O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

Mauricio Gonçalves 01/05/2021

Questionador
Definitivamente José Saramago é um autor único, não só pelo método de escrita, mas como ele consegue, através desse método, trazer uma fluidez e dinamismo à leitura. Essa particularidade faz com que o leitor seja transportado para o livro, você não se torna apenas uma onipresença observando os acontecimentos, você é quase um espectador real nos cenários, acompanhando tudo de perto, vendo e ouvindo por si mesmo.

O livro é, acima de tudo, divertidíssimo, com situações bem inusitadas e cômicas. Além disso o livro traz uma série de questionamentos e abordagens filosóficas que agradam por suas sutilezas. Pode ser que cada leitor interprete ou identifique elas de maneiras diferentes.

Dessas abordagens, o que mais me chamou atenção foi a sobreposição, ou até falta de limites que deveriam definir alguns temas, fazendo com que tudo se misture e o leitor não saiba mais o que é persistência, acaso, obstinação ou intuição. Faz parecer que a busca de um objetivo tem um destino único ou uma consequência que buscamos talvez até inconscientemente, fazendo com que essa mistura de sentimentos e características seja natural e de certa forma homogênea.
Lis 02/05/2021minha estante
Q profundo

Luciano 29/05/2022

Belíssimo!
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar". É pra ler e esquentar o coração!

Bia 08/05/2022

"A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma."
Uma leitura que me surpreendeu muito!!

Eu li esse livro para a escola e, sinceramente, não esperava muito, mas percebo agora que estava completamente errada, esse conto de José Saramago foi sem dúvida um dos melhores que eu já li!!

Fiquei inicialmente surpresa com sua escrita, ele não usa pontuação que indicam falas, o que pode confundir um pouco quando há diálogos extensos, mas nada impossível, só exige um nível mais alto de atenção.

Para ter-se uma leitura mais proveitosa desse conto é preciso uma leitura mais abstrata, visto que inúmeras reflexões podem ser vistas nesse livro. Por exemplo o homem que pediu o barco ao Rei, ele pode ser interpretado como a persistência das pessoas; a mulher como a superação e como se deve seguir seus sonhos e passar pelas "portas das decisões". Outra observação é a questão de sempre se desafiar e estar disposto a sentir novas emoções e escrever sua própria história, sem desistir dela por comentários externos, o homem se desafiou, pediu um barco e irá navegar mesmo que todos digam que não achará nada, que não há mais Ilhas Desconhecidas, mesmo que outros homens não se juntem com eles por que não quererem perder suas comodidades, com isso ele irá descobrir um propósito de vida, um desafio, seu destino também está ligado á moça da limpeza, que se não fosse por sua coragem de mudar sua vida e sair do castelo, não teria encontrado o homem do barco e criado uma história de amor.

Com esse conto podemos observar que temos que conhecer a nós mesmo todo dia, precisamos nos desafiar, nos deixar sentir novas sensações e ter coragem.

Nós somos o barco e a ilha, não podemos nos contentar com o que já sabemos e conhecemos, devemos procurar nossa essência, nosso real propósito, devemos ser um barco que navega por mares que irão ser tempestuosos em busca de nós mesmos!

Eu amei o desenvolvimento entre o homem e a mulher da limpeza, eu leria facilmente uma continuação sobre eles e suas aventuras ao mar..

Quero conhecer mais livros de José Saramago! Me encantei por sua escrita e pela forma que ele transmite emoções e pensamentos importantíssimos por palavras.

Marie.Doneux 15/12/2020

Genial! Um convite.
José Saramago nos convida para uma viagem à nossa ilha desconhecida, todos temos, mas nem todos vemos, temos coragem ou somos "marinheiros" indo ao mar à procura de si mesmos. Este livro, é um convite para nos desafiarmos e nos conhecermos, "quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou eu quando nela estiver".
"É necessário sair da ilha para ver a ilha. Que não nos vemos se não saímos de nós próprios."
Preparem-se para as teorias, questionamentos e para engolir a história do princípio ao fim, sem pausas.
Saramago, gênio! Vale a pena, um pecado negar somente algumas páginas, por sinal, geniais. Boa leitura! Fico muito feliz pela oportunidade de ter lido!?

*Quem gosta de psicanálise, vai adorar!
Marie.Doneux 15/12/2020minha estante
Ah, edição maravilhosa! Lindíssima, cheia de capricho.

Franciele 15/12/2020minha estante
Lindo, perfeito!

Nêssa 04/05/2021

SAIA DA ILHA
Estava com saudades de ler um conto leve e ao mesmo tempo com uma mensagem linda. Esse é um gênero literário que costumava gostar na escola, tanto como as fabulas. Foi meu primeiro contato com Saramago, e mesmo sendo bem curtinho, trás uma reflexão: como veremos, conquistaremos, descobriremos a ilha sem sair da ilha? É NECESSÁRIO esse start. Li em uma hora! indico a leitura

Arquelana 24/11/2021

pra quem odiou saramago no ensino médio, tô cadelando
é sempre incrível ler autores clássicos depois de ter saído do ensino médio porque normalmente a experiência é muito diferente da que você teve quando mais novo.

esse conto rápido de 64 páginas nos faz conhecer um homem que quer conhecer ilhas desconhecidas, e que são desconhecidas justamente porque ainda não foram achadas.

é bizarro que um conto tão curto tenha tido TANTAS marcações, que tenha me feito pensar muito sobre descobertas e sobre expectativas.

esse conto me animou muito mais pra reler saramago com outros olhos

Luci_books 08/09/2023

O conto explora a busca pelo desconhecido e a vontade de ir além das limitações. A personagem "a mulher da limpeza" desafia as convenções sociais ao recusar seu papel atribuído e buscar embarcar na jornada à ilha desconhecida. Ela simboliza a persistência e determinação para alcançar algo mais profundo na vida, enquanto o homem representa a busca constante por significado, enfrentando obstáculos ao longo do caminho. Ambos os personagens representam a coragem de desafiar o status quo e se aventurar no desconhecido, buscando algo mais gratificante do que a vida cotidiana oferece. A história ressalta a importância de seguir nossas aspirações, mesmo quando enfrentamos dúvidas e desafios, e nos lembra que a jornada para o desconhecido pode ser tão significativa quanto o destino em si.

Dudu Menezes 15/01/2023

Perder para se achar
Hoje li "O conto da ilha desconhecia", de José Saramago. Mas, de alguma forma, uma frase, aqui contida, já me havia sido dita, anos atrás, por uma professora, quando eu morava em Porto Alegre e comentei com ela da preocupação "em me perder", já que recém havia chegado na capital.

Lembrei dessa conversa lendo este livro, porque ela me disse, na oportunidade, que "é preciso se perder para se achar". Eu nunca mais esqueci disso. Não estávamos falando sobre "trajetos para voltar para casa" e ambos sabíamos disso. Mas ela mais do que eu, hoje percebi.

Saramago nos diz:

"[...] é necessário sair da ilha para ver a ilha. Porque, "todo homem é uma ilha" e se não nos tornamos capazes de "sair de nós mesmos", jamais chegamos a saber quem somos.

Quando o protagonista desta história bate a porta do rei para pedir-lhe um barco, mesmo sem saber navegar, porque havia decidido lançar-se ao mar em busca de uma ilha desconhecida, já começava a se achar antes mesmo de conquistar a embarcação.

Nem sempre as portas se abrem rápido; ou, pelo menos, nem sempre se abrem rápido as portas que não dependem apenas das nossas decisões.

Quase sempre estaremos sozinhos e seremos desencorajados a seguir em frente com os nossos sonhos. Ouviremos que é tudo em vão, que "já não há mais ilhas desconhecidas". Nada haveria de novo a se buscar. Seria perda de tempo. Melhor seria deixar para lá...

Até que alguém dirá o contrário. Dirá que está decidida a nos acompanhar mesmo que não cheguemos a lugar nenhum, só pelo prazer da travessia ao nosso lado. Que o barco que nos foi dado também lhe pertence, porque "gostar é provavelmente a melhor maneira de ter e ter deve ser a pior maneira de gostar".

Ao lado desse alguém tudo se torna possível, porque passamos a navegar, antes de mais nada, em um sonho, e é justamente nesse espaço que não nos podem impedir de enxergar que o impossível não passa de uma reorganização das rotas por onde seguem os nossos corações.

"Disseram-me que já não há ilhas desconhecidas, e que, mesmo que as houvesse, não iriam eles tirar-se do sossego dos seus lares e da boa vida dos barcos de carreira para se meterem em aventuras oceânicas, à procura de um impossível".

Denner289 24/12/2020

O conhecido desconhecido
Um homem pede ao rei um barco, pois precisava encontrar uma ilha desconhecida.

Saramago mostra que tudo é desconhecido até ser conhecido, aparece óbvio, mas é libertador!

Na vida temos medo de testar algo novo. Queremos, na maioria das vezes, aquilo que já foi testado e vivido por outros, o problema disso é que talvez aquilo que nossa alma anseia não está no conhecido e sim no novo e se dessa forma for talvez nunca vivamos de verdade sem procurar nossa ilha desconhecida .

Barbara 18/04/2021

Saramago com os seus imensos parágrafos e sem falas. Gostei do conto, um tanto filosófico em certas partes. Envolvente.

Etiene ~ @antologiapessoal 08/04/2020

Mais uma sensível obra do Saramago.
Tão curto que parece um sopro, o que levo desse conto é a sensação de ESTAR MARAVILHADA. Já se sentiram assim? Fechei o livro com um sorriso nos lábios... Estava maravilhada com mais essa perspectiva que Saramago me trouxe, com essa fonte sem fundo de frases geniais que me embasbacam, com mais uma narrativa que me tira do lugar e me coloca também em busca de uma ilha desconhecida - o incógnito "eu-meu" que está por vir.

A história aqui é sobre um homem que queria um barco para ir à procura de uma ilha desconhecida: uma alegoria delicada da jornada do ser humano em busca de si mesmo. Ele a encontra? Nós nos encontramos a nós mesmos? Como será nossa jornada? O que estará ao final? São indagações extremamente pessoais, porém absolutamente pertinentes. Se me permitem conjecturar, creio que o autor procurou sensivelmente reafirmar a valorização da beleza do nosso trajeto pessoal e a crença naquele em que sonhamos ser. Mas deixo as conclusões sobre a sua ilha, pra você.

"Pela hora do meio dia, com a maré, A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma."

Nick 21/07/2021

O conto da ilha desconhecida
Primeiro contato com a escrita desse autor, é meio estranha e precisa de bastante atenção para não se perder no texto.

Uma lingaguem rebuscada porém a leitura é bem agradável e divertida.
Maria Luiza 21/07/2021minha estante
Saramago é meu escritor favorito! Agora vc pode partir para um romance dele :)

Rafael.Augusto 29/07/2023

Genial como sempre
Que coisa mais linda! Como eu amo essa mente maravilhosa! Terminei o conto com lágrimas nos olhos.
Todas as pessoas deviam conhecer essa tal "ilha desconhecida".

amandafffdo 08/01/2023

"É preciso sair da ilha pra ver  a ilha. Não nos vemos se não sairmos de nós."

Sobre conseguir o que queremos e descobrir quem somos.

Saramago... ?
Marcelo 09/01/2023minha estante