O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Liduina 11/05/2021

O mundo assombrado pelos demônios
O autor Carl Sagan, escreve de forma bastante acessível, com algumas ressalvas de algumas partes do livro que são um tanto complicadas. Mas deixa claro a importância do conhecimento científico para todos.
Vivemos em um mundo repleto de informações mentirosa, pessoas de má fé querendo tirar vantagem das pessoas, vendendo e divulgando pseudociência como ciência.
Como ele mesmo fala, somos vítima do analfabetismo científico.Cabe à educação,tentar resolver esse abismo entre conhecimento científico e homem.
Super indico essa leitura. Muito esclarecedora. Amei.
Liduina 12/05/2021minha estante

Chimia 12/05/2021

OPEN YOUR EYES
O livro me surpreendeu, minhas expectativas a respeito do que encontraria eram completamente outras. Pelo currículo de Sagan, esperava um livro mais técnico, como os de Hawking, mas encontrei um livro que faz críticas a falta de ceticismo e às crendices populares, além de críticas sociais e políticas à respeito da falta de investimentos em ciência e na educação das crianças e dos jovens

Marcella 06/02/2020

30 anos de atualidade
Um livro escrito na década de 90, mas que poderia ter sido escrito ontem, tão atual e relevante o questionamento.
Carl Sagan é um dos mais famosos autores em divulgação científica, e neste livro argumenta sobre a importância da valorização da ciência e todos os benefícios que ela traz à sociedade. Além disso, também nos mostra como a pseudo-ciência (e muitas vezes a própria religião ) pode ser prejudicial ao desenvolvimento da humanidade.
Um livro que deveria ser obrigatório inclusive nas escolas, para ensinar o método científico e o questionamento de falsas doutrinas.

Bismak 13/03/2020

Indispensável
Que livro maravilhoso e completamente atual, são poucos os livros que nos transformam de maneira tão significativa e esse livro teve esse poder em mim. Carl Sagan, mesmo depois de já ter nos deixado, segue sendo essencial. Carl é nossa vela no escuro.

Gabriela 27/03/2020

Este livro é um portal
Este livro é um portal e depois que ele é ultrapassado, acredito que não há como voltar atrás. Primeiro livro que leio do Sagan e com certeza lerei todos os demais. Os demônios a que ele se refere são as pseudociências e o misticismo. Sagan critica a credulidade e faz um chamado ao ceticismo e à necessidade e encanto da ciência. Tudo isso sem nenhum arrogância ou cinismo. Este livro deverias ser leitura obrigatória logo no ensino fundamental.

Leonardo 02/04/2020

O Mundo Assombrado pela Irracionalidade
O Mundo Assombrado por Demônios é um livro de Carl Sagan, um dos maiores divulgadores de ciência do mundo, autor de diversos livros, como Cosmo, Bilhões e Bilhões, Pálido Ponto Azul, entre outros. Foi um cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, divulgador científico e ativista norte-americano (é quase um Leonardo Da Vinci...hahaha). Faleceu em 20 de dezembro de 1996.

Nesse livro, ele fala sobre as explicações pseudocientíficas, que cada vez mais vem tomando os meios de comunicação, o que acaba deixando as pessoas mais alienadas, já que a maioria dessas explicações não tem um embasamento cientifico verdadeiro. Usando exemplos não só do passado, mas também do presente (como os sinais nas plantações, abduções e até mesmo os horóscopos), ele mostra que mesmo hoje, com todo os avanços nas diversas áreas da ciência, ainda cometemos os mesmos erros dos nossos antepassados, porém de uma forma mais “mascarada”

Ele acredita que o antídoto contra isso é um pensamento mais crítico e cético, já que assim sempre iremos fazer questionamentos de tudo de uma forma mais racional, e dessa forma chegar a uma “explicação pessoal”, sem ter que “decorar” a explicações de outros. Uma forma de se chegar nisso é usando a ciência, já que, podemos dizer, está sempre se renovando, sem ficar preso a algum dogma sem fundamento, sempre utilizando a razão ao invés da emoção.

É um excelente livro, daqueles que faz a gente pensar além do padrão, nos tornando pessoas mais racionais. Como a maioria dos livros do Sagan, esse é um daqueles que nos tornam pessoas mais humildes, entendendo que, mesmo com todo o avanço da nossa raça, ainda sabemos muitos pouco do que há para se saber.

