O Reverso da Medalha

O Reverso da Medalha Sidney Sheldon

Resenhas - O Reverso da Medalha

Kelvy 15/01/2014

Cativante e Viciante.
Na parte inicial algo bem atrativo, que trouxe a coragem de ler um livro de quase 600 paginas, o livro de Jamie trouxe acontecimentos com bastante ação, em meu gosto o melhor do conjunto, depois o livro trouxe a continuação dos triunfos adquiridos por Jamie, onde sua filha Kate(Principal de toda a trama) tornou sua fortuna em uma das maiores empresas do mundo, e por diante seguiu contando história de gerações, em algum momento o livro se torna menos emocionante, porém nem por isso a trama perdeu seu atrativo, o jeito de escreve do autor é cativante, e na parte final do livro, a historia volta a ganhar emoção em demasia, infelizmente eu já havia lido o segundo livro(A senhora do jogo) então acabei já prevendo o final e tirando um pouco da graça.

De resumo: Um livro fantástico com os traços do bom e velho Sidney Sheldon, pra quem ler dificilmente vai se arrepender.

Lucas. 06/01/2014

Sheldon sendo Sheldon.
'O Reverso da Medalha' é um livro extenso, não na quantidade de páginas, mas sim no desenrolar de sua história. É de fácil acompanhamento, e logo no início você já 'pega o jeito' do livro.
Começa contando a história de Jamie McGregor, um pobre escocês ganancioso, que encontra o caminho de sua vida nas minas africanas. Decidido, Jamie, com apoio de sua mãe, faz uma longa viagem, indo de Edimburgo à Cidade do Cabo. Da cidade do cabo, parte até as minas de Klipdrift, onde conhece Salomon Van der Merwe.
Salomon aplica um golpe em McGregor, e o jovem decide vingar-se de Van der Merwe. É onde conhece seu aliado, Banda, ex-escravo de Van der Merwe. Os dois tinham os mesmos planos e problemas: Vingar-se do velho irlandes, porém não tinham dinheiro suficiente. É quando Jamie decide 'furtar' diamantes de Van der Merwe, na Namíbia.
Banda e McGregor se aventuram pela África, até chegaram à Namíbia, e graças à sorte, conseguem uma grande fortuna. Jamie McGregor volta a Klipdrift, e decide aplicar um golpe em Van der Merwe. Então, passando-se por inglês rico, engravida Margaret, a filha de Salomon. Ela é deserdada pelo pai, que após alguns meses de solidão e desespero, comete suicídio.
Margaret tenta casar com McGregor, mas ele se recusa, porém cede algum tempo depois, mas é a pior espécie de marido, traindo-a sempre, ignorando-a. A filha chama-se Kate. Katherine McGregor.
passados alguns anos, Kate vai à uma escola interna em Londres, e quando volta, decide se casar com David Blackell. David apaixona-se por uma americana, e decide se mudar para S. Frnacisco, na Califórnia, porém, sem que ele saiba, Kate destrói seus planos. Eles se casam.
A companhia fundada por McGregor, Kruger-Brent Ltda. expande-se, e Kate decide que o filho Anthony diriga a empresa, caso ela morresse. Trata de cuidar da educação de Tony, enviando-o à uma escola interna. Porém Tony descobre-se contrário às ideias da mãe, e decide ser pintor. Tinha tudo para ser um nome da pintura moderna, estudou em Paris, e seus quadros estavam ficando famosos pela cidade das luzes. Porém Kate decide fazer da vida dele o inferno, enquanto tudo não estivesse como outrora planejara.
Tony casa-se com Marianne Hoffman, alemã, que morre no parto das gêmeas identicas, Alexandra e Eve.
Passados alguns meses, Tony descobre que sua mãe armara sua fame - e sua queda, e passa a odiá-la por isso. Tenta assassiná-la. O jovem Blackwell é internado sob um quadro de esquizofrênia. Kate, então passa a cuidar das netas, dando sempre mais amor à Eve, a gêmea que nascera primeiro.
Eve torna-se desprezível como a avó, sempre culpando a irmã por tudp de ruim que lhe acontece.
No final, uma surpresa. Sheldon consegue criar uma esfera de amor e ódio, com aquele seu jeitinho, sempre deixando o melhor para o final. É um livro, fácil e bonito. Recomendo a leitura, por não ser chato, entediante, e pela sua história fascinante. Espero que goste :D

Max 24/12/2013

O poder e a Fortuna.
Sendo o livro elegido pelos fãs como a melhor obra do autor, ele realmente não deixa a desejar. Conquistando o lugar de melhor ja lido por mim.

Em ingles seu titulo seria : O mestre do Jogo.
Este seria o jogo da vida, onde os mais forte vencem, um jogo de manipulação e poder.

Este livro conta a historia de 4 gerações da mesma família. Sendo ao leitor impossivel de prever as reações dos protagonistas.
Nele surge varias perguntas morais tais quais:
Até onde um homem sedento de ódio pode ir para satisfazer sua vingança?
Quais seriam os limites que uma mulher,com enorme influncia, pode ir para conseguir atingir seus objetivos audazes e ambiciosos?

Assim nasce Kate Blackwell, uma mulher que nunca joga para perder, usando de todos os seus artifícios para tal. Uma mulher na qual seu objetivo na vida é o poder. O poder que o dinheiro pode gerar.
Uma mulher extremamente inteligente e igualmente perigosa.
Será que esse poder voltar-se-á contra ela?
Existe limites para alguém determinado?
Seriam A moral e os bons modos pontos de vista podem ser transpassados?

Extremamente recomendado, para amantes de leitura.
Ao fim do livro não existirá meio termo ou você o amará ou odiará.

Mara seidhom 23/12/2013

Kate Blackwell é sinônimo de poder e prosperidade. No mundo dos negócios, ela conseguiu manter a solidez do império financeiro que herdou do pai - uma fortuna construída sobre a exploração e o comércio de diamantes na África do Sul. Mas luxo e riqueza não eram os únicos elementos que faziam parte da história da família: a tragédia também acompanhou a trajetória de quase todos os seus membros, como um legado de maldição. Agora, ao rever sua carreira aos 90 anos, Kate é obrigada a lidar com os fantasmas que assombram sua invejável vida profissional...

Tullia Maria 22/11/2013

A Saga dos Blackwell
“Mas é claro que Kate saberia o preço de qualquer homem. Wilde podia estar se referindo a Kate quando falara de alguém que sabia o preço de tudo, mas não conhecia o valor de nada. Tudo sempre fora pela companhia. E a companhia era Kate Blackwell.”

Quatro gerações marcadas pelo poder e pela tragédia. Assim se resume o enredo de “O Reverso da Medalha”, que conta a história da família McGregor/Blackwell, detentora de um verdadeiro império financeiro. Ao longo da obra, dividida em prólogo, epílogo e outras cinco partes, o leitor é convidado a mergulhar no mundo das lembranças de Kate Blackwell, senhora de 90 anos e detentora da companhia Kruger-Brent, e conhecer um pouco dos dramas vividos por ela e seus familiares.

É a partir desse momento que realizamos uma viagem no tempo para conhecer Jamie McGregor, pai de Kate e fundador da empresa que acompanhará a família. Com ele, vivenciamos o sofrimento da ingenuidade sendo destruída e substituída por uma sede de vingança capaz de chegar às últimas consequências. Também tomamos conhecimento da realidade discriminadora da África do Sul nos séculos XIX e XX e da luta realizada pelos negros para recuperar tudo o que havia sido retirado deles de maneira cruel.

Tempos depois, acompanhamos a menina Kate (órfã de pai), sua relação com a mãe e a paixão por David Blackwell (administrador da Kruger-Brent). Pouco a pouco, essa garota vai se transformando na impetuosa Sra. Blackwell, viciada nos negócios e disposta a tudo para conseguir um herdeiro para a sua crescente fortuna. Nem que para isso tenha que destruir os sonhos de seu filho Tony e manipular a vida dele.

Frustrada pelo insucesso com seu filho, Kate resolve investir nas netas. Órfãs de mãe (em parte por culpa de Kate), Eve e Alexandra são criadas pela avó e se transformam em pessoas com personalidades completamente diferentes. A primeira não aceita a existência da segunda e faz de tudo para destruí-la. Já Alexandra, é completamente vulnerável à influência da irmã.

Mais uma vez vemos a ganância dos Blackwell, dessa vez personificada em Eve. E percebemos, através das diferenças entre as gêmeas, que não é o dinheiro que molda o caráter de uma pessoa, mas a importância que se dá a ele. Mais uma geração se depara com a corrida pelo poder e cabe a Kate escolher, entre as qualidades que considera importante, a sua herdeira.

“O Reverso da Medalha” é simplesmente uma obra apaixonante, que envolve o leitor do começo ao fim, tanto pela rapidez com que os fatos se desenrolam, quanto pela riqueza de detalhes. Apesar de ser um livro relativamente grande, a leitura se desenrola numa velocidade incrível, que se deve à enorme capacidade do autor de despertar a nossa curiosidade.

A maneira como o Sheldon situa a trama, num tempo e espaço bem definidos, contribui para dar veracidade à obra. A corrida por diamantes e acúmulo de riquezas durante o Imperialismo, as tensões durante as duas guerras, a importância vital da Kruger-Brent para o mundo são aspectos que ganham espaço durante a obra e garantem um delicioso passeio pela história.

O ponto alto da trama fica por conta das personagens, muito bem construídas e reais. Em “O Reverso da Medalha” não há mocinhos ou vilões, todos agem de acordo aos seus interesses, ora amando profundamente, ora manipulando ou se vingando. De uma hora para outra, o leitor poderá se ver odiando um dos Blackwell, pelo qual, poucas páginas antes, torcia intensamente. E esse misto de sensações ocorre em diversos momentos, principalmente quando se trata da poderosa Kate.

Para aqueles que desejam uma leitura recheada de ação, aventura e romance, “O Reverso da Medalha” é uma ótima dica. E para quem já leu e, assim como eu, ficou com um “gostinho de quero mais”, pode optar por ler “A Senhora do Jogo”, continuação da saga dos Blackwell. E aproveitar o momento para refletir sobre a questão: até onde você é capaz de ir para ter o que deseja?

Resenha originalmente publicada em: http://rapha-doceencanto.blogspot.com.br/2012/05/domingo-cult-o-reverso-da-medalha.html

Pricila 13/10/2013

Análise 1997
Incrível, a trama é perfeita. prende a atenção até a úlitma linha. imprevisivel. Ótimo.

Bruna 01/10/2013

Sabe aquele tipo de livro que te prende do início ao fim, e que em todas as partes você tem vontade de matar a protagonista? Esse é o reverso da medalha de Sidney Sheldon. O livro narra a saga da família Blackwell por um período de uns quase 100 anos, desde antes dos pais da protagonista se conhecerem, até o aniversário dela (não lembro se de 80 ou 90 anos). Aliás, ele começa nessa festa de aniversário e aí ela vai se lembrar de sua história e a narrativa volta ao passado.

Assim acompanhamos o surgimento desse casal que nada tinha a ver com as famílias de comercial de margarina, e a forma como cresceu e foi criada a jovem Kate, que viria a ser uma das mulheres mais ricas e poderosas do mundo.

É excelente, muito bem narrado e do tipo de livro no qual a personagem principal consegue ganhar de qualquer vilão quando quer, porque Kate Blackwell é o tipo de mulher que faz o quer for para conseguir o que quer, não importa por cima de quem tenha que passar (mesmo que esse seja um parente, rs). Mas mesmo assim é impossível não se cativar pela força e coragem dessa personagem.

Recomendo muito a leitura, vale super a pena.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/07/li-e-recomendo-o-reverso-da-medalha.html

"Ana Paula" 10/09/2013

Que livro maravilhoso. Antes de ler O Reverso da Medalha, eu ja havia lido Senhora do Jogo e todas as peças do 2º livro, foram encaixadas neste.

