O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

Camille26 05/02/2024

Saramago me deixou com pensamentos pensantes
“ é necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não nos saímos de nós”

Uma coisa que temos certeza na vida é do fim. As coisas passam, terminam, toda dor é por enquanto e os momentos mais felizes também. Todos os momentos nos moldam, trazem consigo desafios que nos desenvolvem, tornando assim uma nova versão de nós mesmos.
Acredito que o momentos de dor são os que mais trazem ensinamentos, não porque são os mais importantes, mas porque na sua bagagem está a “sobriedade” que extrai de nós a prudência e desenvolve a sabedoria.
Assim como em Eclesiastes 7:2 “É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!”

Normalmente nos momentos que refletimos sobre a vida, é quando ela chega ao fim e nos deparamos com os desejos: “queria ter feito tantas coisas, ter conhecido lugares, aprendido coisas novas”. Você finalmente para e analisa sua rota, você sai da ilha e vê a ilha.

Porque não pensamos na vida quando ainda há tempo de vivê-la?

Maga 02/02/2024

Um homem está em busca da Ilha Desconhecida e para encontrá-la fará sua jornada.
Poético! Cheio de metáforas e sutilezas.
Tão curtinho que vale ler e reler.

boo 01/02/2024

?É necessário sair da ilha para ver a ilha?
Conto curto, profundo e maravilhoso!

Com uma linguagem e escrita única, Saramago nos apresenta uma história sobre autoconhecimento e a importância de sair da zona de conforto. Um homem que deseja sair em busca de ilhas desconhecidas, vai até ao palácio pedir ao rei um barco para poder realizar este desejo. Apesar dos avisos e alertas de que talvez o plano seja loucura da parte dele, ele insiste com seu plano e consegue o barco. Trazendo com ele a faxineira do palácio do rei, que decide embarcar com ele nesta jornada.

A história é linda e apesar dos personagens não possuirem nome, a complexidade é completude da história estão nas mensagens e nos diálogos entre esses personagens que estão embarcando no desconhecido?

Amei! Amei! Amei! Viva Saramago e sua genialidade ?

iisabelee__ 01/02/2024

O conto da ilha perdida
O conto retrata sobre um homem que está a busca da ilha desconhecida, mas o grande conflito, que é questionado, é que não há ilhas desconhecidas, pois todas as ilhas são conhecidas, e a história vai desenrolar sobre isso.

No decorrer do conto é perceptível interpretar que ele retrata de uma procura de uma viagem para alto conhecimento e sair da zona de conforto, como podemos ver a moça da limpeza saindo pela porta de decisões e abandonando seu antigo trabalho.

É um conto muito reflexivo e uma coisa que podemos perceber é a falta de nomenclatura dos personagens, que são todos retratados por suas profissões e/ou afazeres.
????????/5

Sofia 01/02/2024

O conto é bem reflexivo, fala sobre autoconhecimento, sair da sua zona de conforto para se conhecer. Os personagens não são tão desenvolvidos, justamente para não serem tão aprofundados e para não conhecermos eles, apenas pelos seus esteriótipos, já que eles estão na jornada de autoconhecimento.

É um bom conto para aqueles que se sentem perdidos e que não pertencem aos estereótipos que lhes são colocados, propondo uma reflexão para essas pessoas sobre quem elas realmente são.

Pedro murangu 31/01/2024

Fico feliz de ter lido esse livro e ter o contato com o português de Portugal e também por ter o privilégio de poder ler José Saramago, as vezes me confundi nos diálogos, mas a história é peculiar e boa, recomendo!
Valeria342 31/01/2024minha estante
Recomendo O Evangelho Segundo Jesus Cristo ;)

Pedro murangu 11/02/2024minha estante
Opa eu fiquei sabendo desse livro, dizem que é o melhor dele

Emi_msw 30/01/2024

?Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós?.

Curto, cativante, complexo pela escrita, simplesmente, José Saramago

brubbles 28/01/2024

A história vai se passando, a nossa vida vai passando diante dos nossos olhos... e aí sutilmente nos identificamos e esse conto nos pega de jeito. é poderosíssimo.

Nabiz 27/01/2024

Reflexivo
É preciso sair da ilha para ver a ilha.
Uma escrita diferente mas gostosa de ler.
Tem relação com sonhos e devaneios e conta com umas frases pra abalar a pessoa.
Porque as vezes é tão óbvio e não percebemos.

amanda.gravena 27/01/2024

Singelo
É um livrinho pequeno e singelo, mostra muito a beleza da vida simples, de pessoas simples e seus amores e afins. Adorei.

MelinaOliveira 27/01/2024

Certamente farei uma reeleitura , eles é desses livros que vc precisa ler algumas vezes para pegar todas as suas nuances.

...quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver, Não o sabes, Se não sais de ti, não chegas a saber quem és,...

...Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saí- mos de nós,...

Karol 26/01/2024

Filosófico
O conto da ilha desconhecida é um texto curto, o qual se pode, para além da literalidade, relacionar à existência, ao autoconhecimento, à determinação e ao amor. Conhecer a ilha importa pouco, o objetivo de sua existência é permitir ao protagonista sonhar e lutar por esse sonho. O conto traz elementos típicos de Saramago: a ausência de parágrafos e de pontos finais, que deixam a leitura quase como um fluxo de consciência, e a bela construção das frases.
Curtinho, vale a pena ler.

Marcelle Barbosa 25/01/2024

O que dizer..
Segundo contato com uma obra do Saramago e com certeza não será o último. Li em poucas horas e refleti durante dias

Letícia Rodrigues 25/01/2024

Nazaré falando eu tô doidona
Esse livro você começa sem entender nada e na metade você tá nazare gritando eu tô doidona eu tô alucicrazy