O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Giovanni 22/12/2021

Todo mundo deveria ler esse livro!
Neste livro, Carl Sagan se dedica à combater diversos mitos populares, como por exemplo: invasões alienígenas, possessões demoníacas, paranormais, etc. Segundo o autor, existe muito interesse das pessoas por ciências, mas devido à falta de divulgação científica as pessoas acabam se tornando analfabetas na área, e consequentemente, acreditando em misticismos e pseudociencias.
A falta de ceticismo muitas vezes custa caro. Em alguns casos só fará com que alguns te enxerguem como uma pessoa ingênua, mas as vezes o preço pode ser muito maior. Uma das diversas histórias muito marcantes do livro é a de um homem que foi acusado pela filha de usar ela e os seus outros filhos em rituais satânicos, onde ele os violentava das maneiras mais inescrupulosas possíveis. O homem alegou não acreditar ter feito, pois não lembrava de nada, mas depois de um terapeuta da igreja que o mesmo frequentava lhe dizer que muitas vezes o infrator esquece das coisas que fez, ele decidiu """"investigar""""" à história. Esse cara foi induzido à crer que ele tinha sido possuído por um demônio, mesmo com que muitas provas concretas o apontassem inocente - provas que ele se recusou à usar em seu julgamento - ele se declarou culpado e assim foi sentenciado pelo juíz. Esse homem era retratado como uma pessoa boa, que adorava ajudar às pessoas, e apodreceu na cadeia.
O livro apesar de ser MUITO atual foi escrito na década de 90, infelizmente o autor já faleceu e não teve a oportunidade de conhecer às redes sociais. Eu gostaria muito de saber o que ele teria à dizer sobre os tempos atuais.

Gabriel Farias Martins 20/12/2021

Um mundo não só assombrado, mas infestado por demônios.
Hoje, no aniversário de morte de 25 anos do astrônomo Carl Sagan, encerrei essa leitura.
Foi um livro impactante demais, algo que deveria ser um bem comum.
Nesse livro conhecemos um pouco do passado, e uma perspectiva de futuro, e a forma como crenças, mitos e superstições interferem no nosso desenvolvimento.
Como na busca por progresso, somos impedidos pelos demônios que governam nossa natureza primitiva.
Uma leitura essencial.

Daniel Lucca 19/12/2021

Exercitar o ceticismo
Sagan escreve de uma forma leve explicando conceitos e ideias extremamente complexos... nascemos em um mundo onde somos constantemente estimulados a crer em algo seja em um ser supremo ou mesmos em uma energia mística... em um mundo onde a ciência é responsável pelos maiores avanços dos últimos séculos e dos futuros isso é muito perigoso... é muito fácil manipular e ludibriar através da crença, pra crer não é necessário uma prova, experimento ou argumento... por isso precisamos exercitar o ceticismo, duvidar do que se fala e vê... levantar questões buscar provas...

João Guilherme 14/12/2021

Perfeito
Vivemos tempos difíceis, de negação e obscurantismo. Esse livro clareia e mostra o caminho para uma vida mais livre e completa.

Deveria ser leitura obrigatória.

Tiago Santos 08/12/2021

Desmascarando os demonios
Otimo livro, leitura muito interessante.
Ótimo maneira como o autor aborda os temas e desmistifica as superstições criadas por nós.
Um livro que deveria ser obrigatório nas escolas, pois todos deveríamos ser incentivados desde cedo a gostar da ciência.

Rodrigo.Rodrigo 07/12/2021

Nesse livro Carl Sagan relata como o misticismo e devaneios pessoais podem danificar o progresso humano. A ciência cética é uma das maiores conquistas da humanidade.

luizaslike 11/11/2021

O ceticismo e o extraordinário
sempre tive medo de perguntas pq me fizeram ter medo das respostas. sagan mostra aq uma triste realidade: o sistema faz com que cresçamos com medo de fazer perguntas "idiotas", minando nossas curiosidades. de alguma forma isso impacta nos índices de interesse científico nas nações (que impacta os índices de desenvolvimento e +). esse livro me mudou, com direito a efeitos colaterais como: questionamento, fascinação e angústia. em tempos de obscurantismo e ataque a ciência ele é necessário. é sensível, ambicioso e certeiro. td mundo deveria ler. tem pseudociência, religião, evidências, descobertas incríveis, inquisição, choque de realidade e etc. muita história, direito e ciência. saio intrigada, puta e maravilhada com as possibilidades que o método científico pode nos oferecer. ele era diferenciado. acho que nunca vou esquecer "a ausência de evidência não é evidência de ausência".

vicareno 10/11/2021

O tipo de livro que eu queria ter lido na juventude
Há livros que chegam cedo demais em nossas vidas, outros mais tarde do que deveriam. Sempre lembro de minha batalha cognitiva para ler e tentar compreender Maquiavel ou O Inferno de Dante aos 18 anos.
Por outro lado, esse livro de Sagan, escrito de modo claro e objetivo, teria operado uma verdadeira transformação naquele adolescente que fui. Quantas lições há neste livro que teriam me ajudado a compreender melhor o mundo e as pessoas. Talvez me livrado de pensamentos e (im)posturas intelectuais também.
Trata-se um verdadeiro manual para a vida, o que o coloca, em certa medida, como um livro de ética. Eu encaro a ciência como uma postura ética, visto que seu fim maior é a descoberta da verdade e a aplicação para o bem-estar geral.