O Reverso da Medalha é um livro imenso. Conta a estoria de toda a familia Blackwell. Começa com a estória de Jamie McGregor, um garoto sonhador. Podre porem honesto, tinha o sonho de ser rico e dar um futuro melhor para sua familia. Saiu da Escócia e foi para Africa, afim de poder achar algum lugar onde poderia encontrar diamantes que era a febre da época. Jamie sofreu muito, foi enganado na sua 1º descoberta e passou a viver para se vingar. Com a ajuda de Banda, um negro que tbm queria se vingar de Salomon Van Der Merwe, eles conseguiram o que queria. Mas para o plano dar certo, Jamie engravidou a filha de Salomon, Margareth, mas não quis se casar com ela. Depois que o filho nasceu, Margareth que ainda nutria sentimentos por Jamie, resolveu deixar o filho com ele por uma semana, afim de juntar os dois. Deu certo. Depois que Margareth voltou, Jamie informou que queria seu filho junto dele, mas não queria Margareth. Até que enfim, Jamie aceitou casar com Margareth, mas a vida de casados não era exatamente o que Margareth queria. Jamie não a procurava, e mantinha relações com as putas. Numa noite em que chegou em casa bebado, acabou dormindo com Margareth, e desta unica noite, nasceu Kate Mcgregor.

O pequeno Jamie foi assassinado e Jamie teve um AVC, era tudo o que Margareth queria, pois agora ela poderia cuidar do marido. Kate cresceu como um homem. Era teimosa e não aceitava sermões. Sabia o que queria e correu atras para poder comendar o império que seu pai criara. Sempre foi apaixonada por David Blackwell, o braço direito de seu pai. Depois de adulta começou a interferir na vida de David de uma maneira que não sobrou ninguem ao seu lado a não ser Kate. Ela conseguiu casa-se com ele, mas David morreu antes de conhecer seu unico filho Tony.

Kate é uma heroina inescrupulosa, não pensa a respeito, faz. Ela destruiu a vida de seu filho por pensar somente na companhia, e depois que as gemeas Alexandra e Eve nasceram, fez de tudo para uma delas ser a herdeira da grande fortuna dos Blackwells. Quando descobriu que tinha uma "cobra" em casa, ja era tarde demais. Eve tinha o mal dentro de si, e não estava disposta a deixar a companhia para ninguem, somente ela teria o poder.

A Escrita de Sidney é maravilhosa! Eu sou apaixonada pelos livros dele! Com uma narração em terceira pessoa, o autor te leva para o momento vivido no livro. Você entende as ações dos personagens e até se põe no lugar dos mesmos. Cada personagem é único. Em um momento você adora ele, no outro odeia! Sem contar que Sidney não esconde os pudores dos personagens, você sente na pele o que o personagem fez e o que pensa.

Este não é o primeiro livro que li do Sidney, na verdade foi o segundo, o primeiro livro foi A Senhora do Jogo, que é a continuação deste livro. Em breve trago resenha dele para vocês. Se você procura um livro com ação, reviravoltas, sexualidade e muito suspense, deve ler este! Você vai se encantar e ficar com gostinho de quero mais!

A diagramação é simples, mas muito bem feita, não encontrei nenhum erro de revisão. Eu gosto muito desta capa, a editora Record a lançou em 2011 juntamente com outros títulos do autor que segue o mesmo padrão. Deixe-se envolver pelos mistérios e tramas deste livro, tenho certeza que vocês vão gostar! ;)

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

Lucas 06/09/2013

Um dos melhores
Gostei muito do livro. A história é bem emocionante do começo ao fim, são raros os momentos em que fica entediante. Achei só que o Sidney esticou demais a história. Pra conta a história de Kate, ele conta a do avô, do pai, da mãe, do filho, das netas... Mas todas essas histórias são ótimas, gostei muito!
Bianca 12/10/2013minha estante
não vi problema nenhum no fato dele ter esticado a história, é apenas um dos milhares de aspectos que tornam esse livro genial!

