O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

hagabrielah 05/12/2023

Ótima primeira leitura de Saramago
"O Conto da Ilha Desconhecida", escrito por José Saramago, revelou-se uma leitura cativante. A narrativa, embora curta, carrega consigo uma profundidade filosófica notável. A parábola do sonho realizado, expressa na busca por uma ilha desconhecida, ressoou comigo como um canto de otimismo e perseverança.

A habilidade única de Saramago em tecer uma história que transcende a simples trama é evidente. O conto explora a ideia de que, ao enfrentarmos as adversidades e desafios, podemos moldar nosso próprio destino e transformar nossos sonhos em realidade. A metáfora de sair da ilha para vê-la, de se distanciar para compreender, adiciona uma camada reflexiva à narrativa.

A flexibilidade do protagonista em adaptar sua concepção de uma ilha desconhecida ao longo da jornada ressoa como uma lição sobre a importância da adaptação e da capacidade de reavaliar nossos objetivos. Em suma, a leitura deste conto foi uma experiência enriquecedora, repleta de simbolismo e sabedoria, características distintivas da genialidade literária de José Saramago. Recomendo a todos que apreciam uma narrativa que transcende as palavras e incita reflexões profundas.

Ray 03/12/2023

Esse conto me tocou intimamente, quase como uma epifânia. É maluco como em alguns momentos da vida estamos tão no automático que não temos o cuidado de enxergar as coisas fora da nossa bolha e como perdemos tanto de nós nesse processo. Achei incrível como o barco pode ser uma descrição perfeita para o próprio ser humano que tem infinitas possibilidades de destino, mas às vezes prefere ficar aportado, estagnado, provavelmente com medo do que irá encontrar (ou não encontrar). Com certeza será um conto que me trará outras interpretações em leituras futuras e essa é a parte enriquecedora.

flor de lotus 02/12/2023

é necessário sair da ilha para ver a ilha
É o meu primeiro contato com Saramago e estou muito satisfeita e animada pra ler mais dele.

Esse conto pode ser pequeno, mas carrega uma narrativa muito valiosa pra mim. De 60 páginas, eu devo ter marcado 70.

A metáfora do "todo o homem é uma ilha" provoca na medida em que "é necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não nos saímos de nós". Esse livro é acolhedor quando instiga essa jornada e necessidade de se conhecer e se conhecer sem suas ideias pré-concebidas de si mesmo - é preciso enxergar de fora, estranhar-se.

Também vejo (>talvez< eu esteja alucinando) um tom implícito de crítica ou talvez uma sátira de hierquias. As pessoas não têm nomes, só suas profissões e "A ti, rei, só te interessam as ilhas conhecidas, Talvez esta não se deixe conhecer"

E de todas as canetadas do Saramago, uma das minhas preferidas: "Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar"

E encerra:

"A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma"

Flaviaatb 29/11/2023

Uma leitura para todos que estão em busca de um propósito.
Ver as pessoas perseguirem seus sonhos às vezes faz a gente se sentir meio de fora. Por exemplo, eu lembro o exato momento em que minha nota do Enem saiu. A maioria dos meus colegas estavam ansiosos para ver se passaram ou não no curso dos sonhos enquanto eu simplesmente não fazia ideia do que fazer. Do que cursar. De quem eu seria.

A ansiedade é tanta para encontrar uma sensação de pertencimento que às vezes esquecemos que só achamos isso experimentando, vivendo.

Às vezes, tudo o que a gente precisa é tomar rumo à ilha desconhecida.

Experimentar várias coisas, trilhar caminhos ainda não desbravados, mesmo que pareçam aleatórios aos olhos dos outros, talvez até mesmo algo que nem pareça que você vá gostar.

Sonhos são relativos. Objetivos mudam, e, de repente, você pode se encontrar naquilo que nem estava procurando.

O conto da ilha desconhecida foi meu primeiro contato com a escrita do José Saramago. Adorei essa história metafórica e essa foi a minha interpretação. Com certeza quero ler mais do autor
Gabriel.Balderramas 14/02/2024minha estante
Blz, me convenceu kkk

Flaviaatb 14/02/2024minha estante
Aaaaa fico feliz! Depois me conta o que achou da leitura

b1bis 27/11/2023

Não foi ruim
Eu tive que ler esse livro para a escola, então eu já fui ler tudo por ser curto. Foi muito difícil entender, até porque eu não queria entender. É um livro com o português de Portugal (o que não é um problema) mas escrito ser indicar falas e narrações, o que dificulta entender. Eu terminei o livro sem entender praticamente nada. Porém, depois, ao explicarem qual era o objetivo do livro eu achei super interessante mas realmente eu li sem entender o que estava lendo.
Se você quer relaxar e não tem costume com essa gramática, recomendo não ler. Caso você esteja disposto, leia.

