Crepúsculo: Graphic Novel

Resenhas - Crepúsculo: Graphic Novel

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

AndreLSarausa 08/10/2011

Resenha - Crepúsculo: Graphic Novel
Resenha completa aqui: http://www.viajandonoslivros.com/2011/10/resenha-crepusculo-graphic-novel.html

O livro é muitooo bem ilustrado!!!
Pela capa já se percebe, ele é inteiro ilustrado, não tem uma página sem desenho.
A história voces já conhecem né?Crepúsculo.

Não é a história inteira, eles dividiram e dois, coloquei a capa do segundo no final do post.
Ele é em preto e branco, mas tem alguns coloridos.
A folha tambem é muito boa, é um papel...um papel...diferente, meio...plastificado.

House of Chick 12/08/2011

Desde que o Crepúsculo Graphic Novel foi lançado pela editora Intrínseca eu tenho uma enorme vontade de ler e ele não me decepcionou nem um pouco. Acho que eu sou meio suspeita para falar de Crepúsculo porque desde que ele foi lançado eu devorei cada página. Lembro que ficava lendo em todas as horas que eu podia e sofria bastante esperando o próximo.
O Graphic Novel me relembrou essa experiência de uma parte da minha vida, foi muito bom reler a história (que tem algumas mudanças, mas que não mudam o sentido nem nada do livro original), que além de perfeita ainda é ilustrada pela Young Kim com desenhos perfeitamente bem feitos. O Edward é extremamente bonito assim como o seu pai o Dr. Carlisle Cullen.
O livro vale super a pena e eu recomendo a todos que assim como eu se apaixonaram pela história dessa saga escrita por Stephanie Meyer. Ahh e eu não poderia deixar de comentar que o livro está todo em papel couché (ou seja é aquele papel que a gente passa a mão e fala “Esse papel é bom hehehe”).

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/02/crepusculo-graphic-novel-stephenie.html

Erik D. 19/07/2011

Resenha:Crepúsculo Graphic Novel-Volume 1, by:Stephenie Meyer&Young Kim
O Graphic Novel é simplesmente L-I-N-D-O. A história de Bella, que todos já conhecemos (vide resenha de Crepúsculo)agora nos é apresentado a partir de imagens, desenhadas por Young Kim, sem os cansativos pensamentos de Bella, li o livro em questão de minutos.

Foi estranho para mim,claro,ver imagens dos personagens,do jeito que a autora pensou, depois de ver o filme,já que quando penso em Crepúsculo o que me vem à cabeça é Kristen Stewart.

Mesmo assim,o livro é uma leitura imperdível para os fãs da série,que nos deixa querendo o volume dois, após a rápida leitura. Para as notas desse livro, adiciono a categoria 'desenhos' e farei isso com os outros livros que contiverem gravuras.

Livy 12/05/2011

Graphic Novel de qualidade!
{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

Primeiramente, vou falar da minha experiência com Crepúsculo.

Quando o livro saiu em 2008, logo que foi lançado, eu estava super ansiosa para lê-lo. Na época, minha estante era um tanto desprovida de outros títulos, então este livro foi um dos primeiros "moradores" dela. Claro, que eu não tinha parâmetros para comparar com outros livros, e também, não tinha lido tantos livros quanto agora. Para mim, um livro como Crepúsculo era uma relativa novidade.

Eu posso dizer que li o livro antes dele virar "modinha", e também, que gostei BEM antes disso. O fato é que, agora, existem infinitas opções de livros com este tema, ou relativamente parecidos. Agora é muito fácil achar um livro garota-estuda-em-uma-escola-e-conhece-um-garoto-novo-pelo-qual-se-apaixona-e-depois-descobre-que-é-um-ser-sobrenatural, aliás, muitas pessoas até enjoaram desse tipo de livro "romance-sobrenatural". Alguns até com um certo preconceito, generalizando. Vemos anjos, demônios, lobos, fadas e todo tipo de ser fantástico vivendo estórias de amor como essa. Virou rotina.

Claro que há, e eu sei, livros anteriores a saga Crepúsculo, que contam uma paixão entre vampiro e humano. Mas depois do lançamento da saga, muitos quiseram embarcar no sucesso. Isso não tira a originalidade da obra, e também sua relativa novidade. Pois o modo como tudo aconteceu, é que causou tanto furor.

Falando da minha opinião sobre o livro, eu diria que mesmo já tendo passado a "febre" que ele causou, continua sendo um fenômeno. Não devemos generalizar, afinal, a saga fez, e ainda faz, muito sucesso, e mudou ideias e cabeças, influênciando diversos escritores e toda uma geração.
Não é atoa que Stephenie Meyer se consagrou logo no primeiro livro publicado. Aliás, apesar de todas as críticas referentes a sua narrativa, falo por mim, dizendo que eu a-d-o-r-o seu modo de escrever. Também digo, sem medo, que adoro a estória e trama criadas por ela. Claro, uma coisa que gera estranheza em sua narrativa, e acho ser o motivo de tantas críticas negativas, é o fato de, o modo como ela conduz a estória ser um tanto "lerdo". Não há grandes cenas de ação ou terror. Mas isso se justifica pelo fato de a estória focar os sentimentos, não as ações.

Bem, falei demais! Vamos a resenha de Crepúsculo Graphic Novel, então.
Para começar vou mencionar uma outra polêmica, só que desta vez sobre "gibis" em geral. Das duas ou uma: ou acham que "gibi" é coisa de garoto, ou acham que é coisa de criança. Não poderiam estar mais enganados. Para demonstrar isso, vou citar um exemplo de duas culturas que consideram "gibis" uma manifestação literária tão importante quanto os livros: a cultura americana e a cultura japonesa. Os Estados Unidos com seus famonos Comics, e o Japão com os Mangás.
Em ambas, este tipo de literatura é respeitadíssimo e cultuadíssimo, tendo uma tradição longa e antiga. Certo?

Bom, deixando isso claro, agora falo do Graphic Novel.

Este trabalho é todo em preto e branco, em quadrinhos. Os traços do desenhos lembram muito o famoso mangá, que mencionei acima. Com traços suaves e bem definidos, o GN de Crepúsculo é um trabalho luxuoso, que vale a pena colecionar.
Esta obra é uma adaptação da estória original do livro, por Young Kim.
Na minha opinião, quem não conhece a estória vai ficar meio perdido no desenvolvimento do GN. Há muitas cenas e falas qe foram cortadas ou mudadas, o que dificulta o entendimento. Quem já conhece a estória não vai ter tanta dificuldade, mas pode estranhar, assim como eu, as cenas e falas mudadas e cortes abruptos.
Achei a caracterização e fisionomia dos personagens muito boa, mas infelizmente o pai de Bella, o Jacob, e os Cullen ficaram meio estranhos. Os Cullen foram muito bem retratados, aliás não tem como ver seus desenhos e não dizer que são eles, mas ficaram com cara de vilões. Suas fisionomias ficaram sombrias e sérias demais, e não ficaram tão belas quanto um vampiro como a descrição de Stephenie nos mostra. Bella por sua vez ficou muito boa, mas sua personalidade ficou meio diferente do que deveria ser.
Edward Cullen doi o personagem mais bem retratado e mais bonito.
A capa ficou muito boa, principalmente a letra "metálica". Mas achei que poderia ser mais "ousada".

Tirando estes fatores, achei que esta obra pe um trabalho primoroso, ótimo material colecionável e com preço acessível. Vale a pena conferir.

Juny K. 28/04/2011

RESENHA: "Crepúsculo - Graphic Novel volume 1" (Young Kim)
Disponivel em: http://www.dear-book.net/2011/01/resenha-crepusculo-graphic-novel-volume.html

Eu adoro a série Crepúsculo, foi o livro que me introduziu a literatura de vampiros românticos e me fez retomar o gosto pela leitura, mas achei que não tinha mais paciência para ler sobre o assunto depois de toda essa modinha e do primeiro filme (traumatizante).

Gosto muito de mangás (quadrinhos japoneses), embora não esteja acompanhando nenhum atualmente, já li muito Fushigi Yûgi, Sakura Card Captors, Love Hina, Inuyasha, Nana, Rayearth, entre outros. É lindo como o enredo e os traços se completam e resultam numa obra de arte.

Ao emprestar o volume 1 da “Graphic Novel” (história em quadrinhos com traços no estilo mangá) de Crepúsculo, lançada pela Editora Intrínseca, me surpreendi muito!

A estória ganha uma nova forma, é uma maneira, muito boa, de ver a mesma coisa contada de um jeito diferente, com belíssimas ilustrações de Young Kim que encantam e prendem a atenção.

Os diálogos são mais ágeis e resumidos, mas não perde em nada a essência e os momentos mais importantes. Só lamento por ainda não ser a obra completa, apenas a primeira parte, terminando no equivalente ao capitulo 13 do livro, por isso quero muito ver o volume 2.

Para quem é fã vale muito a pena conferir, é um novo ângulo do livro de vampiros mais comentado da década.

E não dá para falar sobre os quadrinhos sem mostrar um pouco, seguem algumas scans da versão americana:

"Foi muito prazeroso pensar nesta reinterpretação de Crepúsculo. Young fez um trabalho inacreditável transformando minhas palavras em belas imagens. Os personagens e os cenários são extremamente parecidos com o que eu imaginei ao escrever a série." (Stephenie Mayer)

Thali Prado 10/04/2011

"Crepúsculo" sobre uma nova visão
Para quem é fã de Crepúsculo e ainda se impressiona com a forma como esse livro, de muitas maneiras, mudou o mercado editorial, essa releitura da história de amor entre Edward e Bella não pode deixar de ser lida.

O romance de Stephenie Meyer adaptado para os quadrinhos, dá uma cara nova a história, atráves dos belos desenhos traçados por Young Kim.

É uma visão totalmente diferente da apresentada no livro e no filme.

No começo estranhei um pouco a leitura. A história fica mais por conta dos desenhos do que dos diálogos, que muitas vezes são corridos, embora bem fiéis aos do livro original. Percebemos também que a ordem das cenas do graphic novel é baseada no filme e não no livro Crepúsculo.

Para se tornar mais fiel a história o graphic novel foi dividido em volumes. Por isso não espere encontrar toda a história de Crepúsculo aí. Ela termina de forma abrupta e só continua no volume dois, que por sinal não tem data de lançamento prevista, ainda.

Crepúsculo Graphic Novel é rico em detalhes e mexe com a imaginação do leitor. Com desenhos perfeitos e cenários encantadores, este livro leve o leitor de volta para o terreno já conhecido de Forks, mas desta vez sobre uma perspectiva totalmente diferente.

Fã da série precisavam ter esse livro em sua coleção!

Josy.Stoque 23/03/2011

Em versão quadrinhos é ainda mais bonito
Em primeiro lugar, os livros são todos narrados na primeira pessoa. E isso quer dizer que Bella, a protagonista, abre sua mente e seu coração para a gente sem receio. Não tem jeito de não nos sentirmos na pele dela. Stephenie Meyer fez uma história muito bem escrita, não posso negar.
E em segundo lugar, Stephenie repaginou a velha e conhecida história de conto de fadas. Seus livros possuem uma mocinha em perigo, um homem forte a fim de salvá-la e um felizes para sempre. Mas espera aí? Essa história não tem vampiros e lobisomens? Não seria uma história de terror, então?
Pois é. Porém, como eu disse antes, a autora repaginou completamente os contos de fadas. Bella é uma "princesa" sem beleza física, sem nada especial. É uma menina comum, insegura, filha de pais separados. Mas Bella tem suas qualidades. É uma menina muito observadora, inteligente e entregue completamente ao amor e ao bem-estar dos que a cercam.
Edward é belo, muito belo. Como ele mesmo diz, tudo nele é um atrativo aos humanos. Sua voz, seus olhos. Ele também é muito forte. E muito rápido. Tem tudo para ser um bom príncipe encantado, não acham? Mas Edward é um vampiro. Possui uma eternidade sem brilho, sem graça. E quando conhece Bella, todas suas emoções mudam. Ele luta contra a vontade de matá-la e a necessidade de não perdê-la.
E para apimentar essa relação, Stephenie criou o lobisomem Jacob. O inimigo natural dos vampiros. E para piorar um pouco a história, ele confundiu todos os sentimentos e criou um engraçado e perigoso triângulo amoroso.
Bem e o que está faltando? Ah, sim, o felizes para sempre. Isso é o mais impressionante. Nos contos de fadas não sabemos se é realmente felizes para sempre. Achamos que é porque a história será contada para sempre. Mas no caso de Bella e Edward, eles realmente vivem para sempre. É incrível.
Uma leitura intensa. Bem diferente dos filmes.

O Mundo da Mari 02/03/2011

Não tenho experiências com esse tipo de obra e pra ser sincera, nunca li mangás, só algumas fanfic do gênero. Embora, preciso ressaltar o quanto fiquei atraída pela Young Kim, não por ela em si, mas pela forma incrível no qual ela adaptou os 13 primeiros capítulos do Livro Crepúsculo. E cá entre nós, de Crepúsculo eu entendo.

Logo nas primeiras páginas, há um comentário da Stephenie Meyer dizendo que elas trabalharam juntas e que os desenhos estão muito próximos ao que ela imaginou em seus personagens e garanto algo: Eles são lindos!

Charlie Swan não possui bigode e é incrivelmente lindo, todos os Cullen são perfeitos e parecidos como descreve o livro e não preciso dizer que o Edward Cullen com um Q irônico de Damon Salvatore me encantou demais. A forma leve e extremamente expressiva que Young desenhou Edward deu pra ver como ele é na mente da autoria e isso é maravilhoso! (Até o Jacob é bonito meninas!)

A versão é um pouquinho mais resumida, ainda assim há a descrição de mais efeito que a nossa personagem principal sempre faz e as melhores frases tais como a “Você tem distúrbio de personagem múltipla?” – “Seria mais prudente nós não sermos amigos” e assim por diante. Uma das melhores partes é a forma como ela interpreta o sonho que Bella tem após aquela bendita conversa com o Jacob sobre os frios. É intrigante, curioso e aterrorizante ao mesmo tempo. Até o décimo terceiro capítulo, está tudo perfeito, até mesmo a aula de tipagem sanguínea.

As expressões são excelentes. Até o jeitinho Bella de não ser está perfeitamente desenhado na história. A impressão é de altíssima qualidade, as passagens entre uma página e outra tem bastante ligação, não encontrei nenhum fio solto no meio da história e o que mais me agradou foi a total fidelidade ao livro. Nada mais, nada menos. As mesmas palavras, o mesmo jeito, a mesma descrição e se pudesse, dava pessoalmente meus parabéns a Young Kim.

Só ACHO que quem não leu a história não entenderá os quadrinhos, mas quem não leu, não irá comprar. Team Twilight de todo Brasil... Já compraram o de vocês? Super recomendo, apesar de deixar de lado Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner, vale muito a pena para incrementar a coleção Twilight Saga!

docesmeninas.com

Iris Figueiredo 03/02/2011

Para mais resenhas: www.literalmentefalando.com.br
Ilustrada e adaptada por Young Kim, a graphic novel foi feita toda com a supervisão de Stephenie Meyer, autora da Saga Crepúsculo. É bem mais ágil que o romance, pois conta com a ajuda das imagens para passar sua mensagem e também evita alguns pensamentos "repetitivos" da Bella.
A história é a mesma do livro, só que bem mais rápida. O que acontece em três capítulos gigantes ocorre em vinte e poucas páginas, por exemplo.