Lucas 18/10/2013minha estante
Sim, sim! Foram várias histórias num livro só! Não sei se foi bem um problema, uma desvantagem... Mas foi meio cansativo, na minha humilde opinião. Preferi A Ira dos Anjos por exemplo.

Junior.Stornelli 13/08/2015minha estante
Esse livro é sensacional! Meu preferido do Sidney Sheldon.

Jess Louise 26/08/2013

Excelente
Quando as pessoas falam sobre o autor Sidney Sheldon, fico cada vez mais encantada e curiosa para ler seus livros, já li um gostei bastante, porém sempre me incentivaram a ler este "o Reverso da Medalha" e sinceramente deve ser o melhor livro dele... O livro trata, suspense, mistério, suspense, amor, ódio, traição, maldade, inveja... Tudo de uma forma clara excelente... Uma ótima história. Te surpreende do começo ao fim. Indico a todos os amantes da leitura.

Gabi 30/07/2013

òtimo livro sobre história de época
Que livro!
Uma história bem construída, cheia de detalhes, intrigas, armações, amores, traições, vingança, egoísmo, ganância, enfim, tem muios temas abordados pela família da protagonista Kate Blackwell. Uma história que atravessa gerações, mostrando muito da psicologia dos personagens, sempre rodeado pela Kate. Interessante observar o tema da mineração e a história de outros países, como a África do Sul, por exemplo. Meu top 5 de todos os tempos!
obs: a continuação de "O Reverso da Medalha" foi feita pela Tilly Bagshawe em "A Senhora do Jogo". Outra imperdível livro!
Junior.Stornelli 13/08/2015minha estante
Eu não li ainda A Senhora do Jogo. Vale a pena mesmo? Fico um pouco inseguro por não ter sido escrito pelo Sidney Sheldon.

Line 12/07/2013

O poder de uma medalha
Uma grande e inteligente metáfora. É o que este livro representa, é o que Sidney Sheldon faz com sua história, repleta de ambição e cobiça. O diamante, esta pedra preciosa delicada e ao mesmo tempo tão resistente, representa tudo aquilo que algumas pessoas fazem questão de ser. E aquilo que o faz ser tão precioso - o seu valor - cresce de forma penetrar no ser humano. No fim, quase todos dão seu preço. Quase.

Num mundo onde o dinheiro é o rei, Sheldon cria personagens fortes,altamente ambiciosos e duradouros. Duram em suas vidas atribuladas, repletas de emoção e sofreguidão pelo poder; são movidos pela vontade de abarcar o mundo, a vida dos outros e as próprias. Mas el também ameniza este "peso" com uma delicada versão humana, uma personagem simples, ingênua tal qual uma flor entre os espinhos,como se trouxesse até nós, leitores, a mensagem de que mesmo na mais espessa lama é preciso ter algo limpo.

Duas gêmeas, duas faces de um mesmo nascimento, um mesmo amor, porém, lados opostos da mesma moeda. O que é reservado a cada uma delas já é esfumaçado desde que chegam ao mundo. O futuro, neste caso, não é incerto, apenas finaliza as punições e prêmios que lhes foram destinados.

É impressionante como o autor passeia pelas diversas áreas da vida humana para construir uma trama na qual confirma sempre a força do mais poderoso. Temos de fato uma medalha, vívida e gélida, que ofusca a todos em cada quesito do saber humano, seja nos negócios, nos prazeres, no sucesso. Porém, o reverso desta mesma medalha representa justamente a punição para aquele que não souber aproveitá-la com o devido merecimento. É o reverso da lógica, da beleza e da prevalência: a loucura, a feiura e a morte. É mais uma vez a confirmação do seu eterno poder.

Após essa leitura "alegórica", posso falar mais diretamente sobre o que achei do livro. É um bom livro. Abarca diversas conhecimentos, você aprende história, negócios, psicologia, sociologia, artes, etc. É claro que de forma diluída. Nem é preciso falar da escrita do autor, clara e fluente, encantadoramente inteligente e deliciosa de se ter diante dos olhos.

