O mundo assombrado pelos demônios

O mundo assombrado pelos demônios Carl Sagan

Resenhas - O Mundo Assombrado Pelos Demônios

Thiago 07/04/2016

10 lições do livro O mundo assombrado pelos demônios
"O mundo assombrado pelos demônios - A ciência vista como uma vela no escuro", de Carl Sagan, foi publicado originalmente em 1995.

Nele, o autor nos guia pelo caminho da ciência explicando os perigos das superstições e da pseudociência.

Sagan nos mostra também a importância de sermos céticos, mas com a mente aberta para novas ideias.

Depois de separar 54 trechos que mais me chamaram atenção, reuni as principais lições da obra em uma lista de 10 ensinamentos que você confere agora:

1. A realidade nem sempre é confortável e tranquilizadora como a superstição e a pseudociência geralmente são, mas entendê-la é preferível a persistir em enganos. Através da ciência, buscamos compreender a realidade como ela é, com base em observações, evidências, experimentos.

2. Nossos sentidos não são perfeitos. Podemos ver coisas que não existem, ter alucinações ou ilusões. Nossa memória também não é confiável. Podemos ter certeza que passamos por uma situação quando na verdade era apenas uma falsa memória. Por isso, nenhum depoimento ou testemunho é uma evidência boa o suficiente.

3. A ciência está em constante aperfeiçoamento. É o melhor instrumento de conhecimento que temos, mas não é perfeito.

4. Não podemos ser totalmente céticos. O pensamento científico é imaginativo e disciplinado. É uma mistura de abertura e ceticismo. É uma forma de estimular a diversidade e o debate.

5. É possível sim relacionar ciência com espiritualidade. A descoberta científica é um misto de admiração e prazer. É um assombro. Ao fazermos essas descobertas relacionadas à sutileza da vida e do nosso planeta, nos sentimos pequenos e portanto mais humildes diante da imensidão do Universo.

6. Quando não conseguimos invalidar uma hipótese, não quer dizer que provamos a veracidade dela. A ausência de evidência não é a evidência da ausência. Não somos obrigados a inventar uma explicação se não temos evidências suficientes. Está tudo bem em não ter certeza.

7. Um estado de consciência de convicção/esperança/fé/pensamento positivo pode ajudar a aliviar os sintomas de certas doenças e até a curar algumas delas. Testes com pílulas de açúcar que imitam remédios de verdade (placebo) em pacientes que acreditam que estão tomando uma droga eficaz mostram casos de melhora para gripes, dores e depressão, por exemplo.

8. Podemos mostrar o caminho da ciência, usar argumentos racionais, comparar explicações bem fundamentadas com hipóteses sem boas evidências, mas jamais dizer às pessoas o que devem pensar. É uma abertura para a censura de ideias.

9. A realidade não precisa ser intuitiva. E nem é. A relatividade especial e a mecânica quântica explicam fenômenos aparentemente absurdos. O Universo é como é, quer você queira ou não.

10. A ciência gera benefícios para todos os níveis da sociedade. Muitas vezes as grandes descobertas que beneficiam a humanidade são fruto da pesquisa científica de base, aquela que não tem um objetivo prático em vista e é movida pela curiosidade dos cientistas. Aos que dizem que devemos direcionar os investimentos para a solução de problemas mais graves, como a fome, devemos lembrar que reduzir a pesquisa em ciência de base não vai resolvê-los.

Apesar de Carl Sagan ter escrito este livro há mais de 20 anos, os insights compartilhados conosco continuam atuais.

site: http://www.blogdaciencia.com/10-licoes-do-livro-o-mundo-assombrado-pelos-demonios/
Keika 11/04/2016minha estante
Voltei pro skoob!!
Que livro é esse? É maneiro?

Thiago 13/04/2016minha estante
Olha só!
Eu achei maneiríssimo, mas acho que não faz o seu tipo.

Estéfano Martins 03/01/2017minha estante
Já está na minha meta de leitura desse ano de 2017!!!

Thiago 03/01/2017minha estante
Recomendadíssimo!

Paulinha 24/03/2022

Cansativo
No livro Sagan aborda de forma cética inúmeros fenômenos considerados fantásticos e sobrenaturais, esclarecendo e explicando o ponto de vista da ciência.

O autor alerta para as explicações supersticiosas que são aceitas por pessoas facilmente sugestionáveis.

A ?celebração da ignorância? pela mídia coincide com a contraditória dependência, cada vez maior, da tecnologia combinada à incompreensão da própria ciência e dessa mesma tecnologia.

Traz racionalidade a inúmeros fatos que muitas pessoas têm como certos.

Enfim o livro é bom, racional, pé no chão. Mas se torna cansativo. Acho que ele é tão apaixonado pela sua teoria que perdeu o pobto de parar de falar e o livro se tornou desinteressante.
Naya 24/03/2022minha estante
Esse livro ????

lpdutra 25/03/2022minha estante
É um livro sobre atualidades de um tempo atrás, achei exagerado o tempo gasto nas descrições de ETs. Também achei cansativo...

pampamcviana 15/04/2022minha estante
Estou na página 81 e já estou achando o livro cansativo. Concordo com você.

