O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan




Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios


579 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


lidi 20/01/2022

Um reencontro com Sagan
Sempre admirei muito Carl Sagan, desde nova assistia (e reassistia) a série Cosmos e, mesmo entendendo pouca coisa, ele despertou em mim a curiosidade e o gosto pela ciência. Atribuo a ele de certa forma minha paixão e encantamento pela ciência, pela pesquisa e pela valorização do pensamento crítico.

"O mundo assombrado pelos demônios" foi o primeiro livro que li dele. Me senti, enquanto lia, novamente admirada com a forma como ele apresentava a ciência e provocava a reflexão de maneira simples. Não era difícil de entendê-lo, a Lidiane de 12 anos conseguia. Hoje finalizei esse livro, com certeza um dos melhores que já li, com muito a pensar e repensar, questionando certas "certezas" que eu possuía e ainda mais apaixonada pela ciência.
comentários(0)comente



Bianca 20/01/2022

Incômodo e necessário
Carl Sagan publicou este livro um ano antes de morrer, e acredito que ele seja uma espécie de testamento de sua visão de mundo. Ele começa narrando passagens de sua infância
e contando como ele desenvolveu as duas características de pensamento que ele considera essenciais ao desenvolvimento humano: o ceticismo e a admiração. Ele avança o livro narrando inúmeras experiências pessoais e fatos históricos que confirmam a importância dessas duas "virtudes do pensamento", especialmente na sociedade moderna.

Boa parte da leitura conta com explanações sobre as bases da ciência, demonstrando que parte indispensável do seu sucesso reside em saber avaliar objetivamente a própria imperfeição e imprecisão. Isso a torna mais resistente à tentação humana de só buscar as evidências que confirmem os próprios desejos. Esse mecanismo a torna capaz de fornecer conhecimento com uma solidez inigualável, embora sua forma de pensar não necessariamente seja suficiente para alimentar todas as fomes humanas (especialmente as sociais, muito exploradas pelas pseudociências).

Carl Sagan esteve nos primórdios da divulgação científica. Sendo um renomado astrofísico, ele fundou o SETI, um projeto com objetivo de buscar por vida inteligente no espaço que esteve em atividade até 2020, e também teve contato com um grande volume de relatos de avistamento de objetos voadores não identificados (OVNIs) e até de sequestros por extraterrestres. Contudo, ele terminou a vida concluindo que não havia nenhuma evidência real de vida extraterrestre, e que os relatos em geral eram falsos. Ele identificou na raiz desse grande volume de falsos relatos causas que também originam crendices, superstições, pseudociências e afins, e que tornam muitas pessoas vulneráveis a charlatões e enganadores.

Ele se mostra bastante crítico às religiões em geral durante o livro, o que faz com que o livro possa ser bastante difícil pra quem tem qualquer tipo fé. A crítica está mais ligada aos excessos, principalmente ao uso da espiritualidade para fomentar alienação, algo que é visível e infelizmente frequente. Porém, penso que ele também acaba caindo em um certo reducionismo, colocando as histórias fantasiosas (incluindo aí fadas, demônios, aliens e outros), as terapias de hipnose, o esoterismo, as curas por médiuns, as experiências místicas e as visões de santos (dentre outros) todos juntos na conta da histeria, dos distúrbios do sono ou das alucinações mal compreendidas ou não amadurecidas. Ele prevê essa possível crítica e tenta estabelecer uma defesa de antemão no próprio livro. Porém, embora se possa reconhecer muitos acertos em sua leitura da realidade, em alguns momentos ela parece simples demais, colocando toda e qualquer experiência transcendente como fruto de algum tipo de problema psicológico.

Ao mesmo tempo, ele não deixa de falar que colocar ciência e espiritualidade como mutuamente exclusivas é um desserviço a ambas, e que as descobertas científicas em geral estão em perfeita harmonia com muitas religiões (ainda que não seja capaz de provar sua validade), à exceção das literalistas incapazes de comportar alegorias ou metáforas. Penso que o livro pode provocar mal-estares, porém, se encarados com honestidade, esses mal-estares acabam levando ao amadurecimento e a sofisticação do pensamento, tanto dos crentes quanto dos descrentes, e esse é seu grande mérito.

Por fim, Sagan também menciona a profunda ligação (até dependência) entre ciência e democracia - apontando ambas como imperfeitas, e, ao mesmo tempo, como as melhores formas de sistemas de conhecimento e governo que temos (ou as menos piores). Ele também fala sobre a importância do investimento em pesquisa básica e sobre a necessidade de formação ética e política dos cientistas, tendo em vista que o conhecimento científico também pode ser usado para a destruição.

A leitura que ele fez sobre o declínio educacional, sobre os prejuízos da falta de educação científica e os enganos no meio político é absurdamente acertada e envelheceu particularmente bem. É como se tivesse sido publicado hoje, e não há vinte anos. Ele tem uma visão quase (ironicamente) profética sobre o que vimos recentemente com Donald Trump nos EUA e Bolsonaro no Brasil, dentre outros, encarnando os males que a "mistura inflamável de ignorância e poder" podem causar ao "tirar proveito dos frustrados, dos incautos e dos indefesos". A sua defesa do "kit de detecção de mentiras" para todas as pessoas, 20 anos atrás, é em parte o combate às fake news que as sociedades são obrigadas a implementar nos últimos anos. Lê-lo durante a pandemia de 2020/2021, na qual esse kit de detecção de mentiras fez tanta falta, foi muito impactante.
Nando 20/01/2022minha estante
Quero ler essa belezinha.




