A desobediência civil

A desobediência civil Henry David Thoreau

Resenhas - A Desobediência Civil

Júlia Brito B. 11/03/2023

A Desobediência civil
Foi uma experiência muito boa, adorei tirar um tempo para ler esse livro.
As ideias de protesto do autor inspiraram várias pessoas, e seus ideais repercutem até hoje. Com os comentários a leitura ficou ainda mais clara. Recomendo

ViviGreg. 22/02/2023

Foi bom ter lido esse livro logo após ter lido "Walden", eles conversam muito entre si e tornou mais fácil a compreensão de ambos.

Neto.Antonelli 19/02/2023

Indivíduo e o Estado
Quando um indivíduo não concorda com o Estado, o que pode fazer? É possível resistir?

O autor se negou a pagar os tributos que sustentaria o Estado em ações contra sua convicção.

Foi preso e mostrou no livro que a força do Estado pode aprisionar o corpo, mas nunca o pensamento.

Uma obra de grandes reflexões, em pequenos textos.

Anna - @annaleituras 15/02/2023

Perigoso se mal interpretado
"O governo é uma conveniência pela qual os homens conseguem, com gosto, deixar-se em paz uns aos outros, e, como já se disse, quanto mais conveniente ele for, mais deixará em paz seus governados."

Em um livro curto, narrado de forma diferente e cheio de imagens, é falado muito sobre sermos conscientes antes de termos um governo.

"A desobediência civil, não é uma simples violação da lei, mas uma violação consciente, com princípios, sem intenções individuais e com propósito de denunciar uma injustiça no ponto coletivo. É o desafio a uma lei pontual, como forma de expressar fidelidade à algo maior do que ela, do ponto de vista político."

Com sátiras e boas pegadas, o autor vai muito além do tempo e constrói algo atemporal. É mais do que justo que tenha se tornado um clássico.

"A lei jamais tornou os homens mais justos"

Fernandes83 11/02/2023

Persisti
Eu lutei bravamente com esse livro. Eu queria mto ler, eu sei que é um mega ensaio, sei de sua importância histórica e estava muito ciente da época em que foi escrito, mas foi uma luta. Por favor, não me matem! Mas é um livro muito específico, com vários detalhes sobre a época e eu me perdi nele. A minha experiência pessoal não foi boa, o livro não me pegou. Espero ler de novo e estar em um momento melhor para esse precioso, aliás, que livro lindo dona Antofágica!

Samira 11/02/2023

"Devemos ser homens primeiro e súditos depois"
Mais um clássico incrível sobre a moralidade imposta desde sempre pela sociedade, que aliás convém lembrar, composta por nós que somos quem elaboramos, cobramos e seguimos quando convém as regras e leis. O gênio Thoreau embora em sua obra ele questiona o contexto de Massachusetts, seus questionamentos são muito atuais para várias sociedades. Vale a leitura rápida e de fácil absorção.

Evandro.Parussolo 09/02/2023

Uma boa ideia de protesto
Lançou luz na questão de como fazer um protesto não violento, trás ótimas reflexões, recomendo a leitura.

Diogo Crema 29/01/2023

Um livro perigoso se mal interpretado
Desobediência Civil - Henry David Thoreau - 1849 / EUA

"O melhor governo é aquele que governa menos, ou seja o melhor governo é aquele que não governa nada"

?A única obrigação que tenho o direito de assumir é a de fazer a qualquer tempo aquilo que considero de correto"

?O governo é uma conveniência pela qual os homens conseguem, com gosto, deixar-se em paz uns aos outros, e, como já se disse, quanto mais conveniente ele for, mais deixará em paz seus governados.?

Antes de possuirmos ídolos, de sermos servos de um governo, devemos ser conscientes.

Apesar do texto de Thoureau, ter sido associado e até mesmo utilizado por movimentos anarquistas, compreendo que esta não é a intenção deste ensaio , mas sim o de formar uma massa civil consciente, afim de termos um governo melhor.

Um ponto em que se pode "deslizar" ao ler esta obra, é confundir a desobediência civil com um simples ato de descumprimento da lei.

O desobediência neste caso, deve ser pública e aberta, afim de constranger um governo ao aplicar injustamente ao desobediente um castigo, chamando assim, atenção para a própria lei discordante.

O uso da violência, não deve ser usado em meu entendimento, uma vez que tal ação, descumprirá outras leis, e assim, a lei objeto de protesto será colocada em segundo plano, uma vez que a ética e o moral do desobediente serão colocados em questionamento.

Porém, até que ponto podemos medir o uso da violência? Um ativista que destrói um meio gerador ou financiador de determinada injustiça, como por exemplo a destruição de uma fábrica de munições, afim de prejudicar uma guerra, não pode ser confundido com um ativista que quebra a vidraça de uma loja sem representatividade ou conectividade alguma com a causa.

É NECESSARIO ESTARMOS ATENTOS PARA QUE, DE MODO ALGUM, SIRVAMOS AO MESMO MAL QUE CONDENAMOS

UM LIVRO PERIGOSO SE MAL INTERPRETADO.

NOTA 10/10

valentina 28/01/2023

Maravilhoso e muito esclarecedor a respeito dos direitos e deveres de pessoas que estão inseridas e se beneficiam em algum nível de um sistema opressor. O livro foi escrito no contexto específico de Guerra do México e luta contra a escravatura, e mesmo assim é impressionante como as reflexões de Thoreau continuam atuais, inclusive com a possibilidade de se fazer muitos paralelos com a situação política brasileira atual.

Flavia 28/01/2023

A tese é muito interessante, não a toa inspira muitos liberais. Mas como já tinha lido Walden, achei redundante.
Minha recomendação seria de ler somente A Desobediência Civil, nessa edição tem inclusive alguns textos extraídos de Walden, o que torna a leitura de Walden depois desse ainda mais redundante.

Gerson91 23/01/2023

Um manifesto
É o relato da indignação de um cidadão muito consciente e ativo. O livro, que contribui mais que sua prisão, serve como reflexão para outros líderes inteligentes.

Marcossus 20/01/2023

Recente demais pra 1800
As críticas feitas por Thoreau, a desobediência pacífica contra o governo e à classe dominante e opressora fazem esse livro parecer que foi escrito há muito menos tempo que ele de fato foi. O pensador critica seu país por ser um símbolo da democracia e liberdade mas ao mesmo tempo privar outros de sua liberdade e da prática da escravidão na época, que ainda ocorre hoje em dia mas sob outros métodos e nomes. É um livro muito importante da história da filosofia e inspirou homens como Gandhi, Martin Luther King e outros, importante para quem quer entender o porquê de uma mudança no sistema precisar ser feita e como ela será feita.

thiagocarrera 19/01/2023

Livro urgente!
Obra muito interessante sobre a resistência pacífica ao governo.

Quando você mora em um país como o nosso em que absolutamente todos os serviços públicos são medíocres, que nos obriga a morar em condomínio por falta de segurança, pagar convênio por falta de aparato de saúde pública decente, escolas particulares porque a pública é o que é, que nos obriga a pagar IPVA sobre o valor do veículo, e não sobre o peso, enquanto andamos em ruas esburacadas, e outras coisas mais, faz muito sentido mesmo esse livro e nos dá sim vontade de tomar as atitudes de seu autor e deixar de contribuir para essa máquina perversa.

Italo 19/01/2023

Thoreau, la em 1800 e guaraná com rolha, nos apresenta um olhar moderno, beirando o anti-imperialismo e assumidamente anti-escravagista. É um exemplo e inspiração para mim, pois a cada dia eu tento mais não ser só mais alguém que discorda, mas que age como alguém que discorda. É um livro muito interessante e me lembra, em partes, Utopia e Paixão. Por mais que eu discorde de muitas coisas que ele disse, num aspecto puramente político, esse livro é uma obra incrível.