O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Will 15/12/2022

Uma vela no breu
Carl Sagan reflete sobre o obscurecimento humano ocasionado por superstições, mitos, conservadorismos e negligências ao mundo científico.

A discussão flutua entre resgates históricos e situações contemporâneas (à época de escrita do livro). Tem muitos trechos extremamente interessantes até hoje, sendo possível ver reverberações nesse mundo distópico que vivemos; entretanto, outras reflexões me soaram datadas ou muito distantes, por parecer que faz mais sentido no âmbito americano.

THALES76 25/02/2020

A leitura e o pensamento critico são subversivos numa sociedade injusta.
O titulo metaforicamente refere-se aos demônios como sendo as pseudociências, que cada vez mais vem ganhando espaço atualmente, e entre elas estão o terraplanismo, astrologia, mediunidade, rapto por alienígenas e as superstições. o livro se desenvolve na temática do Antagonismo de ciencia e falsa ciencia.
Mesmo tendo pais com conhecimento superficial em ciência, o autor teve contato com ideias fundamentais da ciência, que são: ceticismo e admiração, tendo aí a primeira faísca para tornar-se um cientista.
Sagan mostra que a pseudociência é um movimento global que lida com muito dinheiro. As pessoas não tem o conhecimento cientifico trivial, e por isso é fácil de ludibria-las com ideias de charlatões.
A pseudociência pode ser reconfortante, porque tira-nos a frustração de não ter as respostas para perguntas complexas, nos mostrando um mundo fantasioso e cinematográfico, ela sempre existiu, muitas vezes sendo extremamente mortal a humanidade, Teve seu auge na idade média (inquisição) que tinha como seus parceiros o estado e a igreja, e utilizavam-se do pretexto de que fenômenos inexplicáveis na época por um método racional, eram fruto de bruxaria e demonios.
Com a difusão do conhecimento cientifico elementar, já se pode ter um resquicio de ceticismo, e isso claro, acaba incomodando aqueles que outrora detinham um poder secular e manipulavam a população com seus dogmas.
O ceticismo hoje é visto com otimismo. Mesmo que não sejamos seguidores ortodoxos do ceticismo, ele se manifesta de maneira imperceptível em nossas atitudes, porque sem ele, sairíamos acreditando em qualquer coisa, desde um vendedor mentiroso a um dia do juízo final.
A opinião tem que ser conquistada honestamento, e não reprimindo suas duvidas.

Fernando 13/01/2023

INCOMPARÁVEL!
Sagan sendo Sagan? uma ótima obra para nos fazer pensar e refletir sobre grandes questões, porém de maneira leve e até divertida. Uma leitura obrigatória!

Danielly 21/03/2020

Amor e ódio
Uma relação de amor e ódio por esse livro.
O mundo assombrado pelos demônios do Carl Sagan me despertou muito amor pela ciência e muito ódio pelo ceticismo! Tive excelentes brigas com o boy por causa disso.
Uma relação de amor porque é louvável o trabalho dele de tornar a ciência mais acessível, de estimular novos cientistas, novos pensamentos.
Mas tem meu ódio eterno pois passou boa parte do livro me chamando de idiota. Eu sei que alguns dos meus demônios são idiotas (por exemplo: eu durmo com as portas do guarda roupa fechadas porque tenho medo de algo sair de lá, eu sei que isso é idiota) mas alguns dos meus demônios (nome dado por ele) são minha fé, minha religião... Concordo com ele que diversas pessoas fizeram e até hoje fazem barbaridades em nome da religião, mas isso não significa que a minha fé fará o mesmo. Fora que ele esquece tudo de bom que a religião já proporcionou, ele obviamente só cita os casos ruins. Outro ponto é que achei muito cômodo falar de ciência de vários fatos que já foram cientificamente comprovados, é fácil te chamar de idiota e falar de ciência quando já está provado.

sailortrizte 02/04/2023

Aí, que livro!
muita informação importante, Carl dá um tapa na sua cara a cada capítulo. Aprendi muita coisa nesse livro, e abriu minha curiosidade pra várias outras!
Só um capítulo ou outro que era cansativo e repetia muito o assunto, mas fora isso a leitura em geral foi fantástica.
Gostei de como ele constuiu o livro e os temas abordados, vários em geral sobre ciência, educação e pensamento crítico.
Adorei, vou ler muitos outros livros dele ?