Luisa 15/01/2022

Ceticismo
É um livro bem interessante que nos ensina um jeito mais cético de ver o mundo. Com várias referências, o autor dados científicos e histórias reais para exemplificar a que está se referindo. Contudo, o livro é cansativo por ser muito repetitivo. Ademais, a maior parte se trata de UFOs e aliens, embora os relatos sejam diferentes, eles levam para o mesmo ponto. No final – saindo dessa brisa de aliens e UFOs – Sagan traz uma visão cética política e social mais tangível para o leitor. Em geral, o livro é bom e todos deveriam lê-lo pelo menos uma vez na vida.
comentários(0)comente



Giovana456 10/01/2022

Leitura necessária
O livro é extremamente interessante e trata de temas muito atuais como negacionismo, ondas de charlatões que usam de pseudociências para ganharem mídia e dinheiro, desincentivo a ciência e baixíssima compreensão de seu método pelas pessoas, entre muitas outras coisas.
É um livro denso e com bastante conteúdo, então acaba sendo uma leitura bem demorada, mas valendo a pena mesmo assim.
comentários(0)comente



Gabi Sagaz 09/01/2022

Bom, porém longo
Sagan é ótimo, escreve bem e tem ideias fenomenais. Merece ser lido, merece ser citado e reconhecido mas prolixo demais. Nossa, comecei empolgada, depois virou meu livro de banheiro. Terminei na raiva mas amei os últimos capítulos, são os melhores.
comentários(0)comente



Alanis 05/01/2022

Livro EXTREMAMENTE necessário para qualquer pessoa entender ciência.

Todo mundo deveria ler esse livro, com certeza haveria menos charlatanismo e pseudociências sendo disseminadas.
comentários(0)comente



Lara 03/01/2022

?Sagan é sensacional! Um livro que abrange muitos temas dentro da ciência e nos leva a refletir muito, tanto sobre coisas que sequer já pensamos e sobre aquilo que temos dúvida, desde sobre uma atuação profissional até sobre o universo.
comentários(0)comente



Isabelly.Godoy 31/12/2021

Divulgação Científica de qualidade
Sagan domina as palavras de uma maneira invejável, é capaz de explicar de uma forma bastante fácil e com muitas analogias assuntos de ciências que muitas vezes não são explicados para a população fora da academia. Neste livro, nos alerta sobre os riscos das pseudociências e das meias verdades. Extremamente atual, mesmo escrito no século passado.
comentários(0)comente



Dawison 31/12/2021

Ótimo, mas cansativo
Carl Sagan, através de uma linguagem de fácil entendimento, desmistifica mitos presentes na sociedade, além de apresentar ao leitor o método científico, e os perigos do misticismo e da pseudociência.
É uma leitura cansativa, mas extremamente rica em conhecimentos aplicáveis contra o obscurantismo e o negacionismo atuais.
comentários(0)comente



@rodolfo_lab 31/12/2021

Um livro técnico pra xingar todos que não possuem embasamento teórico
Um livro pra descer paulada em quem merece.
Sagan lincha todos que acreditam em coisas sem qualquer fundamento ou base científico e ainda mostra provas e referências de sua posição.
comentários(0)comente



Julia.Dani 30/12/2021

O mundo assombrado pelos demônios
Relendo depois de dois anos e essa obra permanece incrível e atual! O meu exemplar se encontra cheio de marcações! Um livro bem escrito que fala sobre a realidade dos EUA mas retrata muito bem o estado da educação, ciência e sociedade em geral do Brasil. Mesmo tratando de assuntos complexos, Sagan consegue escrever de maneira compreensível trazendo exemplos do cotidiano.
comentários(0)comente



Cleverson 30/12/2021

Bom, más cansativo
Levarei muito aprendizado desse livro, a passagens realmente esclarecedoras, no geral conteúdo ótimo, mas achei extremamente cansativo como leitura, não a toa demorei meses pra terminar.
comentários(0)comente



Gabriel.Bavaresco 30/12/2021

Ideal.
Uma obra que eu julgaria como indispensável visando o cenário social, educacional e de senso-comum da sociedade brasileira. Críticas ferrenhas ao negacionismo, à pseudociência e ao fanatismo ideológico e religioso. É lindo de se ler, um verdadeiro santuário à ciência e ao pensamento cético. Progresso!!
comentários(0)comente



Giu. 29/12/2021

Necessário
Mais um pra lista de livros que todos deveriam ler.

Eu diria que é uma porta de entrada para aqueles com poucas experiências no pensamento cético. Por outro lado, vai lucidar e dar forma a pensamentos pra quem já é acostumado e aprecia o ceticismo.

Investigue, questione, duvide.
comentários(0)comente



pattymulder 28/12/2021

Maravilho e assustador ao mesmo tempo. Os pontos abordados por Sagan explicam muito bem como chegamos a ignorância atual.
comentários(0)comente



579 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR