Perdida

Perdida Carina Rissi

Resenhas - Perdida

Jéssica 04/05/2021

Uma história teen envolvendo viagem no tempo.
Eu adorooo história com viagem no tempo, por este motivo resolvi ler Carina Rissi e ver qual que era desse livro que é tão famoso e escrito por uma brasileira. Eu quase achei a vibe da Carina parecida com Meg Cabot, inclusive e eu adoro a Meg!

Gostei muito de ver a escrita ser fluida e bem feita. Outra coisa que precisa ser mencionada com muito mérito é o trabalho que a autora teve de pesquisar exatamente a época em que escreveu a volta no tempo, pois mesmo em livros de mais clássicos, como por exemplo os livros da Julia Quinn, não encontro uma ambientação tão detalhada e ao mesmo tempo natural de como as coisas eram. Entretanto, é claro que o contexto dos livros da Julia e da Carina são diferentes e aqui cabe muito melhor ter esse tipo de narrativa, estou apenas pontuando algo que achei muito bacana! Eu consegui realmente imaginar como seria estar lá e encontrar as dificuldades que nossa personagem principal encontra. Adorei a cena em que ela se assusta com o banheiro improvisado e como era difícil fazer um banho sozinha com uma banheira que precisa ser enchida penosamente por muitas pessoas, senão a alternativa é tomar banho de caneca!

Foi perspicaz da autora um trecho em que a personagem repara que é muito fácil ler romances de época, que ele amaaaa, mas é muito dificil estar em um (principalmente para uma mulher) a vida não era tão simples, nem tão romântica! Os vestidos belíssimos eram insuportáveis! Enfim, esses detalhes me chamaram muito a atenção.

Porém, é um livro teen, como mencionei antes. Chega um ponto onde eu desejei que fosse um pouquinho menos. A personalidade da personagem principal começa a cansar um pouco da metade para o fim da história. Ela já está naquela época por muitos dias e continua agindo e tendo vícios de linguagem que chega a ser incompatível com ela mesma. Não tem como não pensar que: a personagem ama romance de época e Jane Austen, ela é adulta a ponto de trabalhar e se sustentar sozinha ou seja... ela SABE que é inadequada e ela tem capacidade de tentar ser menos! Falar " beleza gente, valeuuuu" é algo que não existe ali e se ela lê e ama tanto assim Jane Austen era de se imaginar que ela ia tentar pelo menos adequar isso, mas não.

Sim, é um charme ela ser diferentona, mas dava pra continuar sendo assim sem ser tão teen e foi isso que diferenciou tanto a Carina da Meg para mim. Mesmo muitos livros da Meg sendo teens eu vejo coerência nas personagens e faltou um pouco aqui, ainda assim não deixo de dar o mérito da escrita, da pesquisa e de ter sim gostado da leitura mesmo tendo esses pequenos incômodos lá para o final, entretanto, não pretendo continuar. Eu recomendaria apenas para leitores que estão iniciando no mundo dos livros mesmo e querem algo beeem levinhoooo, engraçadinho e que tenha um bom mocinho para par romântico.

Jaque.Barreto 14/09/2020

Resenha
O livro é uma delícia, super gostoso de ler!
Algumas coisas são doidas, mas é uma leitura fluída e envolvente!
E precisamos dar ênfase ao mocinho, Ian Clark, muito fofo, meigo e maravilhoso! Adorei!

Jamily 21/12/2020

Não importa mesmo quantas vezes eu já tenha lido Perdida, eu sempree sinto como se fosse a primeira vez. Amo a escrita da Carina, a forma como me perco totalmente nos cenários que ela cria sabe, até demoro um pouco pra me adaptar ao lugar que eu estou quando acabo de ler. É de longe a minha série favorita no mundo e a que eu mais recomendo.
Kauany.Uchoas 22/12/2020minha estante
Oiê! Tenho 14 anos, vc acha que dá tranquilo pra eu ler?

Jamily 28/12/2020minha estante
Acho que é bem de boas Kauu, a Carina é incrível

@artresenhas 14/08/2023

Perdida estava eu lendo esse livroo!!
Ao todo o livro me encantou um pouco, os personagens são realmente cativantes, só a protagonista que irrita em 50% do tempo, entretanto temos os favs como Elisa sempre tão educada e Madalena uma querida.

um dos pontos negativos tenho certeza que para todos os leitores será o linguajar de algum dos personagens, principalmente a Sofia, de verdade era tudo muito exagerado, informal dms, e do Ian de inicio tava bom e depois ele se perdeu no própio personagem (?)

a escrita da escritora dava para o gasto, mas obv que faltou uma aprofundada no século msm, ate da Sofia mesmo com o conhecimento que ela já tinha por conta dos livros e de tudo, vc espera uma menina apaixonada por romance de época encantada com tudo ao redor dela, e ganha uma garota chata, e nada encantada(?)

o romance em si foi bom, talvez exagerado em algumas partes, mas muito bom!!! Ian é encantador, e sofia no final se tornou quem menos esperava....
recomendo o livro? sim, ele é leve e divertido em algumas partes, passei mal de rir com Sofia sendo irônica sobre o paracetamol, estou ansiosa para ver o filmeee! e não me arrependo de ter lido, talvez continue a saga só porque quero saber o desfecho da vida de elisa.

alexiaad 14/08/2023minha estante
Concordo plenamente com tudo que você disse sobre Sofia, eu tentei reler o livro um tempo atrás mas não consegui por causa dela.

clichesliterarios 19/07/2021

adoro um clichê, mas queria ter visto o Brasil do passado.
Quando estava lendo "Perdida" foi impossível não comparar com "Outlander". Mas no geral, achei um livro bem fofinho e com um romance clichê do jeitinho que eu gosto. No entanto, senti falta de alguns detalhes.

Sobre o casal, não tenho nem o que falar. O Ian e a Sofia são perfeitos juntos. Enquanto ele é todo "certinho" (para o século XVIII rsrs), a Sofia é desengonçada e, bem, um espírito livre. Então achei bem fofinho ver esse contraste dos dois. Mas durante suas conversas, obviamente a Sofia usa gírias do século XXI, mas teve algumas partes que eu senti que estava "forçando" muito. Por exemplo, palavras que não são gírias tão comuns, a autora tentou fazer com que fossem para gerar um contraste maior com a linguagem do Ian sendo que não precisava. Mas foi só isso que me incomodou.

De resto, eu gostei bastante do ritmo da narrativa e do cenário. No entanto, senti falta de um contexto maior. Quando vi na sinopse que ela morava em São Paulo e voltou no tempo, eu esperava ver os cafezais, as aristocracias rurais, prédios históricos que estavam sendo construídos. E no livro não teve nada disso, ela só foi para em uma vila, que nem tinha nome. Então eu só achei que faltou mesmo essa parte mais histórica, que é a parte que eu mais admiro e gosto em Outlander.

No geral, "Perdida" é um romance gostoso de ler para passar o tempo. Mas diferente dos outros romances de viagem no tempo, por esse se passar no Brasil, eu achei que a parte história não foi explorada, o que faz o livro ficar bem mais simples, mas não menos agradável.

borocochxo 20/06/2023

Simples
Uma romance bem água com açúcar pad quem curte vivenciar a intensidade de um sentimento amoroso na adolescência. Pela minha idade sinto que esse livro quase não me alcançou? e tido bem, com certeza eu não sou o público alvo. Valeu a pena. O terminei em menos de 24h e não fazia isso com um livro há anos.

Thielizinha 17/08/2022

Perdida - 1
No ano de 2010, Sofia vive sua vida normalmente como uma pessoa moderna do século XXI. Ela trabalha para conseguir se sustentar e tem uma mente fechada em relação as coisas que ocorrem ao seu redor.
Por sua vida ser totalmente corrida, ela acaba deixando de acreditar em muitas coisas importantes, como por exemplo, o amor. Um dia, sua sorte acaba sendo deixada de lado e ela derruba, acidentalmente, o seu celular dentro da privada.
Em pleno desespero por estar perdendo o seu "mundo", ela vai até uma loja de
eletrônicos em busca de um celular novo. Ao comprar o novo eletrônico, ela descobre que não é um celular comum e sim, uma mini máquina do tempo que a leva para o século XIX.

Esse foi o livro mais engraçado que eu já li em toda a minha vida. Realmente não pensava que o diálogo de uma pessoa de 2010 com outra de 1830 seria tão engraçado.
A energia caótica >>>>
É o segundo livro que eu leio da Carina Rissi e percebi uma coisa em comum nos dois livros: o humor. A história é uma escrita muito brasileira, não tem como não se identificar e rir.
A escrita é perfeita, você consegue se identificar e se apegar facilmente em cada personagem. É um livro de romance de época (um gênero que eu sou apaixonada), mas é um romance de época atualizado, digamos assim KKKKKKK
Gostei muito do desenvolvimento do casal principal. A cada página fiquei com mais certeza de que o Ian e a Sofia são almas gêmeas.
Além da história ser incrível, os aprendizados que são retratados no livro são um lembrete para a vida real: que temos que amar e nos arriscar, independente se vai dar certo ou não. A vida é muito curta para não acreditar que você vai ser feliz.
Uma leitura leve e divertida. Extremamente viciante.
Recomendo demais!!!

Aline || @itsme__line 13/12/2020

Perfeito!!!!
Não sei porque demorei tanto para começar a ler esse livro, li tantas críticas dele tão boas, que me deixaram curiosa e faz jus a todos os elogios que ele livro ganhou.
Uma história perfeita, um romance, uma volta no tempo, fada madrinha, um contos de fadas dos tempos modernos.
Sofia e Ian = ??

Watari 15/02/2022

Me surpreendeu o desenrolar
A premissa do livro me chamou atenção, pensar em uma mulher do século 21 voltar ao século 19, creio que seja o sonho de muitas, apesar dos trajes pesados, quentes, da casinha, de ter que ser sempre cortês, entre outras coisas, é algo mágico, cujo os livros nos faz fantasiar.
Porém me deparei com uma protagonista extremamente irritante; no livro é revelado a nós que a protagonista lia livros de romance de séculos passados, porém quando ela se encontra no século 19 parece uma imbecil, ela fala de maneira descontraida (com gírias), como se ainda estivesse no século dela, sendo que ao falar e ver o assumbro no rosto das pessoas, ela se pergunta mentalmente o que falou de errado, sendo que esta muito óbviu, ela faz isso por capitulos e mais capitulos é extremanente irritante, fora que ela não consegue aceitar certos costumes da época.
Penso que se vamos visitar um país temos que nos adaptar a seus costumes e respeitar as diferenças culturais, mas claramente isso não acontece no livro...
A autora tenta trazer humor ao livro, mas essas idiotices da protagonista chega a ser tão desgastantes que o humor passa meio que despercebido, isso tudo no começo do livro...
Para não somente ter pontos negativos (do início do livro), gostei muito da realidade passada, nos livros de romance em si, é necessario que certos assuntos sejam deixados de lado, como ir ao banheiro e fazermos nossas necesidades ou algo que deveria ser grandioso e acaba não sendo ou como algo pode ser desconfortável e até mesmo doloroso, como não tinha produtos apropriados para nossas peles, como não nos depilavamos; são meros detalhes, mas são eles que faz com que coloquemos os pés no chão, fazendo nossa verdadeira realidade vir a tona.
Também é muito interessante ver a conversa da educação passada e da presente, como a conversa sobre a mulher fazer sexo antes do casamento.
Por fim depois de alguns bons capítulos temos uma melhor fluidez, gostei bastante, é engraçado e diferente, muitas partes que achei extremamente importante, ao qual não irei citar para não estragar as surpresas. Amei muito o personagem Ian, ele é absolutamente carismatioco.
No fim acabei gostando imensamente da obra, super recomendo, vale a pena ficar irritado no começo com a protagonista!!!

Mateus Ferreira 06/08/2023

Tive que ler pra assistir a adaptação e os cinemas boicotaram tudo, UOOOOOO.

Eu lembrei muito do livro KINDRED lendo esse enredo, achei aquele clichê que deixa o leitor querendo mas, e eu estou curioso pra ler os outros livros da série. a Sophiae o Ian são maravilhosos. ??

gabi 02/08/2021

MEU DEUS!
que livro incrível!
no começo eu não tava dando nada por ele, mas ao longo da leitura eu fui me apaixonando pelos personagens.
sabe aqueles livros que dá vontade da gente se apaixonar e viver um romance? entao, esse livro é exatamente assim.
é tao lindo ver eles se apaixonando e fazendo de tudo para ficar com o outro.

Thais 15/04/2020

Muito divertido
Sabe aquele livro que você gostaria de poder ler de novo sem saber da história? É esse!
Muito divertido e com escrita excelente!

Maluzine 02/07/2021

O livro ?Perdida?, é uma mistura super gostosinha de viagem no tempo e romance de época bem clichê! A mocinha basicamente sai do século atual (XXI) e acaba ultrapassando barreiras do tempo para encontrar sua cara metade que está a dois séculos passado.
A narrativa desse livro é super fluída e detalhada, sendo uma leitura que te faz de refém até você termina-lo. Tenho apenas elogios para esse livro, que aliás virou um dos meus queridinhos de 2021
Mari Guimarães 02/07/2021minha estante
tava criando coragem para ler esse livro e sua resenha me fez querer ler! obrigadaaa!

Maluzine 02/07/2021minha estante
Leia sim, esse livro me fez ter a vontade de ler e conhecer esse gênero que é o romance de época

Mari Guimarães 02/07/2021minha estante
comecei a ler Orgulho e preconceito, um romance de época e me confundi toda com os nomes, até abandonei por enquanto...

Maluzine 02/07/2021minha estante
Mas pode confiar, esse livro você vai se apegar nos personagens. Eu que não sou nenhum pouco apegada em romances, fiquei super melancólica com esse chlichezinho. E olha que sou super leiga no assunto sobre romances de época. Mas pelo que eu sei tem essa diferença entre ?Romance de Época? e ?Romance da época?.
Já que os romances da Jane Austen é uma escrita da época, com pensamentos da época mesmo(mesmo ela sendo uma mulher super revolucionário e para frente do seu tempo) mas os romances de época já são mais contemporâneos com um QA+ de sensualidade

Renata.Brero 25/01/2022

Coração quentinho
Meu Deus! Que livro foi esse, estava em uma fase bem ruim, e esse livro com certeza me ajudou a sair dela, é uma história cativante, com personagens os quais a gente pega carinho, não vou dar muitos detalhes sobre a história em si, porque qualquer coisa que eu disser revelaria algo...mas enfim que livro foi esse ????
Victoria 26/01/2022minha estante
oi

Victoria 26/01/2022minha estante
querida esse livro tem hot ?

Renata.Brero 12/02/2022minha estante
não mesmo!, contém uma cena, mas nada exagerado! o foco é o romance, extremamente divertido,engraçado e foge do clichê

Que bom ?

Obrigada querida