O conto da ilha desconhecida

O conto da ilha desconhecida José Saramago

Resenhas - O Conto da Ilha Desconhecida

flormell 09/02/2023

Buscando a ilha desconhecida
O conto de José Saramago apresenta reflexões belíssimas e realmente coloca o leitor para pensar, gostei demais dessa busca por si.

Porém, a escrita me incomodou muito, compreendo que se trata do estilo do autor, mas não gosto do conceito de algo ser considerado erudito e clássico quando a compreensão de um texto é dificultada, principalmente porque a escrita é uma forma de *comunicação*! Mas enfim, opinião pessoal.

Geralmente escrevo resenhas mais longas, mas não tenho nada a acrescentar aqui, boas leituras povo!

Elis133 24/09/2020

Desilhar-se é preciso
Reli para me primaverar.
O conto faz uma sátira poética sobre as elites governantes e sonhadores audaciosos, escrito na forma de conto de fadas desconstruído.
Um dia, um homem bate à porta de um castelo real e exige que seu rei lhe dê um barco: “Para ir em busca da ilha desconhecida”. O rei exausto por requerentes persistentes – e irritado com a ousadia do estranho – concede o barco. A mulher da limpeza, que tudo ouviu, se une ao homem na empreitada.
Saramago precisa de pouco para fazer muito.
Parábola, sonho e mistério.
“Se você não sair de si mesmo, você nunca descobrirá quem você é ”.

Mari 21/08/2021

Leitura rápida e transformadora
Um ponto fora da curva da obra saramagueana em termos formais, O conto da ilha desconhecida se insere no restante das produções do escritor português por expressar os anseios e as angústias próprias da existência humana. A busca pela sua identidade e pelo seu lugar no mundo é algo que faz parte do amadurecimento e da formação de todos nós.
Por isso, o ensinamento de que é preciso sair de si para poder ver a si mesmo e se encontrar no lugar de pertencimento é tão significativa. Ainda mais quando feito de maneira tão singela e poética.

Raphaella 29/05/2020

Um mar desconhecido
Confesso que não sou a melhor das pessoas para escrever um a resenha sobre o velhinho e atemporal Samarago, ele é um dos autores em que quanto mais leio dele, mais sede e vontade tenho de conhecer as demais obras. Assim, após a leitura de Ensaio sobre a cegueira, decidi ler sobre O conto da ilha desconhecida e, mais uma vez, fiquei surpreendida com a analogia feita durante o conto, trata sobre o autoconhecimento e sobre medo do desconhecido, por exemplo. É impressionante como este homem consegue passar tantas mensagens em uma sutileza sem igua, acredito até que se lermos mais de uma vez, em outros "eu's", outras mensagens nos serão dadas. É um livro breve e de muito ensinamento!

Milena.Oliveira 25/01/2021

Ilha desconhecida
É um conto simples e rápido de um autor muito renomado, minha primeira leitura dele, achei completo e muito bom.

Carol 23/05/2021

Ilha desconhecida
Quando li esse livro pela primeira vez, estava em pé defronte à uma estante na biblioteca de minha escola. Foi no ensino fundamenta e creio que cursava a oitava série, na época. Reli no início desse ano e compreendi outras coisas. Mas o ensinamento daquela época continua: é preciso sair da ilha para ver a ilha!

adel 06/07/2020

Meu primeiro Saramago
É realmente encantador a simplicidade e potência que ele começa criticando as classes, as hierarquias, os impérios, e até os próprios portugueses. E a forma que ele termina como se a ilha desconhecida fosse de alguma maneira uma coisa que faz a gente refletir sobre irmos atrás de nossas próprias descobertas.

i. lolis 04/07/2023

Só li pq a escola mandou ?
Sinceramente, eu não gostei do livro. Tanto pela história, tanto pela estrutura do texto. As falas eram separadas por vírgulas, o que torna o livro confuso de ler.
professor de literatura você me paga viu

Carol 28/06/2023

Fluído e irreverente
Esse foi meu primeiro contato com o Saramago. Por incrível que pareça gostei do formato da história. No início demora um pouco para a gente se acostumar, mas depois é incrível como tudo fica fluido.

Amei as metáforas sutis e os personagens cativantes. Confesso que fiquei com vontade de ler mais obras do autor ?

va 31/07/2020

O conto da ilha desconhecida
Um conto que mostra muito do otimismo de Saramago, por meio da realização de sonhos. ?Gostar é provavelmente a melhor forma de ter, ter deve ser a pior forma de gostar.?

jjuniorig 06/09/2020

Se encontre
O conto é simples e rápido de ler, mas é como sempre Saramago consegue transformar o simples, básico em uma memorável história que transborda conhecimento e essência.
Dtorreshp 30/10/2020minha estante
??????

Lisandro 10/10/2020

Recomendo o ebook
Trata-se de um conto curto, recomendo a versão em e-book. Deixo minha crítica a Cia das Letras, o preço de todos os livros deles sempre foram muito altos, até mesmo em e-book esta edição tem preço elevado, uma vez que no e-book 60% é o conto, o resto é propaganda. Quanto a obra, é Saramago, quero criticar, mas não tenho como. Foi um inovador de transformar o simples em obras primas.

Nuno 28/10/2020

Sobre Saramago
Tenho sempre a impressão com Saramago de que o fim é o início.
"[...] é necessário sair da ilha para ver a ilha, que não nos vemos se não saímos de nós, [...]" J. Saramago

gablues 06/11/2021

nao sei fazer resenha?
eu só queria deixar registrado o sentimento que senti quando acabei esse conto :(( muito lindinho comecei a ler ele só pq tava sem nada que fazer e acabei saindo de coração quentinho?
"o sonho é um prestidigitador hábil, muda as proporções das coisas e as suas distâncias, separa as pessoas, e elas estão juntas, reúne-as, e quase não se vêem uma à outra"