Cem Anos de Solidão

Cem Anos de Solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cem Anos de Solidão

Ana Caroline 25/01/2024

"Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez, é uma obra fascinante que nos transporta para o mágico e surreal mundo de Macondo. A narrativa envolvente segue a saga da família Buendía ao longo de várias gerações, explorando temas como amor, poder e o ciclo da vida. Com uma prosa poética, Márquez cria um universo cativante, misturando o real e o fantástico de maneira única, deixando uma marca na literatura latino-americana.

25/01/2024

"A história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que teria continuado dando voltas até a eternidade, se não fosse o desgaste progressivo e irremediável do eixo"

Este livro foi muito mais do que eu achei que seria, olhando pra ele sem saber nada do enredo, pensei que seria uma história acima de tudo, triste, dramática, algo como Wuthering Heights. Porém ela é tudo ao mesmo tempo, sem dúvidas triste, mas também engraçada, curiosa, confusa, fantástica.

Através dessa história, é perceptível que o Gabo constrói alegorias para a história da América Latina, mas não somente, em última reflexão, chegaremos a conclusão de que pode ser vista como a história da própria humanidade como um todo, a nossa tragédia milenar: uma horrorosa disposição para repetir os erros de nossos pais, e quase como se fosse impossível fazer diferente, como se estivéssemos destinados a isso, continuamos a viver essa dor de perceber que apesar de séculos e gerações passarem, freneticamente mudando circunstâncias e cenários, continuamos sendo os mesmos, vivendo como nossos pais.

Outro aspecto universal bastante explorado na história dos Buendía é esta solidão inerente a todos e o entendimento de que ela é inescapável, indestrutível, mas que podemos fazer paz com ela, e desfrutar do "paraíso de uma solidão compartilhada" quando nos encontramos em mútua disposição com alguém.

Um livro maravilhoso.
Rafa 01/02/2024minha estante
????????????

Camila 24/01/2024

A grande família Buendia
Um livro com uma história muito bem contada, de uma forma que te prende o tempo todo. Em cada passagem eu me apaixonei por uma personagem diferente, e em alguns momentos odiei outras. No fim acabei encantada por essa casa de loucos.

Lud Carvalho 24/01/2024

Li devagar: não queria terminar de ler esse livro tão cedo. História incrível que te faz rir, chorar e se emocionar com personagens cativantes. Toda a família de José Arcádio Buendía traz mensagem emocionante, com destaque - na minha opinião - para a força da matriarca Ursula. Ver o nascimento de toda uma família e sua comunidade é incrível (me senti uma fofoqueira ?). Enfim, um livro impactante e com uma reflexão sobre uma vida inteira.

Camila 23/01/2024

A solidão memorável
Inimaginável. Essa resenha não será fácil, pois esse livro é completamente indomável. "Cem Anos de Solidão" tratará da infindável genealogia da família Buendía e de suas relações controversas, ariscas e fundamentalmente questionáveis. A obra se voltará para a inevitável solidão que se abate sobre as gerações futuras e a instalação de um ciclo vicioso recorrente e interminável.

A história é vasta, com uma linguagem descritiva rebuscada e de compreensão difícil, que ainda conta com os inúmeros personagens que possuem nomes extremamente similares. A cada nova aparição você consegue detectar facetas perturbadoramente semelhantes a alguém citado anteriormente. Mas a cada delinear particular torna-se claro o desenvolvimento tumultuado e intempestivo dos integrantes desse clã. Ademais, o autor, de uma forma irreverente, fará uso de uma abordagem fantasiosa que tece intrincadamente os perfis psicológicos dos elementos atuantes e reacionários amalgamados à inclusão de particularidades históricas e geográficas.

O conceito de solidão descrito nessa relíquia ultrapassa devastadoramente qualquer definição efêmera voltada para a denominação de um breve estado emocional vivenciado em um dado momento da vida. A solidão é personificada e palpável ao ponto de se materializar como um espectro que figura sob o ser e institui indiscutivelmente a sua soberania. É um clássico excelente e que é robusto demais para ser abordado em uma simples resenha.

