciências no mundo devido a linguagem ser um tanto complexa , a falta de instrução , educação e cultura , ate nos países de primeiro mundo , isso faz com que as pessoas cada vez mais continuam na ignorância e continuam acreditando em coisas estranhas , pensamento mágico , mitos etc.

Clara 15/08/2021

No geral, é um livro muito bom, há partes extremamente bem desenvolvidas e tudo o mais, porém, é livro que trabalha com o convencimento, Carl lida com uma sociedade que acredita facilmente em tudo que tenha uma boa narrativa e que seja facilmente memorizada, e o livro é feio para a comunidade não cientifica entender mais sobre os métodos cientificos e os perigos causados pela pseudo ciência e também a "anticiência" como ele próprio introduz; e é por esse motivo que o livro se torna repetitivo e também um tanto óbvio, por isso não considero uma leitura adequada pra mim, mas algo que eu daria pra um adolescente em seus 14/15/16 anos para ler e já entrar melhor preparado e se assim for de vontade dele, no mundo do ensino superior mais preparado.

Francehelder 07/08/2021

Um livro essencial
Eu posso finalmente dizer que é o melhor livro que eu li até agora.
Foi lançado pela primeira vez em 1995, mesmo assim me surpreendi o quanto ele ainda é atual. Hoje, graças a internet, a coisa piorou.

É fato notório o quanto a população em geral é ignorante em ciência. Analfabetismo funcional vem junto com o analfabetismo científico, e com ele vemos diversas pseudociências ganhando espaço. O movimento da terra plana e anti-vacina tem crescido, há muita desinformação na internet e pseudociências como psicanálise e homeopatia ainda sobrevivem nas universidades. Líderes políticos de modo geral não tem instrução adequada sobre o assunto, ou sequer são bem assessorados sobre ciência. Isso interfere nas políticas públicas sobre o tema.

A ciência é o melhor que temos até agora para compreender a realidade que nos cerca, mas é mal compreendida pra dizer no mínimo. Esse livro é muito necessário.
Carol (@carolebiomed) 21/08/2021minha estante
Ótimo comentário! Concordo com você em que tudo parece pior agora. Fico imaginando o que Sagan iria escrever sobre esse tempo em que vivemos..

Danielle Almeida 24/09/2021minha estante
O coitado do Sagan deve estar se revirando no túmulo com o movimento anti-vacina, o terraplanismo e os coachs quânticos. Esse livro nunca foi tão necessário.

Henri 05/08/2021

Um livro indispensáveis no Brasil atual e futuro.
Um livro sensacional, uma escrita direta e simples, uma grande divulgação do pensamento cético e do método científico. Em um país com tanto misticismo, fake news e líderes tão mal informados, com uma diminuição dos recursos científicos, é uma leitura indispensável. Recomendo para todos que queiram sair do escuro da ignorância com demônios charlatões em volta, e ir viver na luz da ciência.
Entretanto, o livro tem alguns erros, principalmente no tocante a Igreja Católica, então, como o próprio Carl Sagan queria, questione o livro também, nem tudo apresentado está correto, ou melhor dizendo, algumas coisas estão fora de seu contexto.
Tendo em vista tudo isso, a leitura desse livro no Brasil atual é indispensável.

Rayraw 04/08/2021

Carl Sagan nos mostra o mundo sob uma óptica científica impecável, só é uma pena que o mundo seja assombrado por demônios. Ele comenta sobre as mais diversificadas facetas sociais, falando sobre objetos voadores não identificados, o porquê de vermos rostos onde não há nenhum e de como a educação é libertadora. Senti-me revigorada e confiante no final da leitura. Recomendo muitíssimo para os que querem espreitar para além da cartola do mágico.

tguedes2 03/08/2021

"O caminho científico é o caminho democrático"
Há pouco mais de dois anos venho me aventurando por livros de não-ficção. Eu tinha bastante receio, achava que ia ser chato, que eu não ia conseguir entender, que ciência não era para mim. Como eu me enganei! Influenciada por alguns amigos comecei a ler não ficção por Yuval Harari, Richard Dawkins, até que cheguei em Carl Sagan e... EU TÔ IMPACTADA.
Carl Sagan é um dois pioneiros em divulgação científica do século XX. Só por esse fato ele já se torna uma personalidade admirável. Mas além de divulgar a ciência, ele a torna acessível. A forma como Sagan escreve é deliciosa. Além de aprender muito, eu ri bastante lendo esse livro.
Em um síntese simplória, a mensagem central desse livro pra mim foi a relação estrita que o autor faz entre conhecimento científico e democracia. O conhecimento científico e o pensamento cético não são aplicáveis apenas em experiências laboratoriais, mas na nossa vida em sociedade. Uma sociedade cética não aceita argumentos de autoridade, critica e fiscaliza seus governantes, faz escolhas baseadas em evidências efetivas. Uma sociedade cética é uma sociedade não manipulável. O progresso da ciência e o progresso do gênero humano caminham juntos.
Existem alguns dados superados, uma vez que o livro foi escrito na década de 90, mas os escritos de Sagan ainda conseguem ser muito atuais. Através de um relato pessoal sobre seu amor pela ciência, Carl Sagan escreve sobre democracia, liberdade e felicidade.
Não vejo a hora de ler tudo que Sagan já tenha escrito enquanto em vida. Fica a recomendação.

Grace santana 02/08/2021

Tão atual
Apesar de ter sido escrito a alguns anos, esse livro é mais atual do que nunca. O livro fala sobre a falta de senso crítico, pseudociências, sobre aceitar mitos como verdades absolutas. Considerando o atual cenário, Carl Sagan é mais atual do que nunca.

levi.varjao 02/08/2021

Muito acima das expectativas
Carl Sagan tem uma visão de muito prática e séria. Sempre baseado na visão cética científica ele nos ensina a estar sempre duvidando de tudo, somos instigados a todo momento durante a leitura a buscar desenvolver esse pensamento e, claro, aplica-lo em nossas vidas.
O autor faz uma crítica muito dura, mas nada injusta, as pseudociências do início ao final do livro, sempre nos mostrando que mesmo o caminho da ciência não sendo sempre o mais fácil ele será sempre o mais benéfico para nós enquanto sociedade.
É um livro também que trata muito da divulgação científica, e claro sempre fazendo uma crítica ao modo como essa era feita na época que o livro foi escrito, mas infelizmente ainda é muito válida atualmente. Ele reclama da divulgação científica mal feita ou mesmo não feita desde os desenhos animados (para as crianças) até os telejornais (para os adultos), o clamor dele é que precisamos incentivar as pessoas a consumir mais ciência (conhecimento de uma forma geral podendo ser em outras áreas) para só assim conseguirmos ter uma sociedade melhor e menos falha em todos os sentidos.
Suas críticas são estendidas ao sistema educacional estadunidense, mas são válidas para o nosso também. Ele reclama das graves falhas, trata de testes internacionais em que os Estados Unidos foram mal em relação a outros países e pede que os governantes e principalmente o povo passe a olhar com muito mais atenção para as escolas e para a educação dos seus filhos.
Uma baita leitura, mesmo para quem não gosta de ciências (física, química, astronomia e afins) ele trás temas filosóficos, em algumas partes ele faz uma crítica bem fundada sobre as religiões. Nos apresenta temas políticos, então é um livro bem recheado.