Mari 13/05/2020

Todos deveriam ler
Gostei muito do livro e me identifiquei com ele. É um livro que retrata muito sobre o ceticismo, discute situações em que as pessoas preferem estar assombradas por demônios por medo de não ter no que acreditar. Não consegui terminar o livro como eu gostaria, depois de um tempo de leitura quando se já está convencido pelo autor, fica difícil continuar com a mesma atenção do começo. Pelo menos foi o que senti.

Dahmer 17/02/2021

Livro para todos que querem refletir sobre a ciência e sobre a sociedade em que vivem!
Livro muito instigador, com diversas ideias e críticas que nos fazem pensar muito sobre a ciência, as supertições, as crenças, a política e a educação. Leitura longa, mas ótima e muito proveitosa, exceto pelo fato do autor esticar demais a quantidade de páginas envolvendo raptos por alienígenas...

Camila.Nunes 27/09/2022

Ceticismo em destaque
O livro parece uma coletânea de artigos que falam sobre ceticismo versus religião e misticismo, negação da certeza de vidas extra terrestres. Explica que a afirmação de fatos só pode ser feita a partir de evidências. As evidências são a base da ciência.

Manu 03/06/2020

Nunca antes li algo tão bem contextualizado com a minha realidade como essa obra: em que Carl Sagan aponta a importância do ceticismo, da educação científica e, sobretudo, da CIÊNCIA como armas para garantir nossa liberdade e consciência social e política em um mundo que ele chama de "assombrado por demônios".

Jacques.Bourlegat 04/06/2020

O mundo assombrado pelos demônios
Esse livro poderia se intitular : como as pessoas acreditam em qualquer coisa sem fundamento algum! Poderíamos falar que são as paixões que movem os homens. Somos reféns de nosszs emoções? O sapiens no homo sapiens sapiens, seria exagero de sapiens? O ser humano é complexo. Tanto nos seus relacionamentos quanto no processo que o leva à crenças estapafúrdias às quais defende de maneira entusiasmada e não raro tão convicto de tais crenças que argumentos ou fatos não desmontam tal fervor. Quais as razões desse comportamento? Podemos deixar de ser só emoção e nos tornar pura razão? Mais uma vez, o ser humano é muito complexo para respostas tão definidas. Estabelecemos um método científico para nos auxiliar na decodificação da natureza e do real. Mas esse método não abrange tudo.Porém, aí reside um dos atrativos por tais crenças ditas irracionais: verdades absolutas embaladas numa roupagem de fácil compreensão; às vezes reconfortantes; às vezes assustadoras; mas quase sempre convincentes para quem não estiver acostumado ao pensamento crítico baseado em fatos.
Carl Sagan propõe uma explanação das razões pelas quais nossas sociedades funcionam desse modo, principalmente a americana. Entre alienígenas raptores, negacionismo de diversas sortes (climático, histórico), anticiência, Sagan argumenta que o papel da educação é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e com conhecimento básico para "ler" o mundo a sua volta. Senão...
"Com frequência, a desgraça humana evitável é causada menos pela estupidez do que pela ignorância, sobretudo pela nossa ignorância sobre nós mesmos.[...]a pseudociência e a superstição parecerão sedutoras a cada novo ano, o canto da sereia do irracional mais sonoro e atraente. Onde o escutamos antes? Sempre que nossos preconceitos étnicos ou nacionais são despertados, nos tempos de escassez, em meio a desafios às autoestima ou às coragem nacional, quando sofremos com nosso diminuto lugar e finalidade no Cosmos, ou quando o fanatismo ferve ao nosso redor -- então, hábitos de pensamento conhecidos de eras passadas procuram se apoderar dos controles.[...]A chama da vela escorre. Seu pequeno lago de luz tremula. A escuridão se avoluma. Os demônios começam a se agitar."
Douglas 17/10/2020minha estante
Ótima resenha!!!

Jacques.Bourlegat 18/10/2020minha estante
Obrigado

yasneryst 05/12/2022

Gigante, esse livro é gigante!!!
É bizarro o quanto este livro, mesmo quase 30 anos depois de sua publicação, permanece atual.
Carl Sagan foi cirúrgico em muitas de suas previsões para o futuro, e é triste como, mesmo depois de seus alertas, a humanidade permanece agarrada em superstições.
É claro que ser religioso, ou fiel a credos múltiplos, não é algo negativo para a humanidade. Mas a ciência não deve ser acreditada, ou validade pela crença. Ciência é fato e fatos são imutáveis.
Sagan foi um homem de visão, e generosidade, ao tentar tornar a linguagem científica mais democrática. Isso é o que nos falta hoje em dia.
A divulgação científica em linguagem acessível é o melhor caminho na luta contra a desinformação e a desigualdade.

