O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Gabrieli 02/05/2021

Carl Sagan zero defeitos
A cada obra me apaixono cada vez mais pelo ser humano que foi Carl Sagan. Apenas necessário!

Natasha Fontan 16/04/2022

Tomei coragem pra fazer meu primeiro comentário aqui porque essa é uma leitura que, na minha humilde opinião, vale muito a pena e porque eu gostaria que outras pessoas se sentissem instigadas a ler também. Carl Sagan é o famoso astrônomo que consegue ser didático até para explicar a inimaginável e quase incompreensível (se não fosse por ele) quarta dimensão. Mas não comece esse livro com a expectativa de conhecer mais sobre astronomia, porque não é exatamente disso que se trata. Com um senso crítico e de humor admiráveis, Sagan nos apresenta a ciência de forma desmistificada como uma possível alternativa para solucionar os nossos principais problemas como sociedade. Apresenta com clareza a distinção entre pseudociência e a ciência propriamente dita. Enfatiza a relevância do método científico para a elucidação da verdade, ao mesmo tempo que nos relembra que a busca pela verdade é incessante, uma vez que a própria ciência está sempre questionando suas próprias verdades. Através desse livro, também é possivel resgatar nomes e períodos importantes na construção da história da humanidade e assim, entender melhor como foi que chegamos aqui e, quem sabe, encontrar uma direção pela qual faz sentido seguir. Uma leitura relevante para os tempos atuais (ouso dizer que para qualquer tempo) e que nos permite reflexões profundas. Levo desse livro muitos trechos grifados e a esperança renovada na capacidade do ser humano de produzir conhecimento e se beneficiar dele, ainda que nem sempre tenha sido assim.

Breno 01/06/2021

Em “O mundo assombrado pelos demônios”, Carl Sagan fala sobre como a ciência é vista atualmente, passando pela noção de pseudociência e do impacto desta no nosso cotidiano.
Sagan perpassa pela noção de como a ciência é (mal) vista nos tempos atuais, muito por conta das influências midiáticas, que por exemplo, retratam os cientistas como malucos estereotipados. Afirma que tal visão acaba por afastar ainda mais a ciência e o método científico das pessoas. Como consequência disso, Sagan diz que atualmente é mais fácil as pessoas acreditarem em pseudociências (astrologia, por exemplo), teorias conspiracionistas e respostas milagrosas dadas pela religião. Tais respostas não científicas são mais facilmente proliferadas com o advento da tecnologia, sobretudo da internet, em que as pessoas, por diferentes motivos (entre eles, a ultra necessidade de aparecer e gerar “engajamento”).
Além disso, Sagan faz uma necessária ponderação sobre como a ciência somente pode existir em cenários políticos e sociais favoráveis. O autor faz um histórico desde a Grécia até os dias atuais, perpassando pelos regimes de repressão ideológica por regimes totalitários ou pela Igreja. Sagan acredita que o pleno desenvolvimento da ciência, sobretudo do método científico, é mais fácil em uma sociedade democrática e com liberdade.
O ponto baixo do livro, na minha opinião, foi a necessidade do autor em trazer a todo momento o assunto dos UFOS e alienígenas. Eu entendo que na época em que o livro foi publicado ainda havia uma crença muito mais latente da existência de alienígenas, com programas televisivos, filmes, propagandas e livros que instigavam a crença na existência de aliens. Porém, o autor explora isso de forma repetitiva, o que torna o livro, pelo menos até o meio, cansativo quando vem à tona esse tema.
Por fim, eu acredito que esse livro seja fundamental no atual contexto social que vivemos e deveria ser distribuído em todas as escolas e bibliotecas públicas, sobretudo por conta de sua linguagem de fácil acesso. É necessário que as pessoas, sobretudo as crianças, se aproximem da ciência e entendam o método científico a fim de evitar a proliferação (que já é demasiada) de teorias conspiratórias, negacionismo, revisionismo histórico, pseudociências e afins. Um ótimo livro que, apesar do que comentei sobre o problemas com aliens, continua sendo MUITO ATUAL.

arturtrindade 23/02/2022

Livro necessário para os tempos de hoje
O que levava/leva as pessoas a acreditarem, por exemplo, em UFO (objeto voador não identificado), alienígenas, bruxas, demônios e na pseudociência? Carl Sagan mostra de forma científica os motivos que deram origem a essas falsas crenças e misticismos.