A partir da metade achei que houve muita inverossimilhança, coisas que não eram passíveis de acontecer realmente, mesmo na ficção, mas que para o desenrolar dos fatos se fizeram necessárias. Porém, a trama é bem construída, apesar desse ponto não muito agradável e que me causou certa rejeição.

Em fim, é uma obra que sobrevive através dos tempos. Tem um alto grau de prevalência no imaginário por ter o que mostrar e ser capaz de provocar um "deleite-reflexivo".

Erica 30/06/2013

Resenha - O Reverso da medalha
A protagonista desse maravilhoso romance do célebre Sidney Sheldon é Kate Blackwell uma mulher bonita e inteligente, no mundo dos negócios ninguém era capaz de (ou louco o suficiente para) passá-la para trás. Graças a essa inteligência Kate conseguiu manter e expandir o império que herdou de seu pai - Uma fortuna construída sobre a extração de diamantes na África do Sul.
O poder e a riqueza não são os únicos pontos que fazem parte da história da família. A tragédia também acompanhou a trajetória de quase todo os membros da família, como uma maldição.

Quando comecei a ler esse livro já esperava muitas surpresas , mas garanto que Sidney Sheldon conseguiu me surpreender novamente, assim como em todos os seus livros.
A história possui um ritmo emocionante, repleto de ação, sensualidade, mistérios, vingança e romance capaz de prender o leitor de tal forma que ele passe madrugadas inteiras sem desgrudar os olhos das páginas.
O livro além de ter me proporcionado horas de entretenimento me deixou aprendizados imensos, como "Até onde o Homem é capaz de chegar em busca de um sonho?" ou "Não importa como, siga em frente, supere tristezas e aproveite a vida".
Duas curiosidades a respeito do livro: A trama do livro foi adaptada para o formato de minissérie, produzida pela rede americana CBS na década de 80. E, a história não termina com o desfiguramento do rosto de Eve por seu próprio marido, a também escritora Tilly Bagshawe, após a morte de Sidney Sheldon resolve dar continuidade a saga da família Blackwell, mas isso fica para a próxima...

regifreitas 28/06/2013

Sempre tive certo desinteresse em relação ao Sidney Sheldon. Lembro de ter lido um ou dois livros do autor, há muito tempo, e não gostei de maneira nenhuma, por isso sempre deixei seus livros em segundo plano. Este livro foi indicação de duas colegas de trabalho, que leram e adoraram. Fiquei curioso com os comentários de ambas e resolvi tirar a prova. Gostei bastante! É quase um dramalhão mexicano, o enredo de uma telenovela. É repleto de clichês, sim, mas com uma estória envolvente, que absorve, atiça a curiosidade e faz querer logo chegar ao final. Algumas situações se resolvem de forma muito simplista, alguns personagens são de uma ingenuidade irritante, e o texto do autor não é nenhum primor de linguagem (é Sidney Sheldon, não Guimarães Rosa, oras bolas!). Porém, na minha opinião, esse deve ser o principal papel de um bom contador de estórias – nos aprisionar dentro do livro e não querer sair até que ele não termine! E nesse romance, pelo menos, Sheldon prova isso. O livro tem um ritmo ininterrupto, vertiginoso, repleto de reviravoltas e momentos-clímax que prendem a atenção – devorei em dois dias!! E confesso sem nenhuma vergonha: fazia tempo que não me divertia tanto!!!

Nunca tive preconceito contra best-sellers ou literatura de entretenimento, acho que ela também tem lugar. Adorei “O código Da Vinci” e gostei muito de “Anjos e demônios” – acho todo o restante do Dan Brown destinado merecidamente à lixeira! Penei para terminar o primeiro volume de “Cinquenta Tons de Cinza” – ruim de doer! Quero passar bem longe dos outros dois volumes! Acho a série “Guerra dos Tronos” incrível, e muito bem escrita também! Nunca li Nicholas Sparks e não posso e não ouso falar nada a respeito desse autor – simplesmente não poderia avaliar algo que não conheço e depreciá-lo por se tratar somente de literatura comercial, acho isso de um pedantismo, de uma arrogância e um preconceito sem tamanho!

