O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

kittyleitora 21/01/2024

Esse livro me deixou com mais perguntas do que respostas quando cheguei no final, como se tudo aquilo que o protagonista passou tivesse sido um sonho. Mas, dando uma olhada nos diálogos eu consegui entender que esse livro é uma pura metáfora: o homem quer sair de sua zona de conforto indo à procura do desconhecido para saber se gosta mesmo do que gosta. Quando convida outros tripulantes e ninguém aceita, é porque essas pessoas não queriam tentar outras possibilidades e desejavam seguir uma mesma rotina. Não queriam filosofar e questionar sobre a própria vida.

PS: Eu só consegui formular essa resenha depois de analisar a resenha de outras pessoas porque, dessa forma, foi mais fácil de formar a minha opinião sobre o que acabei de ler

kahloya 18/01/2024

?a ilha desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma?

livro curto, leitura um tanto abstrata, mas com uma mensagem final super interessante. adorei os diálogos vale a leitura.

@kevinwrf 16/01/2024

Saramago não é pra mim, pra falar a verdade eu não entendi a mensagem que o livro tenta passar KKKKK

Wanessa Rastoldo 15/01/2024

Uau.

saramago sempre me deixa embasbaca com toda a sua capacidade de escrever o inimaginável e nos fazer refletir. ?O conto da ilha desconhecida? traz diversas reflexões sobre autoconhecimento. afinal, ?é necessário sair da ilha para ver a ilha.?

genial do começo ao fim.
Natan133 22/01/2024minha estante
Lendo ele por ter visto esse teu post e tou achando incrível.

Wanessa Rastoldo 23/01/2024minha estante
Fico felizzz! Esse conto é ótimo e me causou algumas reflexões

Carolina Rondelli | @carondelli 15/01/2024

"é necessário sair da ilha para ver a ilha"
Gosto muito da sensibilidade do Saramago nesse conto, da certeza tão grande que o personagem principal tem na existência de outras ilhas, que faz o leitor também acreditar que existem outros lugares onde ir, outras experiências pra viver e muitos motivos pra continuar. recomendo demais a leitura.

JAlia372 14/01/2024

Um texto lindissimo, de muita delicadeza e que exige do leitor grande sensibilidade. "todas as ilhas, mesmo as conhecidas, são desconhecidas enquanto não desembarcamos nelas"

Laudiceia.Penafort 14/01/2024

"Não nos vemos se não saímos de nós"
Em busca de uma ilha desconhecida, um homem pede um barco a seu rei e parte, corajosamente, na intenção de desbravar o mar. Trata-se de uma comparação da jornada do ser humano em busca do autoconhecimento. Afinal, todos somos como uma ilha que precisa ser descoberta e desbravada.

Gabi 14/01/2024

Curto e intenso
Em apenas poucas páginas Saramago faz refletir sobre tanto. Li rapidamente mas sinto que irei reler diversas vezes e sempre encontrar algo pra absorver. Uma alegoria sobre auto percepção e sobre percepção de mundo.

Wispofsilk 13/01/2024

É bem fun!
Bom, fiquei um tempo sem saber se era português de Portugal, ou só um português br bemm antigo, mas consegui entender, e me diverti lendo, aqui vai minha parte preferida:

"O sonho é um prestidigitador hábil, muda as proporções das coisas e as suas distâncias, separa as pessoas, e elas estão juntas, reúne-as, e quase não se veem uma à outra, a mulher dorme a poucos metros e ele não soube como alcançá-la, quando é tão fácil ir de bombordo a estibordo"

Mari 13/01/2024

Simplesmente perfeito para que possamos ver a vida de uma perspectiva nova e clara pra esse próximo ano

Laura 10/01/2024

Simplesmente amei. Queria mais e mais. Com certeza é um livro que te faz refletir, procurar algo nas entrelinhas. Leitura obrigatória para ser feita todos os anos para tirar sempre algo novo.

Elaine 10/01/2024

Interessante
O conto é curto e interessante. Gosto de como Saramago organiza as metáforas. Mas ainda sinto um pouco de dificuldade na leitura com a forma que ele organiza a pontuação e os parágrafos. Gostei de como a dupla lida com os desafios da busca a ilha desconhecida.

Nique 10/01/2024

Cara, acho que não sou culta o suficiente pra entender a mensagem desse livro. Entendi toda a parte de todo homem é uma ilha e para ver a ilha é preciso sair dela, entendi a mensagem por trás disso. Mas e o resto do livro? Kkkkk

Gregory.Olegario 09/01/2024

?Todo homem é uma ilha?

Peguei esse aqui na livraria e li ali mesmo numa tacada só. Do jeito que o Zé gosta, sem pontuação sem nada. Me tocou sim.

ncrln 09/01/2024

Sempre incrível
Não importa quantas vezes eu releia, esse conto é sempre uma inspiração, ainda mais nesse início de ano.