Eu gostei muito do traço da Kim, mas não gostei que algumas imagens são traços em cima de fotografia (geralmente os cenários). Achei o Edward do desenho bem melhor que o do filme haha Mas a Bella não se parece muito com a qual eu imaginei... Alguns personagens são bem parecidos com a imagem deles nos filmes, outros não... Apesar de tudo, a que menos gostei em desenho foi a Bella. Nunca li mangá, mas os traços da Kim me lembraram um pouco os desenhos de mangá. Estou ficando maluca ou eles são nesse estilo mesmo? Gostei bastante.
O Graphic Novel é uma experiência bem legal e diferente. E também é interessante por poupar das descrições excessivas que a Bella geralmente faz! É uma nova forma de ver um livro "ganhar vida", uma nova leitura e o olhar de uma autora e uma outra leitora. Mergulhar nesse livro é o mesmo que mergulhar na mente de outra pessoa, conhecer a sua interpretação sobre o livro. É bem mais corrido e bem rápido de ler, isso é fato.
Como disse, a leitura foi bem ágil. Peguei só pra folhear e quando vi, já tinha lido o livro inteiro em menos de duas horas. O formato, as imagens e as poucas palavras ajudam a agilizar isso tudo. O volume 1 acaba em uma cena "no meio" do livro. Agora é só esperar o volume 2.
O único risco que você corre é acabar a leitura meio deprimida por não saber desenhar nem bonequinhos de palitinho... Odeio ver coisas desenhadas, porque me lembra o quanto NÃO SEI desenhar.

Dri-k 10/01/2011

TEEN
É um livro gostosinho de ler, as imagens são lindas, só que deixa a desejar por faltarem cores nos desenhos, está fiel ao livro e sinto falta de ver Edward e Bella das telinhas, pois já acostumei com eles então parece ser diferente, mas foi uma grande idéia ilustrar o livro.

Chris 10/01/2011

Maravilhoso!
Tive um pouco de dificuldade ao começar a ler por nunca ter lido Graphic Novels. As ilustrações são maravilhosas! Parece que deram outra vida à história. O livro poderia ser maior. Deixou um gostinho de quero mais!

adrianabrida 05/01/2011

Magnifico
Ganhei este livro de aniversário da minha irmã. Eu adoro livros em geral, sou louca por vampiros e a Steph fez um ótimo trabalho com a série Crepusculo.

Tenho todos os livros e filmes da série e sou obrigada a dizer que:
- Amei os livros... cada linha deles, mas não gostei do primeiro filme, pra mim faltou coisas.

Confesso que fiquei com medo que o quadrinho tivesse o mesmo fim, doce engano, os quadrinhos tem os detalhes que pra mim faltaram no filme (como a aversão da Bella por sangue, os sonhos...).

Enfim, é maravilhoso, papel de primeiro, traços perfeitos...

O único defeito que vejo nele é que...

... Ele não mostra a historia toda, o restante deve sair no volume 2 que, até agora não saiu e nem achei nada sobre o lançamento.

Então é isso, fica aqui meu relato!
Todos os fãs da saga precisam ter esse livro.

Quemlefazfilme 31/12/2010

Crepúsculo Graphic Novel por www.quemlefazseufilme.com.br
Crepúsculo Graphic Novel
Volume 1
Stephenie Meyer
Arte e Adaptação de Young Kim
Editora Intrínseca

" Eu amo este graphic novel.
É simplesmente lindo.
Trabalhar com young foi o tempo todo muito estimulante, mas, mais que isso, levou-mede volta à experiência com Crepúsculo "
Stephenie Meyer

Você pode conferir que sou fã da série Crepúsculo aqui. Falo, ou melhor, escrevo sem medo algum que essa série me marcou profundamente. Li todos os livros em 1 semana e sonhava a noite com os melhores diálogos. Voltei a ser adolescente com as palavras da Stephenie Meyer e isso é no mínimo ótimo uma vez que sou casada, mãe de dois filhos, etc, etc, etc ...