Paulinha 15/04/2022minha estante
Ele se prende bastante aparentemente nos assuntos que são do seu interesse

Joao 25/07/2022minha estante
Também estou achando bem cansativo de ler, além de redundante (principalmente no quesito de ETs kk) a escrita -- não que ela seja ruim -- não me prende, mesmo sendo um livro tão didático e lúcido. Estou avançando na leitura somente porque tem um audiobook no yt. que me mantém na leitura, e destaco no livro as partes/dados importantes. Por enquanto recomendo ele para quem tem cúrajem kk.

Danielly 21/03/2020

Amor e ódio
Uma relação de amor e ódio por esse livro.
O mundo assombrado pelos demônios do Carl Sagan me despertou muito amor pela ciência e muito ódio pelo ceticismo! Tive excelentes brigas com o boy por causa disso.
Uma relação de amor porque é louvável o trabalho dele de tornar a ciência mais acessível, de estimular novos cientistas, novos pensamentos.
Mas tem meu ódio eterno pois passou boa parte do livro me chamando de idiota. Eu sei que alguns dos meus demônios são idiotas (por exemplo: eu durmo com as portas do guarda roupa fechadas porque tenho medo de algo sair de lá, eu sei que isso é idiota) mas alguns dos meus demônios (nome dado por ele) são minha fé, minha religião... Concordo com ele que diversas pessoas fizeram e até hoje fazem barbaridades em nome da religião, mas isso não significa que a minha fé fará o mesmo. Fora que ele esquece tudo de bom que a religião já proporcionou, ele obviamente só cita os casos ruins. Outro ponto é que achei muito cômodo falar de ciência de vários fatos que já foram cientificamente comprovados, é fácil te chamar de idiota e falar de ciência quando já está provado.

Gabes 28/09/2020

O meu livro favorito
Havia lido esse livro quando eu tinha uns 16 anos, e foi o start da a minha paixão pelo Carl Sagan, digo com propriedade que essa obra me moldou como pessoa, e sou muito grato por isso. Nessa releitura eu revivi momentos, frases e sentimentos, mas acima de tudo eu tive uma nova interpretação do livro, percebi que fui imaturo com várias questões e não prestei atenção devida a certas partes. Esse livro, assim como Carl Sagan, estarão sempre em meu coração, e sempre lerei novamente essa obra de tempos e tempos, assim como quem volta a casa de um velho amigo com saudades de suas histórias.
Alice Vazarin 28/09/2020minha estante
???

Kardec 03/02/2021

A leitura desse livro é um ato político
Um livro mais que perfeito para o atual momento do nosso país. E também para além. Aqui Carl Sagan mostra muito do que é preciso para se desenvolver um senso crítico e científico e também aborda seus benefícios individual e coletivamente. E mostra excepcionalmente o que se pode ocorrer sempre que as pessoas deixam esse senso crítico de lado. Outro ponto importante é sua elucidação sobre as maravilhas da ciência e tudo o que pode ser feito para o bem de todos com esta, isso sem dúvida é o seu legado.

Alex Barbosa 06/07/2021

Leitura necessária!
Sagan apresenta como as fragilidades na educação e o não desenvolvimento do senso crítico podem levar a sociedade à tomada de atitudes equivocadas, colocando o seu próprio futuro em risco. Com uma escrita cativante e abordando assuntos extremamente atuais, o livro abarca aspectos da realidade norte americana da década de 90, mas, sem muito esforço, podemos traçar paralelos com o Brasil atualmente. A necessidade de se questionar o status quo e as atitudes de governantes, aliada a busca da melhoria contínua, uma das primícias do conhecimento científico, é nos apresentado como um caminho possível para a melhoria da nossa sociedade. Um livro extremamente necessário e relevante para pautarmos a nossa atuação como cidadãos e valorizarmos a ciência e seus aspectos basais que podem ser aplicados em diversos contextos, principalmente no político e na busca por um mundo mais justo.

Faustino 22/02/2021

Leitura obrigatória
Lembro de receber o "desafio" de produzir uma resenha de apenas dois dos capítulos desse maravilhoso livro assim que iniciei a faculdade. Posso dizer com toda certeza que a minha percepção sobre ciência nunca mais foi a mesma, além disso, desenvolvi um olhar mais criterioso que fez e faz muita diferença na minha vida pessoal e profissional.
Este é um daqueles livros que posso dizer que mudou a minha vida para melhor!

sailortrizte 02/04/2023

Aí, que livro!
muita informação importante, Carl dá um tapa na sua cara a cada capítulo. Aprendi muita coisa nesse livro, e abriu minha curiosidade pra várias outras!
Só um capítulo ou outro que era cansativo e repetia muito o assunto, mas fora isso a leitura em geral foi fantástica.
Gostei de como ele constuiu o livro e os temas abordados, vários em geral sobre ciência, educação e pensamento crítico.
Adorei, vou ler muitos outros livros dele ?