Valdo.Alencar 21/07/2020

O livro racionalista
Carl Sagan, sem dúvida alguma, é o maior divulgador científico do século XX. O astrônomo americano se firmou como um grande escritor por abordar assuntos científicos em geral de uma forma simples e didática, e com um entusiasmo que lhe era característico. Publicou dezenas de livros, mas "O mundo assombrado pelos demônios" certamente é sua grande obra prima, pois o livro é simplesmente um compilado sobre quase todos os assuntos relacionados a pseudociência, misticismo, fraudes, etc., e no modo como tudo isso afetou (e afeta) a dinâmica social e o aparelho psíquico humano. Os "demônios" são usados por ele como uma metáfora inteligente para representar certas crenças e condutas que infortunam o imaginário popular, tais como pseudociências em geral, superstição, misticismo, credulidade etc. O livro é repleto de exemplos que nos mostram, de forma inequívoca, que a ação combinada desses "demônios" conduzem a uma vida inteira baseada na falta de autocrítica, medo, superstição, arrogância, ultraconservadorismo etc., que são coisas que dificultam fazer uma separação nítida entre a fantasia e a realidade.
É uma obra mais que recomendada, é fundamental, obrigatória!
#ValeaLeitura

Chimia 12/05/2021

OPEN YOUR EYES
O livro me surpreendeu, minhas expectativas a respeito do que encontraria eram completamente outras. Pelo currículo de Sagan, esperava um livro mais técnico, como os de Hawking, mas encontrei um livro que faz críticas a falta de ceticismo e às crendices populares, além de críticas sociais e políticas à respeito da falta de investimentos em ciência e na educação das crianças e dos jovens

Manu 20/04/2014

Science, bitch (desculpa, não resisti)
Carl Sagan – o mundo assombrado pelos demônios
“Professor de astronomia e ciências espaciais na Cornell University e autor de dezenas de livros e artigos, o norte-americano Carl Sagan dedicou a vida ao desenvolvimento e divulgação da ciência, recebendo diversos prêmios e medalhas por essa contribuição. O mundo assombrado pelos demônios é o testemunho pessoal de seu caso de amor com a ciência. Preocupado com o vírus do analfabetismo científico, que faz com que hoje muitos acreditem em explicações místicas e ficções, como a passagem de extraterrestre pela Terra, a força dos cristais, a meditação transcendental, a existência de Atlântida e as profecias de Nostradamus, Sagan reafirma o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia, revidando com informações surpreendentes, transmitida de forma clara e irreverente.”
Pra começar, eu gostaria de comentar o título do livro. “O mundo assombrado pelos demônios” é um título daqueles, mesmo. Não me surpreendeu, nem me atraiu a atenção, nem me afastou dela, mas vi algumas reações estranhas de algumas pessoas. Meu pai fez cara feia, minha mãe olhou meio torto (porém perguntou sobre o que era, e achou interessante). Uma professora de biologia disse algo estranho, algo do tipo “ah, você não é de deus”, com um tom de humor, colegas meus acharam “demoníaco”, o que eu achei engraçado. Isso depois de algumas explicações de que era um livro sobre ciência e pseudociência, e analfabetismo científico. Mesmo assim, não fez muita diferença.
Eu interpreto o título como um mundo assombrado por mentiras horrorosas, alimentada por pessoas medrosas. O seu próprio medo alimenta os demônios que o assombra. E a ciência como a cura desses medos (a ciência vista como uma vela no escuro).
A ciência é como uma porta escancarada pra sair da ignorância, mas ela é uma simples porta de madeira. A pseudociência é uma porta colorida, divertida, mas ela vai dar em um novo nível de ignorância, e ignorância disfarçada de ciência. É fácil cair na sua lábia, eu me vi lá várias vezes, talvez ainda esteja tentando sair.
Além de ensinar um pouco sobre como diferenciar ciência de pseudociência, Sagan lhe mostra como o pensamento cético pode ser levado pra vida cotidiana. Acho isso importante. É mesmo triste pensar que talvez um paraíso não esteja lhe esperando do outro lado, e que o seu signo não queira dizer muita coisa, e que Atlântida é só uma lenda (muito linda, e inebriante). Alguns de nós podemos optar por viver num mundo assombrado pelos demônios. É um mundo em que cada um de nós tem um significado especial para alguém superior. Pra mim, nossas atitudes tem um significado maior, nós vamos embora um dia, talvez para o esquecimento, talvez para o céu ou inferno, ou reencarnação (embora eu aposto no esquecimento), mas nossas atitudes tem o poder de ficar, e de fazer a diferença, para muitos ou para poucos.
Esse livro também me convenceu, de uma vez por todas, de que as crianças deviam ser mais incentivadas a conhecer ciência. Se um dia eu tiver um filho, eu vou ensinar a ele que cientistas não são loucos inescrupulosos, são humanos procurando respostas que nem sempre agradam a todos (obvio, existem casos e casos). Como Sagan, eu já desejo a ele um mundo livre de demônios e cheio de luz.
Eu recomendo essa leitura a todos. Para mim foi muito valiosa.

