O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

Maitê 01/06/2020

Me lembra um outro conto, Bartebly do Herman Melville; ambos personagens que são constantes, Bartebly em sua recusa, e o homem que quer um barco para encontrar uma ilha desconhecida. Essa ilha existe? Não sabemos, niguém acredita nisso; ele não consegue explicar o seu desejo, é um homem sem experiências, mas algo entende, faz uma aposta.

iagofelipeh 13/05/2020

Saramago sendo curto e incrível como de praxe.
Livro pequenino que traz a tona o amor em detrimento dos desejos de exploração numa época longínqua.

Ambos protagonistas, inicialmente procurando um "rumo" para a vida, no decorrer de suas pretensiosas empreitadas, acabam encontrando seus destinos no conforto do afeto do outro.

Leiam, vale a pena!

Claro 03/06/2021

Não o serias quem és se não o soubesses já.
Conto curtíssimo do Saramago.
Comprei o livro no Sebo despretensiosamente. Só tinha visto a capa e nem sequer sabia do que se tratava.
Não é meu primeiro contato com a escrita deste autor e mais uma vez fiquei satisfeito com a leitura. Uma leitura que ensina.
O livro trata de autoconhecimento e das decisões que devem ser tomadas para que você saia de uma ilha e possa ver outra, mesmo que desconhecida.
Eu realmente acredito na capacidade humana e neste livro o Saramago, com a mesma sutileza de uma conversa entre amigos, incentiva o leitor à ir atrás de suas ?ilhas desconhecidas? provando ao final o incerteza central do livro.

?Há ilhas desconhecidas? Quem pode chegar la??

Emanuel 20/12/2020

Se lê em menos de uma hora, mas vale por toda a vida
Gostei da forma como o texto é construído, direto e sem frescura. Mas senti que me faltou uma interpretação mais profunda do conto. Mas ai é culpa minha.

@borboleituras 10/08/2021

?Quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou quando nela estiver [?] Se não sais de ti, não chegas a saber quem és [?]?

Gabriel.Chiquito 07/04/2023

É um conto bem curtinho, rápido de ler e bem filosófico, que faz refletir sobre descobrir quem nós realmente somos e o processo para chegar a isso.

roses in winter 17/05/2022

o conto da ilha desconhecida - 2022
livro normal, curto e fácil de ler, considerando que é antigo. não gostei mas também não desgostei, foi uma leitura normal para mim, por isso não recomendo e digo que não é uma obra que eu compraria para ter na minha estante. três estrelinhas de cinco.

thecia 12/08/2023

A ironia do José Saramago
Sempre enrolei muito para ler José Saramago pois sempre achei que teria muita dificuldade, então resolvi começar por esse conto bem curtinho e me surpreendi.

Com apenas 64 páginas Saramago conseguiu trazer muitas reflexões. Os personagens, que aparentavam ser simples, se revelaram profundos e com pensamentos relevantes. E trouxe temas como burocracia, egoísmo, a falta de interesse do ser humano, se contentando com tudo fácil.

E o foco da história é a busca do autoconhecimento. Saramago utiliza a ilha como uma metáfora, pois a intenção do homem do barco era aprender mais sobre ele. A intenção do personagem era descobrir e conhecer sua verdadeira personalidade e essência.

E é interessante que o Saramago não dá nome aos personagens, acredito que com a intenção de colocá-los em igualdade com todos nós, visto que também temos esse anseio em nos conhecer e sonhos ?impossíveis? para realizar.

Espero conhecer mais desse autor!

Stefany.Balbino 29/04/2021

Meu primeiro José Saramago.
Peguei sem intenção e gostei bastante. Esse conto é meio doidinho, mas é uma leitura curta, rápida e prazerosa.
-Foi um bom primeiro contato, fiquei com vontade de ler mais

Sue 28/03/2020

Descobrindo o que importa quando não se está procurando
Saramago é um mestre. Não só as histórias são criativas e nos envolvem como também a linguagem nos fazem sonhar. É poesia em forma de prova, uma aparência de sutileza para verdades nuas e cruas. O livro fala da busca da "ilha desconhecida", mais conhecido como você mesmo, e tudo o mais que se descobre nessa jornada e é o que realmente importa e é o que mais se precisa.

Flá 15/12/2022

Estranho ...
Não gosto de descer a lenha em livros mas não gostei desse não!
A falta de pontuação deixou a leitura cansativa e confusa, fazendo com que o fundo filosófico perdesse toda a graça.
É uma proposta completamente diferente do que estou acostumada, então não descarto a possibilidade do problema ser comigo kkkkkk

Yasmin V. 04/10/2022

É necessário sair da ilha para ver a ilha
Perfeito! Curto e preciso. Quantas vezes quisemos sair à procura de algo novo e não o fizemos por medo ou falta de coragem?

Tema clichê sobre sair da zona de conforto e ir em busca de seus sonhos e de si mesmo, independente se tentarem te dizer o contrário, porém Saramago fez uso de uma belíssima metáfora e o que era clichê, tornou-se incrível.

Amei o final!

Titi 21/10/2020

Doce e suave
Um conto leve, ótima forma de conhecer o autor e um conto sobre descobrimentos e prioridades na vida