Certa vez quase fui crucificado por uma colega de profissão (letrada!) ao dar um livro do Paulo Coelho de presente para uma aluna – era o que a menina gostava de ler. Acho que meu papel como professor de literatura é esse, estimular a leitura, e num universo onde os jovens leem tão pouco, alguém que leia Paulo Coelho pra mim é um começo. Acredito e espero que essa aluna amadureça seu gosto com o passar do tempo, até se tornar mais seletivas e crítica em relação aos títulos que ela vai ler futuramente, mas isso só se faz lendo, lendo muito, lendo de tudo. Nem todos chegam lá, eu sei, mas acho que fiz meu papel no curto período de tempo que dispunha – o resto é com ela. Mas se eu a tivesse presenteado com um Machado de Assis ou uma Clarice Lispector, tenho certeza que teria matado o gosto dessa aluna pela leitura, e talvez tivesse “assassinado” irremediavelmente uma leitora. E como nossa escola ainda faz isso – é o lugar onde se formam muitos leitores, mas também onde de perdem muitos deles também!

Ninguém desenvolve esse gosto por ler Shakespeare, Dostoievski ou Machado de Assis de início – ninguém normal pelo menos. Eu comecei lendo Agatha Christie e Arthur Conan Doyle – li tudo e, até hoje, ainda releito com prazer as aventuras de Sherlock Holmes! Gosto muito dos romances de tribunal do John Grisham, dos romances históricos de Taylor Caldwell, das estórias policiais de P.D. James e Patricia Cornwell; Marion Zimmer Bradley (quem nunca leu “As brumas de Avalon” está perdendo!!); e ainda têm Morris West, Stephen King, Carlos Ruiz Zafon, Paul Auster, Bernard Cornwell... uma infinidade deles que são bem interessantes – todos taxados de forma menor como literatura de entretenimento, best-seller, de literatura de mercado ou que rótulo for. É lógico que existe muita porcaria nesse meio, como tem muitos “clássicos” que são simplesmente intragáveis, mas você só vai saber lendo, dando uma chance para o autor. Assim é que se desenvolve o senso crítico, lendo – para depois gostar ou odiar!

E em relação ao Paulo Coelho: já li alguns título, não gostei e não pretendo ler novamente. É uma questão pessoal e de gosto – daria todo uma resenha só para falar sobre isso. Mas não desmereço quem goste, dele ou de qualquer outro autor ou título – acho que todo leitor deve ser respeitado em suas escolhas. Ah, a tal professora que me criticou sobre o Paulo Coelho... Ela nunca leu Paulo Coelho! Acho que posso até dar outra chance ao Sidney Sheldon (ele reacendeu minha curiosidade), mas em relação a essa professora... vocês já podem imaginar o que a opinião dela significa pra mim! ;)

Karina 01/06/2013

O Reverso da Medalha - Sidney Sheldon
Sidney Sheldon. Só o nome já diz tudo, uma obra espetacular.
Comentaremos agora sobre o livro O Reverso da Medalha, uma obra incrível que prende o leitor do começo ao fim, e que consegue despertar sentimentos distintos em seus leitores, que vão da emoção a raiva. A genialidade de Sidney Sheldon é algo que não tem como ser questionada, e na obra que iremos comentar agora, não tinha como ser diferente.
O Reverso da medalha gira em torno de quatro gerações de uma mesma família.
O livro começa com Kate Blackwell, em sua festa de noventa anos ao lado de sua família, vendo seu bisneto Robert de apenas oito anos tocar piano, e ela fica imaginando qual será o futuro de Robert, ele seguirá seus passos? Um dia assumirá o comando da empresa Kruger-Brent e todos os seus conglomerados? Ela não aceita que alguém de fora da família assuma o comando de sua empresa. Ela tem história, tem tradições, e a partir desse momento que passamos a conhecer cada detalhe da vida e da fortuna dessa poderosa família.