Dy 22/01/2024

Atemporal
Cem Anos de Solidão não foi uma leitura fácil para mim. De início, os personagens com nomes repetidos e a linha temporal nada cronológica serviram como um desanimador para mim. Contudo, não consegui deixar a história de lado e passei alguns meses acompanhado a vida da família Buendía.
Agora, após meses, percebo como esse livro é genial e inovador, ele se torna tudo o que se propõe a ser.
Recomendo plenamente pois nunca li nada parecido, é instigante, fantasioso, tocante e profundo. Garanto que nenhum outro livro despertará tantos sentimentos em você como Cem Anos de Solidão.

Wictoria0 21/01/2024

Livro excelente, não atoa é um clássico. Em que pese isso, o livro me causou incômodo e me senti angustiada em boa parte da narrativa - o que sabidamente é a intenção do autor, mas confesso que senti um grande alívio quando terminei.

Geisi.Ferla 20/01/2024

Cansativo
É um clássico e, por este motivo, já merece ser lido. A mim pouco atraiu. Confuso nos personagens, se alonga demais e traz muita fantasia.

Thér (@gatonaestante) 20/01/2024

Denso e cruel
O nome já entrega, né?

Cem anos de solidão é um livro cruel, com muita violência aveludada por uma narrativa mais poética dos causos.
Eu confesso que não estava esperando tanta dor nessas páginas, mesmo com o título gritante de que alegre é que não seria o tema principal.
Cem anos de solidão, então, acompanha do início ao fim o destino da família Buendía. Passando por sete gerações de vidas longas, marcadas por guerras, violências, modernizações, doenças e muito mais.
O livro também tem um forte arco sexual em vários momentos. Sendo um tema constante na família, dentre amores proibidos e abusos.
É um livro bastante cruel com as mulheres da família, mas também não é nada leve com os homens.
Enfim, é um livro pesado, poético, mas pesado.

Jussara 20/01/2024

É uma leitura excelente, não queria q acabasse...
A história da família Buendia é maravilhosa, triste e mágica! E adorei conhecer uma das fontes de todas as histórias do gênero realismo mágico contemporâneas, q eu gosto muito.

JMSC 19/01/2024

Um conto de fadas latino-americano
Esse livro é sobre muitas coisas: amor, loucura, paixão, guerra, política, glória, sofrimento, família e, principalmente, solidão.
Através de uma narrativa cativante, o livro envolve o leitor na história de uma família em que seus membros, apesar de diferentes uns dos outros, compartilham uma característica comum e hereditária: a solidão.
Em meio a relações familiares e amorosas, a estirpe dos Buendía vive uma "solidão compartilhada" na qual realidade e sonho se misturam, amor e sexo se confundem, paixão política e sede de poder se opõem, velhice e juventude se apoiam mutuamente, o passado se repete e na qual "o tempo não passa, mas dá voltas redondas".
O toque especial desse livro, além de muitos outros fatores, está no fato de que a realidade humana que ele expõe é trazida através da fantasia, de fatos absurdos e acontecimentos insólitos, que rendem ao livro sua classificação no "realismo fantástico" ou "realismo mágico".
A experiência da leitura pode se tornar confusa e difícil, mas acho que o segredo para aproveitá-la é se deixar levar pelo universo retratado na vila de Macondo, e acreditar naquilo que se lê da mesma forma que uma criança curiosa acredita em um conto de fadas.

Raimundo.Sales 19/01/2024

A MAGIA DO SIMPLES, O FANTÁSTICO, A CRÍTICA SOCIAL...
Gabo descreve coisas simples de uma forma mágica, eis o maior segredo da obra. O fantástico também permeia muito o livro ?,, seja na cômoda que anda pela casa, nos mortos que estão em permanente contato com os vivos... Há também profundas críticas sociais, políticas e culturais. A forma como foi escrito, faz com que Cem Anos de Solidão seja sempre uma obra contemporânea. Foi a minha primeira leitura ?! Agora irei degustar a obra no formato físico!
Cristiane174 20/01/2024minha estante
E o final foi sensacional