?Como um terremoto que confunde a nossa confiança no próprio solo que estamos pisando, pode ser profundamente perturbador desafiar as nossas crenças habituais, fazer estremecer as doutrinas em que aprendemos a confiar.?

O livro trata principalmente sobre os equívocos científicos cometidos pelas religiões e pela pseudociência. Contudo, a intenção de Carl Sagan neste livro foi de erradicar o pensamento cético e crítico nos leitores e, principalmente, construir um público cientificamente alfabetizado que utiliza o método científico para analisar as questões do cotidiano de maneira segura. Como seria o mundo se verificássemos todas as informações que chegam até nós como se fôssemos comprar um carro usado?

João Vinicius 22/01/2022

O Mundo Assombrado pelos Demônios
Em uma época de trevas, a leitura de Carl Sagan nos traz aprendizados importantes para nossa época. A leitura foi muito boa, as discussões em alguns momentos me deixou com sono (não tirando a importância de certos temas). Por ser um livro datado, eu entendo que nem tudo de pseudociência foi citado. Hoje em dia existe um grande ataque contra a ciência e isso acaba criando várias oportunidades para a pseudociência entrar em cena.

Carl estaria bastante decepcionado pelo o que passamos nesse momentos.

"Já não nos interessamos em descobrir a verdade. O engano nos aprisionou. É simplesmente doloroso demais admitir, mesmo para nós mesmos, que fomos enganados."

Huan Carlos 28/05/2021

O Mundo assombrado por demônios
É um livro bastante didático mas não pense que é uma leitura muito complexa cheios de termos científico que vão embaralhar a sua mente (Exceto o capítulo 23). O mundo assombrado por demônios é o testemunho pessoal de amor a ciência desse eterno e grande cientista que foi Carl Sagan.

Raphael 27/11/2018

Li este livro há alguns anos e sempre que penso nele sinto uma certa inquietação e uma necessidade profunda de falar sobre tudo o que ele representa pra mim, sobre o quanto Carl Sagan mudou minha vida para melhor. Por outro lado, sempre esperei o momento mais oportuno, a inspiração adequada para falar e fazer jus a este livro tão importante. A inspiração nunca veio. Deixo aqui, contudo, algumas palavras.

A minha adolescência foi profundamente marcada pelo livro "Mundo de Sofia". Trouxe-me uma visão absolutamente diferente de mundo, revelando a importância e o impacto que um livro pode causar em nossas vidas. Dessa experiência adquiri o hábito e o gosto pela leitura. Alguns anos se passaram, li muitas coisas, e sempre me perguntava qual seria o sucessor de "Mundo de Sofia" na minha vida, em termos de impacto e importância, qual livro mexeria, outra vez, profundamente comigo. Encontrei o sucessor com o "Mundo assombrado pelos Demônios". Explico o motivo.

Os motivos, aliás, são inúmeros. Mas vou me restringir a falar apenas sobre um. Dentre as inúmeras reflexões importantes que este livro nos proporciona, a que eu reputo mais importante é a que, de certa forma, permeia o livro todo: o quanto a superstição, em suas mais variadas formas, está impregnada em nossas vidas, em nossa cultura e sociedade. Você acredita no sobrenatural? Por qual motivo a nossa sociedade está repleta de pessoas supersticiosas? Existe uma ligação entre a superstição e a religião?