Charly.nunes 18/02/2023

Que livro fantástico, não tenho nem palavras para descrever. O Carl Sagan como sempre muito sagaz em suas obras, explica tudo de for.a simples e bem feita, apresenta fatos, dados e experimentos, explicas as questões psicologicas seguindo uma linha de tempo historica, monstrando ao leitor a importância do pensento científico, desfazendo os medos irreais de forma respeitosa, inclusive várias coisas não só no quesito religioso ele aborda, que faz você entender que a realidade e parar de temer o irreal. Sagan é um homem incrível msm

hugooooor 19/01/2021

Necessário e atual!!!
Sinceramente, acredito que os capítulos 12, 13 e 14 tenham me incentivado a refletir mais sobre a ciência, a pseudociência, e a maneira com a qual ambas acabam por possuir grande influência em nossa sociedade... De maneira sucinta, fez com que eu refletisse sobre situações do coitidiano, que extrapolam os exemplos usados por Carl Sagan.

_olivermih 17/10/2021

Uma luz na escuridão
O livro aborda aspectos importantes relacionado a crenças, tanto aquelas formadas pela sociedade como as enraizadas no nosso ser, acho interessante a forma como ele aborda isso e nos faz refletir sobre. O ceticismo, a ciência e o pensamento crítico são muito importantes nesse meio, precisamos formar nossas próprias opiniões e não apenas aceitar aquilo que é dado...no meio da escuridão, quando tudo parecer sem fim, tome uma atitude, acenda uma vela e veja aquilo que realmente está por traz disso tudo.

Mel 08/06/2023

Como se pode saber se alguém está apenas imaginando?
Essa pergunta é essencial, é isso que distingue o que é ciência e o que não é. Afinal, somos o que somos e temos o que temos por conta da ciência: somente com o ceticismo somos capaz de gerar conhecimentos concretos, e é o conhecimento que embasa nossa vida. Somente o pensamento crítico é capaz de nos livrar das pseudociências.

"A ciência é um meio de desmascarar aqueles que apenas fingem conhecer. É um baluarte contra o misticismo, contra a superstição, contra a religião mal aplicada a assuntos que não lhe dizem respeito. Se somos fiéis a seus valores, ela pode nos dizer quando estamos sendo enganados. Ela fornece a correção de nossos erros no meio do caminho."

"Os seres humanos têm limitações, e ninguém sabe disso melhor que os cientistas. Mas muitos aspectos do mundo natural, considerados miraculosos apenas algumas gerações atrás, são agora inteiramente compreendidos pela física e química. Pelo menos alguns dos mistérios de nossos dias serão desvendados pelos nossos descendentes. O fato de não podermos ter no momento uma compreensão detalhada dos estados alterados de consciência em termos da química do cérebro não é indicação maior da existência de um "mundo espiritual" do que, antes de conhecermos o fototropismo e os hormônios das plantas, um girassol seguindo o curso do Sol pelo céu era prova de um milagre literal."

Me sinto inapta pra escrever uma resenha que faça jus ao tamanho desse livro. Tamanho, pois é incalculável o quanto ele é sensato, bem organizado, bem embasado, claro, explicativo, necessário... Mostra o quanto o pensamento crítico está perigosamente extinto atualmente. O que deveria ser regra é exceção.

@rodolfo_lab 31/12/2021

Um livro técnico pra xingar todos que não possuem embasamento teórico
Um livro pra descer paulada em quem merece.
Sagan lincha todos que acreditam em coisas sem qualquer fundamento ou base científico e ainda mostra provas e referências de sua posição.

Cristian Gusmão 06/02/2022

Atemporal e categórico
Sagan consegue compilar uma enorme bagagem de críticas sociais, culturais e políticas a cerca das crenças pseudocientíficas, teorias conspiratórias, religiões seguidas às cegas e várias outras formas de crenças irracionais em que a sociedade de seu tempo vivia. O que é bastante intrigante é o fato de que pouco mudou daqueles tempos pra cá.

Além disso, Sagan pontua as enormes falhas do sistema público de ensino norte americano e a queda no potencial intelectual e científico do país. Algo muitíssimo semelhante ao que vivemos no Brasil

Por fim, trás uma visão política da história das caças às bruxas e os vieses religiosos por trás dos fatos ocorridos nos sec. XV a XVIII, traçando um paralelo às crenças dos tempos atuais.

Alef 29/04/2021

Necessário
Neste livro, Sagan, através de um estilo de escrita empolgante e objetivo, defende o ponto de vista de que é necessária, na sociedade, uma "visão científica" (em minhas palavras) acerca do que é saber. Ele defende que um mundo cego de ciência é um mundo fadado ao tal assombro referido no título, no qual imperam as maledições de demônios cujas intenções superficiais são de informar e, contudo, iludem os possuídos. Estes, somente a ciência salvará. Ceticismo e criticidade são pontos chave, e devem, segundo Sagan (e eu concordo), permear o entretenimento inclusive.

Por um mundo com mais ciência e menos demônios.