O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

_olivermih 17/10/2021

Uma luz na escuridão
O livro aborda aspectos importantes relacionado a crenças, tanto aquelas formadas pela sociedade como as enraizadas no nosso ser, acho interessante a forma como ele aborda isso e nos faz refletir sobre. O ceticismo, a ciência e o pensamento crítico são muito importantes nesse meio, precisamos formar nossas próprias opiniões e não apenas aceitar aquilo que é dado...no meio da escuridão, quando tudo parecer sem fim, tome uma atitude, acenda uma vela e veja aquilo que realmente está por traz disso tudo.

João Pedro 14/10/2021

Seja mais cético!
Carl Sagan não foi só um gênio em sua profissão, mas foi também um grande gênio na forma que ele descreve pontos de vista em seus livros, essa obra é atemporal e necessária.
Segan pontou algo que se tornou bastante comum nos dias de hoje, a desinformação. Esse livro não só fala sobre respeitar e acreditar na ciência, ele é mais profundo, ele pontua como devemos sermos céticos sobre qualquer que coisa que são jogas em nossa sociedade.

LIVRÃO

Dani Lopes 11/10/2021

Genial
Essencial não só àqueles que se interessam por ciência, para leitores adultos de todas as idades. Apesar de extenso, tem linguagem acessível e envolvente. Mesmo tendo sido escrito em 1995, é impressionante como continua muito atual. Deveria ser leitura obrigatória para o vestibular, rs. Foi para o primeiro lugar da lista dos meus livros preferidos.
?Como é fácil ser enganado pelo próprio desejo de acreditar.?

gab 08/10/2021

sensacional
Primeiro livro que li do autor, e, em apenas em um livro, conseguiu me fazer me apaixonar por ele. Recomendo primeiro ler Cosmos, seu livro mais famoso, e depois ler esse os suas outras várias obras. Didático, divertido e inteligente, amo como ele fala mal de ovnis a cada 5 linhas.

Cân 02/10/2021

Leitura fundamental
Livro perfeito. Recomendado para cientistas e para cidadãos. Reflexões profundas e atuais sobre nosso papel na sociedade, sobre a sociedade, seus governantes... A palavra que fica: CETICISMO. Para fechar, um trecho do último capítulo: "Se não podemos pensar por nós mesmos, se não estamos dispostos a questionar a autoridade, somos apenas massa de manobra nas mãos daqueles que detêm o poder".
djgbzin4k 02/10/2021minha estante
ola, boa noite! Queria saber se ele aborda os temas religiosos:) obg

Cân 02/10/2021minha estante
Boa noite. Fala, principalmente, sobre a inquisição e o papel da igreja,

djgbzin4k 03/10/2021minha estante
Mas de forma mais crítica ou analítica? Me desculpe mas eu realmente fiquei interessado no livro.

Cân 03/10/2021minha estante
Que isso! Nao precisa pedir desculpas... ele faz reflexões e análises sobre o porquê daquelas atitudes. Mas, o livro é bem abrangente. Falando, inclusive de política. Tudo voltado à importância do ceticismo e da informação de qualidade. Da religião, talvez ele fale em 1 ou 2 capítulos. Recomendo, muito!

djgbzin4k 06/10/2021minha estante
muito obrigado! Provavelmente irei ler.

gan_nathalia 28/09/2021

Livro muito atual mesmo depois de decadas
Fala sobre como somos dominados e sustentados por nossas crenças e como nosso senso crítico é falho. Preferimos exergar a verdade que acreditamos do que como elas são. Ai surgem as histórias de alienigenas, ufos, vemos imagens e rostos onde não existem. Nosso cerebro tende a fazer isso. No entento, as fakes news e negacionismo cientifico é tão comum e cresceu mais nos tempos atuais, por motivos que temos mais acesso à certas informações com a internet a velocidade é bem maior do que antes repassados pela grande midia (TV, radio, jornais), é bizarro pq era dificil se obter conhecimento e mesmo que a informação esteja mais acessível, as pessoas preferem pertencer a certos grupos e serem negacionistas, ocorre um falso senso crítico. Gostaria que Sagan estivesse vivenciado a era da Internet para ver o que ele acharia disso tudo. Não conseguimos combater esses demônios, mas lutamos muito pra isso indo contra ao coletivo.

Rafaelah 26/09/2021

Uma vela no escuro
apesar de ter achado o livro muito bom, alguns capítulos são extensos e repetitivos demaaais, principalmente sobre raptos alienígenas, além disso acaba sendo muito centrado nos Estados Unidos. Tirando isso, é um livro que continua sendo muito atual, para qualquer pessoa e repleto de informações, desmitificações e nos ajuda a compreender o real papel da ciência no mundo.

Grabas 25/09/2021

Essencial
Excelente livro, desmistifica e alerta sobre as pseudociências presentes no nosso meio, que quando fanáticas e radicais, atrapalham o desenvolvimento da sociedade. Um pouco extenso, mas essencial.

