O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago




Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida


822 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


amanda.gravena 27/01/2024

Singelo
É um livrinho pequeno e singelo, mostra muito a beleza da vida simples, de pessoas simples e seus amores e afins. Adorei.
comentários(0)comente



MelinaOliveira 27/01/2024

Certamente farei uma reeleitura , eles é desses livros que vc precisa ler algumas vezes para pegar todas as suas nuances.


...quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver, Não o sabes, Se não sais de ti, não chegas a saber quem és,...

...Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saí- mos de nós,...
comentários(0)comente



Karol 26/01/2024

Filosófico
O conto da ilha desconhecida é um texto curto, o qual se pode, para além da literalidade, relacionar à existência, ao autoconhecimento, à determinação e ao amor. Conhecer a ilha importa pouco, o objetivo de sua existência é permitir ao protagonista sonhar e lutar por esse sonho. O conto traz elementos típicos de Saramago: a ausência de parágrafos e de pontos finais, que deixam a leitura quase como um fluxo de consciência, e a bela construção das frases.
Curtinho, vale a pena ler.
comentários(0)comente



Marcelle Barbosa 25/01/2024

O que dizer..
Segundo contato com uma obra do Saramago e com certeza não será o último. Li em poucas horas e refleti durante dias
comentários(0)comente



Letícia Rodrigues 25/01/2024

Nazaré falando eu tô doidona
Esse livro você começa sem entender nada e na metade você tá nazare gritando eu tô doidona eu tô alucicrazy
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



kittyleitora 21/01/2024

Esse livro me deixou com mais perguntas do que respostas quando cheguei no final, como se tudo aquilo que o protagonista passou tivesse sido um sonho. Mas, dando uma olhada nos diálogos eu consegui entender que esse livro é uma pura metáfora: o homem quer sair de sua zona de conforto indo à procura do desconhecido para saber se gosta mesmo do que gosta. Quando convida outros tripulantes e ninguém aceita, é porque essas pessoas não queriam tentar outras possibilidades e desejavam seguir uma mesma rotina. Não queriam filosofar e questionar sobre a própria vida.

PS: Eu só consegui formular essa resenha depois de analisar a resenha de outras pessoas porque, dessa forma, foi mais fácil de formar a minha opinião sobre o que acabei de ler
comentários(0)comente



kahloya 18/01/2024

?a ilha desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma?

livro curto, leitura um tanto abstrata, mas com uma mensagem final super interessante. adorei os diálogos vale a leitura.
comentários(0)comente



@kevinwrf 16/01/2024

Saramago não é pra mim, pra falar a verdade eu não entendi a mensagem que o livro tenta passar KKKKK
comentários(0)comente



Wanessa Rastoldo 15/01/2024

Uau.

saramago sempre me deixa embasbaca com toda a sua capacidade de escrever o inimaginável e nos fazer refletir. ?O conto da ilha desconhecida? traz diversas reflexões sobre autoconhecimento. afinal, ?é necessário sair da ilha para ver a ilha.?

genial do começo ao fim.
Natan133 22/01/2024minha estante
Lendo ele por ter visto esse teu post e tou achando incrível.


Wanessa Rastoldo 23/01/2024minha estante
Fico felizzz! Esse conto é ótimo e me causou algumas reflexões




Carolina Rondelli | @carondelli 15/01/2024

"é necessário sair da ilha para ver a ilha"
Gosto muito da sensibilidade do Saramago nesse conto, da certeza tão grande que o personagem principal tem na existência de outras ilhas, que faz o leitor também acreditar que existem outros lugares onde ir, outras experiências pra viver e muitos motivos pra continuar. recomendo demais a leitura.
comentários(0)comente



JAlia372 14/01/2024

Um texto lindissimo, de muita delicadeza e que exige do leitor grande sensibilidade. "todas as ilhas, mesmo as conhecidas, são desconhecidas enquanto não desembarcamos nelas"
comentários(0)comente



Laudiceia.Penafort 14/01/2024

"Não nos vemos se não saímos de nós"
Em busca de uma ilha desconhecida, um homem pede um barco a seu rei e parte, corajosamente, na intenção de desbravar o mar. Trata-se de uma comparação da jornada do ser humano em busca do autoconhecimento. Afinal, todos somos como uma ilha que precisa ser descoberta e desbravada.
comentários(0)comente



Gabi 14/01/2024

Curto e intenso
Em apenas poucas páginas Saramago faz refletir sobre tanto. Li rapidamente mas sinto que irei reler diversas vezes e sempre encontrar algo pra absorver. Uma alegoria sobre auto percepção e sobre percepção de mundo.
comentários(0)comente



Wispofsilk 13/01/2024

É bem fun!
Bom, fiquei um tempo sem saber se era português de Portugal, ou só um português br bemm antigo, mas consegui entender, e me diverti lendo, aqui vai minha parte preferida:

"O sonho é um prestidigitador hábil, muda as proporções das coisas e as suas distâncias, separa as pessoas, e elas estão juntas, reúne-as, e quase não se veem uma à outra, a mulher dorme a poucos metros e ele não soube como alcançá-la, quando é tão fácil ir de bombordo a estibordo"
comentários(0)comente



822 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |