O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

MZimmer 19/08/2015

"A Ciência Vista Como uma Vela no Escuro"
Com "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" Sagan afugenta os demônios da ignorância e do analfabetismo científico.
O brilhante divulgador científico de uma maneira muito clara - acessível para leigos - contribui significativamente para a compreensão e consolidação do que é ciência e metodologia científica, descrevendo o seu funcionamento.
No conjunto da obra as explicações são excepcionais e as analogias geniais. De modo geral problematiza a desinformação e a carência de divulgação da ciência verdadeira, ilumina o obscurantismo que ainda ocupa as mentes da maior parte da população mundial e rico em argumentos confronta pseudociências e crenças infundadas, que perduram de séculos passados.
É uma leitura pitoresca e esclarecedora em vários sentidos, estimula o pensamento crítico e instrui o ceticismo responsável.

Marcos.Telles 11/03/2022

Livro indispensável no currículo literário de quem tenciona entender o mundo de maneira coerente e racional, separando o que é ciência do que é superstição e achismo. lançado nos anos 90 e cada vez mais atual num mundo de trevas ideológicas e obscuridade de pensamento.
AndressaPaula 11/03/2022minha estante
Interessante, você me convenceu a ler este livro.

Bia 29/04/2022

Não existem perguntas imbecis
Para ler "O mundo assombrado pelos demônios", várias situações precisam ser colocadas. Extremamente conteudista, não é o tipo de leitura que indico para iniciantes que querem entender melhor como a ciência opera. Seus capítulos são longos e com muita exposição de dados, o que muitas vezes pode se tornar maçante. O livro foi lançado em 1995, portanto muito o que se discute é a existência ou não de vida extraterrestre: Sagan usa 3 capítulos inteiros com este tema. Porém, a linguagem é bem acessível para tornar a leitura mais fluida.

Sobre as constatações, podemos fazer muitas pontes com movimentos antivacina, terraplanista e a vasta divulgação de fake news, além de entender melhor como eles surgem. A ciência peca em estabelecer contato com a sociedade, muito pouco ela realmente entende o que um cientista faz. A sociedade também não dá a devida importância para o que isso pode mudar em suas vidas e da comunidade.

Gostaria de dizer que a divulgação científica é a chave para resolvermos tudo isso, mas o caminho é muito mais íngrime e requer alguns detalhes, dedicação e mudanças. Como professora de Ciências, sonho com o momento em que os capítulos Não existem perguntas imbecis; A casa em fogo e O caminho para a liberdade (19, 20 e 21) serão discutidos na formação para entender um pouco o que é a realidade em sala de aula.

"Há perguntas ingênuas, perguntas enfadonhas, perguntas mal formuladas, perguntas propostas depois de uma inadequada autocrítica. Mas toda pergunta é um grito para compreender o mundo. Não existem perguntas imbecis."

Izabela.Mantovani 22/02/2021

Sensacional
Uma das melhores leituras que eu já fiz! Continua sendo muito atual anos após sua publicação. Cada capítulo aborda uma questão diferente.

Fernanda.Zaccaria 02/09/2020

Necessário
Um livro que tenta lançar uma pequena chama em meio à escuridão provocada pela pseudociência e pelo pensamento mágico que permeiam a nossa realidade.
Através deste livro Sagan nos mostra a importância do ensino da ciência para que o senso crítico, principalmente das crianças, seja desenvolvido, para que assim elas possam, no futuro, se afastar de soluções mágicas e pensamentos pseudocientíficos para explicar a realidade. Ele deixa claro também a importância da ciência para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, com cidadãos inteligentes e que não se deixam enganar por políticos autoritários e manipuladores.
Um livro excelente e necessário para todas as gerações.

Aliny Araújo 05/10/2020

"o mundo assombrado pelos demônios"
sinceramente, eu sinto que eu poderia escrever um texto enorme aqui e ainda assim não seria o suficiente pra expressar o que esse livro significou pra mim. eu sempre fui admiradora do carl sagan e em diversos momentos do livro eu fiquei bem emocionada, não que tivessem muitos motivos pra se emocionar, mas porque a minha fascinação por ele, pela forma como ele pensava, agia e transmitia todo o conhecimento que tinha, é arrebatadora. carl sagan morreu um ano após o meu nascimento e, infelizmente, não pude apreciar o seu trabalho enquanto ele ainda estava vivo; porém, sou muito feliz de poder contemplar tudo o que ele nos deixou. esse livro é fantástico e me transformou de uma forma fantástica também.

Camila.Nunes 27/09/2022

Ceticismo em destaque
O livro parece uma coletânea de artigos que falam sobre ceticismo versus religião e misticismo, negação da certeza de vidas extra terrestres. Explica que a afirmação de fatos só pode ser feita a partir de evidências. As evidências são a base da ciência.

yasneryst 05/12/2022

Gigante, esse livro é gigante!!!
É bizarro o quanto este livro, mesmo quase 30 anos depois de sua publicação, permanece atual.
Carl Sagan foi cirúrgico em muitas de suas previsões para o futuro, e é triste como, mesmo depois de seus alertas, a humanidade permanece agarrada em superstições.
É claro que ser religioso, ou fiel a credos múltiplos, não é algo negativo para a humanidade. Mas a ciência não deve ser acreditada, ou validade pela crença. Ciência é fato e fatos são imutáveis.
Sagan foi um homem de visão, e generosidade, ao tentar tornar a linguagem científica mais democrática. Isso é o que nos falta hoje em dia.
A divulgação científica em linguagem acessível é o melhor caminho na luta contra a desinformação e a desigualdade.