Mylena.Paula 25/11/2023

Cheguei nesse livro porque sempre achei bonita a tão famosa frase " É necessário sair da ilha para ver a ilha. Não nos conhecemos se não saímos de nós". Como é um conto, a leitura é bem breve, mas muito bonita e sensível ao tratar de autoconhecimento e a descoberta de si mesmo

Layara7 22/11/2023

(José Saramago)

Este conto aborda a história de um homem que busca seu rei para pedir-lhe um barco. O objetivo do homem é navegar até uma ilha desconhecida, este fato o faz parecer louco, uma vez que não se acredita mais em encontrar ilhas desconhecidas. Apesar da incompreensão dos demais, ele não desiste do seu propósito e consegue o barco e depois disso ele passa a lidar com outras questões, tais como a busca por marinheiros, provisões e bom tempo. O interessante é que nessa empreitada ele conta com a encarregada da limpeza do palácio que o observou desde esperar que o rei o recebesse até o momento em que foi-lhe concedido o barco. Ela então deixa o palácio e vai viver a aventura com ele.
A história não fica clara se eles conseguiram ou não chegar a tal ilha misteriosa. Mas há uma lição importante depreendida nas poucas páginas do conto, que é lutar e buscar por aquilo que se acredita e além disso, olhar para si mesmo como que de fora para ver aspectos desconhecidos. É uma leitura bem reflexiva, que merece bastante atenção para tentar entender o que o autor quis nos passar. Talvez minha compreensão tenha sido totalmente diferente da do autor, mas quem sabe essa tenha sido sua intenção proporcionar diferentes interpretações.

Sofi 22/11/2023

Genial!
Já havia lido alguns trechos soltos, reconheci de cara pois são bem marcantes. Realmente, é necessário sair da ilha para ver a ilha.

Anna Paula 21/11/2023

Saramago - nível básico
Curtinho e bonito!
Por ser um conto, Saramago pega leve no seu estilo de longas frases e pouca pontuação, mas nem por isso economiza na beleza e reflexão da história.

Mariana.Sanchez 20/11/2023

Poucas palavras
Terminei de ler agora e estou ainda mastigando, como em poucas páginas eu quis marcar e grifar tantas frases, como palavras tão simples em um contexto tão simples me fez pensar tanto por um outro lado.

É um livro para se interpretar de maneira individual cada página e cada ação tomada pelos personagens, que são todos sem um nome próprio e eu gostei muito disso, tudo abstrado, deixado para nossa imaginação.

É necessário sair da ilha, para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós.

Aline Medeiros 18/11/2023

Se não sais de ti, não chegas a saber quem és
É necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não nos saímos de nós, Se não saímos de nós próprios.

Ana Morilho 18/11/2023

Tá na lista para reler
O livro é bom, mas acho que ainda não tenho a capacidade para entender.
Ele é muito curto, por isso resolvi ler, minha meta é ler ele todos os anos, e ver o que eu irei entender, demorei para dar nota pq não sabia oq dizer, mas foi um boa leitura, e obviamente necessita de uma releitura.

readbarbss 15/11/2023

Fez se enfim ao mar, a procura de si mesma
?Se não sais de ti, não chega a saber quem és [?] o homem é uma ilha, eu, como aquilo não era comigo não lhe dava importância, tu que achas. Que é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós?

Lucy 11/11/2023

Fofo
Uma gracinha, mais um que vai mostrar que muitas vezes a jornada leva a gente pra um lugar mais perto do que o traçado no mapa inicial.
Preciso ler outros do autor, pois a obra dele é muito bem quista, e eu simplesmente amo o evangélho segundo jesus cristo.

Layla.Ribeiro 09/11/2023

Possui a característica inigualável de Saramago, que é a sua escrita peculiar, a premissa do conto é interessante e possui algumas considerações filosóficas, porém não me agradou o seu desfecho embora o autor quis encerrá-lo com um final aberto e reflexivo.