Sim. Tudo está diretamente relacionado. E Carl Sagan faz o desenho de todo esse cenário nos explicando e propondo uma nova perspectiva sobre o assunto. Ele dá um tapa na superstição, repito, em suas mais variadas formas (importante ressaltar isso), propondo que o leitor adote um pensamento científico na abordagem das mais variadas questões de nosso cotidiano. Esse pensamento científico nada mais é que um olhar crítico e apurado sobre tudo que nos é apresentado. Observando a natureza e a realidade, na forma em que ela se apresenta, é possível, por exemplo, afirmar que demônios (pegando o trocadilho com o título do livro) existem? Segundo o autor, existe uma equação muito simples: quanto mais conhecimento científico (ou seja, educação) dentro da cabeça de uma pessoa, menos supersticiosa ela tende a ser.

Por que existem pessoas que acreditam em assombração? Carl Sagan nos explica que é muito mais fácil adotar um pensamento supersticioso do que um científico e criterioso pois aquele apenas se afirma e é transmitido culturalmente. Pensar cientificamente, por outro lado, exige um exame mais apurado sobre a realidade que nos cerca, demanda mais esforço intelectual e, em razão disso, as pessoas acabam se envolvendo com a facilidade do pensamento supersticioso que impregna a cultura da sociedade como um todo, virando uma "bola de neve". O autor explica de forma bem pormenorizada no livro como empregar esse método de pensamento científico nas mais variadas ocasiões de nosso cotidiano.

Mas veja bem: o que ele propõe não é um mundo repleto de cientistas. A sofisticação da diversidade humana não possibilitaria algo nesse sentido. Pensar cientificamente é diferente de ser cientista. O que é proposto, de forma muito inteligente, é uma abordagem diversa na formulação de conceitos. É seguro acreditar em horóscopo? E extraterrestres, será que existem? Alma? a realidade e a natureza que nos cerca, revela algum indício dessas coisas? E por que tanta gente acredita nisso?

Porque o mundo está assombrado pelos demônios. Mas Carl Sagan nos trouxe uma vela para clarear essa escuridão. E se por um acaso você não se acha uma pessoa supersticiosa, este livro talvez lhe mostre o contrário. A superstição está impregnada em todo lugar, e ela existe nas mais variadas formas. Observe quantas pessoas ao seu redor vão passar o ano novo vestidas de branco. Toda virada de ano me lembro do Carl Sagan. Vejo um mundaréu de gente vestindo branco e penso: assombrados. Reitero, por fim, que o livro trata de uma variedade enorme de assuntos: a importância da educação na vida do ser humano, a crítica das pseudo-ciências, problemas pontuais com o uso da superstição, etc. O livro é muito mais amplo do que essa singela abordagem que aqui apresentei. Mas a resenha ficaria longa e cansativa. Leia Carl Sagan.
Dani Naza 01/12/2018minha estante
Adorei sua resenha

Raphael 02/12/2018minha estante
Obrigado, Dani.

GabRM 29/12/2018minha estante
Resenha maravilhosa. Gostei.

Ratinha da Biblioteca 11/02/2021

@ratinhadabiblioteca
Um livro escrito há mais de 10 anos, mas que poderia ter sido escrito hoje. Carl nos apresenta tantos questionamentos válidos, dados desesperadores e dúvidas, que minha vontade ao terminar essa leitura é descobrir o funcionamento real do universo.

Comecei a me perguntar mais sobre o porque das coisas, me tornei mais cética quanto as verdades que vimos no dia a dia. Esse livro acrescentou tanto pra mim, que com certeza colocarei outros livros da Sagan na minha estante.

Charles 12/08/2019

O livro faz uma apologia ao ceticismo e, ao mesmo tempo, uma crítica ao analfabetismo científico mostrando os prejuízos sociais e políticos que a falta de pessoas que não se guiam pela ciência pode causar a uma sociedade, e inclusive ao próprio planeta terra.

Sagan vai entrar em diversas questões sobre misticismo investigando sobre demônios, alienígenas, duendes, Santos dentre outros, e ao longo do livro vai analisando histórias em que as pessoas abandonaram a lógica e foram guiadas por suas próprias fantasias coletivas e suas necessidades emocionais, o que tem resultados cômicos, como o caso de dois idosos que enganaram diversas pessoas ao fazerem sinais nas plantações, e trágicos como o caso das caças as bruxas na época da inquisição em que milhões de pessoas eram torturadas e mortas por motivos místicos sem fundamento.

Também será ensinado nesse livro sobre algumas ferramentas que devem ser usada na investigação cética o que o autor vai chamar de kit anti mentiras, que são métodos de análise de fatos.

Algumas falhas no meio científico são mostradas devido os cientistas não serem imunes a influências culturais e de suas próprias convicções pessoais, porém, mesmo não sendo invulneráveis a falha, Sagan conclui que, a ciência ainda assim é o melhor caminho a se seguir para a busca da verdade porque ela tem a flexibilidade de evoluir e admitir erros quando a luz de novas evidências.

Eu achei um livro muito cansativo e repetitivo do começo até a metade, o autor fala excessivamente em UFOs e alienígenas, porém depois da metade do livro ele traz reflexões tão profundas e inteligentes sobre nossa sociedade e a maneira que deveríamos ver a ciência que acaba valendo muito a pena a leitura, é um livro muito impactante.

Recomendo esse livro para pessoas que estão iniciando no mundo da leitura de não-ficção ou no meio acadêmico.

Alan 19/09/2019

Continua atual
Inacreditável como Carl Sagan escrevia sobre o tempo em que vivia e como o livro ainda consegue ser atual, fiquei com a impressão de que ele foi escrito ontem. Não consigo nem descrever como a ignorância vem dominando as ações das pessoas, todos deveriam ler O mundo assombrados pelos demônios.

LeozinhoF 14/05/2022

A ciência como modelo fundador do mundo
O que dizer sobre este livro em poucas palavras , MAGNÍFICO, Carl Sagan é uma pessoa que descreve de um jeito incrível sobre a ciência, e além disso, refutando certos "credos" sobre ela, que em momentos como hoje ainda são bem atuais, como mentiras contadas em detrimento de céticos e religiosos políticos, usando da própria ciência, para negar ela mesmo.
O livro até é bem grande, mas de extrema importância para todos lerem e apreciarem um dia maiores divulgadores científicos que já existiram, eterno Carl Sagan!!!

Leb 27/01/2021

Carl Sagan explica quem são ou o que são os demônios que assombram o mundo desde sempre, e traz importantes reflexões acerca de ceticismo e admiração. "A ciência não é um instrumento perfeito de conhecimento, porém é o melhor que temos".

Fabio.Jackson 06/06/2022

Imagine se Carl Sagan visse os EUA hoje...
Em seu livro autor nos mostra como a febre das pseudociências estava tomando conta dos EUA durante os anos 90, e como a ciência e o pensamento crítico estava ficando de lado e renegado pela maioria da população americana.
Hoje, mais de 20 anos depois, o panorama se não for igual é pior do que o visto por Sagan. Estamos cada vez mais comovidos a acreditar no que queremos que seja verdade independente do que os fatos e as provas apontam, principalmente quando falamos de espectros políticos. O cúmulo do absurdo de politizar o uso de vacinas, é só mais uma mostra do quão perigoso pode ser as pseudociências, até mesmo as mais pacíficas e aparentemente mais brandas como o horóscopo, tem seus perigos, e lentamente torna a população menos crítica e menos cética.

Marcus 13/04/2022

O conhecimento engrandece!
Carl Sagan foi capaz de mostrar a importância da ciência apenas apresentando os problemas que a falta dela causa. Ele realmente foca na parte dos alienígenas, mas para a época e para a especialização dele faz todo o sentido, é preciso falar da área em que domina.
Dei 5 estrelas porque esse livro mudou minha maneira de ver o mundo, quando isso acontece, é impossível não puxar o saco do autor, né? Kkkkk