MZimmer 19/08/2015

"A Ciência Vista Como uma Vela no Escuro"
Com "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" Sagan afugenta os demônios da ignorância e do analfabetismo científico.
O brilhante divulgador científico de uma maneira muito clara - acessível para leigos - contribui significativamente para a compreensão e consolidação do que é ciência e metodologia científica, descrevendo o seu funcionamento.
No conjunto da obra as explicações são excepcionais e as analogias geniais. De modo geral problematiza a desinformação e a carência de divulgação da ciência verdadeira, ilumina o obscurantismo que ainda ocupa as mentes da maior parte da população mundial e rico em argumentos confronta pseudociências e crenças infundadas, que perduram de séculos passados.
É uma leitura pitoresca e esclarecedora em vários sentidos, estimula o pensamento crítico e instrui o ceticismo responsável.

Dahmer 17/02/2021

Livro para todos que querem refletir sobre a ciência e sobre a sociedade em que vivem!
Livro muito instigador, com diversas ideias e críticas que nos fazem pensar muito sobre a ciência, as supertições, as crenças, a política e a educação. Leitura longa, mas ótima e muito proveitosa, exceto pelo fato do autor esticar demais a quantidade de páginas envolvendo raptos por alienígenas...

Liduina 11/05/2021

O mundo assombrado pelos demônios
O autor Carl Sagan, escreve de forma bastante acessível, com algumas ressalvas de algumas partes do livro que são um tanto complicadas. Mas deixa claro a importância do conhecimento científico para todos.
Vivemos em um mundo repleto de informações mentirosa, pessoas de má fé querendo tirar vantagem das pessoas, vendendo e divulgando pseudociência como ciência.
Como ele mesmo fala, somos vítima do analfabetismo científico.Cabe à educação,tentar resolver esse abismo entre conhecimento científico e homem.
Super indico essa leitura. Muito esclarecedora. Amei.
Liduina 12/05/2021minha estante

Fernanda.Zaccaria 02/09/2020

Necessário
Um livro que tenta lançar uma pequena chama em meio à escuridão provocada pela pseudociência e pelo pensamento mágico que permeiam a nossa realidade.
Através deste livro Sagan nos mostra a importância do ensino da ciência para que o senso crítico, principalmente das crianças, seja desenvolvido, para que assim elas possam, no futuro, se afastar de soluções mágicas e pensamentos pseudocientíficos para explicar a realidade. Ele deixa claro também a importância da ciência para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, com cidadãos inteligentes e que não se deixam enganar por políticos autoritários e manipuladores.
Um livro excelente e necessário para todas as gerações.

Santos 23/09/2020

Leitura obrigatória
Leitura muito atual que vai além dos temas sobre religião e abduções .

Douglas.Souza 23/04/2022

A chama da ciência
Bom, elogiar o autor pode ser "chover no molhado", então não vou me prender a isso. Mas que OBRA, meus amigos!

O mundo assombrado pelos demônios é uma leitura inquitante, assustadora e, ao mesmo tempo, renovadora. Uma leitura nada menos que essencial para todas as pessoas - garante uns bons meses de reflexão.