KauanGama 05/11/2021

Acho que foi meu primeiro contato com uma obra do Carl Sagan e simplesmente amei a experiência. Embora os últimos capítulos sejam um pouco cansativos, o livro em si ainda assim é maravilhoso.

Emanoel 28/10/2021

Carl Sangan era um ser humano incrível e ainda é necessário.
Necessário agora, amanhã e para sempre - para toda humanidade. Carl Sagan em O Mundo Assombrado pelos Demônios, pseudociência e analfabetismo científico e o quanto ele é prejudicial para a nossa sociedade. Também desmistifica diversas histórias relacionadas a OVNIS, religião e comenta um pouco sobre política com apoio de Ann Druyan.

Julgo ser um livro importante, principalmente nos tempos sombrios que vivemos. Sagan tinha amor a ciência e amor em passar seu conhecimento para as próximas gerações. Ressaltar diversas vezes no livro a importância do ensino de ciência nas escolas e, além do conhecimento científico, a importância desta formação para o futuro.

Leitura mais que recomendada ?

"Se levo a sério minha tentativa de compreender o mundo, pensar com algum órgão que não seja o meu cérebro, por mais tentador que possa ser, provavelmente complicará a minha vida. Na verdade é correto guardar a opinião para quando houver evidências".

- Carl Sagan

Henrique 25/10/2021

Do começo ao fim, o livro trata de várias coisas interessantes. O autor tem uma facilidade incrível de tocar diversos assuntos da sociedade de forma elegante, muitas vezes com um trechos profundos e poéticos. Tratando de assuntos científicos, em muito tempo eu não lia coisa tão prazerosa. Recomendo a todos.

Lala 25/10/2021

Visionário e atemporal
Não sei por onde começar a falar sobre este livro, ele está repleto de ideais e visões que ultrapassam a barreira do tempo. Carl Sagan era um visionário, e disto eu ja sabia. No entanto ficou mais nítido para mim após o termino dessa leitura o quão excepcionalmente brilhante é a mente desse homem.
O livro traz diversos assuntos, não se restringindo a apenas um, ele abraça todas as esferas, sejam elas científicas, sociais ou políticas. Além, claro, do livro tratar sobre como as pseudociências disseminam desinformação dentro da sociedade, ele buscar compreender o porquê vivemos numa sociedade cientificamente analfabeta e carente de um pensamento cético e holístico a respeito das áreas que são ligadas à ciência. A ignorância é colocada em xeque e o ceticismo assume o papel centralizador no combate ao drama educacional na busca de uma esperança para o questionamento de afirmações de líderes políticos e charlatães.
Outro assunto abordado no livro é a comparação da ciência com a democracia e sua importância dentro de um governo democrático, pois apesar de ser um instrumento poderoso, a ciência por si só não pode resolver os conflitos existentes, mas é capaz de auxiliar na resolução desses problemas que assolam a humanidade através de ideias e descobertas que são amplamente responsáveis pelo desenvolvimento da nossa civilização.
Luciano 27/10/2021minha estante
queria MTO ler esse livro
tenho certeza que é uma leitura que iria ajudar muito o brasil (e mundo) hoje ?

Lala 05/11/2021minha estante
Eu super recomendo, é uma leitura necessária

Deco 24/10/2021

Um dos meus livros prediletos. Ele abre mentes.
Você gosta de livros de divulgação científica? Eu adoro. Esse é um clássico do gênero.⠀
.⠀
Um livro contra teorias da conspiração, contra o obscurantismo. Um livro que louva a razão, e demonstra com clareza o pensar científico. Um livro essencial, principalmente nesses tempos em que a ignorância é enaltecida.⠀
.⠀
Esse título de filme de terror faz todo sentido, é uma metáfora interessante diante dos assuntos tratados no livro. ⠀
.⠀
São crônicas escritas de forma que sentimos que estamos conversando com o autor. Sabe aquela sensação boa de ouvir palavras sensatas, cheias de bons argumentos, então, foi isso que senti lendo. ⠀
.⠀
São inúmeros temas: extraterrestres, diretos humanos, aborto, universo, religião e ciência, conservação da natureza... ⠀
.⠀
O autor é Carl Sagan, um astrônomo, um cientista renomado e popular (roteirista e apresentador do documentário Cosmos na sua primeira versão), um gênio.⠀
.⠀
O cara escreveu muita coisa boa, inclusive o livro que deu origem ao filme Contato (aquele em que a Jodie Foster busca por sinais de vida no universo).⠀
.⠀
O livro é de 1995, mas é extremamente atual. Traz muita informação relevante colocada de forma bem-humorada e clara. ⠀
.⠀
Não precisa ser lido de uma vez, pode ser consumido aos poucos, cada crônica é um deleite. ⠀

Tiago Souza 23/10/2021

Formidável
Com certeza um livro obrigatório para quem ama a ciência. Leitura simples, direta mais ao mesmo tempo profunda e reveladora.
Sem palavras para falavar sobre o livro, o que com certeza poso dizer é "leia o livro que não vai se arrepender".

Arabe Sol 22/10/2021

A saudável dúvida em duvidar do indubitável
Não dou 5 estrelas pois, como se trata de estudo científico, ja está bastante ultrapassado. Mas de qualquer forma faz muito sentido. Te faz questionar muito do ponto de vista cético e prático porém também do religioso ao que te faz repensar duvidas religiosas e certezas práticas.
Pra um bom curioso é um ótimo livro.
Psicólogos e aspirantes à psicologia também devem gostar...