O Gênio do Crime

O Gênio do Crime João Carlos Marinho

Resenhas - O Gênio do Crime

juliaememo 21/02/2020

Uma fábrica de figurinhas decide fazer um concurso em que, todas as pessoas que completassem um álbum de futebol que eram vendidos, ganhariam prêmios exclusivos, e logo a turma do Gordo descobre a novidade. Mas, há um charlatão que quer sabotar o concurso, um GÊNIO DO CRIME. Quem é ele?

Ana 31/03/2021

Li quando era criança até que eu gostei é bem legal o livro

anacaleandro 24/09/2023

Leitura divertida e rápida.
Neste livro a gente acompanha a história de 3 meninos que tentam ajudar o dono da fábrica de álbuns da copa a descobrir quem era o "gênio do crime" que estava falsificando as figurinhas dos jogadores.
Apesar da história ser mais antiga e usar palavras diferentes e termos que não são bem vistos hoje em dia, eu achei a leitura divertida.
Gostei do desenrolar da trama e também dos personagens, principalmente do Bolachão, que era um verdadeiro gênio!
Recomendo para quem está iniciando o hábito de leitura, pois a escrita é fluida e a história é simples.
Vehalcantara 24/09/2023minha estante
Amo esse livro com todo o meu coração

Luciana.Esteves 05/05/2020

Um livro infantil porém com muitas palavras que não utilizamos mais o que dificulta a leitura das crianças.

Heloísa 21/08/2021

Aventura da turma do gordo
A turma do gordo tem que resolver o mistério das figurinhas de futebol falsificadas. Uma aventura para crianças de todas as idades. Lançada em 1969, o livro chega aos dias atuais sem perder a graça, e muito antes de se falar em bullying e em inclusão social, coloca os personagens em destaque sem piadas ofensivas, sendo totalmente inclusivo com as crianças.

Ingrid_kiki 13/04/2009

Este livro é maravilhoso. Li durante a minha infância e nunca + me esqueci. Outro dia encontrei com ele na Feira do Livro da minha cidade e não pensei 2x antes de adquirí-lo. História bem contada, escrita e desenvolvida. Muito envolvente. Vc começa a ler e não quer + deixar até terminar. Esse livro deveria virar filme! =D

Amanda Leões 25/07/2021

para aqueles de leituras descompromissadas
uma escolha perfeita para um leitor não tão exigente quanto aos clássicos infantis, pois apresenta uma trama simples e a linguagem flui desprenteciosamente ao decorrer do livro, transformando a leitura em uma experiência agradavelmente divertida.

JoiceCoutinho 12/01/2024

Um livro infanto juvenil, com investigações, mistérios e reviravoltas. Alguns diálogos e vocabulários antigos, que facilmente seriam cancelados hoje.
Achei meio arrastado do meio para o final...

alissonltl 01/01/2022

eu li esse livro quando era criança, e reler ele agora foi como voltar no tempo e sentir tudo o que eu senti nessa aventura de mistério, descoberta, aventura w perigo. gostei do livro na época e me diverti demais relendo.

alicia 09/03/2023

Razoável
Apesar da escrita ser ruim, o enredo é bem interessante! Acredito que funcione bem para o público infanto-juvenil. Óbvio que quando somos adultos, percebo alguns furos no enredo e acabamos tendo uma suspensão de descrença. Outra coisa que me incomodou tirando a escrita pobre, é a ofensa a todas minorias existentes kkkkk sei que o livro é antigo, mas é impossível não se incomodar. A melhor personagem disparado é a Berenice hahaha. Pesquisei e vi que há outras histórias do mesmo autor mais bem elaboradas e que foram até premiadas inclusive, pretendo ler algum dia :)

Heloiza.Oliveira 19/03/2021

Malícia, a idade dourada, as aventuras que vivemos mas que não mais veremos, um convite a reviver a adolescência, e para apresentá-la a essa geração que não mais a viverá.

apenas.sarah 05/12/2022

Um gênio ao alcance de uma lupa invicta
Escolhi essa leitura por indicação (e também por ser algo curtinho que agregaria à minha meta de leitura de novembro), porque queria de alguma forma entender o que poderia haver de tão legal em um livrinho infantil, e deu que Marinho meteu um tapa na minha cara chata.
Chorei de rir com algumas passagens e pregação de peças envolvendo o Bolachão e o Detetive Invicto Mister John Smith Peter Tony (infelizmente não mais invicto após o final do livro), dois personagens que me encantaram e me entreteram como nunca vi acontecer nesses anos de leitura. Sempre sou movida pelo plot e pela história mas, dessa vez, foi por eles. Suspense simplezinho (que acabou não me cativando tanto assim) apenas como um propósito para os personagens.
Gostei bastante de conhecer a Turma do Gordo em seu estágio original, e curti ainda mais pela história ser ambientada na cidade de São Paulo.
O Gênio do Crime é indiscutivelmente o melhor livro da série (apesar de que houveram certos acontecimentos que me deixaram horrorizada, mas não devem ter tanto efeito para alguém da classificação indicativa a qual Carlos Marinho direcionou a história deles).

Mari 25/08/2023

Aventuras e tals
-tem um temas meios pejorativos ao meu olhar, mas tirando isso que livro maravilhoso
-só risada, cada coisa kkk
-além de lembrar das brincadeiras quando eu era criança kkk
-vale a pena ler, mesmo ele tento um ar mais antigo

Matheus Tomaso 15/10/2021

O livro da minha infância. Instigou o gosto pela leitura. Me deu vontade de ler a continuação. Maravilhoso!