Quando fiquei sabendo do lançamento do Crepúsculo Graphic Novel aqui no Brasil, fiquei muito ansiosa e confesso que valeu a pena esperar.A cada página você pode ver uma Bela bem diferente do filme. E o Edward então ... Humm, achei ele lindão.
Bela não tem aquele aspecto abobalhado do filme. Ela é linda, toda curvilínea e de raciocínio rápido. Adorei !
Não precisa ficar com medo não. A fidelidade ao livro Crepúsculo é mantida e diálogos como o do Leão e o Cordeiro são reproduzidos na íntegra.
Nesse primeiro volume, temos os 13 primeiros capítulos de Crepúsculo que nos mostram desde a mudança de Bela para Forks até o brilhinho de Edward na clareira.
A grande sacada são os desenhos em forma de mangá dos personagens. Eles dão um brilho especial a trama e são completamente diferentes de Kristen e Robert.
Young conseguiu traçar com originalidade uma obra já vista por milhões de pessoas e ainda emocionar.

Se você é fã de Bela e Edward, não dá pra ficar de fora dessa !

Tábata Kotowiski 31/12/2010

Na minha infância, sempre fui fã de quadrinhos. Turma da Mônica, Recruta Zero, gibis da Disney... mas daí cresci (blergh) e deixei tudo isso de lado. Nunca tinha lido um graphic novel, apesar de me coçar todo mês para comprar o Sandman de Neil Gaiman, e nunca me interessei por mangá. Então receber e ler Crepúsculo: Graphic Novel foi uma experiência nova em vários sentidos.

O livro conta a história que todos já conhecem, a história do amor impossível entre a Bella e o vampiro Edward. Notei que com a falta de descrições e emoções de Bella, que no livro também é a narradora da história, ela se tornou bem menos chata, para a felicidade geral da nação rsrsrsrsrsrsrs. Não sei deixar os personagens mais ralos (se é que esse é o termo correto) é uma tendência nos graphic novels. Afinal, sem a narração como ferramenta, não há como se aprofundar nos personagens. Pelo menos, não como num livro, né? Mas a essência da história, é claro, não foi alterada e achei que a adaptação ficou realmente boa.

Não há como não comentar a qualidade do livro como um todo. As folhas são de ótima qualidade e a capa é simplesmente linda. Fiquei impressionadíssima com as ilustrações de Young Kim. Tem algums cenas, como a da praia com Jacob, que parecem fotos! E também gostei bastante do fato que Kim desenhou os personagens com traços bem diferentes do que estamos acostumados a ver no cinema. Querendo ou não, acho impossível ler o livro sem imaginar a Kristen como Bella e o Robert como Edward. É quase como aquelas músicas chicletes que grudam na cabeça e se recusam a sair.

Meu único senão - tem que ter, né? :P - é a pergunta que não quer calar: por que o livro não foi feito em um volume único? No fundo todos nos sabemos o real motivo. Mas sinceramente, o fato de dividir em volumes é tão... desnecessário! Imagino que o problema não seja o grande volume de páginas, já que esse primeiro volume tem somente 224 páginas. De qualquer forma, mesmo que o graphic novel chegasse a umas 600 páginas, o que acho difícil, não vejo o por quê de dividi-lo. Será o preço final, talvez? Não sei, não sei... E vocês? O que acham?

Crepúsculo: Graphic Novel é mais um belo item para a coleção dos crepúsculomaníacos, mas não passa disso. Não imagino fazendo tanto sucesso se não houvesse o livro para embasá-lo.