Neto.Coqueiro 21/06/2020

Uma defesa do ceticismo para o bem da Sociedade
Em o Mundo Assombrado por Demônios, Carl Sagan aborda a importância do ceticismo e de como a educação dos jovens estão sendo cuidadas para uma Sociedade constantemente bombardeada com novas tecnologias e também com várias informações, vindas de todos meios. Lembrando que o livro foi publicado nos anos 90, então várias mudanças do mundo ainda não tinham ocorrido.
A primeira metade do livro, Sagan trata das diversas aparições de ETs pelos EUA e a falta de ceticismo por parte das vítimas, das testemunhas e do tratamento da mídia. Ainda nesse contexto, o autor também compara as aparições de ETs nos EUA por uma população que cresceu no auge da corrida espacial com alguns casos de aparições de demônios e de santos católicos pela população da idade média, que, sinceramente, foi o que não me fez largar o livro, já que o assunto ficou demasiado (aliás, um vício de linguagem muito utilizado por ele) arrastado.
Na 2ª metade do livro, Sagan aborda o tratamento da mídia, de governos, de entidades religiosas e da própria classe cientifica sobre o uso da ciência na formação da sociedade. Os últimos dois capítulos, que são escritos em conjunto com sua esposa Ann Druyan, são mais políticos e tratam diretamente do entrelaçamento do ceticismo com a própria ideia de Democracia, e de direitos humanos, em especial a liberdade de expressão, que permite a discursão de políticas públicas e suas devidas correções.
Basicamente, os demônios ditos nos livros são os charlatões e demais pessoas, que por interesses pessoais ou ignorância, estimulam e espalham a produção de informações que prejudicam a sociedade, como o movimento antivacina, por exemplo.
O texto é bem escrito (e traduzido). Tirando a primeira metade do livro, que aborda de forma massiva a questão dos UFOs (como os ETs são chamados no livro), Sagan passeia por diversos assuntos, mas sempre ligado a importância (ou a falta) do ceticismo. O livro me tocou bastante e ajudou a realçar muitas ideias que eu já tinha, entretanto, mais embasadas agora.
“Deveríamos ensinar às nossas crianças o método científico e as razões para uma Declaração de Direitos. No mundo assombrado por demônios que habitamos em virtude sermos humanos, talvez seja apenas isso o que se interpõe entre nós e a escuridão circundante.” (SAGAN. Pág. 485)
Giulipédia 21/06/2020minha estante
Parabéns pela resenha, tbm estou lendo esse livro no momento e me encontro na parte "arrastada", sua resenha me deu mais ânimo de continuar a leitura, não pq é um livro ruim, eu tô adorando, mas essa parte é tão incisiva q cansa e desanima um pouco...

Neto.Coqueiro 21/06/2020minha estante
Muito obrigado, Giulipédia. Na parte arrastada, só continuei porque acabei gostando da comparação entre as aparições de UFOs e Demônios, mas da segunda parte em diante, considero um dos melhores livros que já li.

Gustavo 08/07/2020

Uma reflexão a respeito de crenças
  Neste livro Carl Sagan buscou expor de maneira bastante crítica o analfabetismo científico que assola a humanidade e de como a crença em fatos não comprovados é destrutiva e prejudicial ao desenvolvimento humano.

De maneira bastante incisiva o autor cita exemplos dos mais diversos: a crença em abduções por alienígenas, a força de cristais, a existência de Atlântida, as famosas caça às bruxas, dentre várias outras crenças populares que atravessam séculos. A quantidade de informação levantada na obra é incrível (e também esperada de um trabalho que levou quase uma década) o que faz supor que foi gasto um considerável trabalho de pesquisa e levantamento histórico.

No entanto, embora a defesa da tese a favor da ciência seja feita de maneira precisa e eficaz, a obra por vezes é um tanto cansativa. Argumentos pontuais atravessam páginas e páginas, com uma prolixidade que poderia ser resumida em bem menos parágrafos sem que a ideia principal do texto fosse perdida.

Essa quantidade de informação torna o livro um tanto maçante. Claro que é um prato cheio a quem se interessa em fazer pesquisas nessa área, porém a narrativa é um tanto arrastada, principalmente a quem não possui o hábito de ler ao menos mais de 50 páginas por dia.