Tudo começa com Jamie McGregor.
Jamie era um jovem escocês muito ambicioso, que parte para a África do Sul em busca de fortuna. Ele sempre soube das histórias, de que existia uma mina de diamantes na África, e ele irá encontrar.
Mas ele nunca imaginou o quanto seria difícil, e por tudo o que ele iria passar. Jamie enfrentará traições, falta de dinheiro, fome, frio, espancamento e ficar entre a vida e a morte. Mas ele não desistiu de seus sonhos e alcançou seu objetivo.
Os primeiros diamantes que Jamie McGregor conseguiu, foi através de Salomon Van der Merwe. Ele era dono de um armazém da cidade, onde vendia de tudo. Mas esse não era o único meio que o homem tinha para ganhar dinheiro, ele também dava dicas a garimpeiros, com o intuito de conseguir diamantes. Com Jamie não foi diferente, ele deu as dicas, mas como sempre fez com todos os outros, roubou tudo. Essa era a arte de Salomon, enganar garimpeiros humildes e sem estudo, para seu bem próprio. Porém com Jamie as coisas foram diferentes, ele jurou vingança, ele só não contava que o dono do armazém estaria preparado, mandando seu empregado Banda, dar uma surra que levasse Jamie a morte.

Mas Banda viu nos olhos daquele rapaz branco, que ele iria se vingar. E por odiar Salomon, por tudo o que ele fez a sua família, decidiu deixar o rapaz viver. Foi assim que surgiu uma verdadeira amizade, um pacto de vingança, e uma sede por fortuna sem fim.
Jamie se vinga com louvor de Salomon, roubando os diamantes da terra do comerciante, e montando sua própria empresa, ele fica rico e poderoso. Mas o maior tesouro do dono do armazém era sua filha. A mesma que levou Jamie a ser enganado pelo seu pai, a protegida, que irá se casar com Jamie McGregor, que será humilhada pelo marido, mas que continuará amando-o até o fim.
O casamento de Jamie com Margaret é um inferno, ele só casou-se com ela para se vingar, mas eles acabam tendo dois filhos juntos. Filhos que Jamie irá amar com todo o seu coração.
Mas Jamie esta em Terras estrangeiras. Mexendo com homens poderosos e fazendo inimigos. Seus filhos estão na mira.
Jamie conseguirá proteger seu filho amado?
E sua filha, terá o mesmo destino que as mulheres das redondezas?
Kate Blackwell a filha de Jamie dará continuidade as façanhas do pai. Porém ela terá que lutar para se manter viva, e também para conseguir passar o maior tesouro de sua vida, para mãos seguras.
Uma história cheia de intrigar, traições, e ódio.
Mais uma história magnífica de Sidney Sheldon, que irá nos tirar o fôlego.
Casa de Livro Recomenda.

Se alguma coisa parece boa demais para ser verdade, então provavelmente é mesmo verdade.

Titulo: O Reverso da Medalha
Editora: Record

Boa Leitura

Casa de Livro Blog

Karina Belo

Ela possuía uma aptidão natural para os negócios, algo muito raro, além do inesperado. Havia poucas mulheres nos altos escalões do mundo dos negócios. No começo, Kate era tratada com uma condescendência tolerante. Mas a atitude converteu-se rapidamente em respeito cauteloso. Kate sentia o maior prazer com as manobras e maquinações dos negócios. David observava-a sobrepujar homens com uma experiência muito maior. Kate tinha o instinto de uma vencedora. Sabia o que queria e como obtê-lo. Poder.

Uma ova que me conhecem!
Ninguém me conhece! Ele parece estar falando de alguma santa. O que diriam todas essas pessoas se conhecessem a verdadeira Kate Blackwell? Gerada por um ladrão e sequestrada antes de completar um ano de idade. O que pensariam se eu lhes mostrasse as cicatrizes de balas em meu corpo?