Anne10ssica 27/03/2021

Um livro fascinante
Olha.... A cada capítulo desse livro, a sensação que eu tive era de pesar por não ter lido durante a minha adolescência. Iria me poupar muitos anos de angústia por questionar costumes e crenças.
Confesso que os primeiros capítulos foram meio tediosos para mim, mas depois do 7° capítulo, foi uma experiência incrível.
Quando paramos pra pensar que o livro foi publicado em 1995 e percebemos hoje que ainda existem pessoas que acreditam em poder dos cristais, a cura do limão ou ingerindo alvejante industrial para profilaxia, vemos então que, mesmo com a democratização da informação, a pseudociência continua sempre em destaque.
Parafraseando Mark Twain a gente conclui que: uma pseudociência pode dar a volta ao mundo enquanto uma divulgação científica de fato leva o mesmo tempo para calçar os sapatos.

Maikel.Rosa 16/11/2020

o mundo assombrado pelos palhaços
incrível como um livro de quase 15 anos atrás pode se encaixar tão bem em 2020, quase como se carregasse um presságio dos tempos de ignorância que se agigantariam.

mas "O mundo assombrado pelos demônios" não tem pretensões divinatórias: ao contrário, ele discursa contra tudo o que se apoia no místico ou na simples intuição, recontando as raízes da credulidade e exaltando o ceticismo como libertador da consciência.

é um alerta contra o misticismo e as teorias conspiratórias que insistem em sobreviver em tempos de democracia e tecnologia quântica.

terminei a leitura lamentando por não termos sido catequisados com obras de autores como Carl Sagan, Stephen Hawking e Richard Dawkins, no lugar de toda sorte de "escrituras sagradas".

se assim fosse, com certeza não veríamos, em pleno século XXI, aberrações como terraplanismo, alegações de "racismo reverso", movimentos antivacina... ou Bolsonaro presidente ?.

Chimia 12/05/2021

OPEN YOUR EYES
O livro me surpreendeu, minhas expectativas a respeito do que encontraria eram completamente outras. Pelo currículo de Sagan, esperava um livro mais técnico, como os de Hawking, mas encontrei um livro que faz críticas a falta de ceticismo e às crendices populares, além de críticas sociais e políticas à respeito da falta de investimentos em ciência e na educação das crianças e dos jovens

Douglas.Souza 23/04/2022

A chama da ciência
Bom, elogiar o autor pode ser "chover no molhado", então não vou me prender a isso. Mas que OBRA, meus amigos!

O mundo assombrado pelos demônios é uma leitura inquitante, assustadora e, ao mesmo tempo, renovadora. Uma leitura nada menos que essencial para todas as pessoas - garante uns bons meses de reflexão.

Manu 03/06/2020

Nunca antes li algo tão bem contextualizado com a minha realidade como essa obra: em que Carl Sagan aponta a importância do ceticismo, da educação científica e, sobretudo, da CIÊNCIA como armas para garantir nossa liberdade e consciência social e política em um mundo que ele chama de "assombrado por demônios".

Jacques.Bourlegat 04/06/2020

O mundo assombrado pelos demônios
Esse livro poderia se intitular : como as pessoas acreditam em qualquer coisa sem fundamento algum! Poderíamos falar que são as paixões que movem os homens. Somos reféns de nosszs emoções? O sapiens no homo sapiens sapiens, seria exagero de sapiens? O ser humano é complexo. Tanto nos seus relacionamentos quanto no processo que o leva à crenças estapafúrdias às quais defende de maneira entusiasmada e não raro tão convicto de tais crenças que argumentos ou fatos não desmontam tal fervor. Quais as razões desse comportamento? Podemos deixar de ser só emoção e nos tornar pura razão? Mais uma vez, o ser humano é muito complexo para respostas tão definidas. Estabelecemos um método científico para nos auxiliar na decodificação da natureza e do real. Mas esse método não abrange tudo.Porém, aí reside um dos atrativos por tais crenças ditas irracionais: verdades absolutas embaladas numa roupagem de fácil compreensão; às vezes reconfortantes; às vezes assustadoras; mas quase sempre convincentes para quem não estiver acostumado ao pensamento crítico baseado em fatos.
Carl Sagan propõe uma explanação das razões pelas quais nossas sociedades funcionam desse modo, principalmente a americana. Entre alienígenas raptores, negacionismo de diversas sortes (climático, histórico), anticiência, Sagan argumenta que o papel da educação é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e com conhecimento básico para "ler" o mundo a sua volta. Senão...
"Com frequência, a desgraça humana evitável é causada menos pela estupidez do que pela ignorância, sobretudo pela nossa ignorância sobre nós mesmos.[...]a pseudociência e a superstição parecerão sedutoras a cada novo ano, o canto da sereia do irracional mais sonoro e atraente. Onde o escutamos antes? Sempre que nossos preconceitos étnicos ou nacionais são despertados, nos tempos de escassez, em meio a desafios às autoestima ou às coragem nacional, quando sofremos com nosso diminuto lugar e finalidade no Cosmos, ou quando o fanatismo ferve ao nosso redor -- então, hábitos de pensamento conhecidos de eras passadas procuram se apoderar dos controles.[...]A chama da vela escorre. Seu pequeno lago de luz tremula. A escuridão se avoluma. Os demônios começam a se agitar."
Douglas 17/10/2020minha estante
Ótima resenha!!!