;)

site: randomicidades.wordpress.com/
Chris 16/01/2011minha estante
Acho que dividiram os livros para vender mais. Comprei o Volume 1 achando que seria sobre o Crepúsculo, o 2 sobre Lua Nova e por aí vai. Achei que talvez, o Amanhecer fosse dividido em 2 volumes.
É uma pena não sabermos quando teremos o Volume 2. Acho que o lançamento deveria ser próximo ao 1 mas dificilmente isso vai acontecer...

Jaqueline 27/12/2010

Antes de começar a resenha em si, tenho que assumir que não possuo muita experiência com graphic novels. O mais perto que cheguei desta forma de arte foi através dos mangás e do incrível mercado dos quadrinhos japoneses. De tanto devorar obras como “Rurouni Kenshin”, “Chobits”, “X” e “Yu-Yu Hakusho”, me acostumei a avaliar o que chamo de “tramas desenhadas”, ou simplesmente o casamento entre roteiro e desenhos. Apesar da falta de intimidade com o formato das graphic novels, me senti incrivelmente atraída pela adaptação da artista gráfica Young Kim para talvez um dos maiores sucessos literários da nossa época: a saga “Crepúsculo”.

O traço de Young é belíssimo, com uma leveza que recorda os delicados mangás do grupo Clamp. Apesar da história ser resumida para funcionar no formato dos quadrinhos, os melhores momentos estão presentes, assim como todas as frases prediletas das fãs da série (sim, até mesmo a do leão e do cordeiro). A aula de tipagem sanguínea, o primeiro “encontro” na clareira com as roupas combinando…está tudo lá. Este primeiro volume termina na parte da clareira, após a revelação de Edward ao sol para Bella e do primeiro beijo do casal. Eu garanto que fiquei tão ansiosa pela continuação que até conferi novamente o envelope da editora Intrínseca para ver se não havia mais nada ali dentro, rs.

Nesta primeira parte da adaptação para graphic novel, temos a história dos 13 primeiros capítulos de “Crepúsculo”. A riqueza de detalhes dos desenhos é incrível, e os desenhos são incrivelmente fiéis às descrições do livro. A mensagem da autora Stephenie Meyer no inicio deixa claro que ali nos desenhos estão os personagens e locais em uma forma bem próxima à daquela que ela imaginou enquanto escrevia as aventuras, a paixão e os sofrimentos de Bella e Edward em Forks. E sim, o Charlie não aparece com aquele bigode de Freddie Mercury nos quadrinhos!

A impressão do material é muito bem feita, com papel de alta qualidade e resolução excelente. Ao meu ver, o único ponto negativo é que algumas passagens ficaram compreensíveis apenas para quem já leu o livro “Crepúsculo“, posto que foram reduzidas para funcionar dentro de um certo número de quadros e páginas.

Depois de ter nossas retinas viciadas com as imagens de Robert Pattinson, Kristen Stewart, Taylor Lautner e cia devido aos filmes, este primeiro volume da graphic novel nos ajuda a enxergar a história com outros olhos. Para quem teve o prazer de ler os livros antes de acompanhar a escalação do elenco ou assistir aos filmes, trata-se de uma ótima forma de matar as saudades da época onde a série era repleta de possibilidades.

Eu confesso que passei de fã da série literária a uma severa crítica do universo de Meyer devido aos filmes e ao rumo que a série tomou em seu livro final. Simplesmente senti muita vergonha-alheia ao ver os personagens tão vívidos das páginas tornando-se….bem, aquilo que foi parar nas telas – seja pela produção caída do primeiro filme ou pela (in)capacidade de interpretação dos atores escalados. A graphic novel, nesse sentido, veio suplantar a saudade que eu sentia do mundo fantástico e imaginativo dos livros e é uma excelente pedida para fãs e leigos.

>> Resenha originalmente postada em www.up-brasil.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6