Sobrancelha do dragão 24/09/2021

Livro essencial na divulgação científica
Um livro muito importante em tempos que a ciência é desvalorizada, e pseudos ciência ganham apoio.
A ciência é uma maneira de conhecer o mundo é sua principal ferramenta é razão, mas o ser humano possui um tendência natural de interpretar o mundo da maneira mais conveniente possível deixando de lado fatos e evidências, dando origens a pseudos ciência.
Por isso a ciência funciona, ela é aberta a investigar qualquer idéia com ceticismo e não esta sujeita a ter nenhuma tendência ou favorecimento.

Anna 22/09/2021

"É melhor acender uma vela do que praguejar contra a escuridão.".
Todos deveriam ler esse livro, principalmente no Brasil atual. Carl Sagan comenta sobre a falibilidade do ser humano, como é fácil enganar a si próprio e aos outros e a importância da ciência nesse quesito e para a democracia.
Alguns trechos e algumas ideias são repetidas muitas vezes no livro, tornando até mesmo redundantes, mas, apesar disso, foi uma leitura extremamente interessante e necessária e recomendo para todos. Valeu muito a pena! Me deu esperanças e melhorou muito minha educação! Espero poder ler outras obras do autor em breve.

Gustavo.Melo 22/09/2021

Uma chama a queimar
Livro simplesmente incrível! Mesmo após anos do seu lançamento, continua tratando da temática da importância de divulgação científica de maneira atual e urgente, demonstrando como os problemas do tempo de Sagan persistem até hoje, sejam idênticos ou com nova roupagem. 100% recomendado, leitura fluída e envolvente.

herbert.goncalves 18/09/2021

atemporal
em 1995, carl sagan previu nossa distopia tecnológica atual. nesse best-seller espetacular, sagan lamenta sobre a crescente invasão da pseudociência na mente das pessoas.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Procyon 15/09/2021

O Mundo Assombrado pelos Demônios, de Carl Sagan
Neste livro, escrito pelo professor de astronomia norte-americano, Carl Sagan, é demonstrado a enorme preocupação do autor com relação ao analfabetismo científico na sociedade americana de sua época. Tratando dos mais diversos assuntos, como religião, história, pseudociencias, mitos, etc., Sagan coloca a toda seu conhecimento em forma de análise sociológica. Com uma escrita relativamente fácil de se ler pelo leitor médio, o autor também possui algumas tiradas irônicas de forma um tanto quanto irreverente.

Para mim esse é um "livro de cabeceira", você pode abrir em qualquer página e desfrutar de expedições científicas expostas de maneira primorosa. Carl Sagan coloca suas ideias e diversas histórias pessoais com um bom humor contagiante, embora que, em outros momentos, se dê a devida atenção aos problemas que assolavam e/ou assolam a humanidade.

Dedicando a sua vida na divulgação científica, o autor contribuiu, e ainda contribui, em difundir o conhecimento científico para as pessoas, mostrando e afirmando o poder benéfico, muitas vezes, dos avanços tecnológicos garantidos pelo advento da ciência. Sagan também faz uma profunda leitura do obscurantismo científico que está presente nas mais diversas nações do mundo. Este livro foi publicado em 1995, cerca de um ano antes de sua morte, escrito após anos e anos de progresso científico, proporcionados por cientistas como ele, posterior aos acontecimentos da Guerra Fria.

Li este livro pela primeira vez em meados de 2020, mas nesta semana estive revisitando algumas das mais belas passagens que ocorrem dentro dele. É, sem dúvida, uma obra espetacular e que deve ser lida por qualquer pessoa que se importe minimamente com a ciência, com as evidências científicas, e, sobretudo, com a racionalidade, juntamente com o ar poético tradicional do autor, e se ver questionando o mundo ao redor.

Eva 11/09/2021

Nesse livro cada capítulo aborda temas diferentes, mas estão todos conectados, e alguns capítulos foram escritos para uma revista estadunidense e nesses o autor sempre comenta a repercussão que causaram nos leitores.
Carl Sagan, coloca como tema central a ciência e o método científico versus a pseudociência, o charlatanismo, a propagação de notícias falaciosas.
O cetismo não vende, não desperta o imaginário, não atrai o grande público enquanto misticismo, a pseudociência etc é de mais fácil compreensão e assim atrai e desperta interesse muito maior.

As vezes podemos pensar que o problema das notícias falsas, que ganham proporções gigantescas, é recente, mas após ler esse livro você verá que esse mal não é exclusivo do nosso século, a diferença é que com a internet as notícias conseguem alcancar um maior número de pessoas e muito mais rápido.

Esse livro que foi lançado em 1995 mesmo abordando temáticas da época consegue se manter atual hoje, em 2021.

Ricardo.Borges 02/09/2021

Física, história e política
Uma versão estadunidense da educação científica, regada por conceitos históricos. Um bom livro, mas os EUA não são o sol (tudo parece girar ao redor deles), por mais que outras situações em outros países também tivessem sido narraras EM SEGUNDO PLANO.